fbpx

“Não tenho tempo”. Se já falou isso, você precisa deste artigo! Descobrirá como ganhar tempo e como usar cada minuto da sua vida em apenas 24 horas com SaveMyTime!

Antes eu acreditava não ter tempo. Até que era verdade. Afinal, eu não media quanto tempo eu tinha para saber quanto tempo não tinha. Deixa eu explicar direitinho, não se preocupe que você vai entender tudo! Quando você diz que não tem tempo, por exemplo, ou que gostaria de ter mais tempo, o que isso significa, exatamente?

Se você já quis ter mais tempo, posso te perguntar quanto exatamente?

A percepção do tempo pode ser algo subjetivo, mas vamos trabalhar aqui apenas a parte objetiva e prática de como te fazer ganhar muito tempo para usar como bem quiser. Preciso avisar que este não é um método rápido, mas é um método fácil e que gerará e continuará gerando resultados por muito tempo! E, quanto mais você usar, mais fácil fica e melhores são os resultados!

A maior parte dos TimeLogs são horríveis porque gastam muito tempo!

TimeLog é uma técnica antiga. Ela é baseada em simplesmente anotar o que você faz. Os benefícios são ótimos, mas desde que começou a ser utilizada no século passado, era até preciso um Coach ou Consultor para te ajudar com isso. Porém, o que te apresento aqui é uma ferramenta que te ajudará a ser seu próprio Coach mas com resultados extremamente superiores! Você saberá, exatamente, tudo que fez em cada minuto da sua vida! Exceto aqueles que você quiser esconder, sabe? Ops!

A eficácia do TimeLog misturada com a tecnologia do mobile e o vício do celular!

Ahh, deixa te falar uma coisa! Se você é do tipo de pessoa que acessa o celular várias vezes ao dia (até mais do que acha que deveria), então melhor ainda! Acontece que essa técnica poderosa foi baseada em princípios de User Experience e se incorporam ao seu uso do celular. Quanto mais você usar, mais preciso e mais fácil fica medir e ganhar tempo. E se você está se perguntando quanto de tempo isso vai te custar, apenas digo que serão 5 minutos por dia.

Você gastará 5 minutos por dia para ganhar até 3 horas por dia (eu ganhei)!

Te falo 3 horas porque isso é o que eu ganhei. Desde que comecei a utilizar, 6 meses atrás, meu dia já ganhou mais de 3 horas e continua ganhando cada vez mais! O que você faria com 3 horas a mais todos os dias durante um mês?

3 Horas a mais, por dia, durante um mês dá para

  • Assistir todos os episódios de La Casa de Papel, Altered Carbon e Treze Porquês.
  • Ficar 2 horas grudado no WhatsApp todo dia e ainda ter 1 hora livre para leitura.
  • Ler 10 livros de 180 páginas. Ou, se você for lento (15pág/h), 7 livros apenas.
  • Tirar o atraso daquela disciplina da faculdade que você já decidiu reprovar.
  • Começar a planejar uma disciplina a mais no próximo semestre.
  • Dar atenção ao crush, sair, enjoar, trocar de crush e repetir.
  • Terminar aquela mega apresentação/treinamento!
  • Começar a trabalhar naquele projeto do trabalho!
  • Criar seu site, lista de emails, cursos e mais!

Quer saber o que eu fiz com minhas 3 horas a mais por dia? Uau! Sinceramente, minha vida pulou de escala numa magnitude incrível! Mas não importa o que houve na minha vida, importa o que pode acontecer na tua vida! Diante de tudo aquilo (e eu fiz vários dos itens), o quanto você está com animação para começar a implementar esta técnica ainda hoje e, nas próximas 24h, saber exatamente tudo que você faz com uma precisão incrível?

Mais importante: aprender a ganhar tempo com isso!

SaveMyTime: o TimeLog simples que te faz ganhar tempo!

Seu celular está sempre com você. Use-o sem notar (5 minutos por dia) para ganhar horas livres todos os dias!

Um conceito que sou extremamente adepto por me gerar bastante resultados é o de que o que você não pode medir, você não pode melhorar. Eu sou uma pessoa simples e gosto de coisas simples de entender, fáceis de replicar e sem muito “frufrufru”, sabe? Apesar de gerar ideias extremamente complexas, eu costumo bater nessas ideias até que sejam simples o suficiente para explicar e para que as pessoas possam usar.

De que adianta ter um carro elétrico se ele não anda nem 20km sozinho?

