fbpx
Que tal melhorar seu autoconhecimento através do seu manual comportamental para entender seu teste de perfil comportamental?
Que tal melhorar seu autoconhecimento através do seu manual comportamental para entender seu teste de perfil comportamental?

Foi bastante difícil juntar os melhores teste de perfil comportamental grátis da internet, mas consegui trazer apenas o melhor para você. Neste artigo, vou te explicar e explorar os principais teste de perfil comportamental utilizados pela psicologia, empresas e pessoas em busca de autoconhecimento. Encontrei testes sem spam, sem dramas e que não cobram para enviar resultado (existem vários que fazem isso).

S√©rio, √© um saco perder seu tempo e precisar pagar‚Ķ ūüėí

Fiz este artigo porque nunca encontrei, de forma fácil, um lugar centralizado onde você possa encontrar seu teste de perfil comportamental grátis (ou ser enganado). Fiz comigo cada um dos testes que recomendo aqui e não coloquei aqueles que não trazem resultados que te ajudem ou que somente querem vender algo. Foi muito bom para mim fazer (e refazer) esses testes e aprendi muito com isso.

Em especial, o teste de Bartle‚Äôs foi novo para mim! ūüėĪ

Talvez seja dif√≠cil para voc√™ fazer o teste de perfil comportamental Bartle porque ele foi criado para analisar comportamento de jogadores de ambientes virtuais (MUD). Por√©m, at√© enviei ele pra minha namorada e ela ficou surpresa com os resultados que tirou (que, por coincid√™ncia, s√£o o contr√°rio dos meus resultados em qualquer teste). Haha. Ahh, deixa te falar algo importante: voc√™ n√£o deve usar o teste de perfil comportamental como algo ‚Äúfinal‚ÄĚ.

O teste é apenas o começo do seu entendimento.

Você muda com o tempo. Pode ir e voltar em vários perfis (como aconteceu comigo no MBTI e no Emocional que vou te mostrar). Você também pode se manter por vários anos no mesmo perfil. Não se preocupe, você não é definido por essas características, mas elas serão usadas por você como um balizador de desempenho e comportamento. Tipo um manual, sabe? Um teste de perfil comportamental ajuda muito a se aceitar e reconhecer suas virtudes e defeitos.

Todos os testes aqui possuem embasamento científico e de dados.

Não gosto de testezinho réi fuleira de Facebook para saber com qual celebridade eu me pareço (apesar de ter feito um e ter dado que sou parecido, careca, com o Jason Statan). Apesar de serem divertidos, esses testes não nos ajudam na vida. Por esse motivo, todos os testes daqui possuem extensa comprovação, estudo anterior e análises de dados contínuas para aumento de performance.

Ahhh, v√™ a√≠ como pare√ßo mesmo com o Jason Statan. ūüėŹ

Eu, em 2016, depois de terminar um namoro. A ex ficou loira e, eu, fiquei careca. Términos de relacionamentos são sempre engraçados. Se fizer um teste de perfil comportamental logo depois, garanto que dará tudo alterado. hahaha.
Eu, em 2016, depois de terminar um namoro. A ex ficou loira e, eu, fiquei careca. Términos de relacionamentos são sempre engraçados. Se fizer um teste de perfil comportamental logo depois, garanto que dará tudo alterado. hahaha.

Mas beleza, vamos pros testes? Ahhh, ia esquecendo!

Cada teste de perfil comportamental leva um certo tempo, então vou te orientar durante o artigo sobre a duração de cada um. Caso você queira, poderá guardar esse artigo (coloca lembrete no celular) e por ir fazendo os testes um por um para não sobrecarregar. Ou reserva 1h~2h para poder fazer cada teste de perfil comportamental que coloco aqui. Esse artigo não é muito longo, mas cada teste possui um Manual sobre você para ler (o do MBTI é gigante). Show, show?

Let‚Äôs gow, entow! ūüí™

Teste de Perfil Comportamental DISC

Ahhh, o DISC! A origem de tudo.

L√° em 1928, o William Moulton Marston come√ßou a fazer uma altera√ß√£o no modo como a psicologia funcionava. At√© ent√£o, o √ļnico objetivo da psicologia era tratar gente doida. At√© o nome das psicopatologias eram diferentes. Por exemplo, sabia que o vibrador feminino foi inventado para tratar ‚Äúfrigidez‚ÄĚ. √Č, rapaz, falta de fogo era doen√ßa nas antiga. Ent√£o o foco da psicologia modificou de ‚Äútratador de doen√ßas‚ÄĚ para algo mais, saboroso‚Ķ

Surge o teste de perfil comportamental positivo…

Entenda positivo como algo que tem o objetivo de aumentar o potencial do indiv√≠duo. Existem diversos testes (muitos mesmo) usados por psic√≥logos para identificar dist√ļrbios, fobias e neuroses que seus pacientes venham a possuir. Por√©m, foi atrav√©s do DISC que come√ßou a ser formalizada a psicologia voltada ao desenvolvimento humano. A doen√ßa n√£o era mais o foco, mas sim a alta performance.

DISC √© Domin√Ęncia, Influ√™ncia, Estabilidade e Conformidade.

Cada esfera desse teste de perfil comportamental gr√°tis que vou te mostrar explora uma vertente do nosso comportamento. Algo importante de frisar √© que ele analisa nossas emo√ß√Ķes e n√£o nossa personalidade (voc√™ perceber√° nas perguntas do teste). Ser honesto no teste vai demonstrar exatamente como seu inconsciente se manifesta quanto a cada esfera do disc.

As 4 Orienta√ß√Ķes do Teste de Perfil Comportamental DISC

Antes de falar sobre os perfis comportamentais do DISC, é preciso entender esse gráfico acima porque ele quem gera cada um dos perfis.
Antes de falar sobre os perfis comportamentais do DISC, é preciso entender esse gráfico acima porque ele quem gera cada um dos perfis.

Orientação a Resultados e Processos do DISC.

√Č interessante notar que as orienta√ß√Ķes s√£o antag√īnicas neste teste de perfil comportamental. Algu√©m orientado a resultados ir√° preferir quebrar alguma regra e resolver logo do que seguir o manual. Por exemplo, algu√©m orientado a resultados √© mais propenso a furar a fila (Dominante) ou pedir para furar a fila (Influente) do que as pessoas orientadas a processos, que ou focam em seguir o regulamento da fila do cinema (Conforme) ou respeitam a regra social (Est√°vel).

Orientação a Tarefas e Pessoas do DISC.

J√° lidou com situa√ß√Ķes de demiss√£o onde trabalhou? L√≠deres orientados a Tarefas demitir√£o algu√©m ineficiente imediatamente (Dominantes) ou usar√£o m√©tricas para tentar reformar o funcion√°rio (Conformes). Por outro lado, quem √© voltado para Pessoas ir√° fazer de tudo para a pessoa n√£o ir embora e se sentir bem (Influente) ou poder√° conectar cursos, treinamentos, consultoria e at√© um teste de perfil comportamental gr√°tis para ajudar o funcion√°rio a ficar (Est√°vel).

Dito isso, t√° na hora de conhecer os 4 perfis do DISC.

Os 4 Perfis do DISC

O Dominante do DISC

Focado em resultados e tarefas, normalmente √© a for√ßa motriz da linha de frente. √Č a pessoa mais decidida do grupo, normalmente tida como ‚Äúl√≠der‚ÄĚ por imposi√ß√£o e sempre vivendo o momento presente, matando um coelho por vez. O perfil dominante normalmente √© o mais odiado e o mais invejado. Seu teste de perfil comportamental indica velocidade na decis√£o e auto-confian√ßa.

O Influente do DISC

Outro perfil de liderança, o Influente, possui um foco maior em pessoas e no modo como elas se conectam para gerar resultados. Normalmente, é o líder servidor que faz com que toda a equipe se sinta bem e sempre orienta ela para máxima performance através do bom relacionamento e crescimento em grupo. Influentes são, normalmente, extrovertidos e possuem ótima eloquência. Jajá você saberá se esse é o seu no teste de perfil comportamental.

O Conforme do DISC

O perfil Conforme do teste de perfil comportamental tem o estere√≥tipo do ‚Äúgerente de RH‚ÄĚ que todo mundo considera chato por n√£o liberar algum documento ou material. Eles s√£o essenciais para a continuidade de empresas por estabelecer o solo padr√£o para crescimento. Ao mesmo tempo, um excesso de poder dos conformes pode gerar estagna√ß√£o. Como pessoas, s√£o indecisos se n√£o tiverem uma s√≥lida base de dados para responder.

O Est√°vel do DISC

O perfil Est√°vel pode ser encontrado naquela pessoa que sempre quer agendar reuni√Ķes. Costuma ser uma ponte entre todo o grupo. Nos Arqu√©tipos Xam√Ęnicos, este √© tipo como o ‚ÄúArqu√©tipo Curador‚ÄĚ, que √© quem cuida do grupo e mant√©m coes√£o interna. Pessoas assim costumam ter um tom de voz baixo e s√£o respeitados por seu grupo.

Perfeito, agora vamos ao teste!

Fico feliz em, finalmente, encontrar um teste de perfil comportamental grátis do DISC na internet. O teste que encontrei não precisa de cadastro e possui um resultado simples e direto. Vai te mostrar qual seu perfil mais expoente e alguns traços dele. Apesar de não ser super completo no relatório, será um passo inicial na sua jornada. Mais adiante, no teste vocacional, você receberá outros elementos do DISC.

Faça o Teste de Perfil Comportamental DISC Aqui

O pr√≥ximo teste √© o meu preferido. E, melhor ainda, o site que voc√™ far√° o teste possui uma base de conhecimento e an√°lise estat√≠stica extremamente extensa! Se voc√™ estiver numa crise de personalidade ou querendo se conhecer um pouco mais, √© at√© poss√≠vel que passe horas lendo opini√Ķes, manuais, relat√≥rios (e estat√≠sticas) de centenas de milhares de pessoas.

Teste de Perfil Comportamental Gr√°tis MBTI

Ramo dos Diplomatas, o MBTI possui um site especializado em ajudar pessoas com o ‚Äúuso‚ÄĚ dos seus pr√≥prios perfis.
Ramo dos Diplomatas, o MBTI possui um site especializado em ajudar pessoas com o ‚Äúuso‚ÄĚ dos seus pr√≥prios perfis.

Para começar o papo sobre o MBTI, preciso dizer que esse é um teste de perfil comportamental que ainda estou absorvendo totalmente, então vou deixar apenas um rápido resumo para você sobre as bases do MBTI e te mostrar algo que vai fazer seus olhos brilharem. O site 16Personalities (já te dou o link) foi criado como uma expansão do MBTI e possui um teste de perfil comportamental grátis e em português!

O melhor de tudo… estatísticas até dar uma dor!

Por exemplo, antes de fazer este artigo, refiz meu teste de perfil comportamental e descobri uma alteração no meu perfil. Acessei meu histórico e vi meus perfis anteriores desde 2016! Já vou te adiantar algo importante: apesar do site não exigir cadastro para fazer o teste, eu realmente recomendo que você faça. Por quê? Ora, vê a imagem abaixo. Eu fiz 2 testes entre o primeiro e o segundo da imagem e… os perdi pelo simples fato de não estar logado.

Meu histórico de teste de perfil comportamental do MBTI. Pode me chamar de curas caras que vivo mudando de perfil. haha.
Meu histórico de teste de perfil comportamental do MBTI. Pode me chamar de curas caras que vivo mudando de perfil. haha.

Acessando a área de membros (grátis), você pode responder enquetes. Sem brincadeira, tem milhares de enquetes (que podem ser considerados mini teste de perfil comportamental). O mais interessante de tudo é que somente é possível responder a enquete enquanto está logado e, com isso, o site capta centenas de milhares de respostas dos diversos perfis. Isso é diferenciado porque você tem algo que é muito além da teoria: é a prática sendo demonstrada em gráficos e porcentagens.

Exemplo de resultado de enquete de teste de perfil comportamental no 16 Personalities.
Exemplo de resultado de enquete de teste de perfil comportamental no 16 Personalities.

Na imagem acima, respondi a uma enquete sobre o que eu achava a respeito da minha auto imagem (coloco o link jajá, calma aí). Antes de te mandar o link, preciso te alertar sobre algo. O site é parcialmente traduzido, isso significa que você poderá fazer o teste totalmente em português e ver seu relatório (que é gigante, aliás) gratuitamente e em português. Porém, a mágica acontece se você souber inglês (ou traduzir pelo Google no automágico)…

Altere o idioma clicando no globo acima à direita…

Ao colocar em ingl√™s, novas √°reas ser√£o desbloqueadas e voc√™ poder√° acessar f√≥runs, enquetes, estat√≠sticas, hist√≥rico e muitas outras informa√ß√Ķes. Sinceramente, o 16Personalities tem o melhor relat√≥rio que j√° encontrei em rela√ß√£o a qualquer teste de perfil comportamental. Guarde alguns (v√°rios) minutos para ler o relat√≥rio, garanto que ser√° revelador para voc√™.

Deixa te falar os tipos de personalidade no 16Personalities…

Analistas do MBTI

  • Arquiteto (INTJ): Alta criatividade e voltados √† estrat√©gia, s√£o criados dos planos perfeitos (mesmo que nunca os executem).
  • L√≥gico (INTP): Inova√ß√£o no sangue e exploradores das fronteiras de onde atuam, expandindo e respeitando o intelecto.
  • Comandante (ENTJ): Criativos e mand√Ķes, v√£o direto ao ponto em resolver os problemas que aparecerem.
  • Inovador (ENTP): Odeiam regras e adoram brainstorm. Ficam entediados com mesmice e gostam de pular de atividade em atividade.

Diplomatas do MBTI

  • Advogado (INFJ): Voltado a uma causa, o Advogado possui paix√£o em ajudar as pessoas com algo que acredita fielmente, sacrificando-se caso necess√°rio.
  • Mediador (INFP): O Mediador √© um perfil de cura e absor√ß√£o, ajudando as pessoas ao seu redor e estimulando a sua express√£o no mundo.
  • Protagonista (ENFJ): O Protagonista √© o l√≠der inspirador, extrovertido e que arrasta pessoas para uma causa, inspirando com confian√ßa.
  • Ativista (ENFP): O Ativista √© um explorador que gosta de conhecer coisas novas e se conectar com o mundo e pessoas ao seu redor.

Sentinelas do MBTI

  • Log√≠stico (ISTJ): Fissurados com qualidade e amantes de um lugar quieto, o Log√≠stico √© voltado a processos e pouca emo√ß√£o.
  • Defensor (ISFJ): Protetores caridosos, o Defensor possui carinho e ternura em cuidar e respeitar o outro mesmo possuindo introspec√ß√£o alta.
  • Executivo (ESTJ): S√£o a conex√£o entre os v√°rios perfis e fazem a sociedade girar em torno de garantir que as regras sejam seguidas.
  • C√īnsul (ESFJ): O C√īnsul √© o t√≠pico anfitri√£o de eventos que cujo maior objetivo e satisfa√ß√£o √© prover harmonia social.

Exploradores do MBTI

  • Virtuoso (ISTP): Voltado √† inova√ß√£o por falta de controle, o Virtuoso gosta de explorar terrenos novos para conhecer pessoas confi√°veis.
  • Aventureiro (ISFP): O Aventureiro √© inst√°vel, sabe disso e √© feliz com isso. Vivem no agora e possui introvers√£o e espontaneidade.
  • Empres√°rio (ESTP): Muito confiante, o Empres√°rio √© cheio de energia em comunicar o que pensa e arriscar em busca de mudar de posi√ß√£o
  • Animador (ESFP): Extrovertido e contagiante, o Animador √© um perfil que se conecta facilmente, provendo conforto e risos.

Aqui vai o link para o teste de perfil comportamental do MBTI.

PS: e aqui t√° a enquete sobre auto imagem. E eu te desafio a descobrir qual dos perfis de Bartle abaixo mais tem problemas com auto imagem.

Teste de Perfil Comportamental de Bartle

O senhor do vídeo acima é o Richard Bartle, criador da Taxonomia de Bartle (ou Bartle’s Player Types). Esse teste de perfil comportamental grátis possui uma diferenciação dos outros bem interessante. No vídeo (que tá em inglês), o Bartle explica sobre a origem e aplicação do teste de perfil comportamental de Bartle. E, para fazer o teste e interpretar os resultados, você precisará entender exatamente como funciona o teste e se ele se aplica à sua realidade. Você precisará de certo contexto para entender o teste na sua vida real (fora dos jogos).

Desde 1978 existiam os MUD.

MUD significa ‚ÄúMulti User Dungeon‚ÄĚ. Na √©poca, eram jogos online de computador baseados em texto. √Č, eu tamb√©m achei estranho quando, em 2014, descobri a taxonomia de Bartle. O √ļnico jeito de entender como funciona um jogo desse √© abrindo (por 30 segundinhos). Lembre-se que em 1980 n√£o existia computador bonitinho com interface, ent√£o s√≥ os topz√£o hacker conseguiam jogar um neg√≥cio desses, acredito.

Mas beleza, a computação avançou e avançou.

E l√° em 1996, Bartle criou um artigo baseado em muito estudo e an√°lise objetiva de dados dos ambientes de MUD. Apesar de ser bastante diferente como os jogos baseados em texto eram dos atuais, a taxonomia de Bartle continua sendo regra. Na verdade, j√° em 1998 o teste de perfil comportamental de Bartle passou a ser utilizado em toda ind√ļstria de jogos (e hoje √© cadeira obrigat√≥ria em universidades).

E como se entende esse tipo de teste de perfil comportamental?

Para come√ßo de conversa, o v√≠deo acima do Bartle explica do cuidado em aplicar o contexto do teste fora de ambientes de jogos. Isso pelo motivo de que ele nunca foi feito nem testado, psicologicamente, para pessoas no mundo ‚Äúreal‚ÄĚ. Por esse motivo, √© bom que voc√™ tenha hist√≥rico com jogos para entender as perguntas. Se n√£o tiver, precisar√° de cuidado ao interpretar as informa√ß√Ķes.

Quer saber se o teste de Bartle serve para você? Veja os tipos.

Esse é meu resultado no teste de perfil comportamental de Bartle.
Esse é meu resultado no teste de perfil comportamental de Bartle.

Achiever (Conquistador)

Os Conquistadores fazem parte de um perfil que procura ser √ļnico, respeitado e possuidor de propriedades. Entenda que cada perfil pode parecer um com outro, mas ao analisar o objetivo final tudo fica mais claro para esse teste de perfil comportamental. O perfil de Achiever √© respons√°vel por 20% de todos os jogadores de ambientes virtuais. Por√©m, n√≥s vivemos num mundo onde a Gamifica√ß√£o √© utilizada em todos os sistemas e, por conta disso, √© ainda mais f√°cil entender esse perfil.

Conquistadores s√£o os donos da moeda e mandam na economia.

Normalmente, o teste de perfil comportamental que for orientado para o lado do Conquistador será dado para pessoas com foco em resultados e tarefas, algo como o perfil Dominante do DISC. O Conquistador é um perfil de independência de pensamento mas usa de estratégias e alianças para atingir seus objetivos. Conquistadores são caçadores de desafios.

Diferente do Explorador, que não tá nem aí pra ele.

Explorer (Explorador)

Enquanto que o Conquistador se importa em conseguir as raridades de uma missão (o item mais raro de todos ou mesmo derrotar um grande desafio), o Explorador se importa mais no caminho que no objetivo final da missão, observando cada detalhe. O Explorador gosta e prefere entender como funcionam as diversas possibilidades que lhe são expostas durante a jornada. Um Explorador é alguém de fácil convívio, mais liberto em pensamentos.

Sempre mudando e procurando algo novo.

Com o nome fica fácil notar que o teste de perfil comportamental do Explorador nunca irá parar em um só lugar e prefere procurar sempre novas aventuras. Conforme o Explorar se desenvolve dentro de um sistema ou grupo, ele tende a compartilhar e animar os companheiros ao redor, criando um clima de bom convívio e animação. 20% dos perfis são compostos por Exploradores.

Socialiser (Socializador)

Teste de perfil comportamental de Bartle (em inglês). Já te dou o link!
Teste de perfil comportamental de Bartle (em inglês). Já te dou o link!

O mais representativo de todos, o perfil de Socializador representa 60% de todos os jogadores. Esse perfil é o causador de efeito viral, algo sempre procurado no marketing digital em estratégia de divulgação. Aliás, por culpa do Upando Na Vida possuir 90 dias gratuitos de desafios gamificados e intensos para seu próprio desenvolvimento pessoal, eu preciso utilizar elementos de Gamificação para garantir que você me ajude a compartilhar a Quest 01 (que é a porta de entrada de tudo).

Entrar na Quest 01 é entrar na comunidade do Upando Na Vida.

E a frase acima é bastante utilizada por Socializadores. Preferem estar junto de um grupo do quê sozinhos explorando. Costumam entreter e ser entretidos, recarregando a bateria perto de outras pessoas. Socializadores, normalmente, são auto suficientes e interagem entre si (mas o equilíbrio é destruído num ambiente de apenas Socializadores). São eles quem fazem os lugares terem movimento e ganharem velocidade de expansão (e sustentabilidade, que é o que procuro ter se um monte de Socializadores me ajudarem).

Killer (Assassino)

Eu não consigo achar uma ponte do Killer…

Cada teste de perfil comportamental possui um pouco de similaridade um com o outro, mas tem algo diferente no Killer que os outros testes não possuem. Por exemplo, posso comparar o Dominante do DISC com o Conquistador ou os Socializadores com os Diplomatas do MBTI. Mas o Assassino não possui uma conexão fácil. O pior de tudo é que o Killer é o tipo mais fácil de identificar na vida real.

Killer é um Achiever, Explorer e Socializer (ao contrário).

Juntando a domin√Ęncia sobre terreno do Conquistador (e respeito), a vontade de se mover e procurar novas realidades do Explorador (e n√£o se prender a um lugar). Por fim, adicionando a vontade de estar perto de pessoas, mas para fazer mal a elas, temos o Assassino. Sabe o teu parceiro de trabalho que t√° nem a√≠ pra tudo e todos? Que n√£o aceita trocar turnos mas sempre quer ajuda? √Č ele.

O cara que te dará um bote no primeiro momento…

Os Assassinos, no teste de perfil comportamental de Bartle, precisam ser contidos. Eles s√£o uma praga necess√°ria, mas que precisa ser contida ou todo o sistema ir√° ruir. √Č como se eles fossem os mais agressivos nos neg√≥cios, mas os mais prejudiciais nas rela√ß√Ķes. Se bem utilizados, podem se tornar grandes impulsionadores.

Agora que você entendeu um pouco do assunto, vamos ao teste.

Caso queira descobrir como que funciona um jogo de MUD (onde o estudo de Bartle iniciou), testa o MUD Portal. Ou use esse outro link para fazer o seu teste de perfil comportamental grátis de Bartle. Esse é um teste (em inglês) que levará uns 2 ou 3 minutos. Se você não conhecia o teste de Bartle, vai adorar (e, sendo um jogador, vai perceber muita similaridade mesmo).

O pr√≥ximo teste √© meio besta, mas √© divertido…

Teste dos Bichos

√Āguia, Lobo, Tubar√£o e Gato, qual √© voc√™?
√Āguia, Lobo, Tubar√£o e Gato, qual √© voc√™?

Chamam ‚Äúl√ļdico‚ÄĚ esse neg√≥cio bonitinho de fazer algo mais complexo (DISC) se tornar algo mais simples (bichos). Mas okay, o teste de perfil comportamental do IBC √© bem interessante e pode elucidar algumas coisas para voc√™. Esse teste √© especialmente √≥timo para pessoas que est√£o nessa parte do artigo e ainda n√£o entenderam bulhufas alguma. Juro que √© divertido de fazer o teste e aprender um pouco mais sobre ele.

N√£o vou falar muito sobre eles, mas apenas deixar o teste.

Ahhh, tamb√©m vou te deixar alguns v√≠deos do Jo√£o Dornelles (sou f√£ do cara) explicando os 4 perfis. Abaixo tem o da √Āguia e aqui tem os do Gato, Tubar√£o e Lobo. E, para finalizar esse r√°pido teste de perfil comportamental e j√° irmos para o pr√≥ximo, voc√™ pode fazer o teste aqui ou aqui (logando com Facebook). O teste vai durar cerca de 5 minutos e √© super f√°cil de responder.

Se preferir (ou os links derem errado), tem uma vers√£o para imprimir (eca).

Teste de Perfil Comportamental Vocacional Neora

Meus resultados do teste vocacional que vou te recomendar.
Meus resultados do teste vocacional que vou te recomendar.

Afinal, para quê serve um teste vocacional?

Bem, lembra do lance l√° de que voc√™ faz um teste e diz qual a profiss√£o que voc√™ deve seguir? Mais ou menos isso, mas parece que temos uns dados interessantes sendo calculados nesse teste de perfil comportamental que vou te passar. Ele faz uma r√°pida an√°lise DISC aplicando algumas modifica√ß√Ķes para gerar outros perfis a partir das perguntas.

Perfil Pessoal Neora

O perfil pessoal vai te trazer uma folha de relatório.
O perfil pessoal vai te trazer uma folha de relatório.

O relat√≥rio do teste de perfil comportamental √© bem simples e bem direto, j√° te ajudando a entender alguns aspectos chave da sua personalidade com uma linguagem mais direcionada para qual curso e profiss√£o voc√™ pode seguir e fazer em sua vida. √Č nesse resultado que voc√™ receber√° um outro relat√≥rio DISC com um dos 4 perfis: Dominante, Influente, Est√°vel ou Conforme.

Os resultados são divididos nessas três abas:

Perfil Vocacional Neora

Eu, realmente, me surpreendi com esses resultados.

A imagem do in√≠cio do t√≥pico sobre vocacional (com porcentagens em profiss√Ķes) realmente encaixou em como minha profiss√£o se comporta. Sabe, mesmo amando escrever, eu me considero um tradutor. Na verdade, fui coordenador de tradu√ß√£o do Habitica liderando e treinando outros 10 tradutores num grupo fechado e outras dezenas independentes. Cheguei a traduzir e revisar o equivalente a 250 p√°ginas de livros. E qual a rela√ß√£o disso com o teste de perfil comportamental?

Aquela é a maior porcentagem do teste. E é minha profissão.

Hoje eu amo escrever e faço trabalhos de Ghostwriting, Copywriting, SEO, Marketing Digital e tenho meu maior foco no que amo me dedicar que é a Quest 01 do Upando Na Vida (90 dias de desenvolvimento gratuito). Então, uau, o teste de perfil comportamental realmente acertou! Eu, como escritor, continuo sendo tradutor porque é assim que enxergo as palavras, como sentidos que precisam ser traduzidos.

Falei tudo isso pra te dizer: esse teste é preciso e me surpreendeu!

Perfil EAD Neora

Eu acabei de me formar num curso EAD no Brasil e expliquei como foi minha experiência no artigo do link. De forma similar, o teste mostrou aspectos verdadeiros sobre como eu sempre me saí em relação ao EAD. Isso é um ótimo teste de perfil comportamental (grátis) para quem não sabe se funcionaria estudando de casa para ter disciplina de continuar sozinho.

Por fim, eu apaixonei por esse teste.

Enquanto fazia a pesquisa para esse artigo, encontrei testes novos mas que já tinha um resultado esperado. Esse daqui, de fato, trouxe algo novo para mim. O teste é bem rápido e pode ser completado em menos de 5 minutos, precisando fazer o cadastro com Email, Google ou Facebook. Faça seu teste de perfil vocacional aqui.

Por fim, talvez o teste mais importante de todos…

Teste de Perfil Comportamental Emocional do Cíngulo

Hist√≥rico de avalia√ß√Ķes emocionais do teste de perfil comportamental do C√≠ngulo.
Hist√≥rico de avalia√ß√Ķes emocionais do teste de perfil comportamental do C√≠ngulo.

O Cíngulo leva pouco tempo para explicar.

Basicamente, uma equipe de profissionais da sa√ļde abrangendo psic√≥logos e psiquiatras resolveu tentar popularizar e facilitar o acesso a cuidados com a mente atrav√©s do app. Hoje o C√≠ngulo possui uma constante nota de 4,9 nas lojas de aplicativos e possui uma vers√£o Freemium (liberada gratuitamente com algumas restri√ß√Ķes). Voc√™ pode fazer sua autoavalia√ß√£o e utilizar as primeiras sess√Ķes gratuitamente para testar.

Ahhh, também há um diário emocional grátis.

O Cíngulo avalia 10 critérios da sua vida emocional:

  • Vontade
  • Cautela
  • Aten√ß√£o
  • Atitude
  • Estabilidade

Os acima s√£o positivos e, os abaixo, negativos.

  • Raiva
  • Ansiedade
  • Sensibilidade
  • Medo
  • Impulsos
Gr√°fico de autoavalia√ß√Ķes do C√≠ngulo ao longo do tempo.
Gr√°fico de autoavalia√ß√Ķes do C√≠ngulo ao longo do tempo.

Na vers√£o gratuita, voc√™ tem acesso a 3 avalia√ß√Ķes (ou 4 caso inicie o trial de 7 dias com cart√£o de cr√©dito). Existem algumas cr√≠ticas de profissionais e usu√°rios quanto ao C√≠ngulo (na verdade, um aplicativo) fazer introspec√ß√Ķes e an√°lises altamente profundas sobre sua mente. Algumas psic√≥logas amigas minhas dizem que isso pode levar o usu√°rio a cen√°rios graves de depress√£o.

Ainda assim, fiz uma r√°pida enquete num grupo do UPV.

A enquete abordou poucas pessoas (menos de 20), mas o resultado padrão é similar ao meu: o Cíngulo realmente ajuda, apesar de machucar algumas vezes. Porém, uma das pessoas do grupo relatou ter achado muito incisivo. A minha recomendação aqui é que você teste de mente aberta e, caso alguma ferida profunda seja aberta, interrompa o uso.

Sinceramente, eu amo o Cíngulo. Ele me libertou algumas vezes.

Sabe quando voc√™ est√° mal e nenhum teste de perfil comportamental vai detectar isso diretamente? Meu perfil √© Dominante no DISC mas, se eu estiver triste, a minha Domin√Ęncia vai apenas reduzir e meu resultado ficar√° alterado sem saber, exatamente, o motivo. O C√≠ngulo trabalha nos aspectos positivos e negativos da psique, analisando e ajustando o que for necess√°rio para sua sa√ļde mental.

O uso contínuo, mesmo gratuito, causa um efeito bola de neve.

Pouco a pouco, você se tornará cada vez mais apto a se relacionar consigo mesmo e seu autoconhecimento irá entrar em níveis sempre mais profundos e felizes. Se você olhar o gráfico da imagem anterior, verá que enquanto minha Atitude (positivo) estava altíssima, perceberá que minha Atenção (positivo) estava quase nula. Foi interpretando aqueles resultados que eu consegui voltar ao meu eixo.

E você também pode fazer isso.

Teste Final

Hey, o que achou desses testes? Eu realmente ficaria bem feliz com teu feedback! Esse artigo deu um baita trabalhão mas fiquei bastante orgulhoso dele e espero que tenha te ajudado. Se te ajudei, te convido gratuitamente para ler o Briefing da Quest 01 e, quem sabe, aceitar os desafios de autoconhecimento e desenvolvimento profissional. Lá você passará por até 90 dias de aprendizado sobre si mesmo e irá, pouco a pouco, se tornando alguém mais resiliente.

‚ÄúComo assim at√© 90 dias? Ou √© ou n√£o √©, n√£o?‚ÄĚ

Você tem direito aos 90 dias gratuitamente, mas a as Quests depois da 01 não serão tão simples e você precisará se desenvolver e cumprir desafios. Meu objetivo é quebrar tua essência para que você possa reconstruir, então é possível que você fique preso em alguma Quest sem saber como sair, daí precisará se desenvolver para ir para a próxima!

E tudo começa na Quest 01.


7 coment√°rios

Marcelo Alves · 12 de fevereiro de 2020 √†s 14:56

Muito o artigo, vou reler mais vezes… Vlw Jason Statham

    Rodrigo Nask · 17 de fevereiro de 2020 √†s 22:02

    ūüėéūüėéūüėéūüėéūüėéūüėé

    Valeu, Marcelo! Fico feliz que tenha gostado do artigo (e da careca). haha

Graziele · 5 de maio de 2019 √†s 00:25

Bah, Nasc, realmente um artigo pra “se gastar” lendo. Segui tuas dicas e deixei essa p√°gina aberta por alguns dias e fui lendo e fazendo aos poucos, finalizando hoje.
O material que tu reuniste √© muito bom, mas as tuas ressalvas e observa√ß√Ķes s√£o sensacionais. √Č not√°vel a tua responsabilidade em produzir conte√ļdo, e por isso indico sem d√≥!
Parabéns mesmo!

    Rodrigo Nasc · 6 de maio de 2019 √†s 20:14

    Ohh, Grazi, brigad√£o pelo feedback! ūüĎĺ
    De fato, esse foi um dos que mais deu trabalho em fazer aqui no blog. Me orgulho de cada horinha gasta para poder gerar ele. E achei interessante que, realmente, n√£o d√° pra ler ele todo de uma vez. haha.

Alex Camaroti · 18 de abril de 2019 √†s 10:21

Parabéns man, excelente artigo.

    Rodrigo Nasc · 18 de abril de 2019 √†s 11:30

    E a√≠, Alex! Valeu pelo coment√°rio. Fico feliz que tenha te ajudado. Como te falei no Zap, engole o relat√≥rio! ūüėā

Rodrigo Nasc · 17 de abril de 2019 √†s 19:57

Girafas me mordam! ūü¶í
Esse artigo foi o que mais deu trabalho (e orgulho) dos √ļltimos 16 artigos colocados aqui desde 1¬ļ de Abril! (quando comecei a colocar um por dia).

Putz, putz ūü•ī

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *