fbpx
Estresse contínuo é bem prejudicial e irá prejudicar bastante como aumentar a sua e como aumentar minha produtividade.

Estresse contínuo é bem prejudicial e irá prejudicar bastante como aumentar a sua e como aumentar minha produtividade.

Como melhorar minha produtividade? Quem ensina, aprende duas vezes! Então vou trocar os papéis.

Para começar, vou falar como se seu objetivo fosse descobrir como aumentar minha produtividade (e não a sua). Daí, se tu me conhecer, pensa em mim. Se não, pensa em alguém que você conheça e sei que dará certo. Funciona assim: ao tentar resolver as perguntas e problemas do outro, você acaba descobrindo em si respostas que nem sabia que tinha.

Então vem cá ajudar a como aumentar minha produtividade!

Seja qual for seu objetivo de como aumentar minha produtividade, talvez você precise saber um pouco da definição de workaholic. Workaholics são pessoas viciadas no trabalho, que só pensam no trabalho, só falam no trabalho e muitas vezes não dormem pensando em como aumentar minha produtividade no trabalho (derrame incluso). Conhece alguém assim? Na maioria das vezes, não é ruim ser um workaholic. Temos muito o que aprender com eles, principalmente quando entendemos a figura do…

worklover, aquele que ama o trabalho que faz e tem equilíbrio na vida.

O worklover é o sonho de muitas pessoas que procuram como aumentar minha produtividade, porém com um significado, um motivo plausível e que justifique se esforçar para atingir seus objetivos profissionais. Muitas vezes, é o prazer que os move a trabalhar, enquanto que o workaholic simplesmente trabalha por motivos não necessariamente ligados ao trabalho, como o dinheiro. Te falo uma questão importante que muitas pessoas só percebem quando é tarde demais.

Muitos só notam quando estão no hospital com uma seringa na veia.

E eu fui um desses workaholics. Preciso te dizer isso apenas para tomar cuidado. No passado, fui viciado em jogos. Passei anos estudando o vício e tentando entender, tentando domar. Um dia, criei um modelo de “vício” diferente. Decidi viciar no trabalho. Na época (2016), meu modelo ainda estava incompleto e acabei viciando demais e indo parar no hospital duas vezes. Apesar de tudo, esse foi o início de como aumentar minha produtividade.

Esse modelo evoluiu e já te falo dele. Mas, antes…

O nicho de empreendedorismo é lotado de pessoas procurando como aumentar minha produtividade de forma insana. Encontramos nesse nicho muitas das pessoas mais produtivas e com maiores problemas de saúde. Te adianto que os problemas de saúde não são necessários (e você vai entender como evitar os principais erros que levam a eles abaixo). Quando você souber estes erros, vai driblar eles e ter uma saúde ótima. Além disso, o modo de como aumentar minha produtividade fará parte da sua lista de tarefas.

Como aumentar minha produtividade sem limites? Seringa!

Como Melhorar Minha Produtividade Sem Limites?

Simplesmente relaxe. Há momentos em que desacelerar é o melhor modo de ir mais rápido.

Simplesmente relaxe. Há momentos em que desacelerar é o melhor modo de ir mais rápido.

Você consegue me dizer qual das duas pessoas é mais produtiva?

  • Ricardo: trabalha 14 horas por dia.
  • Rosana: trabalha 6 horas por dia.

Óbvio que você sabe que é uma pegadinha e que a Rosana quem é mais produtiva. Mas o que fica estranho é o porque que alguém que trabalha menos da metade pode ser mais produtivo. A resposta é bem simples, na verdade. Não é somente trabalhar por trabalhar, é trabalhar de maneira inteligente. O que você acha que acontece com a rotina do Ricardo trabalhando 14 horas por dia? Imagine uma pessoa estressada, arrogante, cansada o tempo todo e improdutiva e que não sabe como aumentar minha produtividade (fiquei com raiva do Ricardo).

14 horas gera improdutividade? Não necessariamente.

A maioria das pessoas que chegam a 14 horas de produção (não produtividade), acabam chegando lá sem métodos e motivos corretos de como aumentar minha produtividade. De que adianta produzir por 14 horas se a qualidade do trabalho não é tão boa quanto alguém que trabalha 6 horas? Existem pessoas que conseguem essas 14 horas com a mesma qualidade, sem cansaço e extremamente produtivas. Esse tipo de pessoa é raríssima e tem uma rotina que leva anos para ser criada.

O sucesso da noite pro dia acontece ao longo de muitos anos.

Da mesma forma que o sucesso, uma rotina campeã é construída devagar, paulatinamente, para atingir seu objetivo. Toda rotina precisa respeitar seus limites. Comer bem, dormir o suficiente, fazer exercícios e manter os níveis de estresse baixos. Se você não consegue garantir isto, é bem provável que esteja rompendo algum limite. Reavalie sua rotina e aprenda como aumentar minha produtividade. E, sinceramente, se você quiser descobrir quais limites você está quebrando neste momento, dê uma permissão para sua mente e se pergunte

“quais limites eu estou quebrando mas que preciso quebrar?”

Faça uma lista com 5 limites atuais, caso hajam. Eles poderão até ser abordados no próximo tópico, que é exatamente um dos problemas que quebrar limites gera…

Tenha Momentos de Relaxamento

Em 2016 eu não valorizava o quão importante é o lazer e as pausas. PS: isso é um camarão empanado com cream cheese e salmão lá do Gyosen (Fortaleza).

Em 2016 eu não valorizava o quão importante é o lazer e as pausas. PS: isso é um camarão empanado com cream cheese e salmão lá do Gyosen (Fortaleza).

É verdade que relaxar não dá dinheiro, não aumenta sua network nem te alavanca em direção dos seus objetivos. Seria isso verdade? Em especial, há diversos estudos sobre o papel do sono na consolidação da memória! Relaxar (ou dormir) pode não somente aumentar seu rendimento de aprendizagem, como limpar sua mente de toxinas que somente são removidas durante o sono. Sobre networking, apenas quero perguntar se alguém estaria 100% pronto para formar networking sem estar relaxado.

Vê o Karnal falando sobre isso aqui abaixo:

LEANDRO KARNAL - O que é Ócio Criativo?
Watch this video on YouTube.

O ócio criativo é extremamente importante em nos ajudar a acalmar um pouco a mente e encontrar o próprio modo de como aumentar minha produtividade. Assim, as informações se solidificam. Dessa forma, pausar e relaxar pode te dar aquele insight para continuar trabalhando com maior produtividade. E entenda que produtividade significa que você consegue fazer mais, mas não significa que você trabalha mais tempo. Significa, porém, que você tem a habilidade de refinar sua rotina e entregar resultados excelentes de maneira inteligente.

Deixa listar os benefícios do ócio criativo.

  • Melhora o Respeito aos Seus Limites
  • Reduz Seu Estresse e Efeitos
  • Auxilia no efeito M&M
  • Te Ajuda a Desligar

“M&M é de chocolate, Nasc?” É não, explico já o que é.

Conseguiu entender um padrão aí? Relaxar é, talvez, a solução para todos os erros que este artigo aborda. Mas, afinal, o que significa relaxar e como fazer isso com os diversos papéis que temos em nossas vidas? Vou te mostrar dois principais meios, dicas e soluções rápidas que você já poderá usar para encontrar um ambiente de relaxamento e começar a tirar maior proveito da vida e saber como aumentar minha produtividade de forma saudável.

No trabalho, você pode relaxar (tipo depois de um Pomodoro).

A depender do modo como funciona sua empresa, você pode desde sair para andar (natureza é uma boa ideia), ou dar uma volta para esticar as pernas e alongar o corpo. Também é possível até tirar um cochilo no almoço para resetar as energias, a depender da empresa e de como aumentar minha produtividade. Sei que é difícil pensar nesse tipo de produtividade contra-intuitivo, então meu conselho é que você teste por uma semana. Não fique parado por muito tempo, se movimente e mantenha os pensamentos limpos e leves.

Em casa, para relaxar você pode,

encontrar um momento semanal (ou diário) reservado unicamente para você (ou o casal). Eu até ensino esse método com mais detalhes na Quest 01 do Upando Na Vida. Sabe, é meio bizarro mas nós somos tipo cachorros. Se você faz besteira, precisa de um estímulo negativo. Se fez algo bom, precisa de positivo. Sabe o que acontece com a vida adulta? Você passa a ser o seu próprio responsável e nem sempre sabe lidar. Por isso criei a Quest 01 do Upando Na Vida.

Mas beleza, reserve esse momento em casa.

Que esse momento seja apenas para relaxar. Não é aquele bar ou saída com os amigos para se divertir, mas sim um momento reservado que vai te ajudar em como aumentar minha produtividade. Atividade física (como corrida ou academia) poderá te ajudar a re(des)carregar suas energias e aumentar seu relaxamento. Um livro, Netflix ou um simples meditar é uma ótima pedida!

Não se preocupe se você não acertar de primeira.

No próximo tópico vou te explicar o motivo de não se preocupar!

Como Aumentar Minha Produtividade Sem Estresse

Se você não usa ferramentas como estas, talvez leve alguns segundos até identificar o erro de como melhorar minha produtividade. Certamente, quando identificar, terá aprendido algo, concorda comigo?

Se você não usa ferramentas como estas, talvez leve alguns segundos até identificar o erro de como melhorar minha produtividade. Certamente, quando identificar, terá aprendido algo, concorda comigo?

Você sabia que errar é o melhor acerto de como aumentar minha produtividade? (Até gramaticaumente!). Acontece que recebemos inúmeras possibilidades de erro dia após dia. Cada oportunidade dessa pode ser aproveitada para que possamos crescer e acertar ainda mais na próxima tentativa. Porém, é super comum que nós nos estressamos com nossos erros. Mas, afinal, por que você se estressa com seus erros se são eles as únicas fontes para te dizer se você acertou no modo como melhorar minha produtividade?

Se você não tem meta, então não tem erros.

Entende que a única forma de acertar é errando? Ou, melhor do que isso, conhecendo o erro? Concorda comigo que, se você souber todas as formas de se não-errar, então você saberá a forma exata de acertar? Uma política do Growth Mindset (abordado no link do começo desse tópico) é de você procurar e encontrar o erro o mais rápido possível. Grandes empresas e grandes empreendedores seguem essa política de como aumentar minha produtividade.

Falando em empreendedores, prepare-se pra isso…

M&M – Managers & Meetings

É comum que os modelos de como aumentar minha produtividade mudem conforme as gerações mudam, avançam e se renovam. Porém, a mentalidade muitas vezes permanece na cultura e se propaga apesar de não ser mais necessária. Basta se perguntar se a cultura de uma startup recém formada é similar à de uma empresa já bem formada. Mais importante: qual delas se adapta melhor às realidades atuais?

Em Eng. Software, Scrum é gestão sem reunião.

Metodologias de gestão surgem abolindo as reuniões com funcionários e criando novos meios de se comunicar. Por exemplo, já imaginou uma empresa estimular que os funcionários usem WhatsApp/Facebook para se falar? Talvez nem tanto, mas ao menos um comunicador instantâneo interno que te ajude a mandar mensagens para seus colegas de trabalho ao invés de ir até eles interromper e prejudicar a forma como aumentar minha produtividade.

Te deixo um excelente exemplo de como aumentar minha produtividade (legenda em português) e remover barreiras, tipo como gestores e reuniões (M&M).

Why work doesn't happen at work | Jason Fried
Watch this video on YouTube.

Como Aumentar Minha Produtividade Sem Dormir Direito?

Quantas vezes por semana você tem o sono que gostaria de ter?

Quantas vezes por semana você tem o sono que gostaria de ter?

Esse é o erro mais simples de ser resolvido. Entendo que talvez já seja um hábito bastante forte na sua vida, então vou respeitar seu modo de viver e te dar uma solução baseada nele. Você sabia que o celular prejudica o seu sono? Provavelmente, até já ouviu falar nisso, mas vou te pedir para fazer um teste bem simples (durante uma semana de novo!).

Isso vai ajudar na qualidade do seu sono (e insônia).

A solução mais simples seria, simplesmente, guardar o celular longe da cama e não usar o celular por pelo menos uma hora antes de dormir. Então, se você for do tipo de pessoa que deixa o celular do lado da cama, poderá simplesmente ativar o Night Shift no iOS ou baixar o Filtro de Luz no Android. Essas duas soluções reduzem o brilho azul do seu celular, que é interpretado pelo seu cérebro similar à luz do sol e causa estímulos de vigília (ficar acordado) muito fortes.

Versões novas do iOS e Android já possuem essa função.

Sinceramente, o sono é algo tão poderoso e complexo que passei grande parte da minha vida com o sono desregulado. Hoje fico feliz em acordar às 4:29 todos os dias e conseguir iniciar meu dia sempre no horário correto. Disposição? Não, ninguém precisa de disposição para acordar, mas sim do manejo correto dos estímulos internos e externos. Assim: adeus 5 minutinhos e olá formas de como aumentar minha produtividade.

Pra falar a verdade, isso é tão importante pra mim…

Que criei um curso chamado Desafio do Sono Perfeito. Nesse momento, não é possível adquirir ele (está em reforma para ser relançado), mas divulgarei sua nova versão no Upando Na Vida, que é uma sequência de desafios para desenvolvimento pessoal gratuitos usando técnicas de gamificação. Se te interessou, leia o briefing da Quest 01 e aceite se for capaz. Se você vencer todos os desafios, poderá ter até 90 dias gratuitos completos!

 


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

1 comentário

Rodrigo Nasc · 17 de abril de 2019 às 16:06

Uau! Aquele vídeo do TED (que tá legendado em português) é muito massa!

É bizarro porque a gente não calcula isso que o Jason falou e acabamos perdendo tempo e pegando briga com nosso gestor (e os companheiros do trabalho)! 😨

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.