É nessa perspectiva que gosto das coisas. Os carros da Tesla, por exemplo, tem autonomia para andar até 500km sozinhos. Talvez por isso que eles estão dando extremamente certo no mercado. Simplicidade é a solução para um problema. Mas vamos deixar de exemplos e pular para a parte que eu mais adoro: ação pura e simples. O SaveMyTime é um app para Android mas, antes de te dar o link e te pedir para baixar, preciso que você entenda e já aplique conceitos mesmo se não quiser baixar o app!

Entenda o conceito: quantas horas tem seu dia?

Essa pergunta é importante e eu gostaria que alguém tivesse me perguntado ela antes de eu começar a utilizar o SaveMyTime. Não, o seu dia não tem 24 horas. Estou perguntando quantas horas utilizáveis seu dia tem. Gosto de usar uma equação suuuuper simples para calcular a quantidade de horas que tem seu dia. Para calcular, basta fazer assim:

Minutos Produtivos – Minutos Distraídos = Minutos Utilizáveis.

Uau! Minutos Distraídos? Já viu esse termo antes? Deixa de explicar como funciona! Nossa mente não tem uma capacidade de manter foco por períodos prolongados e acabamos nos distraindo muitas vezes ao longo do dia. Você pode imaginar distração como algo profundo como perder 2 horas contínuas pesquisando sobre a migração das tartarugas. Mas é bem menos do que isso! Você vai descobrir que ganhar tempo é indolor, fácil e não precisa de muitas mudanças na sua rotina atual.

Primeiro, se livre da Procrastinação reduzindo os Minutos Distraídos!

Se você seguir as regras do Pomodoro colocadas no artigo linkado aqui em cima, então cada minuto de Pomodoro será um Minuto Produtivo. Ou seja, bastará aumentar sua utilização com Pomodoros que você se tornará um expert em utilizar o próprio tempo em pouco tempo!

Como Usar o SaveMyTime Para Ganhar Tempo?

Música, trabalho, corrida, whatsapp. Já imagina quais tipos de atividade vai querer medir?

O que o SaveMyTime vai te dar ao longo do tempo é a medição. Ou seja, o real valor dos seus minutos que você usa para cada atividade. Agora que você pode medir, poderá descobrir muitas ilhas secretas de tempo que você não sabia que existiam. Comigo foi assim. Fui descobrindo novas atividades e, pouco a pouco, ganhando mais tempo na minha rotina.

É simples! Quando você sabe quanto tempo usa, usa quanto tempo tem!

Após descobrir quanto tempo passa no WhatsApp, conversando com o colega do trabalho ou pendurado no telefone, você percebe que não eram atividades simples, mas drenadores de tempo. Esse é o primeiro grande impacto do SaveMyTime. Sabia que uma parte das pessoas que recomendei desinstalaram porque não aguentavam ver a verdade? Eu te dou a dica para encarar isto, afinal é a verdade e o único meio de mudar é encarando.

Eu admito que já menti até para mim mesmo e manipulei os resultados!

Lembro sim de alterar as atividades por um tempo que estive bem bad, mas depois de umas semanas, percebi que aquilo estava me fazendo muito mal e que iria me prejudicar. Eu desinstalei e voltei uma semana depois, com força suficiente para lidar com esse desafio. E te digo que é ruim ter vergonha de você mesmo, principalmente nas bad. Mas se tá ruim, você pode até descobrir se tá ficando pior ou decidir que será melhor um minuto de cada vez!

O que te fará ganhar muito e muito tempo é apenas isso. O primeiro grande impacto é encarar a realidade, ou seja, bater de frente com você mesmo. Não se preocupe, você não precisa mostrar para ninguém. E, se tiver vergonha ou medo de olhar para seus próprios gráficos, tudo bem, você pode voltar quando estiver forte. E lembre-se: você saberá, minuto a minuto, tudo que você faz. Essa é a grande chave para a mudança!

Usando o SaveMyTime diariamente

Esse foi meu 1 de Julho de 2018. Além do gráfico de pizza, há uma lista de atividades com hierarquia da maior para a menor.

O SaveMyTime utiliza percepções muito inteligentes da Experiência do Usuário com o seu dispositivo móvel. Todos nós desbloqueamos o celular e é nesse momento que o SaveMyTime coleta os dados do seu tempo. Bastando apenas clicar na atividade e pronto. Lembra que eu disse que você gastaria 5 minutos por dia? Deixa te explicar porque.

Você gastará entre 1 e 3 segundos para coletar o que estava fazendo!

Cada vez que desbloquear o celular, você será perguntado sobre atividades que vou explicar mais abaixo. Ahh, você pode criar suas próprias atividades! Pessoas comuns desbloqueiam o celular 100 vezes por dia. Cada vez que desbloquear, a tela do SaveMyTime aparecerá e você irá clicar na atividade. Se você optar pela confirmação em dois cliques (eu faço isso!), você levará 3 segundos.

100 * 3 segundos = 5 minutos por dia.

Prontinho, é só isso que você tem que saber. Usar o SaveMyTime significa apenas dar um clique no celular a mais toda vez que desbloquear. Eu sou muito chato com aplicativos que enchem o saco, travam e gastam meu tempo. O SaveMyTime é diferente. Clicou, acabou!

Nesse momento, já posso deixar você baixar o SaveMyTime para acompanhar comigo o resto da configuração. O aplicativo já vem pronto para usar e isto não é exatamente um review do SaveMyTime, mas vou te explicar técnicas poderosas de gestão de tempo que se acoplam ao uso do SaveMyTime. Se você, que está aí lendo confortável e feliz, deixar um comentário e pedir para os amigos spamarem esse artigo pedindo uma review do SaveMyTime em vídeo, talvez eu acabe fazendo! hahaha


[mc4wp_form id=”174″]


Configurando o SaveMyTime no Seu Android

SaveMyTime significa “Salve Meu Tempo”, mas a tradução correta e contextual para o português seria algo como “Economize Meu Tempo”.

Atividades Padrão

Para iniciar sua jornada, recomendo começar com apenas 6 atividades e ir expandindo a partir daí. Essas atividades deverão representar com a maior especificidade possível as várias categorias da sua vida ao mesmo tempo que se mantém poucas atividades. Ter muitas atividades, no começo, pode te confundir. Então comecemos com o básico.

Hoje eu uso 24 atividades. Recomendo iniciais:

  • Trabalho
  • Estudo
  • Transporte
  • Lazer
  • Descanso
  • Perda de Tempo

Você pode adicionar mais se se sentir à vontade, mas não passe de 8 e apague a atividade Outro se vier por padrão no seu.

Desative o Perguntar Depois

Uma área de estudo incrível que estou metido atualmente é o Behavioral Design. Princípios simples dele mostram o quanto nós tendenciamos a seguir o comportamento mais simples, não importando em qual tipo de cenário estejamos. Quando você é perguntado o que estava fazendo, por mais que lembrar demore uma fração de segundo e responder tudo leve no máximo 3 segundos,

se houver um botão que leve 0,5 segundos, você preferirá usar ele.

Ao final do dia, você pode ter 10 horas acumuladas para decidir o que fazer e, realmente, não vai lembrar. Então a precisão, minuto a minuto, não irá funcionar. Isso tem o mesmo efeito que usar a atividade Outro ou qualquer outro tipo de atividade genérica. Se você não sabe o que estava fazendo, como poderá melhorar? Se não pode medir, não pode melhorar, lembra?

Defina a Cada Quanto Tempo Perguntar

Indo nessa opção, em configurações, você poderá escolher entre o SaveMyTime ser um saco completo ou uma inutilidade total. Obviamente, a resposta está no meio termo. Se você escolher para perguntar a cada 1 minuto, então poderá até se incomodar com a frequência. Porém, você terá o máximo de precisão possível!

Se você optar por perguntar a cada 2 horas, então você não saberá, exatamente, tudo que fez nesse período. Ahh, e precisará lembrar e dividir entre duas, três ou até quatro atividades!

Eu utilizo 21 minutos. Não pergunte porque. Sei que testei várias combinações altas e baixas e essa é a que, simplesmente, parece perfeita pra mim.

Quadrados Pequenos e o Plano Premium

Isso é o meu TimeLog de 1 de Março de 2018. Anjitoria é a monitoria da formação de Coaches do IBC. Na época, tinha menos atividades. Hoje, com 24, meu TimeLog é mais cheio de atividades de poucos minutos ao longo do dia. Por exemplo, nessa foto você não encontra o tempo que eu passei almoçando nem jantando! haha!

Para quem gosta de espaço e usa muitas atividades, eu te falo que a opção 4 quadrados ajuda muito ao invés de 3. Além disso, o SaveMyTime possui um limite de 8 atividades no plano gratuito. Conheço muitas pessoas que utilizam, plenamente, o plano gratuito. Sabe qual o melhor? Eu, realmente, não recomendo que você compre o SaveMyTime de imediato! Primeiro você testa e, se ele for super útil, você assina igual a mim!

O plano Premium dá direito a:

  • Infinitas atividades (apesar de eu só usar 24. Falarei de todas abaixo!).
  • Sincronização com o Google Calendar (crie uma “nova agenda” antes de sincronizar)
  • Exportação em diversos formatos (sei nem como usar isso, mas gostei!)
  • Um monte de emoji e cores diferentes para usar (maior motivo!)
  • Sincronização da conta, histórico e outras opções.

Você precisa do plano Premium? Não. Se precisar, você saberá. Porém, o mais magnífico é que só saberá se já tiver usado. Achei magnífico que eles fizeram o SaveMyTime de forma que você possa, realmente, testar sem que o plano premium afete sua experiência.

Se vale à pena? Eu pagaria muito mais para ter 45h livres por mês! No momento que escrevo este artigo, estou pagando R$8,99 por mês na assinatura.

Minhas Atividades no SaveMyTime

Minhas atividades no SaveMyTime

  • Work: Adivinha o que é isso? Exatamente. hahaha.
  • Habitica: Este é um projeto voluntário que uso bastante tempo.
  • Nasc Digital: Tudo relacionado a Marketing Digital, inclusive fazer o que eu adoro, como escrever este artigo ou responder perguntas no Quora!
  • Planejar: Juro que não sei porque tem essa categoria aqui. Sou planejador usando métodos ágeis da Eng. de Software, então planejamento é próximo da ação.
  • Meta Work: Sabe meta-linguagem? Tudo relacionado ao trabalho que não é trabalho mas que afeta, indiretamente, o trabalho. Procurar trabalho é meta-trabalho. Conhecer nichos, prospectar clientes, criar cartas de venda, etc, etc.
  • Estácio: Me formarei em Marketing ao final do ano! Uhuuu!
  • Mentores: Gary, TED, Shark Tank, Blinklist, etc. Uso uma hora por dia aqui.
  • Leitura: Leitura apenas de livros. Artigos e leitura na internet não entram.
  • Fitness: Meu irmão não gosta da palavra. Ele prefere “puxar ferro”. Haha!
  • Comer: Comida.
  • Dormir: Sim, eu durmo. Ou demais ou de menos. Depende da época.
  • Rotina Matinal: Uma rotina fixa define todo seu dia!
  • Translados Diversos: Transporte, andar, trânsito, etc.
  • Tyding Up: Organizações diversas, como banhar, ajustar o computador quebrado, ligar pra cancelar o plano de telefone.
  • Doméstico: lavar louça, ajeitar o quarto, etc, etc.
  • Terceiros: uma amiga uma vez disse “Nasc, você perde muito tempo fazendo as coisas pos zôto!”. No mesmo dia criei essa categoria e, minha nossa, não sabia que era tanto!
  • Família: tempo com família. Seja na cozinha, na sala ou no bar.
  • Lazer: Todo tipo de lazer sem culpa. Merecido. Netflix, Whatsapp, etc.
  • Social: Conversar diretamente com alguém (ligação) ou estar com alguém que não é família nem crush.
  • Business Meeting: Tempo com alguém com objetivo de negócios. É tipo o social, mas mais relacionado a amplificar o lado profissional.
  • Redes Sociais: WhatsApp, Facebook, Instagram, etc, etc.
  • 5 Minutinhos: sabe quando você pula o despertador? Putz! 15 minutos todo dia são 7 horas por mês perdidas aqui!
  • Porra Nenhuma: tudo que tá errado, que não deveria estar fazendo neste momento. Redes Sociais é uma espécie de Porra Nenhuma, mas é tão representativa que criei uma própria.
  • Love: Parecido com social, mas com maiores “privilégios”.

Resumo e Review do SaveMyTime

  • SaveMyTime é um TimeLogger que economiza tempo, ao invés de gastar.
  • Dia após dia refinando e olhando meus gráficos, ganhei 3 horas por dia.
  • O SaveMyTime precisa de apenas 5 minutos de esforço diário.
  • Você pode criar suas próprias atividades para monitorar.
  • O primeiro grande impacto é admitir a verdade!
  • Você só pode melhorar o que pode medir.
  • O SaveMyTime mede seu tempo.

[mc4wp_form id=”174″]


 


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

2 comentários

Bruno Rodrigues · 28 de novembro de 2018 às 11:13

Gostei muitos das dicas e irei testar. Daqui um tempo digo os resultados.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.