fbpx
Produtividade Pessoal pode ser traduzido de uma forma simples como: ser feliz otimizando a vida.

Produtividade Pessoal pode ser traduzido de uma forma simples como: ser feliz otimizando a vida.

Produtividade pessoal não é uma palavra simples de definir, certo? Lidamos com isto o tempo todo e entendemos a sua dúvida sobre o que realmente é produtividade pessoal. Mas, principalmente, nós nos preocupamos no motivo pelo qual você procura encontrar esse recurso para sua vida. Aqui você vai entender o que talvez ainda não tenha encontrado. Aqui você descobrirá o quão magnífica uma vida com produtividade pessoal poderá ser.

Produtividade pessoal te ajuda a não se arrepender de viver.

“Arrepender de viver?”. Exatamente. Com sua permissão, vou te fazer duas perguntas bem pessoais agora. Se você se permitir, responda para você mesmo (sim, é pra você). Se você não se permitir, tudo bem. A primeira pergunta é bem simples. Quanto tempo você acredita que passou no WhatsApp ontem? Se você supor pouco mais de uma hora, significa que ao longo de um ano você usou 400 horas da sua vida para ficar no Whats. A segunda pergunta para você é: você se orgulha ou se arrepende disto?

Produtividade pessoal dá orgulho, mesmo que seja se divertindo!

Podemos até chamar isso de viver no agora ou viver intensamente. Isso porque a maior parte das pessoas acaba sendo refém da própria vida e não tomando as próprias decisões, mas deixando que o sistema ao seu redor manipule seu pensamento. Produtividade não é algo de loucos que apenas trabalham, mas é viver com eficiência. Se você está com seu filho ou sua namorada(o), é bom que esteja de verdade.

Neste artigo, é isso que você vai aprender: presença.

Presença de se colocar sempre onde você está. Por mais simples que seja sua atividade, aumentar a eficiência e colocar sua mente totalmente imersa nessa atividade fará você ser produtivo em todas as esferas da sua vida. Ahh, ainda vou te convidar (lá pra frente) para um modelo de desenvolvimento pessoal usando técnicas de Gamificação. Se você aceitar a Missão, garanto que será uma pessoa melhor.

“Afinal, como a produtividade pessoal pode me ajudar?”

Todas essas frases foram removidas do vídeo abaixo (legendas em inglês):

The 5 LESSONS In Life People Learn TOO LATE
Watch this video on YouTube.

Agora vou te dar uma ajuda em como fazer com que sua produtividade pessoal crie raízes na sua vida e te leve para novos patamares. Vou fazer isso dividindo a vida em algumas áreas principais. Não vou falar sobre produtividade no trabalho porque, normalmente, focamos totalmente em produtividade no trabalho. Mas, neste artigo, falaremos apenas de produtividade pessoal e como isto afeta e melhora sua qualidade de vida.

Pronto? Presta atenção especial no tópico sobre relacionamentos…

1. Produtividade Pessoal Na Espiritualidade

Seja o que representa espiritualidade para você, entenda e respeite esse seu lado na sua produtividade pessoal.

Seja o que representa espiritualidade para você, entenda e respeite esse seu lado na sua produtividade pessoal.

Espiritualidade tem representações diferentes para diferentes pessoas. Fique com sua definição na mente e use-a para entender que produtividade pessoal pode sim ser usada para alavancar a espiritualidade. Se você ainda estiver achando estranho enquanto lê, vou te falar um caso real, okay? Aqui você já vai entender que produtividade pessoal, realmente, pode funcionar em todas esferas da sua vida.

Uma cliente ficou em paz com sua espiritualidade

Hoje sou ex-Coach (história aqui) e, no passado, lembro dos resultados de uma cliente que tive. Tivemos algumas conversas e chegamos juntos a uma percepção: o afastamento dela da espiritualidade estava impactando no objetivo final. Apesar dela ter me contratado com um objetivo de passar num concurso, percebemos que era necessário que ela estivesse bem com seu lado espiritual. Com algumas conversas e metas bem estabelecidas, ela conseguiu atingir os “resultados espirituais”, aumentar sua produtividade pessoal e voltar a mirar no objetivo do concurso.

“Mas quais eram as metas espirituais?”

Para essa cliente em específico (afinal, as as metas são totalmente pessoais), os objetivos que ela traçou foram de ter uma conversa com o representante da religião. Essa conversa era o início e ela precisou vencer seu medo para tê-la. Aliás, Will Smith teve um filme inteiro sobre medo. Logo após isso, ela começou a assumir diversos papéis e começou a poder dormir tranquila, sem arrependimentos. Pouco a pouco, a satisfação dela com a vida começou a ajudar com sua produtividade pessoal e seus objetivos finais.

Produtividade pessoal, no ramo espiritual, é muito subjetivo

Cada pessoa tem suas crenças, seus modos de ver a espiritualidade e seus próprios rituais. Alguns sequer uma crença tem, então a sua meta (se você quiser ter uma), é simplesmente sua. A produtividade pessoal nessa área tem como maior objetivo te dar a oportunidade de estar mais feliz consigo e com o que você considerar espiritualidade.

2. Nos Relacionamentos Amorosos

Que tal colocar seu relacionamento em pauta na produtividade pessoal? Imagine os magníficos resultados que duas pessoas com um objetivo podem alcançar!

Que tal colocar seu relacionamento em pauta na produtividade pessoal? Imagine os magníficos resultados que duas pessoas com um objetivo podem alcançar!

Essa é outra área difícil de acreditar que podemos ter produtividade pessoal, né? Eu entendo, não é tão comum falar disso. Afinal, produtividade parece até com análise SWOT pessoal, mas ambas podem ser usadas para a área amorosa. O que estamos vendo hoje são pessoas querendo mais qualidade de vida. A felicidade está cada vez mais em foco, então podemos nos deixar nos preocupar com isto: em ser felizes.

Primeiro passo: queira melhorar, queira mudar.

A produtividade pessoal no amor não é tão simples, mas é totalmente possível e prazerosa. Pare um minuto e tente analisar quantos casais ao seu redor tem um momento íntimo para conversar sobre a própria relação. Não precisa ir tão longe, você pode analisar sua própria relação (atual ou anterior). Por anos ouvimos que “diálogo” é a solução, mas nem sempre sabemos como aplicar. A produtividade pessoal aqui não é tão simples porque exige que a outra pessoa queira colaborar. Que queira entender e crescer, mas…

nada é impossível quando há Amor Evolutivo, certo?

Enquanto essa chama do amor brilhar num casal, a produtividade pessoal amorosa poderá realmente fazer ela durar mais tempo e continuar brilhando por muito mais tempo. Por agora você pode estar se perguntando como aplicar isto. Vou te dar cinco simples perguntas que você poderá levar para seu parceiro ou parceira hoje mesmo. Essas perguntas são super complexas, difíceis (quase impossíveis), mas tenho certeza que você conseguirá aplicar e já ter um relacionamento melhor hoje mesmo.

Frases Para Melhorar Sua Produtividade Pessoal Amorosa

  • “Estou fazendo algo que te magoa?”
  • “Como podemos ser um casal mais unido?”
  • “O que posso fazer para te deixar mais feliz?”
  • “Como seria o dia perfeito para passarmos juntos?”
  • “Eu sou um bom marido/esposa/namorado/namorada?”

Difícil, né? Talvez você seja o tipo de pessoa que achou fácil, mas entenda que aplicar a produtividade pessoal com esse tipo de abertura não é tão simples para a maioria das pessoas. Tenho certeza que algumas pessoas podem ter achado super simples as perguntas, mas travariam de medo se fossem aplicar na prática. Procure a raiz desse medo (se você tiver) e entenda que esse é o primeiro passo: o diálogo. As ações são o próximo passo para a produtividade pessoal no relacionamento amoroso.

Na próxima área, arrependimentos de pessoas a partir dos 40 anos.

3. Produtividade Pessoal no Bem-Estar

Não precisa ser super-fit zen yogi. Mas basta apenas estar bem com seu corpo e sua saúde que sua produtividade pessoal no bem estar ficará completa.

Não precisa ser super-fit zen yogi. Mas basta apenas estar bem com seu corpo e sua saúde que sua produtividade pessoal no bem estar ficará completa.

Vou tratar bem-estar aqui como sendo uma área que envolve alimentação, cuidados com o corpo e saúde. De forma geral, é ter o corpo que quer ter com menos intoxicações alimentares e menos problemas de saúde. Ou seja, toda essa área pode abranger desde o bucho de cerveja, o crossfit e a diabetes ou pressão alta!

Sem exageros, cerveja é bom sim. Principalmente geladinha!

Haha. Não se preocupe, entendo que viver é se divertir. Lembra o que o Jack Ma, lá do começo do artigo, falou? Aproveite a vida. Uma vida totalmente e completamente saudável não teria cerveja nem açúcar nem um monte de alimentos que nós adoramos, mas não precisa ser tão radical. A pergunta apenas é: você está feliz com seu bem-estar atualmente? Se não, e a partir de tudo que leu aqui, gostaria de ter produtividade pessoal para atingir uma boa saúde, alimentação e aquele corpo que sempre quis?

Que tal testar a Quest 01, do Upando Na Vida, para treinar isso?

Mas no que a produtividade pessoal no bem estar poderia te ajudar, afinal? Sabe como funciona um personal trainer? É parecido, mas totalmente diferente (isso não fez sentido, admito). O personal trainer é a pessoa responsável por preparar seus treinos, te motivar e te fazer completar os exercícios propostos. Uma observação importante: exercícios físicos. Personal trainer, bem como nutricionistas, são excelentes para te ajudar nisso, mas se você já testou estes e não funcionou, talvez você precise de algo que encontre seus próprios motivos interiores e ajuste de comportamento.

Sem motivação, o que sobra é seu comportamento.

Quando você atinge um comportamento campeão, conectado com seus motivos e objetivos finais, você consegue seguir aquela dieta da nutricionista ou os treinos do personal (com ou sem ele). Um resultado que você deve esperar da produtividade pessoal no bem estar é o de conseguir fazer seus objetivos com menos resistências, mas com maior assertividade. Sabe aquele refrigerante ou aquela costelinha? Talvez ainda dê para aceitar, mas será com maior respeito ao seu corpo. Sabe aquela esteira na academia? Talvez seja substituída por algo que você goste e tenha o mesmo efeito.

Agora você vai entender como pode ganhar muito mais dinheiro!

4. Produtividade Financeira (Não Profissional)

Qual foi a última vez que você colocou metas para sua área financeira da vida?

Qual foi a última vez que você colocou metas para sua área financeira da vida?

A produtividade pessoal financeira pode parecer que está relacionada com o lado profissional, mas vou te explicar o porque não. Na verdade, essa explicação é tão importante que talvez seja o que te faça ganhar mais dinheiro (com o mesmo salário)!

Quais são, hoje, suas metas financeiras?

É comum que as pessoas vivam suas vidas simplesmente consumindo o dinheiro que recebem mês a mês. Algo que poucas percebem (e você entenderá agora) é que a falta de objetivo acaba empilhando dívidas no cartão de crédito. O motivo disso é bem simples e se torna óbvio quando você descobre: o cartão de crédito (e os carnês) são suas metas, mas estão viradas de cabeça para baixo.

Tá tudo virado de cabeça pra baixo, maluco!

O cartão de crédito e as dívidas que nós nos responsabilizamos são os grandes criadores dos vícios financeiros que temos. Em algum momento da sua vida você já falou a frase “melhor gastar com tal atividade se não eu vou gastar de todo jeito? Eu já vi isso acontecer com pessoas que ganham um salário mínimo e decidem “comprar uma moto se não vou gastar de todo jeito” e também com pessoas que tem bônus de fim de ano imenso. A frase muda, mas a mentalidade não. “Vou comprar um apartamento, se não vou gastar de todo jeito”.

“Se não vou gastar de todo jeito” e gastou sem ter jeito.

O que é possível fazer nesse sentido? A mudança na produtividade pessoal financeira tem seu maior resultado quando há mudança de mindset. Em especial, quando se passa a olhar o dinheiro com mais respeito e menos impulso. Não ter impulso não significa deixar o cartão de crédito em casa (apesar de poder ajudar), mas significa ter assertividade e parar de usar a palavra gastar para começar a usar a palavra investir.

E essa é a definição de produtividade pessoal financeira.

Agora já imaginou como seria, na prática e com desafios diários, poder experimentar tudo isso que você leu no artigo? Sim, o que você leu está vago porque eu ainda não sei se você está pronto para algo mais profundo. Se estiver, te convido para 90 dias gratuitos de desafios diários usando Gamificação para sua produtividade pessoal. Basta aceitar a Quest 01 do Upando Na Vida e, se você vencer os desafios, receberá as próximas!

 


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

1 comentário

Rodrigo Nasc · 14 de abril de 2019 às 09:14

Ai, dinheiro! Pra quê dinheiro, se ela não me dá bola? Em casa de batuqueiro, só quem fala é viola! 🎵

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.