fbpx

Se ainda não conhece a análise SWOT pessoal, vou te explicar neste artigo o que você poderá melhorar na sua vida ao poder se abrir para este tipo de aperfeiçoamento. Além disso, você vai entender um modo simples de usar agora mesmo e poder analisar algumas áreas da sua vida. Ahhh, por fim, também vou te mostrar as principais diferenças do uso da análise SWOT pessoal das diferenças do tipo empresarial.

In the beginning, havia análise SWOT…

L√° por 1960 a an√°lise SWOT foi criada e, de l√° pra c√°, seus usos ganharam o ambiente empresarial e, mais recentemente, o √Ęmbito pessoal. Basicamente, o Albert S. Humphrey (creditado como criador) fez uma an√°lise de mais de mil empresas com o sucesso que elas tiveram e chegou aos fatores de an√°lise que utilizamos hoje para fazer nossa an√°lise SWOT pessoal. Sabe o que √© magn√≠fico?

‚ÄúH√° uma diferen√ßa de 35% entre o que √© feito e o que poderia ser feito!‚ÄĚ

Esse conceito, nas empresas, parece um pouco com tua vida? Se você, por algum motivo, se enquadrar nessa frase, você pode se expressar com algumas das frases abaixos.

Você sente que

  • v√™ seu futuro com maiores resultados.
  • ouve as pessoas falarem que voc√™ tem potencial.
  • tem medo que deixe passar uma grande oportunidade.
  • n√£o entende onde, mas sabe que h√° algo a melhorar.
  • se diferencia dos outros mas atinge resultados iguais.

Você quer encontrar esses 35% em você e aprender a atingir suas capacidades superiores de execução e planejamento? Continua comigo que vamos começar pelos erros da análise SWOT pessoal agora mesmo!

Como N√£o Fazer An√°lise SWOT Pessoal

A análise SWOT é um modelo de planejamento que dá margem para você encontrar onde deverá colocar sua execução em ação!
A análise SWOT é um modelo de planejamento que dá margem para você encontrar onde deverá colocar sua execução em ação!

A An√°lise SWOT pessoal possui alguns caveats (n√£o √© caviar, √© caveat! Leia ‚Äúobserva√ß√£o‚ÄĚ, haha). Essas observa√ß√Ķes s√£o feitas pela adapta√ß√£o da forma empresarial para a forma pessoal e poder√£o estragar a sua aplica√ß√£o. Por isso, vou tomar um cuidado especial em te ajudar a fazer e refletir sobre a an√°lise SWOT pessoal direitinho.

Análise SWOT pessoal é muito mais flexível

Na SWOT empresarial, √© importante levar em conta a flexibilidade da an√°lise e a constante busca pela an√°lise perfeita. Por√©m, √© ainda mais importante que voc√™ saiba que na an√°lise SWOT pessoal essa flexibilidade fica num n√≠vel superior. √Č como se fosse outro tipo de an√°lise.

Refaça a análise uma vez a cada um ou dois meses.

Depois de fazer a an√°lise bem feita, voc√™ agora ter√° um modelo de planejamento voltado unicamente para voc√™ e direcionado a te fazer alcan√ßar resultados √ļnicos e especializados em sua pr√≥pria vida. Assim que esses resultados forem atingidos e a an√°lise n√£o fizer mais sentido, bastar√° refazer e adaptar ao novo contexto com os novos resultados atingidos.

Alta performance começará a aparecer após um tempo

Tendo comprometimento e disciplina em atingir seus resultados, pouco a pouco você perceberá que a análise SWOT pessoal te dará maior controle sobre seus resultados. Pouco a pouco, a tal da alta performance aparecerá na sua vida. Falarei sobre ela exatamente agora e como que isso pode influenciar cada vez mais nos seus resultados.

An√°lise SWOT e Alta Performance

A An√°lise SWOT pessoal pode te ajudar a resolver quest√Ķes de relacionamentos, profissionais, pessoais e at√© financeiros.
A An√°lise SWOT pessoal pode te ajudar a resolver quest√Ķes de relacionamentos, profissionais, pessoais e at√© financeiros.

Agora você vai perceber os quatro quadrantes da análise SWOT sendo colocados no ponto de vista da sua vida e de como isso poderá afetar seus resultados positivamente. Outra coisa que afeta (#jabááááá) é a Quest 01 (gratuita) do Upando Na Vida, onde te ajudo a se desenvolver usando técnicas de jogos baseadas na neurociência. Funciona assim:

Voc√™ recebe miss√Ķes e desafios, ou melhor, Quests.

Se voc√™ estiver apto para ir para o pr√≥ximo n√≠vel (e voc√™ quem decide), voc√™ ter√° acesso a 90 dias de desenvolvimento di√°rio e desafios que far√£o voc√™ mudar o pensamento sobre a vida. Meu objetivo √© que, se voc√™ conseguir se esfor√ßar o suficiente e, realmente, for extremamente √ļtil para voc√™, vou te liberar acesso √† Quest Secreta (que custa meio f√≠gado).

Maaaas, nesse artigo, vou te mostrar aqui a interseção dos quadrantes.

Esses quadrantes são as diversas áreas da análise SWOT pessoal. Cada um deles precisará ser visto para ganhar a big picture da coisa e te dar a chance de enxergar com os olhos de Tandera! Okay, pelo menos uma folha de papel bonitinha você terá. Let’s rock?

PS: tu já sabe o que é análise SWOT, né? Se não, lê aqui primeiro.

Quadrante Sobrevivência

Unindo os quadrantes das Fraquezas e Ameaças, esse é o ponto mais importante da sua análise SWOT pessoal. Se esse ponto não for respeitado, vai pro ralo o salário, o casamento, o carro, a felicidade e tudo que tiver de bom. Por isso, mega atenção na união das suas Fraquezas com as Ameaças.

Esse quadrante é a Kryptonita no calcanhar do Super Homem.

Quando isso acontecer, recomendo que você procure mudar o cenário e encontre um cenário em que seja possível sobreviver sem que você precise, necessariamente, contar com algo que você não é bom (fraqueza) e que é necessário (ameaça).

Exemplos:

  • Um ponto bem comum em muitos brasileiros √© n√£o ter um bom equil√≠brio financeiro. √Č essencial saber lidar com sua vida financeira (necess√°rio), mas se voc√™ n√£o sabe (fraqueza), ent√£o sua sobreviv√™ncia fica com problemas.
  • Sabe Os Incr√≠veis 2? N√£o vou dar spoiler, mas d√° para notar no trailer abaixo que o Sr. Incr√≠vel tem um desses pontos bem problem√°ticos. Consegue identificar?
  • Colocar Kryptonita (Fraqueza) na m√£o do Coringa (Amea√ßa).

Quadrante manutenção

A manutenção é a união das Forças com as Ameaças. Nesse quadrante, é importante usar suas maiores qualidades para mitigar as ameaças. Ou seja, uma ameaça que esteja num ponto forte seu é, provavelmente, uma área inexplorada, negligenciada ou recém surgida na sua vida.

Um pouco de dedicação neste quadrante e tudo fica okay.

Exemplos:

  • voc√™ √© um ator com muita disposi√ß√£o corporal para ganhar massa muscular (mas nunca malhou de verdade) e precisa estar bem forte para receber um novo papel num filme. Focar um pouco aqui te trar√° muitos benef√≠cios.
  • voc√™ √© uma m√£e com incr√≠veis habilidades artesanais e tem um filho e precisa, al√©m de cuidar do beb√™, continuar com renda online e poder√° explorar essa nunca explorada habilidade.
  • Superman chaveca o Batman para matar o Coringa.

Quadrante Crescimento

Essa √© a regi√£o das Oportunidades e Pontos Fracos. Sabe aquele tipo de habilidade que costumamos olhar com ‚Äún√£o dou jeito pra isso‚ÄĚ mas, conforme o tempo vai passando, vai ficando mais claro que – apesar de n√£o dar jeito – ter√≠amos muitos benef√≠cios se ‚Äúd√©ssemos jeito‚ÄĚ? Pois bem, essa √© a √°rea em que prefer√≠amos n√£o investir, mas tem muito resultado para simplesmente ignorar.

Medo, in√©rcia e comodismo √© o que mant√©m as pessoas sem crescer nessa √°rea. Afinal, aqui n√£o √© mais ‚Äúnecessidade‚ÄĚ, mas √© oportunidade. Ou seja, voc√™ n√£o ‚Äúprecisa‚ÄĚ focar aqui, mas sabe que se focar ir√° ter muito retorno.

Exemplos:

  • voc√™ foi promovido a um cargo em que tem a oportunidade de fazer treinamentos na empresa. Mas, calma, voc√™ √© super t√≠mido! Desenvolver essa Fraqueza te far√° crescer ao ponto de aproveitar a oportunidade.
  • voc√™ nunca foi uma pessoa que l√™ muito, mas sabe que esse h√°bito d√° imensos benef√≠cios. Por um lado, o comodismo √©, bem, ‚Äúc√īmodo‚ÄĚ. Por outro, mudar e criar um h√°bito te far√° sair da zona de conforto e crescer.
  • Sr. Incr√≠vel aprende a n√£o destruir a porra toda quando vai pra miss√£o.

 Quadrante Desenvolvimento

Essa é a área mais fácil de… adivinha? De fazer besteira! Exatamente! haha. A região onde suas Oportunidades se unem com seus Pontos Fortes é extremamente perigosa porque é nessa região que somos bons em algo que precisa que sejamos bons. Se não seguirmos corretamente aumentando a dificuldade, podemos cair na região do tédio e não exercermos nossos potenciais completos.

Como você é bom e tem oportunidade nessa área, então focar aqui te fará estar à frente da sua concorrência e, principalmente, à frente do seu eu do passado. Normalmente é nesse eixo que encontramos nosso motivo de ser quem somos.

Exemplos:

  • Programadores costumam cair neste conjunto. Se tornam extremos especialistas em sua √°rea, mas acabam esquecendo que novas sub-√°reas na programa√ß√£o se formam o tempo todo. Com o tempo, por desleixo, acabam ficando para tr√°s. Esse √© um ponto incr√≠vel para focar e sair na frente.
  • Lembra da m√£e com incr√≠veis habilidades artesanais? Imagina que ela supera a Sobreviv√™ncia, expande seus limites, percebe um mercado (oportunidade) e come√ßa a trabalhar unicamente daquilo que a motiva (for√ßa)?
  • Superman voar r√°pido.

Como Adaptar Em Sua Vida

Uau! Se você chegou aqui significa que você, realmente, quer se desenvolver! Eu te digo e repito o que falei lá em cima: mude sua análise periodicamente. O exemplo da mãe com incríveis habilidades mudou de quadrante, né?

‚ÄúN√£o d√™ valor a quem n√£o te d√° valor‚ÄĚ,

já diria aquelas frases motivacionais de adolescentes. Entende que a análise SWOT pessoal que fizemos neste artigo mudou? O valor mudou, então isso pode estar acontecendo contigo. Será que, neste momento, você está dando o valor errado a uma área da tua vida? Imagina que você tá tratando como ameaça algo que pode ser oportunidade. O quanto mais feliz você seria se a pedra no teu sapato fosse de ouro?

Deixa trazer um outro exemplo final…

Saber e entender seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e amea√ßas √© t√£o importante que, se eu n√£o entendesse os meus, faria apenas artigos gen√©ricos. Mas comigo aconteceu que precisei ficar desempregado antes de ‚Äúlembrar‚ÄĚ que eu amo escrever e desenvolver ideias complexas. Esse artigo s√≥ existe porque uma Amea√ßa se juntou a uma Oportunidade.

Análise swot pessoal é muito mais que um modelo.

√Č simples mas seus resultados podem repercutir imensamente na sua vida. Por exemplo, algo que decidi fazer que sou muito bom √© usar t√©cnicas de jogos vindas da Gamifica√ß√£o para te ajudar a se desenvolver, gratuitamente, como pessoa. Isso voc√™ pode encontrar se aceitar a Quest 01 do Upando Na Vida. Essa √© minha contribui√ß√£o para voc√™.

Categorias: Blog

4 coment√°rios

Rodrigo Nasc · 10 de abril de 2019 √†s 10:57

Mas você é minha maravilha e eu
Sou seu Superman
No swing aqui do leva eu
Quero ver voc√™ meu bem ūüéĶ

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *