fbpx

 

Título pretensioso mas acredito que você Рse não encontrar Рficará mais próximo de atingir sua própria realização pessoal. Sei que não é fácil, mas você pode. Vamos lá na leitura?

Em algum momento voc√™ j√° sentiu que parecia que a vida n√£o fazia sentido? Sabe, aquele sentimento de ‚Äúpreciso fazer algo para que tudo isso valha √† pena‚ÄĚ. Talvez voc√™ esteja passando por questionamentos como este neste exato momento. Mas o que significam, exatamente, estes questionamentos e como podemos fazer com que eles parem de causar tanto dano a n√≥s mesmos?

Realização Pessoal é diferente para cada pessoa. Vou te explicar um pouco da definição que vou usar e você adapta para sua realidade, tá bem?

Para melhor leitura, dê Play no áudio abaixo

Paciência( A vida é tão rara) lenine
Watch this video on YouTube.

O Que √Č Realiza√ß√£o Pessoal Para Mim (Encontre a Sua defini√ß√£o comigo!)

Por muito tempo, vivi minha vida esperando a vida que iria viver. Pensava sempre em vários fatores diferentes que não faziam parte da minha rotina. Peço que você reflita se algum destes motivos existem hoje na sua vida. Antes, eu pensava sobre:

  • O dia que teria minha BMW
  • O dia em que seria muito feliz.
  • O dia em que seria concursado.
  • O dia em que teria uma esposa.
  • O dia em que n√£o teria nada para fazer.
  • O dia em que pudesse fazer apenas o que gosto.
  • O dia em que n√£o existem mais tristezas, apenas sorrisos.

Todos esses aspectos, na verdade, s√£o resumidos em um.

O resumo, basicamente, √© a pr√≥pria causa e consequ√™ncia de todos eles. Sem esse resumo, sequer far√≠amos a pergunta ‚Äúser√° que estou realizado?‚ÄĚ. Mas n√£o √© f√°cil ignorar esse resumo, afinal, ele parece ser intr√≠nseco na ra√ßa humana. At√© parece que existe como uma necessidade para nossa sobreviv√™ncia. J√° ouviu falar, por√©m, dos diversos programas gen√©ticos que temos (como engordar) que j√° n√£o servem no s√©culo 21?

Deixa eu te falar ent√£o como que a lista anterior existe hoje na minha vida.

  • Existem muitas tristezas.
  • Fa√ßo o que n√£o gosto.
  • Muita coisa pra fazer.
  • Estou solteiro.
  • N√£o passei em concurso.
  • N√£o tenho uma BMW.

‚ÄúQue vida horr√≠vel!‚ÄĚ, voc√™ pode pensar ao ler minha lista.

Voc√™ percebeu que o √ļnico item que n√£o adicionei foi a felicidade? Simplesmente porque ter essa lista e respeitar ela adiciona um novo item que, na lista anterior (dos meus desejos futuros) se torna realidade presente. Para mim, aprender a entender e respeitar o momento presente s√≥ me deu um item da lista, que foi a tal da Realiza√ß√£o Pessoal. Sofri muito para poder dizer isso e n√£o vejo diferen√ßa do que antes tinha, mas uma coisa posso dizer:

  • Hoje eu sou muito feliz.

Então vamos partir desse pressuposto. Felicidade e realização pessoal. Bens materiais ou presença de tristeza não são motivos para que eu me sinta des-realizado. Mas e você? Até agora aqui nesse texto, o que tem sentido sobre o como isso repercute em sua vida? Lembre-se que este tema é subjetivo e você pode discordar totalmente, mas também pode até concordar com algo e, talvez até, concordar completamente.

No Budismo, o apego é a raíz de todo sofrimento.

E, novamente, introduzo um termo gen√©rico. ‚ÄúSofrimento‚ÄĚ. Sofrimento √© a falta de compatibilidade do seu eu com a realidade que voc√™ vive. Sofrer n√£o √© fato, √© percep√ß√£o. Uma mesma pessoa morre e duas outras tem rea√ß√Ķes totalmente diferentes. Uma delas √© o marido. A outra, a gar√ßonete do restaurante. Percebe ent√£o agora que o mesmo fato gera diferentes repercuss√Ķes?

Talvez haja agora um estalo do que significa realização pessoal para você.

Roda da Vida: a Objetividade da Realização Pessoal

Roda da Vida Chique!

Lembro da primeira vez que vi a Roda da Vida em um filme. Era daqueles filmes antigos que havia um empresário procurando sentido no que fazia, procurando firmar sua vida em pilares que alguém disse ser os pilares para uma vida plena. As Rodas da Vida variam bastante e podem ser divididas, por exemplo, em 4 eixos.

  • Pessoal
  • Profissional
  • Relacionamentos
  • Qualidade de Vida

De certa forma, um balanceamento adequado da roda da vida pode ser um modo de alavancar os próprios resultados, aumentando a felicidade e verificando pontos cegos. Ainda assim, quando que vemos que atingimos o fim da busca pela realização pessoal?

