fbpx
Que tal melhorar seu autoconhecimento através do seu manual comportamental para entender seu teste de perfil comportamental?
Que tal melhorar seu autoconhecimento através do seu manual comportamental para entender seu teste de perfil comportamental?

Foi bastante difícil juntar os melhores teste de perfil comportamental grátis da internet, mas consegui trazer apenas o melhor para você. Neste artigo, vou te explicar e explorar os principais teste de perfil comportamental utilizados pela psicologia, empresas e pessoas em busca de autoconhecimento. Encontrei testes sem spam, sem dramas e que não cobram para enviar resultado (existem vários que fazem isso).

Sério, é um saco perder seu tempo e precisar pagar… 😒

Fiz este artigo porque nunca encontrei, de forma fácil, um lugar centralizado onde você possa encontrar seu teste de perfil comportamental grátis (ou ser enganado). Fiz comigo cada um dos testes que recomendo aqui e não coloquei aqueles que não trazem resultados que te ajudem ou que somente querem vender algo. Foi muito bom para mim fazer (e refazer) esses testes e aprendi muito com isso.

Em especial, o teste de Bartle’s foi novo para mim! 😱

Talvez seja difícil para você fazer o teste de perfil comportamental Bartle porque ele foi criado para analisar comportamento de jogadores de ambientes virtuais (MUD). Porém, até enviei ele pra minha namorada e ela ficou surpresa com os resultados que tirou (que, por coincidência, são o contrário dos meus resultados em qualquer teste). Haha. Ahh, deixa te falar algo importante: você não deve usar o teste de perfil comportamental como algo “final”.

O teste é apenas o começo do seu entendimento.

Você muda com o tempo. Pode ir e voltar em vários perfis (como aconteceu comigo no MBTI e no Emocional que vou te mostrar). Você também pode se manter por vários anos no mesmo perfil. Não se preocupe, você não é definido por essas características, mas elas serão usadas por você como um balizador de desempenho e comportamento. Tipo um manual, sabe? Um teste de perfil comportamental ajuda muito a se aceitar e reconhecer suas virtudes e defeitos.

Todos os testes aqui possuem embasamento científico e de dados.

Não gosto de testezinho réi fuleira de Facebook para saber com qual celebridade eu me pareço (apesar de ter feito um e ter dado que sou parecido, careca, com o Jason Statan). Apesar de serem divertidos, esses testes não nos ajudam na vida. Por esse motivo, todos os testes daqui possuem extensa comprovação, estudo anterior e análises de dados contínuas para aumento de performance.

Ahhh, vê aí como pareço mesmo com o Jason Statan. 😏

Eu, em 2016, depois de terminar um namoro. A ex ficou loira e, eu, fiquei careca. Términos de relacionamentos são sempre engraçados. Se fizer um teste de perfil comportamental logo depois, garanto que dará tudo alterado. hahaha.
Eu, em 2016, depois de terminar um namoro. A ex ficou loira e, eu, fiquei careca. Términos de relacionamentos são sempre engraçados. Se fizer um teste de perfil comportamental logo depois, garanto que dará tudo alterado. hahaha.

Mas beleza, vamos pros testes? Ahhh, ia esquecendo!

Cada teste de perfil comportamental leva um certo tempo, então vou te orientar durante o artigo sobre a duração de cada um. Caso você queira, poderá guardar esse artigo (coloca lembrete no celular) e por ir fazendo os testes um por um para não sobrecarregar. Ou reserva 1h~2h para poder fazer cada teste de perfil comportamental que coloco aqui. Esse artigo não é muito longo, mas cada teste possui um Manual sobre você para ler (o do MBTI é gigante). Show, show?

Let’s gow, entow! 💪

Teste de Perfil Comportamental DISC

Ahhh, o DISC! A origem de tudo.

