fbpx

GTD √© um livro, um m√©todo e uma b√≠blia para alguns. Significa Getting Things Done e √© um livro do David Allen criado na d√©cada de 90 que foi traduzido como A Arte de Fazer Acontecer. Eu n√£o leio muitos livros e costumo ler apenas uma vez. Normalmente, n√£o vejo muito valor em reler um livro, mas o M√©todo GTD foi o √ļnico que precisei ler tr√™s vezes. Neste artigo vou te falar um pouco do m√©todo GTD e, depois, te falar da t√©cnica contra indecis√£o que aprendi.

Eu aprendi a técnica dos 2 minutos na terceira leitura do GTD!

E ela √© simples. Simples demais. Ahh, mas n√£o vou falar sobre o livro todo aqui, vou falar sobre a implanta√ß√£o de apenas essa magn√≠fica t√©cnica que me fez deixar de ser um cara indeciso para ser um cara reconhecido por sua agilidade e velocidade na resolu√ß√£o de problemas. Sabe o pau pra toda obra? Pois √©, eu n√£o era! Agora eu sou, mas tamb√©m sei ser o anal√≠tico no momento certo. Sabe o que √© importante? √Č saber dosar. Se voc√™, em algum momento,

já quis ser só um pouco diferente para enfrentar um problema atual,

então a técnica dos 2 minutos poderá te trazer tantos benefícios como me trouxe. Deixa eu te explicar onde EU uso a técnica dos 2 minutos na minha vida. Use como inspiração o que você quiser para usar na sua vida também.

  • Para limpar uma mancha dum copo de suco que derramou na hora.
  • Para n√£o protelar e cair direto na a√ß√£o nos meus estudos.
  • Para falar com quem eu quiser assim que der vontade.
  • Para pensar menos, agir mais e colher os frutos.
  • Para decidir com mais assertividade o que n√£o quero.
  • Para enfrentar situa√ß√Ķes, normalmente, desconfort√°veis.
  • Para perceber quantas novas ideias vem quando descarto as ruins.

O Método GTD é Difícil, Admito

Não é complexo, é apenas difícil. Vai dar trabalho implementar, mas vai valer à pena.

Não é complexo, é apenas difícil. Vai dar trabalho implementar, mas vai valer à pena.

Se você quiser resultados incríveis, eu preciso te dizer que não será fácil, então não vou te iludir e dizer que será igual ao TimeLog com SaveMyTime que você aplica já em 24h e vê resultados. Para você usar o método GTD passo a passo você precisará de esforço, vai errar muito e vai ficar muito confuso. Sabe, a implantação do método GTD na minha vida reforçou alguns conceitos que já vemos por aí muitas vezes.

‚ÄúVai ficar pior antes de ficar melhor‚ÄĚ

A primeira expectativa que temos quando implantamos um sistema é que ele funcionará e vai melhorar tudo, mas no caso do método GTD, vai demorar um pouco até sentir os resultados e, muitas vezes, você poderá acabar tomando a decisão errada. Mas não se preocupe, com o tempo você irá ajustar inconscientemente e passará a ter maior assertividade, velocidade e execução dos seus projetos.

O Que é o Método GTD

Para resumir toda ópera complexa do método GTD, você apenas precisa entender as cinco fases do GTD de forma que possa colocar em funcionamento na sua vida. Essas fases foram criadas para poder dar suporte a uma vida corrida e, levando em conta que o método GTD é da década de 90, algumas fases ficaram mais fáceis de implantar. As fases são Coleta, Processamento, Organização, Revisão e Execução.

Fase 1: Coleta de Tarefas

O M√©todo GTD chama a sua lista de tarefas de ‚Äúin-bucket‚ÄĚ. Em tradu√ß√£o livre, √© algo como ‚Äúcoisas dentro do balde‚ÄĚ. N√£o sei porque coloquei essa imagem, mas √© isso a√≠.

O M√©todo GTD chama a sua lista de tarefas de ‚Äúin-bucket‚ÄĚ. Em tradu√ß√£o livre, √© algo como ‚Äúcoisas dentro do balde‚ÄĚ. N√£o sei porque coloquei essa imagem, mas √© isso a√≠.

A fase de coleta vai ter bastante similaridades com a t√©cnica dos 2 min do m√©todo GTD. Aqui √© onde voc√™ ter√° o maior ganho em sua produtividade mas, principalmente, na sua mem√≥ria! Voc√™ sabia que pode ter perdido o projeto que vai mudar sua vida pelo simples motivo de ter dito ‚ÄúQuando chegar em casa eu lembro‚ÄĚ?

Você já disse que iria lembrar e esqueceu?

Se você responder que sim, significa que lembrou de algo que esqueceu e depois lembro (fiquei confuso). Mas e as coisas que você não lembrou? E a consulta com o dentista que fica incomodando para sempre? O que você pode fazer, nesse caso, é simplesmente anotar. O método GTD diz que você precisa de um sistema que possa confiar. A gente vira tipo Cyborg, sabe? Nossa memória vai para outro sistema. Se você nunca usou um sistema assim, recomendo o Google Keep por ser bastante leve.

Funciona assim: pare de tentar lembrar. Anote tudo.

Fase 2: Processamento de Tarefas

√Č aqui onde a maioria das pessoas vai parar de usar o m√©todo GTD. Voc√™ √© diferente? Acha que consegue? Mesmo, mesmo? Ent√£o aceite a Quest01 do Upando Na Vida, l√° vou te enviar armas poderosas para te ajudar com todas as esferas e dificuldades que voc√™ enfrenta usando t√©cnicas de gamifica√ß√£o para melhorar teu foco e destruir a tua procrastina√ß√£o (que √© um boss fdp, convenhamos).

Mas beleza, por qual motivo as pessoas param aqui?

Porque, quando você começar a coletar tudo, vai passar a deixar de querer lembrar. Se você não tem um sistema de processamento eficaz, então acabará perdendo tudo que anotou (inclusive a consulta com o dentista). O método GTD é bem completo nesse sentido porque ele não te deixa na mão. A solução aqui é colocar ciclos de processamento. Não sabe o que fazer ou como lembrar diariamente? Volta no link lá em cima, em alguns dias na Quest 01 você já saberá.

Beleza, processamento significa abrir sua lista de coleta.

Abriu, agora decide: vale à pena continuar com essa ideia agora? Ela é lixo? Ela será importante no futuro? Minha nossa, minha cabeça ficou muito mais tranquila depois dessa fase do método GTD. Tem tanto projeto que a gente fica remoendo e nunca paramos para analisar que você não tem noção! Putz! Se não valer à pena, ou descarta (lixo) ou coloca em espera (para algum dia) ou arquiva (porque sim).

Beleza, se a tarefa vale à pena continuar, vamos pra próxima etapa.

Fase 3: Organização de Tarefas

Isso fica mais simples hoje com os EspertoPhones.

O método GTD foi feito pensando naqueles arquivos cheios de pastas empoeiradas e tinha um outro princípio: se você quer algum documento do arquivo, ele precisa estar tão organizado que você deve encontrar ele dentro de, no máximo, 1 minuto. Hoje podemos usar Evernote, Trello, Todoist, Drive e mil outros sistemas para pesquisar rapidinho.

O importante, porém, é categorizar adequadamente esse sistema.

Por exemplo, por um tempo eu usei um projeto no Trello chamado ‚ÄúS√©ries‚ÄĚ onde eu colocava todas as s√©ries que estava assistindo e em qual epis√≥dio estava. Eu tamb√©m organizava lista de clientes e projetos (como uma lista de artigos a fazer para o site). Aqui vai da sua pr√≥pria defini√ß√£o.

E estamos quase fazendo. Tá demorando, né?

Fase 4: Revis√£o de Tarefas

Não se preocupe, deixa te dar um passo a passo do método GTD.

  • Coletar tudo durante o dia.
  • Executar imediatamente o que precisar de menos de 2 min.
  • Processar tudo ao final do dia (vale pros emails tamb√©m, Z√©!)
  • Durante o Processamento, j√° faz a Organiza√ß√£o.
  • E pronto.

E cadê a fase 3 e 4, organização e execução?

Da forma como a maioria das pessoas utiliza, isso será o suficiente para gerar incríveis resultados. A fase de revisão de tarefas é, basicamente, unir documentos e materiais que são necessários utilizar na fase de execução. Porém, repito, temos acesso hoje a tudo na nuvem então podemos deixar essa fase mesclada junto com a execução.

Fase 5: Execução de Tarefas

Por fim, eu não vou me meter na sua execução de tarefas.

N√£o sei se voc√™ vai usar o m√©todo GTD para atuar no quartel, na feira da cidade ou na mil√≠cia do Talib√£. Mas seja l√° como for usar, uma excelente ideia √© utilizar a T√©cnica Pomodo em conjunto, de forma que possa ter resultados muito superiores com maior foco e disposi√ß√£o do que normalmente teria apenas ‚Äúexecutando‚ÄĚ cheio de distra√ß√Ķes.

Agora vamos pular para o ganho no seu poder de decis√£o.

Implantando a Técnica dos 2 Minutos

Para implantar a t√©cnica, basta analisar o que passa pela sua mente e se perguntar quanto tempo levar√° para fazer essa a√ß√£o. Se for menos de 2 minutos, ent√£o voc√™ dever√° usar o m√©todo GTD imediatamente, exceto se tiver uma prioridade emergencial na frente ou que voc√™ decida que, na verdade, era uma ideia est√ļpida e n√£o valer√° √† pena (cuidado com auto-sabotagem aqui!).

A primeira dificuldade é lembrar de fazer isso!

Minha solu√ß√£o simples para a maior parte das implanta√ß√Ķes de h√°bitos e mindset √© simplesmente fazer um pequeno desenho (pode ser de caneta) no pulso indicando o que voc√™ deseja. Voc√™ tamb√©m pode amarrar uma fitinha no tornozelo, usar um anel novo e qualquer outra coisa diferente que te d√™ um lembrete corp√≥reo.

Toda vez que você notar o lembrete, pensará na técnica.

E, conforme os dias passam, você passará a sentir cada vez mais os efeitos da técnica dos 2 minutos do método GTD sendo aplicada na sua vida nas suas diversas esferas. Ela funciona muito bem para tarefas domésticas também!

Efeitos de Curto Prazo da Técnica dos 2 Minutos

Os efeitos de curto prazo s√£o como perceber a quantidade de portas (oportunidades) que n√£o abrimos na nossa vida.

Os efeitos de curto prazo s√£o como perceber a quantidade de portas (oportunidades) que n√£o abrimos na nossa vida.

Para come√ßar, muito do que fazemos leva menos de 2 minutos, ent√£o o primeiro efeito √© que voc√™ vai reduzir a quantidade de ru√≠dos que passam pela sua cabe√ßa. Sabe, o m√©todo GTD comp√Ķe um sistema completo de memoriza√ß√£o no qual voc√™ consegue ter sua mem√≥ria super expandida usando um princ√≠pio simples: sua mente n√£o foi feita para lembrar!

Na técnica dos 2 minutos melhoramos o poder de decisão!

Conforme as várias e várias ideias vão passando pela nossa mente, precisamos decidir e nos comprometer a fazer tudo que levar menos de 2 minutos. Se você decidir que não vai fazer, então você precisa decidir que aquilo, realmente, não vale à pena. Ou seja, se você está numa festa e quer falar com o crush, então não ir até o crush significa que você, realmente, não tá nem aí. Porém, se esse pensamento voltar, você entende que precisa respeitar a regra dos 2 minutos, certo? Então vai lá!

Sigo a regra começando com um palavrão quando é desafiador!

‚ÄúPensando bem, eu acho que n√£o quero‚Ķ ahhh, portaria!‚ÄĚ

Sempre que esses pensamentos sabotadores vierem, você começará a identificar. Será que você não vai fazer tal ação por culpa de algum sabotador? Se o pensamento volta, significa que você não se livrou dele e, se não livrou dele, significa que ainda é importante. Se é importante e leva menos de 2 minutos, prepare seu palavrão e vá lá fazer!

Efeitos de Longo Prazo da Técnica dos 2 Minutos

Uma vida bem mais organizada é um dos efeitos imediatos da técnica dos 2 minutos.

Uma vida bem mais organizada é um dos efeitos imediatos da técnica dos 2 minutos.

No começo, é horrível usar esse método porque ele faz com que você seja o Senhor(a) da própria vida e tome responsabilidade por tudo. Quando vejo um acidente, por exemplo, na minha frente, eu tenho uma fração de segundo para decidir se devo ou não devo socorrer a pessoa (pode ser assalto/sequestro). Muitas pessoas (e esse pode ser seu caso), simplesmente ficam atordoadas olhando uns para os outros esperando que alguém decida o que fazer.

A Técnica dos 2Min ajuda os indecisos a ter firmeza!

Se deparando com uma situação como essa acima e usando a técnica há muito tempo, você simplesmente decide se vai ajudar ou não e segue sua vida. Sem culpa, sem remorso e sem frescura. Se é pra ajudar, vai com tudo no método GTD. Se é uma ameaça ou se, por qualquer motivo, você decide que não vai, então não fica com peso na consciência.

Outro efeito é que as pessoas vão te ver como alguém de atitude!

Não é que você seja especial, é que simplesmente você se responsabiliza por resolver o que tem que ser resolvido na hora que é preciso. O GTD (Getting Things Done) é exatamente A Arte de Fazer Acontecer. Ou seja, você fará acontecer! E será simples, porque você já treinou (e não foi fácil) por bastante tempo!

Na prática, Como Usar o Método GTD passo a passo?

Isso tudo fez sentido pra você? Prepara teu caminho então e segue. Quando menos esperar, você estará onde nunca imaginou estar.

Isso tudo fez sentido pra você? Prepara teu caminho então e segue. Quando menos esperar, você estará onde nunca imaginou estar.

Para descobrir como usar o método GTD passo a passo, você só precisa firmar um pensamento na cabeça. Isso pode parecer fácil, mas é difícil. Preciso alertar isso de novo para que você se esforce caso tenha gostado dos resultados que eu falei!

Passo 1: instale uma √Ęncora.

Imagine que você está instalando um filtro no seu fluxo padrão de pensamento. Todo seu pensamento precisará ser interceptado por esse filtro. Ou seja, o filtro precisa ser bem encaixado ou o pensamento irá passar fora dele.

Para garantir que a instalação do filtro seja realizada com sucesso, procure algum símbolo físico. O símbolo para usar o método GTD passo a passo não é difícil, mas precisa incomodar. Tudo que é novo incomoda, seja uma tiara, um óculos ou uma manga da camisa apertada. Você escolhe aqui, basta que seja algo que você não use atualmente. Pode até ser o papel de parede do seu celular (muita gente usa isso).

Depois de escolher seu s√≠mbolo (√Ęncora), olhe pra ele e fale ‚Äútoda vez que eu perceber esse s√≠mbolo, vou lembrar de aplicar a t√©cnica de 2 minutos‚ÄĚ. E repita sempre que lembrar ou incomodar para firmar o m√©todo GTD. Pronto. Com o tempo, o filtro encaixa perfeitamente e voc√™ poder√° parar de usar o novo acess√≥rio.

Passo 2: anote seus desrespeitos.

Voc√™ precisa de um caderninho. Anote sempre que voc√™ tiver certeza que devia ter feito algo mas n√£o fez. No in√≠cio, √© super comum que voc√™ perceba que voc√™ ignora suas pr√≥prias vontades e necessidades numa escala enorme. Ent√£o, no in√≠cio, voc√™ ter√° muitos ‚Äúdesrespeitos‚ÄĚ por dia.

Seu objetivo é parar de se desrespeitar dia após dia.

Falo s√©rio quando digo para n√£o se espantar se voc√™, no primeiro dia, perceber que anotou que deveria ter feito 30 a√ß√Ķes que n√£o fez. Essas a√ß√Ķes d√£o congru√™ncia a quem voc√™ √©. Sabe aquela voz de ‚Äúeu devia ter falado umas verdades a fulano!‚ÄĚ. Esse tipo de pensamento √© super nocivo e, com o tempo, voc√™ ou vai deixar de falar porque percebeu que √© nocivo ou vai falar quando for necess√°rio e n√£o se arrepender.

Passo 3: anote suas vitórias.

Estamos falando de mudan√ßas, n√£o √©? Ent√£o o que muda? Anote – em outro caderninho – tudo que voc√™ fez nesse dia que n√£o faria antes desse m√©todo. Podem ser coisas simples como ‚Äúlavei meu copo do caf√©‚ÄĚ ou ‚Äúlimpei os pap√©is soltos no carro‚ÄĚ. Tamb√©m podem ser quest√Ķes complexas e empoderadoras como ‚Äútomei a frente num projeto do trabalho!‚ÄĚ.

Resumo de Como Usar o Método GTD

  • N√£o √© f√°cil implantar, mas os benef√≠cios de longo prazo s√£o tremendos.
  • A implanta√ß√£o √© um simples filtro nos seus pensamentos di√°rios.
  • Instale um s√≠mbolo no seu corpo para lembrar do filtro.
  • Anote os desrespeitos e veja-os reduzindo.
  • Anote suas vit√≥rias e veja-as crescendo.

A técnica dos 2 minutos é uma interpretação minha do livro A Arte de Fazer Acontecer. Sei que falei pouco aqui das fases de Coleta, Processamento, Organização, Revisão e Execução. Fiz isso porque não acredito que você não vá aprender em um artigo pequeno como este. Meu foco foi te dar uma real mudança que você pode aplicar hoje mesmo na sua vida.

Mas você quer algo mais profundo e aprender o método GTD?

Ent√£o, somente se voc√™ se sentir pronto, eu te convido para a Quest01 do Upando Na Vida. √Č l√° onde dedico toda minha paix√£o por desenvolvimento pessoal, gamifica√ß√£o, neuroci√™ncia e um monte de drama muito massa que v√£o te ajudar a Upar Na Vida de forma a ter mais felicidade e controle sobre seus resultados.


Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

4 coment√°rios

jose luiz · 7 de dezembro de 2018 √†s 08:10

Ol√° Rodrigo,
“Se for menos de 2 minutos, ent√£o voc√™ dever√° fazer imediatamente, exceto se tiver uma prioridade emergencial na frente ou …..”

Poderiamos completar a id√©ia com: …….ou quando estivermos em um contexto em que isso n√£o seja poss√≠vel de fazer no momento, ou quando a a√ß√£o depende de uma intera√ß√£o com algu√©m que n√£o esteja presente no momento….
Seria isso?
Abraço

    Rodrigo Nasc · 8 de dezembro de 2018 √†s 13:11

    Exatamente, Luiz! ūüėÄ
    O GTD fala muito sobre energia, prioridade e contexto.
    Por via de regra, atividades de 2 minutos costumam ser tão simples que não atrapalham as outras (e ajudam muito a desenrolar processos). Porém, a tomada de decisão em grandes atividades se dá por esses 3 fatores. Se, por exemplo, você precisa ligar para alguém e essa pessoa não atende, daí o contexto exige que ligue em outro momento.

Mariana · 5 de novembro de 2018 √†s 21:15

Show!!! N√£o conhecia esse m√©todo, e Odin sabe como estou precisando me respeitar mais e ser mais assertiva… Irei por em pr√°tica!!

    Rodrigo Nasc · 18 de abril de 2019 √†s 13:28

    Manda bala, Mariana! Levei uns meses pra responder mas trago boas novas! Estou postando um artigo novo todos os dias aqui no blog. V√™ se algum deles te ajuda! ‚öĒ

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.