A Roda da Vida tem notas de 0 a 10 em cada eixo. O que significa uma nota 10 para você?

Ainda que balanceando corretamente sua Roda Vida, é sim possível que você não atinja a Realização Pessoal. Isso acontece por um motivo bem simples. A Roda da Vida é um modo objetivo de ver suas áreas da vida, correto? E o que acontece se sua visão estiver sempre à frente, sempre longe do que você considera agradável?

Uma nota nove, em seis meses , pode se tornar um quatro.

Roda da Vida: Subjetividade Pessoal e Busca Pelo Sofrimento

Existem os buscadores cr√īnicos de sofrimento.

Te pergunto se voc√™ consegue imaginar quais s√£o as duas piores notas que algu√©m pode se dar na Roda da Vida. Pense um pouco, pare por a√≠ e reflita o que essas notas representam. Utilizei diversas varia√ß√Ķes da Roda da Vida em clientes e as duas notas que mais me chamavam aten√ß√£o eram

a nota máxima e a nota mínima. Dez ou zero.

Tudo bem, você pode até imaginar o porquê um zero é ruim, mas e o dez? Dar nota máxima a si em uma (ou mais) áreas significa que você assume ser impossível melhorar. Pensa no teu relacionamento com alguém, qualquer pessoa. Se eu te dissesse que é impossível melhorar, como você reagiria? Pensa no teu carro ou no transporte que utiliza. Pensa no sexo que faz e no carinho que recebe. Um dez significa que quaisquer dessas áreas está cravada e impossível de melhorar.

A nota ideal muda de pessoa para pessoa, dependendo da toler√Ęncia.

Imagine então que o cenário ideal é dar-se uma nota que pode chegar próximo do dez, mas nunca chega a tocar o dez. Pense nessa nota como sendo algo que não cai muito rápido! Cair muito rápido é característica padrão de pessoas que se cobram demais! Não importa quais conquistas você tenha ou quando tenha, mas você derrete o troféu das suas vitórias imediatamente para forjar a arma da próxima batalha.

Ansiedade aparece quando não damos tempo de aproveitar a vitória.

‚ÄúSofrimento √© a falta de compatibilidade do seu eu com a realidade que voc√™ vive‚ÄĚ. Uma pessoa com nota dez em tudo est√°, com toda certeza, plenamente feliz. O que a pode derrubar s√£o os pontos cegos que ela n√£o enxerga. O mundo muda, as pessoas mudam, mas uma pessoa nota dez n√£o muda. O que causa sofrimento, no entanto, n√£o √© o qu√£o baixa est√° sua nota, mas a diferen√ßa entre o seu atual, o desejado e sua toler√Ęncia.

Roda da Vida: √ćndice de Toler√Ęncia e Realiza√ß√£o Pessoal

J√° ouviu falar da express√£o ‚Äúfulano tem o lombo largo‚ÄĚ?

Lombo referencia as costas. Express√£o usada para explicitar pessoas que suportam muitas dores, muitas responsabilidades. Imagine que cada pessoa tem uma nota em cada √°rea da Roda da Vida. Al√©m disso, ela tem uma nota desejada. Por fim, cada √°rea tem sua toler√Ęncia. Deixa trazer uma exemplo. Vamos supor que sua nota atual na √°rea pessoal √© 5. Sua nota desejada √© 9 e sua toler√Ęncia √© 3.

Sua realiza√ß√£o pessoal ser√°, ent√£o: 5 (atual) + 3 (toler√Ęncia) – 9 (desejada) = -1.

E o que voc√™ pode fazer para ajustar esses n√ļmeros? Reduzir suas metas? Aumentar sua toler√Ęncia? Aumentar o atual? Chorar? Todas as solu√ß√Ķes s√£o v√°lidas, na verdade. O que quero √© apenas que voc√™ reflita sobre o que pode estar causando essa discrep√Ęncia, este atrito e esta dor.

Ora, se você não consegue colocar seu Fusquinha a 180Km/h, por que insiste?

Entende que, enquanto você tiver um Fusquinha é impossível ir tão rápido sem se despedaçar todo no meio do caminho. Você está fazendo tudo que poderia para conseguir? Se não está, por que não? E, mais importante que tudo isso, qual o problema disso?

O problema √© exatamente o √ļnico problema.

Quando não estamos satisfeitos com algo, quando não respeitamos nossa própria velocidade ou superestimamos nosso potencial, o sofrimento vem e nós ficamos por aqui, perdidos dentro de nós mesmos.

Tudo o que você não realiza não faz parte da sua realização, mas é esse diferencial do que não é (do que não realiza) que te faz sentir que você não tem tal coisa chamada Realização Pessoal, mas que tem sofrimento. No fim, a dor é sua e você pode ter lido tudo isso discordando e com raiva. Somente você sabe as dores e os amores que traz no peito. Mas,

afinal, o que é Realização Pessoal se não o que sua própria Pessoa Realiza?

 


Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

0 coment√°rio

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.