Lá em 1928, o William Moulton Marston começou a fazer uma alteração no modo como a psicologia funcionava. Até então, o único objetivo da psicologia era tratar gente doida. Até o nome das psicopatologias eram diferentes. Por exemplo, sabia que o vibrador feminino foi inventado para tratar “frigidez”. É, rapaz, falta de fogo era doença nas antiga. Então o foco da psicologia modificou de “tratador de doenças” para algo mais, saboroso…

Surge o teste de perfil comportamental positivo…

Entenda positivo como algo que tem o objetivo de aumentar o potencial do indivíduo. Existem diversos testes (muitos mesmo) usados por psicólogos para identificar distúrbios, fobias e neuroses que seus pacientes venham a possuir. Porém, foi através do DISC que começou a ser formalizada a psicologia voltada ao desenvolvimento humano. A doença não era mais o foco, mas sim a alta performance.

DISC é Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Cada esfera desse teste de perfil comportamental grátis que vou te mostrar explora uma vertente do nosso comportamento. Algo importante de frisar é que ele analisa nossas emoções e não nossa personalidade (você perceberá nas perguntas do teste). Ser honesto no teste vai demonstrar exatamente como seu inconsciente se manifesta quanto a cada esfera do disc.

As 4 Orientações do Teste de Perfil Comportamental DISC

Antes de falar sobre os perfis comportamentais do DISC, é preciso entender esse gráfico acima porque ele quem gera cada um dos perfis.
Antes de falar sobre os perfis comportamentais do DISC, é preciso entender esse gráfico acima porque ele quem gera cada um dos perfis.

Orientação a Resultados e Processos do DISC.

É interessante notar que as orientações são antagônicas neste teste de perfil comportamental. Alguém orientado a resultados irá preferir quebrar alguma regra e resolver logo do que seguir o manual. Por exemplo, alguém orientado a resultados é mais propenso a furar a fila (Dominante) ou pedir para furar a fila (Influente) do que as pessoas orientadas a processos, que ou focam em seguir o regulamento da fila do cinema (Conforme) ou respeitam a regra social (Estável).

Orientação a Tarefas e Pessoas do DISC.

Já lidou com situações de demissão onde trabalhou? Líderes orientados a Tarefas demitirão alguém ineficiente imediatamente (Dominantes) ou usarão métricas para tentar reformar o funcionário (Conformes). Por outro lado, quem é voltado para Pessoas irá fazer de tudo para a pessoa não ir embora e se sentir bem (Influente) ou poderá conectar cursos, treinamentos, consultoria e até um teste de perfil comportamental grátis para ajudar o funcionário a ficar (Estável).

Dito isso, tá na hora de conhecer os 4 perfis do DISC.

Os 4 Perfis do DISC

O Dominante do DISC

Focado em resultados e tarefas, normalmente é a força motriz da linha de frente. É a pessoa mais decidida do grupo, normalmente tida como “líder” por imposição e sempre vivendo o momento presente, matando um coelho por vez. O perfil dominante normalmente é o mais odiado e o mais invejado. Seu teste de perfil comportamental indica velocidade na decisão e auto-confiança.

O Influente do DISC

Outro perfil de liderança, o Influente, possui um foco maior em pessoas e no modo como elas se conectam para gerar resultados. Normalmente, é o líder servidor que faz com que toda a equipe se sinta bem e sempre orienta ela para máxima performance através do bom relacionamento e crescimento em grupo. Influentes são, normalmente, extrovertidos e possuem ótima eloquência. Jajá você saberá se esse é o seu no teste de perfil comportamental.

O Conforme do DISC

O perfil Conforme do teste de perfil comportamental tem o estereótipo do “gerente de RH” que todo mundo considera chato por não liberar algum documento ou material. Eles são essenciais para a continuidade de empresas por estabelecer o solo padrão para crescimento. Ao mesmo tempo, um excesso de poder dos conformes pode gerar estagnação. Como pessoas, são indecisos se não tiverem uma sólida base de dados para responder.

O Estável do DISC

O perfil Estável pode ser encontrado naquela pessoa que sempre quer agendar reuniões. Costuma ser uma ponte entre todo o grupo. Nos Arquétipos Xamânicos, este é tipo como o “Arquétipo Curador”, que é quem cuida do grupo e mantém coesão interna. Pessoas assim costumam ter um tom de voz baixo e são respeitados por seu grupo.

Perfeito, agora vamos ao teste!

Fico feliz em, finalmente, encontrar um teste de perfil comportamental grátis do DISC na internet. O teste que encontrei não precisa de cadastro e possui um resultado simples e direto. Vai te mostrar qual seu perfil mais expoente e alguns traços dele. Apesar de não ser super completo no relatório, será um passo inicial na sua jornada. Mais adiante, no teste vocacional, você receberá outros elementos do DISC.

Faça o Teste de Perfil Comportamental DISC Aqui

O próximo teste é o meu preferido. E, melhor ainda, o site que você fará o teste possui uma base de conhecimento e análise estatística extremamente extensa! Se você estiver numa crise de personalidade ou querendo se conhecer um pouco mais, é até possível que passe horas lendo opiniões, manuais, relatórios (e estatísticas) de centenas de milhares de pessoas.

Teste de Perfil Comportamental Grátis MBTI

Ramo dos Diplomatas, o MBTI possui um site especializado em ajudar pessoas com o “uso” dos seus próprios perfis.
Ramo dos Diplomatas, o MBTI possui um site especializado em ajudar pessoas com o “uso” dos seus próprios perfis.

Para começar o papo sobre o MBTI, preciso dizer que esse é um teste de perfil comportamental que ainda estou absorvendo totalmente, então vou deixar apenas um rápido resumo para você sobre as bases do MBTI e te mostrar algo que vai fazer seus olhos brilharem. O site 16Personalities (já te dou o link) foi criado como uma expansão do MBTI e possui um teste de perfil comportamental grátis e em português!

O melhor de tudo… estatísticas até dar uma dor!

Por exemplo, antes de fazer este artigo, refiz meu teste de perfil comportamental e descobri uma alteração no meu perfil. Acessei meu histórico e vi meus perfis anteriores desde 2016! Já vou te adiantar algo importante: apesar do site não exigir cadastro para fazer o teste, eu realmente recomendo que você faça. Por quê? Ora, vê a imagem abaixo. Eu fiz 2 testes entre o primeiro e o segundo da imagem e… os perdi pelo simples fato de não estar logado.

Meu histórico de teste de perfil comportamental do MBTI. Pode me chamar de curas caras que vivo mudando de perfil. haha.
Meu histórico de teste de perfil comportamental do MBTI. Pode me chamar de curas caras que vivo mudando de perfil. haha.

Acessando a área de membros (grátis), você pode responder enquetes. Sem brincadeira, tem milhares de enquetes (que podem ser considerados mini teste de perfil comportamental). O mais interessante de tudo é que somente é possível responder a enquete enquanto está logado e, com isso, o site capta centenas de milhares de respostas dos diversos perfis. Isso é diferenciado porque você tem algo que é muito além da teoria: é a prática sendo demonstrada em gráficos e porcentagens.

Exemplo de resultado de enquete de teste de perfil comportamental no 16 Personalities.
Exemplo de resultado de enquete de teste de perfil comportamental no 16 Personalities.

Na imagem acima, respondi a uma enquete sobre o que eu achava a respeito da minha auto imagem (coloco o link jajá, calma aí). Antes de te mandar o link, preciso te alertar sobre algo. O site é parcialmente traduzido, isso significa que você poderá fazer o teste totalmente em português e ver seu relatório (que é gigante, aliás) gratuitamente e em português. Porém, a mágica acontece se você souber inglês (ou traduzir pelo Google no automágico)…

Altere o idioma clicando no globo acima à direita…

Ao colocar em inglês, novas áreas serão desbloqueadas e você poderá acessar fóruns, enquetes, estatísticas, histórico e muitas outras informações. Sinceramente, o 16Personalities tem o melhor relatório que já encontrei em relação a qualquer teste de perfil comportamental. Guarde alguns (vários) minutos para ler o relatório, garanto que será revelador para você.

Deixa te falar os tipos de personalidade no 16Personalities…

Analistas do MBTI

  • Arquiteto (INTJ): Alta criatividade e voltados à estratégia, são criados dos planos perfeitos (mesmo que nunca os executem).
  • Lógico (INTP): Inovação no sangue e exploradores das fronteiras de onde atuam, expandindo e respeitando o intelecto.
  • Comandante (ENTJ): Criativos e mandões, vão direto ao ponto em resolver os problemas que aparecerem.
  • Inovador (ENTP): Odeiam regras e adoram brainstorm. Ficam entediados com mesmice e gostam de pular de atividade em atividade.

Diplomatas do MBTI

  • Advogado (INFJ): Voltado a uma causa, o Advogado possui paixão em ajudar as pessoas com algo que acredita fielmente, sacrificando-se caso necessário.
  • Mediador (INFP): O Mediador é um perfil de cura e absorção, ajudando as pessoas ao seu redor e estimulando a sua expressão no mundo.
  • Protagonista (ENFJ): O Protagonista é o líder inspirador, extrovertido e que arrasta pessoas para uma causa, inspirando com confiança.
  • Ativista (ENFP): O Ativista é um explorador que gosta de conhecer coisas novas e se conectar com o mundo e pessoas ao seu redor.

Sentinelas do MBTI

  • Logístico (ISTJ): Fissurados com qualidade e amantes de um lugar quieto, o Logístico é voltado a processos e pouca emoção.
  • Defensor (ISFJ): Protetores caridosos, o Defensor possui carinho e ternura em cuidar e respeitar o outro mesmo possuindo introspecção alta.
  • Executivo (ESTJ): São a conexão entre os vários perfis e fazem a sociedade girar em torno de garantir que as regras sejam seguidas.
  • Cônsul (ESFJ): O Cônsul é o típico anfitrião de eventos que cujo maior objetivo e satisfação é prover harmonia social.

Exploradores do MBTI

  • Virtuoso (ISTP): Voltado à inovação por falta de controle, o Virtuoso gosta de explorar terrenos novos para conhecer pessoas confiáveis.
  • Aventureiro (ISFP): O Aventureiro é instável, sabe disso e é feliz com isso. Vivem no agora e possui introversão e espontaneidade.
  • Empresário (ESTP): Muito confiante, o Empresário é cheio de energia em comunicar o que pensa e arriscar em busca de mudar de posição
  • Animador (ESFP): Extrovertido e contagiante, o Animador é um perfil que se conecta facilmente, provendo conforto e risos.

Aqui vai o link para o teste de perfil comportamental do MBTI.

PS: e aqui tá a enquete sobre auto imagem. E eu te desafio a descobrir qual dos perfis de Bartle abaixo mais tem problemas com auto imagem.

Teste de Perfil Comportamental de Bartle

O senhor do vídeo acima é o Richard Bartle, criador da Taxonomia de Bartle (ou Bartle’s Player Types). Esse teste de perfil comportamental grátis possui uma diferenciação dos outros bem interessante. No vídeo (que tá em inglês), o Bartle explica sobre a origem e aplicação do teste de perfil comportamental de Bartle. E, para fazer o teste e interpretar os resultados, você precisará entender exatamente como funciona o teste e se ele se aplica à sua realidade. Você precisará de certo contexto para entender o teste na sua vida real (fora dos jogos).

Desde 1978 existiam os MUD.

MUD significa “Multi User Dungeon”. Na época, eram jogos online de computador baseados em texto. É, eu também achei estranho quando, em 2014, descobri a taxonomia de Bartle. O único jeito de entender como funciona um jogo desse é abrindo (por 30 segundinhos). Lembre-se que em 1980 não existia computador bonitinho com interface, então só os topzão hacker conseguiam jogar um negócio desses, acredito.

Mas beleza, a computação avançou e avançou.

E lá em 1996, Bartle criou um artigo baseado em muito estudo e análise objetiva de dados dos ambientes de MUD. Apesar de ser bastante diferente como os jogos baseados em texto eram dos atuais, a taxonomia de Bartle continua sendo regra. Na verdade, já em 1998 o teste de perfil comportamental de Bartle passou a ser utilizado em toda indústria de jogos (e hoje é cadeira obrigatória em universidades).

E como se entende esse tipo de teste de perfil comportamental?

Para começo de conversa, o vídeo acima do Bartle explica do cuidado em aplicar o contexto do teste fora de ambientes de jogos. Isso pelo motivo de que ele nunca foi feito nem testado, psicologicamente, para pessoas no mundo “real”. Por esse motivo, é bom que você tenha histórico com jogos para entender as perguntas. Se não tiver, precisará de cuidado ao interpretar as informações.

Quer saber se o teste de Bartle serve para você? Veja os tipos.

Esse é meu resultado no teste de perfil comportamental de Bartle.
Esse é meu resultado no teste de perfil comportamental de Bartle.

Achiever (Conquistador)

Os Conquistadores fazem parte de um perfil que procura ser único, respeitado e possuidor de propriedades. Entenda que cada perfil pode parecer um com outro, mas ao analisar o objetivo final tudo fica mais claro para esse teste de perfil comportamental. O perfil de Achiever é responsável por 20% de todos os jogadores de ambientes virtuais. Porém, nós vivemos num mundo onde a Gamificação é utilizada em todos os sistemas e, por conta disso, é ainda mais fácil entender esse perfil.

Conquistadores são os donos da moeda e mandam na economia.

Normalmente, o teste de perfil comportamental que for orientado para o lado do Conquistador será dado para pessoas com foco em resultados e tarefas, algo como o perfil Dominante do DISC. O Conquistador é um perfil de independência de pensamento mas usa de estratégias e alianças para atingir seus objetivos. Conquistadores são caçadores de desafios.

Diferente do Explorador, que não tá nem aí pra ele.

Explorer (Explorador)

Enquanto que o Conquistador se importa em conseguir as raridades de uma missão (o item mais raro de todos ou mesmo derrotar um grande desafio), o Explorador se importa mais no caminho que no objetivo final da missão, observando cada detalhe. O Explorador gosta e prefere entender como funcionam as diversas possibilidades que lhe são expostas durante a jornada. Um Explorador é alguém de fácil convívio, mais liberto em pensamentos.

Sempre mudando e procurando algo novo.

Com o nome fica fácil notar que o teste de perfil comportamental do Explorador nunca irá parar em um só lugar e prefere procurar sempre novas aventuras. Conforme o Explorar se desenvolve dentro de um sistema ou grupo, ele tende a compartilhar e animar os companheiros ao redor, criando um clima de bom convívio e animação. 20% dos perfis são compostos por Exploradores.

Socialiser (Socializador)

Teste de perfil comportamental de Bartle (em inglês). Já te dou o link!
Teste de perfil comportamental de Bartle (em inglês). Já te dou o link!

O mais representativo de todos, o perfil de Socializador representa 60% de todos os jogadores. Esse perfil é o causador de efeito viral, algo sempre procurado no marketing digital em estratégia de divulgação. Aliás, por culpa do Upando Na Vida possuir 90 dias gratuitos de desafios gamificados e intensos para seu próprio desenvolvimento pessoal, eu preciso utilizar elementos de Gamificação para garantir que você me ajude a compartilhar a Quest 01 (que é a porta de entrada de tudo).

Entrar na Quest 01 é entrar na comunidade do Upando Na Vida.

E a frase acima é bastante utilizada por Socializadores. Preferem estar junto de um grupo do quê sozinhos explorando. Costumam entreter e ser entretidos, recarregando a bateria perto de outras pessoas. Socializadores, normalmente, são auto suficientes e interagem entre si (mas o equilíbrio é destruído num ambiente de apenas Socializadores). São eles quem fazem os lugares terem movimento e ganharem velocidade de expansão (e sustentabilidade, que é o que procuro ter se um monte de Socializadores me ajudarem).

Killer (Assassino)

Eu não consigo achar uma ponte do Killer…

Cada teste de perfil comportamental possui um pouco de similaridade um com o outro, mas tem algo diferente no Killer que os outros testes não possuem. Por exemplo, posso comparar o Dominante do DISC com o Conquistador ou os Socializadores com os Diplomatas do MBTI. Mas o Assassino não possui uma conexão fácil. O pior de tudo é que o Killer é o tipo mais fácil de identificar na vida real.

Killer é um Achiever, Explorer e Socializer (ao contrário).

Juntando a dominância sobre terreno do Conquistador (e respeito), a vontade de se mover e procurar novas realidades do Explorador (e não se prender a um lugar). Por fim, adicionando a vontade de estar perto de pessoas, mas para fazer mal a elas, temos o Assassino. Sabe o teu parceiro de trabalho que tá nem aí pra tudo e todos? Que não aceita trocar turnos mas sempre quer ajuda? É ele.

O cara que te dará um bote no primeiro momento…

Os Assassinos, no teste de perfil comportamental de Bartle, precisam ser contidos. Eles são uma praga necessária, mas que precisa ser contida ou todo o sistema irá ruir. É como se eles fossem os mais agressivos nos negócios, mas os mais prejudiciais nas relações. Se bem utilizados, podem se tornar grandes impulsionadores.

Agora que você entendeu um pouco do assunto, vamos ao teste.

Caso queira descobrir como que funciona um jogo de MUD (onde o estudo de Bartle iniciou), testa o MUD Portal. Ou use esse outro link para fazer o seu teste de perfil comportamental grátis de Bartle. Esse é um teste (em inglês) que levará uns 2 ou 3 minutos. Se você não conhecia o teste de Bartle, vai adorar (e, sendo um jogador, vai perceber muita similaridade mesmo).

O próximo teste é meio besta, mas é divertido…

Teste dos Bichos

Águia, Lobo, Tubarão e Gato, qual é você?
Águia, Lobo, Tubarão e Gato, qual é você?

Chamam “lúdico” esse negócio bonitinho de fazer algo mais complexo (DISC) se tornar algo mais simples (bichos). Mas okay, o teste de perfil comportamental do IBC é bem interessante e pode elucidar algumas coisas para você. Esse teste é especialmente ótimo para pessoas que estão nessa parte do artigo e ainda não entenderam bulhufas alguma. Juro que é divertido de fazer o teste e aprender um pouco mais sobre ele.

Não vou falar muito sobre eles, mas apenas deixar o teste.

Ahhh, também vou te deixar alguns vídeos do João Dornelles (sou fã do cara) explicando os 4 perfis. Abaixo tem o da Águia e aqui tem os do Gato, Tubarão e Lobo. E, para finalizar esse rápido teste de perfil comportamental e já irmos para o próximo, você pode fazer o teste aqui ou aqui (logando com Facebook). O teste vai durar cerca de 5 minutos e é super fácil de responder.

Se preferir (ou os links derem errado), tem uma versão para imprimir (eca).

Teste de Perfil Comportamental Vocacional Neora

Meus resultados do teste vocacional que vou te recomendar.
Meus resultados do teste vocacional que vou te recomendar.

Afinal, para quê serve um teste vocacional?

Bem, lembra do lance lá de que você faz um teste e diz qual a profissão que você deve seguir? Mais ou menos isso, mas parece que temos uns dados interessantes sendo calculados nesse teste de perfil comportamental que vou te passar. Ele faz uma rápida análise DISC aplicando algumas modificações para gerar outros perfis a partir das perguntas.

Perfil Pessoal Neora

O perfil pessoal vai te trazer uma folha de relatório.
O perfil pessoal vai te trazer uma folha de relatório.

O relatório do teste de perfil comportamental é bem simples e bem direto, já te ajudando a entender alguns aspectos chave da sua personalidade com uma linguagem mais direcionada para qual curso e profissão você pode seguir e fazer em sua vida. É nesse resultado que você receberá um outro relatório DISC com um dos 4 perfis: Dominante, Influente, Estável ou Conforme.

Os resultados são divididos nessas três abas:

Perfil Vocacional Neora

Eu, realmente, me surpreendi com esses resultados.

A imagem do início do tópico sobre vocacional (com porcentagens em profissões) realmente encaixou em como minha profissão se comporta. Sabe, mesmo amando escrever, eu me considero um tradutor. Na verdade, fui coordenador de tradução do Habitica liderando e treinando outros 10 tradutores num grupo fechado e outras dezenas independentes. Cheguei a traduzir e revisar o equivalente a 250 páginas de livros. E qual a relação disso com o teste de perfil comportamental?

Aquela é a maior porcentagem do teste. E é minha profissão.

Hoje eu amo escrever e faço trabalhos de Ghostwriting, Copywriting, SEO, Marketing Digital e tenho meu maior foco no que amo me dedicar que é a Quest 01 do Upando Na Vida (90 dias de desenvolvimento gratuito). Então, uau, o teste de perfil comportamental realmente acertou! Eu, como escritor, continuo sendo tradutor porque é assim que enxergo as palavras, como sentidos que precisam ser traduzidos.

Falei tudo isso pra te dizer: esse teste é preciso e me surpreendeu!

Perfil EAD Neora

Eu acabei de me formar num curso EAD no Brasil e expliquei como foi minha experiência no artigo do link. De forma similar, o teste mostrou aspectos verdadeiros sobre como eu sempre me saí em relação ao EAD. Isso é um ótimo teste de perfil comportamental (grátis) para quem não sabe se funcionaria estudando de casa para ter disciplina de continuar sozinho.

Por fim, eu apaixonei por esse teste.

Enquanto fazia a pesquisa para esse artigo, encontrei testes novos mas que já tinha um resultado esperado. Esse daqui, de fato, trouxe algo novo para mim. O teste é bem rápido e pode ser completado em menos de 5 minutos, precisando fazer o cadastro com Email, Google ou Facebook. Faça seu teste de perfil vocacional aqui.

Por fim, talvez o teste mais importante de todos…

Teste de Perfil Comportamental Emocional do Cíngulo

Histórico de avaliações emocionais do teste de perfil comportamental do Cíngulo.
Histórico de avaliações emocionais do teste de perfil comportamental do Cíngulo.

O Cíngulo leva pouco tempo para explicar.

Basicamente, uma equipe de profissionais da saúde abrangendo psicólogos e psiquiatras resolveu tentar popularizar e facilitar o acesso a cuidados com a mente através do app. Hoje o Cíngulo possui uma constante nota de 4,9 nas lojas de aplicativos e possui uma versão Freemium (liberada gratuitamente com algumas restrições). Você pode fazer sua autoavaliação e utilizar as primeiras sessões gratuitamente para testar.

Ahhh, também há um diário emocional grátis.

O Cíngulo avalia 10 critérios da sua vida emocional:

  • Vontade
  • Cautela
  • Atenção
  • Atitude
  • Estabilidade

Os acima são positivos e, os abaixo, negativos.

  • Raiva
  • Ansiedade
  • Sensibilidade
  • Medo
  • Impulsos
Gráfico de autoavaliações do Cíngulo ao longo do tempo.
Gráfico de autoavaliações do Cíngulo ao longo do tempo.

Na versão gratuita, você tem acesso a 3 avaliações (ou 4 caso inicie o trial de 7 dias com cartão de crédito). Existem algumas críticas de profissionais e usuários quanto ao Cíngulo (na verdade, um aplicativo) fazer introspecções e análises altamente profundas sobre sua mente. Algumas psicólogas amigas minhas dizem que isso pode levar o usuário a cenários graves de depressão.

Ainda assim, fiz uma rápida enquete num grupo do UPV.

A enquete abordou poucas pessoas (menos de 20), mas o resultado padrão é similar ao meu: o Cíngulo realmente ajuda, apesar de machucar algumas vezes. Porém, uma das pessoas do grupo relatou ter achado muito incisivo. A minha recomendação aqui é que você teste de mente aberta e, caso alguma ferida profunda seja aberta, interrompa o uso.

Sinceramente, eu amo o Cíngulo. Ele me libertou algumas vezes.

Sabe quando você está mal e nenhum teste de perfil comportamental vai detectar isso diretamente? Meu perfil é Dominante no DISC mas, se eu estiver triste, a minha Dominância vai apenas reduzir e meu resultado ficará alterado sem saber, exatamente, o motivo. O Cíngulo trabalha nos aspectos positivos e negativos da psique, analisando e ajustando o que for necessário para sua saúde mental.

O uso contínuo, mesmo gratuito, causa um efeito bola de neve.

Pouco a pouco, você se tornará cada vez mais apto a se relacionar consigo mesmo e seu autoconhecimento irá entrar em níveis sempre mais profundos e felizes. Se você olhar o gráfico da imagem anterior, verá que enquanto minha Atitude (positivo) estava altíssima, perceberá que minha Atenção (positivo) estava quase nula. Foi interpretando aqueles resultados que eu consegui voltar ao meu eixo.

E você também pode fazer isso.

Teste Final

Hey, o que achou desses testes? Eu realmente ficaria bem feliz com teu feedback! Esse artigo deu um baita trabalhão mas fiquei bastante orgulhoso dele e espero que tenha te ajudado. Se te ajudei, te convido gratuitamente para ler o Briefing da Quest 01 e, quem sabe, aceitar os desafios de autoconhecimento e desenvolvimento profissional. Lá você passará por até 90 dias de aprendizado sobre si mesmo e irá, pouco a pouco, se tornando alguém mais resiliente.

“Como assim até 90 dias? Ou é ou não é, não?”

Você tem direito aos 90 dias gratuitamente, mas a as Quests depois da 01 não serão tão simples e você precisará se desenvolver e cumprir desafios. Meu objetivo é quebrar tua essência para que você possa reconstruir, então é possível que você fique preso em alguma Quest sem saber como sair, daí precisará se desenvolver para ir para a próxima!

E tudo começa na Quest 01.


7 Comments

Marcelo Alves · 12 de fevereiro de 2020 at 14:56

Muito o artigo, vou reler mais vezes… Vlw Jason Statham

    Rodrigo Nask · 17 de fevereiro de 2020 at 22:02

    😎😎😎😎😎😎

    Valeu, Marcelo! Fico feliz que tenha gostado do artigo (e da careca). haha

Graziele · 5 de maio de 2019 at 00:25

Bah, Nasc, realmente um artigo pra “se gastar” lendo. Segui tuas dicas e deixei essa página aberta por alguns dias e fui lendo e fazendo aos poucos, finalizando hoje.
O material que tu reuniste é muito bom, mas as tuas ressalvas e observações são sensacionais. É notável a tua responsabilidade em produzir conteúdo, e por isso indico sem dó!
Parabéns mesmo!

    Rodrigo Nasc · 6 de maio de 2019 at 20:14

    Ohh, Grazi, brigadão pelo feedback! 👾
    De fato, esse foi um dos que mais deu trabalho em fazer aqui no blog. Me orgulho de cada horinha gasta para poder gerar ele. E achei interessante que, realmente, não dá pra ler ele todo de uma vez. haha.

Alex Camaroti · 18 de abril de 2019 at 10:21

Parabéns man, excelente artigo.

    Rodrigo Nasc · 18 de abril de 2019 at 11:30

    E aí, Alex! Valeu pelo comentário. Fico feliz que tenha te ajudado. Como te falei no Zap, engole o relatório! 😂

Rodrigo Nasc · 17 de abril de 2019 at 19:57

Girafas me mordam! 🦒
Esse artigo foi o que mais deu trabalho (e orgulho) dos últimos 16 artigos colocados aqui desde 1º de Abril! (quando comecei a colocar um por dia).

Putz, putz 🥴

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *