fbpx
Para um pouco. Respira. Vamos analisar (e aprender) com os erros!

Para um pouco. Respira. Vamos analisar (e aprender) com os erros!

Em algum momento você já se viu impotente a algum desafio à sua frente pelo fato dele ser desafiador demais? Precisando de melhoria contínua. Sabe, o que a galera mais erra é em não errar. Digo a você que ao longo desse artigo você vai entender o quanto você pode estar perdendo por paralisar na frente dos seus próprios erros (mesmo que sejam gigantes!).

Melhoria Contínua é ser melhor hoje do que foi ontem.

A Melhoria Contínua tem uma íntima relação com o Growth Mindset. Sabe aqueles testes de QI que medem a nossa suposta inteligência? Pois bem, o Growth Mindset vai numa linha um pouco diferente. Ela entende que você pode sim desenvolver sua própria inteligência, seu próprio dom, e capacidades. Mais ainda, para cada novo desafio, mais você entende o quanto a melhoria contínua irá te ajudar a enfrentar os próximos desafios.

Will Smith é um cara que adora melhoria contínua.

Quero que voc√™ se comprometa com uma coisa. Mas calma! N√£o √© comigo, √© com voc√™ pr√≥prio. Convido voc√™ apenas a se dar uma chance nos pr√≥ximos minutos. Deixe sua mente pensando em oportunidades de erro. ‚ÄúOportunidades de erro? Oi?‚ÄĚ Haha, n√£o se preocupe que voc√™ vai entender porque os erros s√£o importantes para sua melhoria cont√≠nua e o que Will Smith pensa sobre isso (assiste tudo, okay?).

Watch this video on YouTube.

Se eu perguntar a você agora como era sua vida ontem, você poderia dizer que era muito diferente? E se eu expandir essa pergunta e for em um mês, um ano ou dez anos atrás? O que você aprendeu nesse tempo que faz de você uma pessoa melhor agora? Algo que talvez você até já saiba, mas prefira não admitir é que os nossos maiores pontos de melhoria contínua acontecem onde mais batemos com a cara na parede.

O m√ļsculo (e voc√™) cresce na falha muscular

Não sei o quanto você está no mundo fitness (#maromba), mas há uma incrível dica para iniciar a melhoria contínua na academia. Guarde bem essa dica e nunca mais cometa ou deixe alguém cometer esse erro. Quando você vai à academia com objetivo de crescimento muscular, é comum haver dor (até febre) após os treinos. Sabe, isso é bem simples de se explicar. A dor acontece porque você, literalmente, rasgou micro-fibras musculares.

Anti-inflamatório impede sua melhoria contínua!

Ent√£o, para crescer seu m√ļsculo, √© preciso que ele continue sendo colocado em estresse (falha) de modo que o corpo possa se regenerar e deixar o m√ļsculo maior e mais resistente. Isso tamb√©m √© v√°lido para erros que tentamos esconder ou simplesmente esquecer. Se voc√™ usar um anti-inflamat√≥rio, ir√° interromper o processo natural. Ou seja, √© como se voc√™ realmente deixasse de aprender com um erro (falha muscular).

E como evitar isso na vida real?

Para que isso n√£o aconte√ßa na sua vida, vou apresentar aqui tr√™s passos bem simples que voc√™ pode aplicar de forma que consiga aprender de verdade com os seus erros e atingir √≥tima melhora cont√≠nua. Se voc√™ quiser ter muito resultado, siga direitinho as instru√ß√Ķes e garanto que voc√™ ser√° uma pessoa muito melhor com o passar do tempo.

Passo 1: Aceitar os Erros

Não que você vai ficar super feliz com a melhoria contínua quando errar (ou vai?), mas conseguirá aceitar para poder seguir em frente.

Não que você vai ficar super feliz com a melhoria contínua quando errar (ou vai?), mas conseguirá aceitar para poder seguir em frente.

A primeira etapa para aprender com os próprios erros e começar a aplicar a melhoria contínua na sua vida é aceitar seus erros. Isso não significa, claro, que você deve fazer um monte de besteira e dizer que aceita seus erros e ficar de boa com isso. Vou te explicar o que isso significa para que você possa ter um bom desenvolvimento futuro.

Aceitar é entender que foi necessário errar.

Lembra quando você começou a andar? Eu não lembro e acho que você também não (oops), mas sabemos que caímos, certo? Quando bebês, nós utilizamos a mentalidade de crescimento para desenvolver habilidades necessárias. Caímos, nos machucamos mas continuamos nessa jornada de erro. Quando bebês, simplesmente aceitamos que errar é parte do processo. Andar não é fácil.

Gerir uma empresa também não é fácil.

E, quando você utiliza o Growth Mindset, você entende que os passinhos dados errados foram necessários para se aprender a andar. Ou aprender a gerir sua empresa, negócio e até mesmo sua família. Um passinho e uma queda por vez. Não tem segredo para atingir uma boa melhoria contínua.

Mas vamos pra pr√°tica! Pega um papel!

Uma boa ideia para começar a entender e aceitar seus erros é pegar um diário (isso mesmo, aqueles que você escreve diariamente). Nesse diário, você vai dividir a folha em dois e escrever duas colunas. A primeira coluna são Erros. Nessa coluna, diariamente (afinal, é um diário) você irá anotar tudo que tiver feito no dia que tiver dado errado (exceto a falha muscular! haha).

O segundo passo vem adiante. Não faça somente o primeiro!

O segundo passo é muito mais importante que o primeiro. Na verdade, fazer apenas o primeiro pode te trazer malefícios, que fará você focar somente nos seus erros. Sim, eu estou falando que errar é importante, mas é também importante errar de forma inteligente ou não se atinge a melhoria contínua. E, segundo o Growth Mindset, conseguimos ficar inteligentes em errar!

A segunda coluna para seu di√°rio vir√° no Passo 2!

Passo 2: Aprender Com Os Erros

Consegue imaginar quantos erros houveram antes de haver esse acerto? Melhoria contínua também é saber cair e levantar.

Consegue imaginar quantos erros houveram antes de haver esse acerto? Melhoria contínua também é saber cair e levantar.

Certa vez ouvi falar que existe uma diferença entre pessoas saudáveis (da mente) e pessoas não-saudáveis. A diferença é bem simples e está na capacidade de lembrar (ou esquecer) de eventos. Funciona assim: pessoas saudáveis esquecem eventos ruins mais facilmente e lembram eventos bons mais facilmente. Algo que percebi ao longo do tempo é que é possível forçar ter uma mente muito boa!

Focar no positivo fará você ter mais eventos positivos na vida.

Não, não é drama de auto-ajuda, e vou te explicar a prática disso daqui. A patologia da mente mais conhecida, a depressão, pode ser resumida como o reprocessamento de memórias ruins, amplificando e dando poder a elas. Ou seja, a depressão é como se fosse a incapacidade de parar de pensar num troço que faz mal. Joga esse negócio de lado e vamos entender o resto agora.

Melhoria Contínua acontece melhorando continuamente (sério!).

Quando n√≥s acertamos, √© simplesmente dif√≠cil aprender com o acerto. Sabe o pessoal de alta performance, como nadadores medalhistas? O que eles fazem para aprender com os erros √© definir metas que eles ainda n√£o conseguem alcan√ßar. Ou seja, se voc√™ √© o melhor do mundo na nata√ß√£o (como o Michael Phelps), n√£o tem mais como ‚Äúerrar‚ÄĚ. Por√©m, se voc√™ p√Ķe uma meta um pouco superior ao seu desempenho atual, ent√£o voc√™ gerar√° erros.

O que você pode fazer para atingir aquele milisegundo a menos?

A segunda coluna √© ‚ÄúAprendizado‚ÄĚ. Ou seja, sua folha ficar√° assim:

Erros | Aprendizados

Abaixo de erros voc√™ colocar√° o que ocorrer no dia de ‚Äúerrado‚ÄĚ. Para a coluna aprendizado, voc√™ ir√° trazer uma pequena, min√ļscula e simples resposta que – diariamente – far√° voc√™ ter a tal da melhoria cont√≠nua. O aprendizado √© uma pequena diferen√ßa do que aconteceu para o que poderia ter acontecido de diferente. Assim, voc√™ n√£o ter√° errado √† toa e o erro ir√° parar de ser algo nocivo.

Reflita bem sobre seu aprendizado.

Aqui abaixo vou ajudar voc√™ com algumas perguntas que poder√£o trazer boas respostas de aprendizado para seus erros. Voc√™ pode responder uma, v√°rias ou uma pergunta personalizada sua. A import√Ęncia √© que o erro n√£o seja em v√£o. Ao inv√©s de lamentar sobre o ocorrido, reflita sobre ele e tome uma a√ß√£o.

Perguntas Possíveis a Fazer:

  • Algu√©m poderia fazer melhor? Como faria?
  • Como poderia fazer na pr√≥xima vez?
  • Foi o momento que me fez errar?
  • Eu estava totalmente concentrado?
  • Meus conhecimentos eram suficientes?
  • Algum fator externo ao meu controle influenciou?
  • Como posso controlar melhor os fatores externos?
  • Seu mindset est√° bem alinhado com seus objetivos?

Outra forma de aprender com os erros é através de técnicas de jogos vindas da Gamificação, que nos ajudam a melhorar o mindset, atingir melhoria contínua e continua em pleno desenvolvimento das diversas áreas de nossas vidas. Minha forma de fazer isso é com a Quest 01 do Upando Na Vida. O objetivo dela é, durante 90 dias, treinar você para ser uma pessoa melhor. Ahh, claro, são várias Quests e você precisa passar em uma para receber a próxima. Topa?

Mas vamos procurar achar os erros agora, show?

Passo 3: Procurar Errar Com Melhoria Contínua

Pular de paraquedas não é algo que dê muito certo errar. Para todas as outras atividades, errar vai te ajudar na melhoria contínua.

Pular de paraquedas não é algo que dê muito certo errar. Para todas as outras atividades, errar vai te ajudar na melhoria contínua.

O terceiro, e mais importante passo, é forçar o erro!

Agora que você já aceita seus erros como parte natural da vida e ainda tem aprendizados com os erros que comete, você tem a oportunidade de chegar no próximo nível da melhoria contínua ao criar seus próprios erros. Uma dica bastante simples para isto é utilizar ferramentas de planejamento, como a análise SWOT na sua própria vida.

A an√°lise SWOT te ajuda a ver sua vida como uma empresa.

SWOT significa

  • Strength (For√ßas)
  • Weakness (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Amea√ßas)

Quando você entender como usar a análise SWOT na sua vida pessoal, você poderá utilizar as áreas de Fraquezas e Ameaças para forçar o erro. Ou seja, ir direto nelas e procurar errar para conseguir os aprendizados necessários para a melhoria contínua. Deixa te dar um exemplo bem simples que vai fazer você expandir sua mente e aplicar isso ainda hoje.

Vamos supor que você é uma pessoa tímida

Então você realizou a análise SWOT em relação à sua timidez e percebeu que você tem fraquezas relacionadas à dicção, a falar bem. Da mesma forma, também percebeu que você tem muito mais dificuldade em falar quando há mais de uma pessoa com você. Ou seja, além de ter dificuldade em falar com as pessoas, você só consegue falar com uma por vez.

Já sabe o que vou sugerir, né? Exato, o erro!

Existe todo um trabalho de auto desenvolvimento at√© chegar no ponto de conseguir fazer algumas das a√ß√Ķes das suas fraquezas e amea√ßas. Ent√£o √© importante come√ßar pelo mais simples. Por exemplo, usar o ponto de menor fraqueza para ir testando e aprendendo. Falar com amigos pr√≥ximos e tentar simular estranhos ou pessoas menos pr√≥ximas pode ser uma ideia que ajude. De certa forma, voc√™ simula o erro.

Com o tempo, alguns eventos podem acontecer. Você

  • descobre o erro (Beb√™).
  • expande o erro (SWOT).
  • simula o erro (Growth).
  • procura o erro (Doido).
  • erra (Crian√ßa).
  • aprende (Adulto).
  • acerta (Mestre).

Com o tempo, seus erros vão diminuindo e sua melhoria contínua vai se firmando. Preciso lembrar, porém, que acertar sempre não vai fazer você melhor. Então podemos ter um acordo de você procurar o erro a partir de hoje? No empreendedorismo, por exemplo, a melhoria contínua acontece baseada nos erros. Nos EUA, você não é empreendedor até que tenha falido uma empresa.

No Brasil nós temos medo do erro, e isso é uma oportunidade.

Enquanto todo mundo morre de medo de errar e arriscar a ‚Äúpr√≥pria imagem‚ÄĚ, voc√™ pode se destacar utilizando t√©cnicas de todos os tipos e descobrindo a melhor forma dela se encaixar na sua vida para ter melhoria cont√≠nua. Uma forma que encontrei de fazer isso na minha vida (e de quem quiser) √© usando a Gamifica√ß√£o a meu favor.

Sabia que a Gamificação está em todo lugar?

Se voc√™ n√£o se defender, ser√° atacado. A √ļnica forma de viver sua vida sem ser destru√≠do pelas sombras √© sabendo absorver elas. E √© isso que te ajudo a aprender nos 90 dias de melhoria cont√≠nua gratuitos do Upando Na Vida atrav√©s da Quest 01. T√° pronto pra essa miss√£o? Clica e aceita l√° pra ganhar XP na vida real.

 


Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

2 coment√°rios

Rodrigo Nasc · 12 de abril de 2019 √†s 19:06

T√° justificado porque eu boto pra lascar em todo mundo! ūü§™

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.