Título pretensioso mas acredito que você – se não encontrar – ficará mais próximo de atingir sua própria realização pessoal. Sei que não é fácil, mas você pode. Vamos lá na leitura?

Em algum momento você já sentiu que parecia que a vida não fazia sentido? Sabe, aquele sentimento de “preciso fazer algo para que tudo isso valha à pena”. Talvez você esteja passando por questionamentos como este neste exato momento. Mas o que significam, exatamente, estes questionamentos e como podemos fazer com que eles parem de causar tanto dano a nós mesmos?

Realização Pessoal é diferente para cada pessoa. Vou te explicar um pouco da definição que vou usar e você adapta para sua realidade, tá bem?

Para melhor leitura, dê Play no áudio abaixo

httpa://www.youtube.com/watch?v=js-QvEDBqNM

O Que É Realização Pessoal Para Mim (Encontre a Sua definição comigo!)

Por muito tempo, vivi minha vida esperando a vida que iria viver. Pensava sempre em vários fatores diferentes que não faziam parte da minha rotina. Peço que você reflita se algum destes motivos existem hoje na sua vida. Antes, eu pensava sobre:

Todos esses aspectos, na verdade, são resumidos em um.

O resumo, basicamente, é a própria causa e consequência de todos eles. Sem esse resumo, sequer faríamos a pergunta “será que estou realizado?”. Mas não é fácil ignorar esse resumo, afinal, ele parece ser intrínseco na raça humana. Até parece que existe como uma necessidade para nossa sobrevivência. Já ouviu falar, porém, dos diversos programas genéticos que temos (como engordar) que já não servem no século 21?

Deixa eu te falar então como que a lista anterior existe hoje na minha vida.

“Que vida horrível!”, você pode pensar ao ler minha lista.

Você percebeu que o único item que não adicionei foi a felicidade? Simplesmente porque ter essa lista e respeitar ela adiciona um novo item que, na lista anterior (dos meus desejos futuros) se torna realidade presente. Para mim, aprender a entender e respeitar o momento presente só me deu um item da lista, que foi a tal da Realização Pessoal. Sofri muito para poder dizer isso e não vejo diferença do que antes tinha, mas uma coisa posso dizer:

Então vamos partir desse pressuposto. Felicidade e realização pessoal. Bens materiais ou presença de tristeza não são motivos para que eu me sinta des-realizado. Mas e você? Até agora aqui nesse texto, o que tem sentido sobre o como isso repercute em sua vida? Lembre-se que este tema é subjetivo e você pode discordar totalmente, mas também pode até concordar com algo e, talvez até, concordar completamente.

No Budismo, o apego é a raíz de todo sofrimento.

E, novamente, introduzo um termo genérico. “Sofrimento”. Sofrimento é a falta de compatibilidade do seu eu com a realidade que você vive. Sofrer não é fato, é percepção. Uma mesma pessoa morre e duas outras tem reações totalmente diferentes. Uma delas é o marido. A outra, a garçonete do restaurante. Percebe então agora que o mesmo fato gera diferentes repercussões?

Talvez haja agora um estalo do que significa realização pessoal para você.

Roda da Vida: a Objetividade da Realização Pessoal

Roda da Vida Chique!

Lembro da primeira vez que vi a Roda da Vida em um filme. Era daqueles filmes antigos que havia um empresário procurando sentido no que fazia, procurando firmar sua vida em pilares que alguém disse ser os pilares para uma vida plena. As Rodas da Vida variam bastante e podem ser divididas, por exemplo, em 4 eixos.

De certa forma, um balanceamento adequado da roda da vida pode ser um modo de alavancar os próprios resultados, aumentando a felicidade e verificando pontos cegos. Ainda assim, quando que vemos que atingimos o fim da busca pela realização pessoal?

A Roda da Vida tem notas de 0 a 10 em cada eixo. O que significa uma nota 10 para você?

Ainda que balanceando corretamente sua Roda Vida, é sim possível que você não atinja a Realização Pessoal. Isso acontece por um motivo bem simples. A Roda da Vida é um modo objetivo de ver suas áreas da vida, correto? E o que acontece se sua visão estiver sempre à frente, sempre longe do que você considera agradável?

Uma nota nove, em seis meses , pode se tornar um quatro.

Roda da Vida: Subjetividade Pessoal e Busca Pelo Sofrimento

Existem os buscadores crônicos de sofrimento.

Te pergunto se você consegue imaginar quais são as duas piores notas que alguém pode se dar na Roda da Vida. Pense um pouco, pare por aí e reflita o que essas notas representam. Utilizei diversas variações da Roda da Vida em clientes e as duas notas que mais me chamavam atenção eram

a nota máxima e a nota mínima. Dez ou zero.

Tudo bem, você pode até imaginar o porquê um zero é ruim, mas e o dez? Dar nota máxima a si em uma (ou mais) áreas significa que você assume ser impossível melhorar. Pensa no teu relacionamento com alguém, qualquer pessoa. Se eu te dissesse que é impossível melhorar, como você reagiria? Pensa no teu carro ou no transporte que utiliza. Pensa no sexo que faz e no carinho que recebe. Um dez significa que quaisquer dessas áreas está cravada e impossível de melhorar.

A nota ideal muda de pessoa para pessoa, dependendo da tolerância.

Imagine então que o cenário ideal é dar-se uma nota que pode chegar próximo do dez, mas nunca chega a tocar o dez. Pense nessa nota como sendo algo que não cai muito rápido! Cair muito rápido é característica padrão de pessoas que se cobram demais! Não importa quais conquistas você tenha ou quando tenha, mas você derrete o troféu das suas vitórias imediatamente para forjar a arma da próxima batalha.

Ansiedade aparece quando não damos tempo de aproveitar a vitória.

“Sofrimento é a falta de compatibilidade do seu eu com a realidade que você vive”. Uma pessoa com nota dez em tudo está, com toda certeza, plenamente feliz. O que a pode derrubar são os pontos cegos que ela não enxerga. O mundo muda, as pessoas mudam, mas uma pessoa nota dez não muda. O que causa sofrimento, no entanto, não é o quão baixa está sua nota, mas a diferença entre o seu atual, o desejado e sua tolerância.

Roda da Vida: Índice de Tolerância e Realização Pessoal

Já ouviu falar da expressão “fulano tem o lombo largo”?

Lombo referencia as costas. Expressão usada para explicitar pessoas que suportam muitas dores, muitas responsabilidades. Imagine que cada pessoa tem uma nota em cada área da Roda da Vida. Além disso, ela tem uma nota desejada. Por fim, cada área tem sua tolerância. Deixa trazer uma exemplo. Vamos supor que sua nota atual na área pessoal é 5. Sua nota desejada é 9 e sua tolerância é 3.

Sua realização pessoal será, então: 5 (atual) + 3 (tolerância) – 9 (desejada) = -1.

E o que você pode fazer para ajustar esses números? Reduzir suas metas? Aumentar sua tolerância? Aumentar o atual? Chorar? Todas as soluções são válidas, na verdade. O que quero é apenas que você reflita sobre o que pode estar causando essa discrepância, este atrito e esta dor.

Ora, se você não consegue colocar seu Fusquinha a 180Km/h, por que insiste?

Entende que, enquanto você tiver um Fusquinha é impossível ir tão rápido sem se despedaçar todo no meio do caminho. Você está fazendo tudo que poderia para conseguir? Se não está, por que não? E, mais importante que tudo isso, qual o problema disso?

O problema é exatamente o único problema.

Quando não estamos satisfeitos com algo, quando não respeitamos nossa própria velocidade ou superestimamos nosso potencial, o sofrimento vem e nós ficamos por aqui, perdidos dentro de nós mesmos.

Tudo o que você não realiza não faz parte da sua realização, mas é esse diferencial do que não é (do que não realiza) que te faz sentir que você não tem tal coisa chamada Realização Pessoal, mas que tem sofrimento. No fim, a dor é sua e você pode ter lido tudo isso discordando e com raiva. Somente você sabe as dores e os amores que traz no peito. Mas,

afinal, o que é Realização Pessoal se não o que sua própria Pessoa Realiza?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *