fbpx
Eita presente bom! Esse foi um caderninho que me ajudou muito a aprender como escrever um diário.

Eita presente bom! Esse foi um caderninho que me ajudou muito a aprender como escrever um diário.

Como escrever um diário é uma habilidade que muitas pessoas sequer sabem que precisam. Neste artigo vou te mostrar a minha forma de criar um diário e acredito que você vá até se surpreender. Ao longo do artigo, além de te falar os 7 passos que usei para meus diários, também vou te recomendar um app de diário (e teste emocional) além de dicas que você levaria anos para aprender só. Para começar, existem duas verdades que não te contaram sobre como escrever um diário.

  • Diário não precisa ser escrito (nem papel nem digital).
  • Diário não é algo somente emocional, é produtividade.

Os maiores benefícios para quem cria o seu diário são os de que você terá histórico de pensamentos e desenvolvimento próprio, podendo se tratar como uma empresa e entender que cada passo que você dá é baseado nos passos que deu. Nunca deixar seu passado te prender é importante, mas não levar o passado em consideração é como ter um mapa e não utilizar.

Utilize o mapa de forma correta e chegará onde quer. 😎

Por exemplo, te digo que um dos melhores hábitos que adquiri lá em 2015 foi de fazer diários diariamente (preciso repetir a palavra). Na época, eu tinha um objetivo muito louco em mente e não tinha as habilidades necessárias, então resolvi tentar melhorar minha habilidade de como escrever um diário. Acontece que, conforme fui escrevendo meu diário, comecei a aprender algo oculto naquela técnica… e isso é algo que te falarei no passo 4 deste artigo!

E comecei a fazer diários em vídeo desde 2014…

Comecei a gravar diários (não diariamente) em 2014 e, em 2016, já estava muito melhor que em 2014. Hoje, em 2019, um dos meus maiores orgulhos é ter uma ótima dicção e saber explicar minhas ideias de uma forma que nem acreditava que seria possível. Desde pequeno sempre preferi ficar calado por ter medo e vergonha. Tudo isso só foi possível ao aprender como escrever um diário.

E meu 1º passo é o 1º passo deste artigo…

1. Crie o Hábito de Como Escrever Um Diário

Escrever, desenhar, pintar, quebrar o lápis. Tanto faz, o início de qualquer diário é na segunda página (porque guardamos a primeira para ficar mais bonito, né?).

Escrever, desenhar, pintar, quebrar o lápis. Tanto faz, o início de qualquer diário é na segunda página (porque guardamos a primeira para ficar mais bonito, né?).

“Oi, tudo bem? Bem, não sei o que dizer. Mas tô aqui. Xau”.

Foi mais ou menos isso que escrevi no meu primeiro diário lá em 2014/15. Qual era o objetivo dele? Era apenas ter um diário. Eu estava com a cara inchada devido a uma alergia e queria aprender a falar bem. Só isso. Mas foi sem querer que eu comecei a aprender como escrever um diário seria grandioso para mim. Eu me coloquei num sistema de hábitos diários e, todos os dias, logo antes de dormir, abria a câmera do meu celular e gravava meu diário.

“Mas Nasc, isso vale para diário escrito?”

Sim e vale até mais. Um problema que eu tive com minha forma de como escrever um diário em vídeo foi que eu “perdi tudo”. Está tudo guardado no Google Photos, mas eu preciso procurar um por um. Isso é diferente das anotações que tenho no Trello, por exemplo. Lá basta pesquisar algo simples e vou direto onde quero estar. Ou seja, não tem como “pesquisar” no vídeo, apenas no texto digital.

Diário escrito no digital é bem melhor do que diário em vídeo.

Mas essa dica é válida se você não quiser testar e melhorar sua dicção. Aquele foi meu objetivo e, conforme eu melhorava minha técnica, melhor eu ficava em como escrever um diário. Era simples, diário, e melhorava, mas tem algo importante que me faria ter parado se eu não tivesse feito. Vou compartilhar isso com você no próximo passo.

2. Decida Quais Áreas da Vida

Existe o diário da garotinha de 16 anos falando do crush…

E existe o diário do empreendedor serial louco que tem 7 empresas e tá querendo abrir a oitava próxima semana. Qual a diferença? Apenas as áreas da vida. Se você não tiver a área da vida que quer amplificar com seu diário, tudo será em vão e ponto final. Existe algo interessante que o bodybuilding ensina muito bem.

“No pain, no gain” ou “Sem dor, sem ganho”. 👀

Até um amigo, o Áquila Adler (nome estranho, eu sei), brincou comigo sobre minha arte. Eu gosto de escrever e me esforço muito na minha arte da escrita. Ele misturou a frase e disse “No Pen, No Gain” em referência ao Pen (caneta). E acontece que, apesar de meu ombro estar doendo muito enquanto escrevo este artigo (preciso comprar uma mesinha), eu o faço com todo prazer de saber que a dor e o esforço me farão melhor.

E é essa conexão… qual área da vida seu diário vai amplificar?

Se você tiver isso bem definido, você pode acabar descobrindo como escrever um diário antiestresse. Imagina que você é alguém estressado e que estoura com as pessoas facilmente. Se o foco de como escrever seu diário for em tratar melhor as pessoas, basta relatar este fato e você ficará cada vez melhor em medir seus resultados e aprender com seus erros. Eita!

Acabei de falar o grande segredo de todo nosso papo! 😱

3. Faça Medições Contínuas

Números? Como medir seu desempenho usando um diário? É bem mais simples do que você imagina.

Números? Como medir seu desempenho usando um diário? É bem mais simples do que você imagina.

O segredo do nosso papo é medir!

E como escrever um diário vai ajudar você a medir? Hahaha. Simples, medindo. A pergunta pode parecer estúpida, mas nossas memórias do dia são processadas enquanto dormimos e algumas são tão fraquinhas que esquecemos quase que para sempre. A memória funciona ao potencializar nossas sinapses. Porém, muitos eventos “pequenos” e sem relevância são importantes no longo prazo. Se você não lembrar deles no dia, nunca mais lembrará.

Como escrever um diário tem tudo haver com isso!

Quando você, ao final do dia, decide como escrever um diário baseado em gratidão (bem famoso, aliás), você irá lembrar dos eventos do dia no qual você é grato. É bizarro, mas se você for uma pessoa super negativa e se forçar a fazer isso, todos os dias você vai potencializar sua memória e aprendizado da gratidão ao entender como escrever um diário de gratidão. Bizarro, né? E o grande segredo é que…

…o diário é o próprio medidor! 😮

Isso significa que você não precisa colocar gráficos nem nada, você pode deixar o seu subconsciente decidir por você. Assim você atinge seus objetivos de uma forma mais automatizada. Sim, óbvio que ter medições objetivas vai ajudar, mas pra quem não sabe como escrever um diário ainda, isso é suficiente. E já te falarei sobre essa questão de medir objetivamente, tá? Por enquanto,

vou te falar um dos meus maiores defeitos (que são virtudes).

4. Como Escrever um Diário Com Técnica

Em uma entrevista de emprego, alguém responde.

“Meu maior defeito é que sou muito focado no trabalho e meus padrões de excelência são tão altos que prefiro fazer hora extra do que ficar com minha família. Minha maior virtude é ser totalmente franco e verdadeiro com meus superiores e cumprir, plenamente, as ordens desempenhas. Meu maior valor é o valor da empresa que estou sendo contratado e devotarei minha vida para ela.”

Eu não contrataria uma pessoa dessa pra minha empresa. 😜

Qual o sentido de contratar um profissional que parece uma porta? Sem lógica. Te falei isso daí acima porque é um tipo de discurso padrão do pessoal que quer enganar entrevistadores de emprego. A verdade é que não consegue enganar não. Quando você quer saber como escrever um diário, melhorar sua técnica, ter personalidade e andar na linha da melhoria contínua é crucial para seu desenvolvimento. Por quê?

Porque se não você continuará no mesmo nível.

Para mim, que sou um monstro criativo, é extremamente difícil me manter focado. Para quem é extremamente focado, é difícil se manter criativo. Então, caso você seja muito criativo, perceberá que melhorará sua técnica o tempo todo, talvez até paralisando o processo para poder mudar ela. Se você for muito focado, precisará até colocar na agenda uma data para poder analisar sua técnica e melhorar algo nela.

Falando em agenda, tem algo que pode te ajudar nisso.

Toda vez que digo pra alguém fazer um lembrete ou colocar algo na agenda, me dá um santo desespero. Isso pelo fato de eu não acreditar na forma como as pessoas usam esses sistemas. O único livro da minha vida que li 3 vezes foi o GTD e nele aprendi tanta coisa que muito dele está na Quest 01 do Upando Na Vida. Nela eu vou te desafiar, com técnicas de jogos, a se tornar uma pessoa melhor com até 90 dias gratuitos (você precisará passar nas etapas para poder ter acesso).

Ns 90 dias, você descobrirá as formas corretas de usar uma agenda.

Ainda assim, a Quest 01 poderá te levar, ao final dos 90 dias gratuitos, para um curso pago que custará meio fígado e te ensinará a controlar sua criatividade ou a manipular seu foco. Isso tudo é importante porque como escrever um diário se você não tem bases de comparação? Se você aceitar o desafio e desejar ser uma pessoa melhor com técnicas de Gamificação, aceite a Quest 01.

Algo crucial para como escrever um diário é o grupo… 👍

5. Como Escrever Um Diário em Grupo

É, Whatsapp não serve apenas pras brigas no grupo da família. Tem muito mais aqui dentro!

É, Whatsapp não serve apenas pras brigas no grupo da família. Tem muito mais aqui dentro!

Na Gamificação existe o teste de personalidade de Bartle.

Esse teste, ao longo do tempo, mostrou que 60% das pessoas possuem perfil de socializadores. E você não é diferente. É bem provável que, ao juntar pessoas que querem aprender como escrever um diário, você só precise conversar diariamente sobre o assunto e, de repente, aprenderão técnicas novas diariamente uns com os outros. Esse é um passo simples de como escrever um diário. Isso porque não sou eu quem vai te dizer o que fazer, mas sim o grupo.

Networking, brainstorming e respeito mútuo. 🏋️‍♂️

Ahhh, claro, e proibição de bom dia no grupo. Foquem em um objetivo e poderão crescer juntos ao aprender como escrever um diário. Junte entre 5 e 10 pessoas e comece seu grupo no Zap sobre isso. Com certeza vocês terão ótimos resultados se continuarem pesquisando e explorando as novas formas de como escrever um diário.

E como pesquisar?

6. Pesquise

Com todos os passos que te dei, você já está bem perto.

Pesquisar não significa, necessariamente, internet. Pesquisar significa conversar, entender, ler e perceber diferentes formas de ser feito. Também significa pesquisar dentro de você enquanto você escreve e poder voltar no que escreveu. O que for importante na sua vida nesse momento merece receber atenção, então você será responsável pela pesquisa apenas do que é importante.

Pesquise como escrever um diário e compartilhe.

Compartilhe numa rede social tua e volte pro passo 5. Peça opinião, peça ajuda, descubra um pouco de outras formas de fazer diários e vá agregando conceitos. Seu diário não precisa ser somente escrito nem somente vídeo. Se você souber fazer uma análise SWOT pessoal, poderá saber como escrever um diário muito mais objetivo. Dica secreta relâmpago abaixo:

baixe o app Cíngulo, faça o teste emocional e use o diário dele.

Mas se você se estressar (ou estiver lendo aqui já achando difícil), entenda que tudo isso é besteira. Tudo isso é bobagem. O diário não importa, as técnicas não importam. Nada disso importa se você não estiver bem. Seu objetivo é ficar bem, certo? Ficar melhor, mais produtivo e mais forte pro amanhã? Que assim seja então. Tudo que é novo dói um pouco, mas se você resiste muito talvez não seja seu momento…

E isso nos leva para o último, e mais importante, passo.

7. Relaxe

Cervejinha e água de coco só são aproveitados se você estiver com a mente limpa. Relaxe.

Cervejinha e água de coco só são aproveitados se você estiver com a mente limpa. Relaxe.

Sempre que eu ficava triste, escrevia.

Sempre que eu ficava feliz, escrevia. Como escrever um diário para mim que amo escrever? Como eu poderia saber que amo escrever sem ter escrito? Passei minha vida toda fazendo tudo menos escrever. No meu caso, aprender como escrever um diário significou encontrar uma paixão, encontrar uma loucura que me faz acordar às 4:29 todo dia para escrever. No teu caso pode ser a empresa que você quer abrir.

A habilidade de como escrever um diário é importante.

Mas, assim como a leitura, não é algo necessário. Nada é necessário se não a sua felicidade. Se você está mal porque está a meses tentando descobrir como escrever um diário então, com todo prazer, desista. Desistir não te faz fraco, te faz seletivo. Ler é importante? Para alguns, mas não para todos. E talvez você até tenha discordado disso. E tudo bem, é assim que a vida é. Se você não consegue seguir o passo 1 e, simplesmente, começar, bem como não consegue seguir o passo 7 de relaxar…

…então a Quest 01 do Upando Na Vida é para você. 👑

Na verdade, é para todos. Vivemos num mundo cheio de estímulos que nos tiram do centro e nos fazem esquecer nossa essência. Através da Gamificação, quero te ajudar gratuitamente por até 90 dias te enviando desafios diários no seu email para que você se torne uma pessoa melhor, que se respeita e é super produtiva. Se, ao final desses 90 dias, tiver valido à pena para você, então vou te oferecer um curso pago que custa meio fígado e você pagará com prazer.

De repente, como escrever um diário será simples com a Quest 01.


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

1 comentário

Rodrigo Nasc · 25 de abril de 2019 às 17:37

Eu era muito bizonho quando comecei a aprender como escrever um diário. Mas é isso aí, é sendo bizonho que se aprende. 😜

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.