fbpx

Para come√ßar, vou te explicar sim o que √© an√°lise SWOT e ainda vou te dar um b√īnus sobre como usar an√°lise SWOT na sua vida pessoal. Cara, acho muito bizarro como podemos misturar conceitos e aprender de uma melhor forma. Mas vamos pra viagem aqui que quero te ensinar o que √© an√°lise SWOT rapidex.

Comece dando play neste instrutivo e divertido vídeo educacional:

LIGA DA JUSTI√áA - CIA AX√Č UAI - BY ARTEBITS
Watch this video on YouTube.

Agora deixa te bagunçar a cabeça. A análise swot é uma ferramenta bastante antiga mas super simples de ser usada. Provavelmente, quando a galera foi fugir de Krypton depois das fulerajes organizacionais e governamentais que rolaram, devem ter aplicado os modelos de o que é análise swot. Isso porque ela funciona para análisede cenários de uma forma objetiva.

E, nós humanos, temos mania de ser subjetivos.

Kryptonianos tamb√©m s√£o subjetivos e a an√°lise swot tamb√©m funciona para eles. Da√≠, pensando melhor sobre teu cen√°rio, talvez a tua melhor solu√ß√£o seja fugir para outro planeta porque voc√™ vai explodir se ficar onde est√°. √Č importante refletir, quando falamos sobre o que √© an√°lise swot, de entender que nem tudo √© preciso ir at√© o fim. E acredito que a an√°lise swot vai te ajudar a saber quando deve ou n√£o.

Eu já usei análise swot para desistir de um contrato uma vez…

Era uma empresa que iria trabalhar, mas precisaria assumir as a√ß√Ķes, dividas e lucros. Fiquei super tenso por uma semana (porque tava no subjetivo), at√© que decidi colocar num papel o que estou ensinando aqui sobre o que √© an√°lise swot. Depois que foi pro papel, em 5 minutos fiz uma liga√ß√£o e desisti da ideia (que era muito arriscada).

Mas okay, aqui estamos e vamos aprender a desengasgar.

Pode n√£o ser prazeroso, mas √© comum. √Č comum que n√≥s deixemos projetos paralisados (entenda projetos como tudo que voc√™ deseja fazer). Imagine o projeto do seu relacionamento amoroso. T√° engasgado? E teu desempenho no trabalho precisa daquele plus? Que – por algum motivo – voc√™ n√£o consegue atingir? E o sexo? O neg√≥cio t√° subindo direito? A defini√ß√£o de o que √© An√°lise SWOT foi criada para empresas.

Mas Imagina os benefícios de tratar você como uma empresa.

Simplesmente viver sem olhar para o futuro pode ser o que a maioria faz, mas isso não significa que você deva fazer igual. A partir de o que é análise SWOT, vou te explicar como que você poderá se destacar (com um modelo simples) em relação às outras pessoas. Mais do que se destacar será a felicidade por atingir o que você tanto deseja. Tenho uma sugestão para você.

Enquanto ler esse artigo, pense em algo atual seu.

Por exemplo, talvez seja seu namoro, performance no trabalho, sua vontade insana de usar sua experiência em jogos para se desenvolver como pessoa (Quest 01 Рgratuito) ou mesmo algo como brigar com a empresa concorrente que anda sabotando seu faturamento. Saber o que é análise swot não vai mudar sua vida, mas vai ajudar a ir numa melhor velocidade.

Quando Usar e o Que é Análise SWOT

Descobrir o que é análise SWOT, bem como aprender a usar vai te dar o poder de analisar sua vida como se fosse uma empresa.

Descobrir o que é análise SWOT, bem como aprender a usar vai te dar o poder de analisar sua vida como se fosse uma empresa.

O que é análise SWOT e como aplicar na vida pessoal.

A Análise SWOT funciona para você:

  • Quando quer o namoro mais blindado e gostoso.
  • Quando deseja aumentar seu sal√°rio.
  • Cuidar do beb√™ (Pais de 1¬™ viagem).
  • Ao buscar novos projetos e rumos.
  • Para perder ajudar a timidez.
  • Quebrar comportamentos.
  • Entrar na Quest 01 do UPV.
  • Criar comportamentos.
  • Ahh, e para empresas!

Muita coisa, né? A análise SWOT é uma ferramenta bastante antiga, mas tem sido redescoberta no ramo do desenvolvimento pessoal recentemente. Todos esses tópicos podem (e, se preciso, devem) ser aplicados na sua vida para atingir o que você tanto deseja. Basicamente, a análise SWOT é um modelo de melhoria contínua para aprender com os erros e seguir atingindo seus objetivos.

O que é análise SWOT e o que Significa…

O SWOT é uma sigla para

  • Strengths (For√ßas),
  • Weakness (Fraquezas),
  • Opportunities (Oportunidades),
  • Threats (Amea√ßas).

Para fazer a sua matriz SWOT, voc√™ precisa unir informa√ß√Ķes do projeto que voc√™ tem em mente analisando cuidadosamente os quatro quadrantes da matriz SWOT. Ahh, mas √© t√£o simples quanto preencher um question√°rio da Capricho! Os resultados s√£o incr√≠veis (e melhorando quanto mais voc√™ aprende), mas a cria√ß√£o √© super simples. Minha dica √© que, se j√° quiser ir aplicando em algo enquanto l√™, v√° pegar um copo d‚Äô√°gua (ou caf√©) e, no caminho, pense no que voc√™ gostaria de desenvolver agora.

Pegou a √°gua? Agora pega uma folha (ou celular/PC).

Escreve as 4 categorias que falei. Vou te ajudar a preencher.

A análise SWOT é dividida em Fatores Internos, ou seja, aqueles que você pode ter controle e também em Fatores Externos, aqueles que você não tem controle. Os Internos são Forças e Fraquezas enquanto os Externos são Oportunidades e Ameaças. Para facilitar o seu entendimento, vou usar um modelo simples de projeto, okay? Vamos supor que eu tenha uma ONG que cuida de gatinhos desabrigados e quero criar uma ONG para cuidar de Corujas Fofas. Por quê? Bem, porque elas são fofas.

Owl - A Funny Owls And Cute Owls Compilation || NEW
Watch this video on YouTube.

Strengths (Forças) e Weakness (Fraquezas)

Estas ficam alinhadas por serem Fatores Internos da an√°lise SWOT.

Pensa nos internos como sendo as habilidades ou recursos que podem te ajudar a atingir seu objetivo. O que sua empresa faz, o local onde atua, o know how que já possui, capital, investidores e similares podem servir de inspiração. Pensando nas Corujas Fofas que falei acima, vamos montar nossa tabela como:

Forças

  • Nicho de atua√ß√£o semelhante.
  • Know How da burocracia para criar ONG.
  • Know How da Jack em Corujas (funcion√°ria).

Fraquezas

  • Conhecimento da Legisla√ß√£o Sobre Corujas.
  • Dist√Ęncia de Local Onde Vivem Corujas.
  • Know How s√≥ da Jack em Corujas.
  • Capital Escasso da ONG.

Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)

Estes s√£o fatores do ambiente Externo. Para analisar estes, √© preciso considerar o microambiente e o macroambiente. No microambiente est√£o a maioria das rela√ß√Ķes sociais que voc√™ possui, como concorr√™ncia, distribui√ß√£o e clientes. No macroambiente, est√£o as grandes quest√Ķes que voc√™ n√£o tem controle, como legisla√ß√£o, disponibilidade de tecnologia e interesse demogr√°fico.

Ambos entram juntos nas Oportunidades e Ameaças, mas é importante fazer cada um separado, para entender melhor o cenário que você atua.

Oportunidades

  • Concorr√™ncia baix√≠ssima ou nula.
  • Clientes atuais interessados.

Ameaças

  • Legisla√ß√£o sobre corujas.
  • P√ļblico muito escasso.
  • Perigo com contrabandistas.

Ficou confuso? Não se preocupe, essa era a intenção!

A confusão foi causada para que eu possa te explicar o objetivo final por da análise SWOT. Muitas pessoas cometem esse erro que acaba por inutilizar toda a beleza e poder que a análise SWOT possui. Toda a mudança pode ser negligenciada por achar que tudo depende apenas de uma simples análise SWOT.

A análise SWOT é simples. Mas ela muda! Previna-se abaixo!

Onde Usar O Que é Análise SWOT?

√Č simples de fazer e, mais importante do que isso: voc√™ tem bastante liberdade para errar quando aplicar em seus projetos pessoais.

√Č simples de fazer e, mais importante do que isso: voc√™ tem bastante liberdade para errar quando aplicar em seus projetos pessoais.

Análise SWOT é uma metodologia voltada à percepção do contexto e pode ser feita várias vezes para melhorar cada vez mais a aplicação. O que é análise SWOT? Já consegue responder para você? Aqui vou te falar sobre a análise hipotética da ONG de corujas que conversamos acima e porque ela ficou tão confusa.

Então vamos à correção (antes do erro).

Primeiro voc√™ define seu ambiente interno, certo? Imagine a seguinte situa√ß√£o: voc√™ sabe dirigir e sempre dirigiu na sua cidade. Sabe se localizar e muito bem. Ou seja, sua For√ßa √© ter know how em dirigir, se supormos que seu projeto √© viajar para uma outra cidade. Ao chegar na outra cidade, voc√™ percebe que ela tem m√£o √ļnica (tipo Jo√£o Pessoa ou Natal). Nos primeiros 15 minutos na cidade voc√™ leva 2 apitos de amarelinhos, pega 3 contram√£o e fica rodando em c√≠rculos tentando chegar no hotel (aconteceu comigo em Jo√£o Pessoa).

Sua Força se torna Fraqueza se não conhecer o Externo.

O não conhecimento da legislação pode ser uma Fraqueza que poderá se tornar uma Oportunidade ou uma Ameaça, a depender de como será essa legislação. E aqui é onde fica o pulo do gato (ou segredo): faça sua análise SWOT sabendo que ela irá representar o cenário atual. Cometer o erro de supor que você sabe algo é perigoso e pode prejudicar o andamento.

A honestidade na an√°lise SWOT te far√° continuar a jornada de sucesso.

Sua primeira avaliação tinha como fraqueza a falta de know how sobre a legislação ou sobre o assunto? Ou, talvez, você dependa totalmente de uma funcionária que possa ir embora a qualquer minuto. O que você poderia fazer em relação a isso? E, quando fizer, entenda que sua análise SWOT vai mudar e você terá uma nova matriz SWOT em mãos para trabalhar.

Sempre mudando, a matriz SWOT precisa representar a realidade!

Fa√ßa sua an√°lise SWOT e, abaixo dela, liste as 5 principais a√ß√Ķes que poderiam modificar ela. Ou seja, te levar para o pr√≥ximo n√≠vel do seu desenvolvimento. Ahh, n√£o tenha medo de falhar na an√°lise. O importante √© testar. E, a partir de cada teste, sua matriz SWOT vai se adaptando e melhorando a forma como ela pr√≥pria se manifesta.

E, sobre adapta√ß√Ķes, te digo que acredito em longo prazo‚Ķ

Tem gente que fala sobre ‚Äúmaratona‚ÄĚ ao inv√©s de ‚Äúcorrida‚ÄĚ. A diferen√ßa √© que, por mais √ļtil e legal que esse artigo tenha sido, ele n√£o vai mudar sua vida. Ele foi feito tentando te ajudar sem te conhecer. Para voc√™ ter acesso a algo de alt√≠ssimo n√≠vel, preciso te oferecer desafios. E eu tenho, gratuitamente, 90 dias de desafios distribu√≠dos em 4 Quests.

A primeira é a Quest 01, parecida com o que é análise SWOT.

A Quest 01 do Upando Na Vida vai te lançar desafios diários para seu desenvolvimento pessoa usando técnicas de jogos vindas da Gamificação. Pouco a pouco, seu comportamento e mindset vão mudando até você se tornar uma nova pessoa. E, se você for capaz e estiver transformado, talvez você receba o convite para participar da Quest 05 (nível secreto). E aí, tá afim?

Aceite Aqui

 


Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

2 coment√°rios

Rodrigo Nasc · 10 de abril de 2019 √†s 10:17

Foge, fodge, Mulher Maravilha, com o Superman! ūüėé

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.