Hey, esse guia sobre o Habitica foi criado em 2016 e lido mais de 10 mil vezes no Medium. E ainda funciona hoje em 2019! Estou repostando ele depois de ter removido do Medium (com ajustes e atualizações). Se você ainda não conhece, eu tenho um curso gratuito, expandido e completo sobre o Habitica. Dura 30 dias e vai direto no seu email.
Se quer acessar o curso de 30 dias sobre Habitica, clica aqui.
Preciso te alertar que o Habitica é difícil, então pega toda minha experiência e suga ela para você com bastante cuidado. Tenho certeza que sua vida mudará completamente. Depois desse artigo, continuei minha jornada em ajudar pessoas como você a entender completamente o Habitica e transformar a própria vida. Hoje gerencio o canal Habitica Brasil no Youtube, onde você pode aprender muito também:
PS: eu estou menos gordo hoje em 2019 (tem foto no artigo).
- Dia 01 no Habitica: Criando Algumas Diárias
- Dia 02 no Habitica: Afazeres, Psicologia e Misturas
- Dia 03 no Habitica: Listas, 180h e Reflexões
- Dia 04 no Habitica: Rotinas da Manhã, Tarde, Noite e Fim.
- Dia 05 No Habitica: Classes e Atributos, Mas É Proibido Jogar.
- Dia 06 no Habitica: Grupos e Motivação, Metas e Missões
- Dia 07 no Habitica: Produtividade, Não Morra!
Dia 01 no Habitica: Criando Algumas Diárias
Para começar sua jornada, vamos focar na parte principal dela primeiro. Diárias são hábitos que você tem a obrigação de fazer diariamente (ou semanalmente ou a cada X dias). Para começar a adicionar as suas, vamos refletir um pouco sobre o seu dia-a-dia e te dar umas “diárias grátis” pra começar, ok? Então vamos lá!
Aliás, já tem uma conta? E o app? Tá instalado?
As suas Diárias vão te ajudar a manter o controle de hábitos que você quer criar ou manter. Também são úteis para te lembrar de atividades que você às vezes esquece. Então vamos aos exemplos para ficar mais simples.
Vamos supor que toda segunda, quarta e sexta você precise colocar o lixo pra fora. Para remover essa tarefa da sua cabeça e não esquecer mais, basta seguir o esqueminha super bem elaborado da imagem e criar sua Diária que somente ficará ativa Segunda, Quarta e Sexta no Habitica.
O primeiro benefício é não precisar mais lembrar
Sua Diária irá sempre ficar ativa nos dias selecionados e cinza (oculta) nos outros dias. Vamos para a próxima Diária! Precisamos aumentar a motivação para abrir o Habitica diariamente, certo? Porque não adianta termos uma tarefa que nos lembra de colocar o lixo pra fora se nós não abrimos o Habitica diariamente! Para isso, vamos entender duas regrinhas que vão te ajudar não somente no Habitica, mas também na sua vida pessoal!
Terceirizando Cérebro Pro Habitica
Nosso cérebro, assim como um computador, possui uma capacidade de processamento limitada. Um modelo recomendado pelo livro Getting Things Done de reduzir a nossa carga e ter mais espaço livre para as atividades que estamos desempenhando é de não precisar lembrar de coisa alguma.
“Como assim? Então vou esquecer tudo?!”
Haha, exatamente o contrário. Seu objetivo é não precisar lembrar E, além disso, conseguir não esquecer. Ou seja, vamos fazer com que sua mente pare de perder tempo lembrando de fazer algo. Assim, terá mais tempo para estudar ou focar em algum projeto. Para isso, precisamos respeitar duas regras.
- Colocar tudo que precisamos lembrar em um sistema (Habitica).
- Garantir que o sistema nos lembre de tudo que colocamos.
Vamos voltar pra isso aqui nos próximos dias, por ora você só precisa entender que cada vez que você usar o Habitica pra colocar o lixo pra fora, mais seu cérebro vai confiar no Habitica. Mas cada vez que você esquecer de colocar o lixo porque esqueceu de usar o Habitica, menos seu cérebro vai confiar e mais ele vai tentar lembrar. Então o que vamos fazer agora é…
Crie Hábitos Para Entrar Todo Dia no Habitica
Antes de estarmos acostumados a usar o Habitica, precisamos encaixar a nova rotina com algo que já estamos habituados a fazer, pra nosso cérebro poder começar a confiar. Resista à tentação de colocar muita coisa de cara, precisamos colocar nem pouco nem muito, mas o suficiente para começarmos a nos acostumar. Agora preciso que você abra seu celular e faça duas coisas. Você vai usar 2 despertadores, um do seu próprio celular e outro do aplicativo do Habitica para iOS ou Android.
- Primeiro, coloque um despertador num horário da manhã que você estará um pouco livre e possa abrir o Habitica e já ver o que tem pra hoje.
- Segundo, vá em configurações e configure um lembrete no aplicativo para pouco antes de dormir, para você poder marcar o que fez.
Objetivo é usar esses despertadores para acostumar.
Lembre-se que as diárias que pus ali são somente exemplos e você pode experimentar de acordo com o que achar melhor. Não recomendo que coloque mais que 7 diárias no primeiro dia no seu Habitica. E agora, como se sente? É, o avanço não foi lá tão grande, colocamos pouca coisa, afinal. Mas, sobre isso, tenho algo muito importante a te dizer: já vi muita gente desistir por ter colocado muita coisa e muita gente desistir por colocar pouca coisa.
Siga o plano e dará tudo certo.
O objetivo do Habitica é te ajudar na sua jornada de vida e não na jornada da sua semana ou dia. Então vou te dar um bônus bem rápido pra atiçar a curiosidade. Tá vendo a coluna “Hábitos” na esquerda? Crie um novo Hábito chamado “Abrir Habitica” e clique nele toda vez que você lembrar de abrir antes do alarme.
O que você aprendeu hoje vai te ajudar a pensar melhor algumas coisas que você lembra todo dia e voltaremos a falar delas depois. Enquanto isso, recomendo que você aceite de grátis a Quest 01 do Upando Na Vida. Depois de 3 anos estudando gamificação (e usando o Habitica), criei uma jornada de desenvolvimento pessoal que vai te enfiar em 90 difíceis dias de crescimento (somente se você conseguir passar nos desafios).
Agora vamos fazer a preparação para amanhã!
Agora você vai criar uma nova Diária para você “Ler Dia 2 do Guia do Nasc” (Nasc sou eu). Clicando nos três pontinhos da Diária, você terá acesso às observações e poderá já colocar o link desse artigo. Imagino que esteja ansioso para ler logo a parte 2 aqui abaixo, mas eu recomendo que aguarde. Na minha experiência, ler tudo de uma vez pode ser o que fará você não continuar no Habitica.
Então abraço e até amanhã!
Dia 02 no Habitica: Afazeres, Psicologia e Misturas
Olá! Boas vindas de volta! Vamos ao trabalho? Hoje vamos aprender como criar bons afazeres no Habitica bem como entender alguns porquês do que vamos fazer. Quer um extra de motivação para saber o quão importante o Habitica pode ser na sua vida? Corre lá e vai descobrir O Poder da Gamificação e volta aqui depois.
Criando Afazeres de Vergonha no Habitica
Vamos voltar a tocar num assunto do episódio anterior, a confiança que precisamos ter no sistema que vamos usar. Assim, não precisaremos mais lembrar de nada e faremos com que o sistema lembre para nós.
O que precisamos fazer agora é começar a fazer um upload de tudo que temos na mente para nosso sistema. Vamos começar sabendo que os afazeres vão agrupar as tarefas que nós fazemos de modo pontual, ou seja, uma vez só e acabou. Por exemplo, aí do lado no Habitica você encontra um lembrete que coloquei para que eu pudesse enviar um boleto pra uma parceira. Nas observações, posso colocar informações relevantes. E pus um prazo. O prazo que eu colocar fará o Afazer ficar a com a data em vermelho para chamar mais atenção.
Pausa Para Psicologia/Neurociência
Um dos grandes motivos do Habitica funcionar é o fato dele atacar nossos ciclos de dopamina. Diferente do modo como a vida é estruturada, o Habitica dá recompensas no momento exato que uma ação sua é tomada. “Mas Nasc, é só uma moeda de ouro virtual!” Sim, é. Mas por mais potente e poderoso que você ache que seu cérebro é, também preciso dizer o quão estúpido nosso cérebro também é.
Nós estamos, literalmente, hackeando nosso cérebro ao usar técnicas que outrora serviram para outro sentido. Por mais que as simples recompensas do Habitica sejam um pouco estúpidas, nosso cérebro não entende bem isso, ele só percebe que ganhou algo e que isso foi recompensa de uma ação que tomamos. No caso, quando terminamos de ler aquele capítulo de livro e clicamos na nossa Diária correspondente no Habitica, ganhamos uma porção de ouro, experiência e talvez algum item aleatório.
“Então vamos usar só por culpa do ouro virtual?”
Haha. Agora vem algo muito legal: conforme continuamos a usar o Habitica, nosso cérebro atrela outras recompensas ao uso dele. Recompensas que variam entre a satisfação de ler seu capítulo de livro todo dia; terminar os relatórios do trabalho sempre cedo; ter tempo pra jogar sem ficar com remorso ou o que for de teu agrado. Conforme o tempo passa, seu cérebro passa a valorizar menos as pequenas recompensas que o Habitica proveu, mas começa a dar mais valor às recompensas da vida real. Isso significa que, depois de um tempo, o Habitica passa a ser parte da sua rotina para recompensas da vida real ao invés do ouro que ele te dá, ajudando a ter mais controle da sua vida!
Agora vamos voltar pro sabendo psicologia!
Como ficaria uma lista de afazeres de uma pessoa de carne e osso? Aí ao lado você encontra minha lista de afazeres do dia 18/06/2016. Mas de que adianta ter tudo isso e esquecer de olhar a lista de afazeres? Agora você vai colocar a mão na massa: vá na coluna de Diárias e adicione 3 novas Diárias (ou quantas achar necessárias (com o nome Verificar Afazeres).
A ordem das Diárias devem refletir a ordem delas no dia.
Então ponha vários Verificar Afazeres no seu Habitica ao longo do dia para lembrar sempre deles. Lembre-se que você pode colocar verificadores para te lembrar de olhar o que é preciso fazer. Nosso objetivo é usar cada tarefa de um modo diferente e as únicas que vamos precisar olhar são as Diárias. Os Hábitos e Afazeres nos serão lembrados pelas Diárias. Ou seja, 3 coelhos com uma Diária só!
Se você já “joga” Habitica há algum tempo, deve ter percebido algumas coisas estranhas, mas isso é intencional. Estou induzindo vocês ao erro como todo professor precisa fazer. O erro é parte extremamente importante do aprendizado. Vamos andando pouco a pouco para deixar nosso aprendizado bem consolidado. Se já acha que este artigo te ajudou, manda pra um amigo.
Resumo rápido, ágil e que pede um compartilhamento.
- Afazeres são tarefas que faremos apenas uma vez.
- Nosso cérebro é burro, mas é muito inteligente.
- Somente vamos olhar para as Diárias, que nos lembrarão do resto.
- Compartilha com um amigo o Guia Completo do Habitica? 💕
Desafios e preparação pro dia 03:
Agora, querido leitor ou leitora ou lobisomem ou lobisoma, vou pedir que comece a dar seus primeiros passos. Como sou um bom pai, vou ficar aqui do teu lado pro que precisar. Pra amanhã, tenho algumas coisas pra te pedir. Antes, vou te pedir para respeitar a ordem dos dias. Resista à tentação de ler o próximo hoje, pois isso pode prejudicar sua jornada. Vamos aos desafios então!
- Viu minha Lista no Afazeres? Tente fazer uma parecida. Falaremos dela amanhã pra termos uns cuidados. 😉
- “Ler Dia 03 do Guia do Nasc” ficou estranho, não? Será que isso deveria mesmo ser uma Diária e que vamos precisar renomear todo dia? E se fosse um curso de 2 meses, como faríamos?
Agora vem meu muitíssimo obrigado por ter lido até aqui. Os primeiros artigos lá em 2016 bombaram loucamente e isto me deixa ainda mais motivado por saber que a mudança que o Habitica fez na minha vida possa acontecer na vida de mais pessoas! Até amanhã!
Dia 03 no Habitica: Listas, 180h e Reflexões
Era sexta-feira à noite. Ele estava cansado e estressado depois de uma semana Improdutiva. Foi ao mercado comprar alguns suprimentos pro fim de semana e um energético. Passou a noite em claro tentando resolver um problema gigante da agência onde ele trabalhara que poderia fazer com que perdesse seu emprego, mas a procrastinação o fazia trabalhar em assuntos menos importantes; a mexer no Facebook vez ou outra e a ficar paralisado toda vez que olhava para o trabalho que tinha que fazer.
“Não vou conseguir!”, sussurrou para si. “É muita responsabilidade!”.
Ele não conseguia enxergar um aspecto daquela atividade gigantesca e, por isso, sua mente não parava de pensar em como fazê-la. O aspecto é simples: todo gigante tem diversas partes que podem ser conquistadas pouco a pouco. E nós, humanos, somos burros por olhar para o gigante inteiro e trememos de medo, paralisados de corpo inteiro. A formiga, no entanto, é inteligente o bastante para atacar uma pequena parte do nosso corpo e nos fazer ficar com dor. Hoje aprenderemos a ser formigas, a fazer um trabalho pedacinho por pedacinho e a parar de ter medo dos gigantes.
“Certo, e pra quê esse drama todo?”, você pergunta.
“Adoro um drama!”, eu respondo.❤
O Poder Da Fragmentação
A sociedade avança e nós, humanos, cada vez mais precisamos parar de usar nossos instintos e usar nossas capacidades superiores (cognição ) para modificar nossas características. Uma delas é que o tamanho dos nossos problemas a resolver somente aumentam. Mas ainda somos seres mono tarefa, lidamos bem melhor com apenas uma pequena tarefa por vez. Para resolver este problema, precisamos fragmentar nossas atividades em pequenos pedaços no nosso Habitica.
É por isso que existe uma indústria anti-procrastinação.
E por isso que existe a Quest 01, que vai acabar com tua procrastinação (e de graça, Zé). Os humanos precisam de meios para mastigar a informação até o nível que consigam lidar. Por exemplo, os diversos setores de uma empresa auxiliam na fragmentação das responsabilidades e fazem empresas como a Wayne’s Burger nascerem e conseguirem crescer tão bem: elas não enxergam uma Wayne’s gigante, eles enxergam várias formiguinhas.
Usando as Listas do Habitica para Derrotar o Gigante
O Habitica não é a melhor ferramenta de gestão, mas a execução incrível faz com que precisemos de um pouco menos de gestão. Hoje vamos entender como reduzir gigantes em desafios que possamos enfrentar através do uso de Listas, que são um modo arcaico mas eficaz de gestão. 😎
30 x 30 = 900 páginas por mês com uma diária no Habitica.
Hoje vamos ser um pouco mais reflexivos. Vamos lembrar que o Habitica é uma plataforma para construção de Hábitos. E hábitos são aquelas formiguinhas que, dia a após dia, pegam um grão de areia a cada 15 minutos e formam estruturas subterrâneos gigantescas para seu tamanho. É isso que vamos aprender hoje: formar estruturas gigantescas subterrâneas.
“Oi? Não entendi essa.”
Vamos criar estruturas, ou sejas, modos de funcionamento do nosso ser; vamos criar subterrâneas, ou seja, totalmente internalizadas dentro dos confins mais remotos do nosso cérebro; e, principalmente, vamos criar gigantescas, hábitos tão bem fixados que vão durar a vida inteira. Para isso, precisamos entender um preceito que eu adoro espalhar porque é muitíssimo importante.
Se você tentar criar um hábito super simples, qualquer que seja, e dedicar apenas ínfimos 30 minutos por dia, ao final do ano você vai ter uma experiência de 180h nesse hábito. Por exemplo, se você formar o hábito da leitura apenas durante a semana, ao longo do ano você terá lido 24 livros de 300 páginas cada. Parece gigante, não é? São 7.200 páginas. Mais do que a maioria das pessoas já leu na vida. E como fazer isso? 30 minutos por dia.
Ainda parece difícil? Não se preocupe, vamos tratar sobre Hábitos grandes com cuidado depois. Por hoje, vamos adicionar mais coisas das nossas vidas no Habitica usando listas. Se você não imaginou nada, pegue a lista acima como exemplo, é uma base da minha rotina matinal diária. Você pode usar listas para capítulos de livro, para fases de um projeto pequeno, para organizar suas contas a pagar ou até mesmo pra juntar a receita de alguma coisa. Aí é com você e com o próximo capítulo.
Próximo Capítulo: O Habitica foi feito pra você e não o contrário.
Uma coisa importante que você não pode esquecer é que o Habitica foi feito para se adaptar a você e não o contrário. Ou seja, não ache que existem regras aqui que não possam ser quebradas, mas não esqueça de respeitar as regras que você escolher.
O que eu estou tentando fazer aqui é te dar o conhecimento inicial necessário para conseguir enganar seu cérebro e fazê-lo gostar das bonitinhas recompensas que o Habitica dá, mas meu intuito não é te fazer ter um porco rosa voador, mas sim sua jornada a longo prazo: quero fazer com que você seja uma pessoa melhor ao usar ao Habitica e, mesmo que o Habitica um dia venha a morrer, você leve consigo os ensinamentos que vierem.
Reflexão Final e Metas Para Amanhã
Agora vamos começar a criar tarefas loucamente (nem tanto). Não se preocupe se você não tiver muitas ideias, o ideal é exatamente tanto quanto você conseguir colocar no Habitica. Por ora, o importante é colocar pelo menos 1 novo hábito hoje e começar a usar os Afazeres como lembrete, por exemplo.
Depois vamos aprender modelos para situações diferenciadas.
Com o tempo, o Habitica vai começar a te lembrar e te ajudar com coisas que você não fazia ideia que eram possíveis. Depois dessa série de 7 dias, tenho certeza que servirá para você continuar na Quest 01, você poderá até adaptar os desafios de lá e conseguir se desenvolver ainda mais!
Por ora, quero dar-te meus parabéns por ter chegado até aqui. As poucas pessoas que entram na jornada vão muito longe. E você é uma delas. Vamos às metas para amanhã e o resumo de hoje?
- Pense no longo prazo. A formiguinha faz o trabalho grão por grão.
- Reflita sobre projetos pequenos e lembretes para por nos Afazeres.
- Comece a pensar em algumas Diárias que você precisa lembrar.
- Explore mais as tarefas. Clique nos pontinhos. Vê a opção “Repete” e “A Cada”? Que tal testar o que fazem? 😊
Dia 04 no Habitica: Rotinas da Manhã, Tarde, Noite e Fim.
Hoje teremos um dia mais light, vamos apenas aprender algumas pequenas coisinhas para ajudar a manter nosso dia bem organizado e sem ficar com medo de uma pilha enorme com 30 hábitos aparecendo duma vez. Ou melhor, vamos reduzir a poluição visual do Habitica usando Etiquetas (Tags) e ajudaremos, novamente, a reduzir o tamanho do gigante pra poder conquistar mais facilmente e com maiores incentivos pro nosso cérebro.
Etiquetas são como separadores de projetos.
Começando pelo Fim
O primeiro modo de reduzir o tamanho do gigante será com um aspecto técnico do Habitica, usando as tags que ficam no meio da página de tarefas. Lá você pode criar, editar e excluir suas tags. Eu recomendo que você decida entre 2 modos diferentes: ou usa o padrão de manhã, tarde, noite e fim ou modifica para suas necessidades. No meu caso, costumo acordar às 4:29 da manhã, então minhas tags são separadas em 4 períodos que independem de horário
Tem horário fixo? Coloca tag pra manhã, tarde, noite e fim.
As tags manhã, tarde e noite são mais intuitivas, então me deixa começar com o Fim. Existe um tipo de Diária que você pode criar para verificar se cumpriu algum requisito ao longo do dia. Não faz sentido que fiquem lá aparecendo o tempo todo. Para esse tipo de tarefa, vamos colocar a tag “fim” para representar o fim do dia. No caso da foto acima, se eu Não tiver jogado, marco como feito. Aqui é bom por somente o que não é pra ser feito.
Ou para atividades que precisam de uma rápida verificação.
Manhã
Quais seus maiores objetivos para hoje? Coloque no Habitica.
O período da manhã (o começo do seu dia ) deve ser usado para direcionar as velas do seu navio ou a direção da sua lancha. Então aqui preciso que você pense sobre seu dia e elenque as 3 prioridades, isso significa que você terá que anotar num papel, num vídeo ou em algum lugar o que hoje vai te trazer mais valor. Atenção aqui: normalmente, o que trará mais valor é o que possui também mais resistência.
Tarde
Neste segundo momento, somos executores com café no olho e sangue no copo! Nesse momento você não pode pensar ou planejar coisa alguma que não esteja no cronograma, esse momento é reservado para você simplesmente pisar no acelerador. Sabe quando você está viajando numa estrada cheia de curvas? Esse não é o caso, estamos numa estrada reta, coloque 140km/h e vamos com força. E só. Faça o que tem que fazer de bico calado. Ponto. Final.
Noite
Uma coisa que pouca gente percebe que traz problemas à Produtividade é a falta de momentos improdutivos, mais especificamente metas no Habitica. Se você quer produzir mesmo após um dia inteiro de trabalho, produzir às cegas vai te fazer ocupar todo o tempo que você tem para fazer o que tem que fazer.
Mas se auto impor uma meta pode mudar isso. É difícil manter o foco quando chegamos em casa porque não tem alguém para nos impor o que fazer. O que te sugiro é que tente com todas as forças cumprir uma meta simples. 2h de Produtividade podem demorar 6h livres que você tem no dia se você não sentar para fazer o que tem que fazer no momento certo.
Ao chegar em casa cansado, se enfie no chuveiro.
Tome um banho e vá fazer o que tem que fazer porque agora você terá uma meta! Agora você tem que ter terminado tudo até as 21h! E o que acontece às 21h? Aí você decide. Aqui você pode marcar que seu dia foi incrível e que você bateu todas suas metas obrigatórias e opcionais. Agora você pode ir assistir Game of Thrones sem remorso ou continuar estudando, mas é com você! ❤
E aí, vamos misturar tudo agora no Habitica?
- Manhã: planejamento inicial, direcionamento de objetivos.
- Tarde: execução. E café. Muito café.
- Noite: metas auto impostas e foco.
- Fim: checagem das métricas do dia.
Lembrem-se que o Manhã, Tarde, Noite e Fim podem ser modificados e não precisam acontecer de acordo com o período do dia. Pro Habitica, preciso que vocês reflitam bastante sobre esses quesitos e encaixar em cada tag que vocês vão criar.
No próximo artigo, te falo sobre classes no Habitica!
PS: no Upando Na Vida você fará um teste de classe (ou “arquétipo”) e aprenderá sobre o seu arquétipo orientador, podendo invocar ele para te ajudar durante seu dia. Animou? Esse teste só vem depois que você vencer a Quest 01.
Dia 05 No Habitica: Classes e Atributos, Mas É Proibido Jogar.
Este artigo é mais recomendado apenas para quem já usa o Habitica para ser mais produtivo, pois focará mais nos aspectos de jogo que de Produtividade. Então, se você ainda não o usa ou quer avançar o seu nível rapidamente (como pessoa e player), acesse meu curso gratuito de trinta dias, o Melior do Habitica. Nesse artigo vamos falar sobre 2 aspectos técnicos do jogo e, no fim do artigo, uma mensagem super importante para refletirmos.
Classes
Então você está no Habitica e não sabe bem se sua classe é a melhor pra você ou sequer escolheu ainda a sua classe! Eis que aparece um wild Rodrigo Nasc para te ajudar! Vamos aprender, neste artigo, as características gerais de cada classe. Não vou explicar que nem a Wiki dizendo que “jogadores auto disciplinados se darão melhor com classe X” porque não acredito muito nisso. Todas as classes servem para procrastinadores se tornarem produtivos. Vou ignorar algumas habilidades inúteis e detalhes exagerados. Vamos lá?
Classe Guerreiro (Força)
- Dá altíssimo dano nas missões, é vital e necessário.
- Aumenta um pouco o dano dos companheiros de grupo.
Classe Gatuno (Percepção)
- Ganha MUITO ouro.
- Ganha muito ouro e Exp.
- Faz grupo ganhar MUITO ouro.
- Ignora Diárias esquecidas.
Classe Mago (Inteligência)
- Sobe de nível mais rápido.
- Dá bom dano nas missões.
- Cura mana e aumenta inteligência do grupo.
Classe Curandeira (Inteligência)
- Cura a vida do grupo.
- Cura própria vida.
- Reduz parte do dano que os membros do grupo levam.
- Vital para grupos grandes (20+).
Atributos
Existem 4 atributos no Habitica: Força (FOR), Percepção (PER), Inteligência (INT) e Constituição (CON). Vou ser bem breve aqui também, omitindo o desnecessário e pondo somente as partes importantes.
Força 💪
Aumenta chance de crítico ao terminar tarefas em 3% para cada 100 pontos. Todos começam com 3%. Com 200 pontos, a chance é de 9%.
Aumenta bônus do crítico. Ao dar um crítico no Habitica, o ouro, experiência e mana padrão receberão um bônus que pode chegar a 4x o normal com 200 de Força.
Aumenta um pouquinho o dano nas missões.
Percepção 💲
- Aumenta o ouro ganho em 2% por ponto. 2 Ladinos no grupo podem aumentar os pontos de cada membro do grupo em mais de 1000, o que pode desbalancear o jogo e torná-lo desmotivador.
- Aumenta chance de conseguir itens ao finalizar tarefas.
Inteligência 😎
- Aumenta total de mana em 2 pontos e regeneração de mana em 2%.
- Aumenta experiência ganha em 2,5% por ponto.
- Aumenta a frequência de uso das habilidades por ter mais mana e regen.
Constituição 😁
- Reduz o dano recebido ao fim do dia de Diárias Esquecidas
- Reduz o dano de hábitos negativos clicados
- Não reduz dano recebido de origem de membros do grupo
Recomendações
Ao menos 50% de INT para Guerreiro e Ladino. Dessa forma, por mais que os efeitos das habilidades sejam reduzidos, a frequência que você poderá usar aumenta devido à quantidade de mana e à regeneração.
100% de INT para Mago e Curandeiro.
Não Joguem o Habitica pois ele não é um jogo!
Vou lhes lembrar de novo, outra vez, novamente que o Habitica é um sistema adaptativo à vocês. O que significa que, por culpa da liberdade que temos, alguns problemas podem surgir, como a habilidade de Ladino que multiplica ganhos de ouro em 20x. Para isso, preciso alertar para tomarem cuidado e lembrar que, diferente de “jogos normais”, se você achar um meio de “burlar” o sistema, o que estará sendo burlado é você próprio. Dessa forma, não use a habilidade de Ladino para ganhar 20x mais ou você irá quebrar todos os objetivos financeiros do Habitica.
Por mais que os elementos de jogo percam o seu sentido com o tempo,
se você adiantar muito isso, talvez não dê tempo de você perceber o real valor do Habitica não como um jogo, mas como um sistema de gestão de hábitos. Lembro quando comecei a usar, entrei num grupo com uns gringos e saí dentro de uma semana porque eles pareciam estar ‘jogando’ o Habitica, se importando somente com moedas de ouro virtuais e matar monstros de mentira. Eu, por outro lado, estava mais interessado em matar monstros da minha vida e conseguir ganhar dinheiro de verdade pra minha vida!
Sabe o que houve com eles?
Eram uns 10 viciados reclamando o tempo todo no chat do grupo e, 1 mês depois, fui olhar o perfil deles e todos haviam parado. Eles chegaram no nível 70 dez vezes mais rápido que eu, mas eu estou chegando no nível 100, coisa que não farão porque não perceberam o real valor do Habitica.
Não Joguem o Habitica pois ele não é um jogo!
Dia 06 no Habitica: Grupos e Motivação, Metas e Missões
O que você usa para ser produtivo?
Já pensou que um óculos de sol pode melhorar sua produtividade? Para você que lê e para mim, a área da produtividade é magnífica porque basta termos um pouco de criatividade e poderemos utilizar quaisquer pequenas coisas que nos rodeiam para criarmos um novo ambiente mais rápido, produtivo e prazeroso.
E vamos misturar tudo isto neste dia no Habitica.
Neste artigo abordaremos os equipamentos que podemos utilizar para acompanhar nossa produtividade bem como a importância da motivação trazida pela competição e cooperação dos grupos e, por fim, vamos entender um pouco sobre metas e missões que nos ajudarão a trilhar esse caminho.
E aqui estou eu a trazer a Produtividade através do Habitica.
Vamos começar nossa conversa com minha figura acima, somente de roupas simples, barba cheia e nada mais. Posso ser Produtivo sem usar métodos? Vou te falar algo que vai parecer prepotente mas você vai concordar: não, você não pode sem um método. Sempre que você começa uma atividade nova, você tem alguns caminhos que pode seguir. Você pode resolver aprender, estruturar e formalizar um método para fazer essa atividade.
Ou pode continuar fazendo aleatoriamente.
Os Equipamentos te ajudam a atingir tal método, seja com um grampeador de papel ou um sistema para gerenciar toda sua vida. No curso Aprendendo a Aprender do Coursera, eu finalmente entendi porque os professores criavam tantas frases estúpidas e pediam que decorássemos: as frases eram Equipamentos da Aprendizagem. No caso da memória humana, é mais fácil tentar inserir 3 coisas juntas do que 1 sozinha.
Para a Produtividade, os acessórios nos trazerem valor.
Isso reduz o tempo aumentando o retorno e, para isso, nós precisamos ter atenção a alguns fatos. Enquanto exercemos nossas atividades, um dos fatos que mais drena a produtividade é o tempo necessário para iniciar e finalizar essa atividade. Por exemplo, vamos supor que você responde 20 emails por dia e que ela leva 1 minuto para abrir o email e mais 2 minutos para voltar à atividade que fazia. Vamos imaginar dois cenários.
No primeiro cenário, temos uma pessoa que vê todos seus emails assim que chegam, ou seja, ela leva (1+2) x 20 minutos todo dia para se preparar para responder emails. Por outro lado, a pessoa que só vê uma vez por dia e responde todos de uma vez gastará uma única vez 1 minuto para abrir e mais 2 para voltar à sua atividade.
Uma analogia à isso seria de dois Guerreiros.
O primeiro com Equipamentos suficientes para atacar seus objetivos; o segundo usando tudo que tem para ser produtivo. O segundo exemplo atingiria a ilusão da produtividade, que é um estágio problemático de muitas pessoas que chegam a falar a famosa frase “estou sem tempo”. Se um dia você falar isso, tenha certeza que há algo errado e que você precisa rever suas rotinas.
No Habitica, os Equipamentos te ajudam a ganhar recompensas.
Assim é possível atingir mais fácil alguns objetivos. E, claro, são um ótimo meio de deixar seu personagem bonito (até usando um exagero de equipamentos).
Grupos do Habitica e Motivação
O Habitica é um sistema Gamificado, ou seja, também tem muito gabarito da psicologia consigo. Um dos aspectos da Gamificação que mais criam engajamento e motivação é a formação de grupos para dois principais objetivos:
competição e cooperação.
Unindo competição e cooperação, ativamos este princípio básico da humanidade para fazer com que uma pequena equipe coopere entre seus membros. Daí essa mesma equipe irá competir com outras pequenas. Por fim, um grupo de equipes pequenas que competem entre si acabam formando uma grande equipe de cooperação.
Competição gera cooperação.
O modo como a motivação interna de uma pequena equipe funciona é através do sentimento de fazer parte de algo maior; de saber que as suas ações podem ajudar ou prejudicar seus companheiros; de perceber que, se você deixar de fazer uma Tarefa, seus companheiros de equipe receberão dano ao fim do dia; de entender que há alguém ali pra te ajudar caso você precise.
A competição traz um outro elemento…
Combinado com o primeiro, potencializa a ação. Imagina que você faz parte de um grupo e que, quando você ajuda seu grupo, você não somente ajuda os membros dele, mas faz com que seu grupo (como unidade) seja ‘melhor’ que outro grupo. Isso cria um outro sentimento: compromisso, responsabilidade, cobrança e reforça a cooperação.
Quando você une os dois aspectos, cooperar internamente.
E ao competir com outras equipes em prol de um bem maior, algumas coisas insanas passam a acontecer. “Vamos destruir aquela equipe” pode ser uma frase usada para dizer que sua equipe de doadores de sangue será a que mais pontuará, ganhando da outra equipe mas ajudando com um objetivo maior.
No Habitica, não existe competição entre equipes.
Mas o fator cooperação interna é muito amplificado porque sua ajuda atinge, diretamente, as metas do grupo e o não cumprimento de suas próprias metas fará com que cada membro do grupo sinta um pouco a sua dor perdendo um pouco de vida.
Metas e Missões
Começou a popularizar a alguns anos frases como “viva o agora”, “sinta-se no presente” e similares. Frases assim ressaltam o estado de espírito que nós precisamos ter para cumprir nossos objetivos e, principalmente, nos mantermos em bom nível de felicidade. Mas o que acontece quando esse tipo de comportamento se estende para outras áreas da vida, como a profissional?
“O homem faz o trabalho no tempo que lhe for dado”.
Nós, humanos burros, precisamos de definidas metas para poder dar o passo na velocidade exata. Nós não conseguimos dar nosso máximo sem que haja algo que exija aquele máximo. Se você está estudando para um concurso sem edital e não tem data para ‘terminar’ suas revisões, invente uma. Se você quer ter o objetivo de ler todos os dias, comece por fazer uma lista objetiva de todos os livros que você quer ler até o fim do ano. 😎
“Nasc, vou ficar perdido com tantos livros e nem vou começar!”
Ehhh… não! Você acaba de criar sua Meta (um nível altíssimo do seu objetivo (e agora você precisa de Missões! Missões te ajudarão a quebrar seu objetivo em partes menores. Missões em grupo, obviamente, devem ser mais Produtivas que individuais. É aquela coisa de que…
o todo é maior que a soma das partes.
Se você estiver com frustrações por não conseguir fazer algo, que tal tentar criar uma meta pra esse algo? Será que seu cérebro não começou a tentar trabalhar por que ele não vê um caminho a seguir?. Coloque sua grande Meta no papel e comece a traçar suas Missões!
No Habitica, há um oculto sistema estatístico adaptativo.
Isso é feito para garantir que você sempre tenha uma meta a alcançar no jogo e, por consequência, precise ser mais Produtivo na sua vida para conseguir atingi-la. Além disso, o Habitica proporciona diversas missões para te auxiliar a atingir tais metas.
Ahhh, lembra Óculos de Sol e Produtividade?
Deixa eu te trazer um cenário. Imagine que você é fotógrafo e que costuma tirar fotos num local ensolarado, mas o sol prejudica sua visão do cenário (uma modelo, por exemplo ) então você precisa se afastar um pouco da cena e por a mão no rosto para fazer uma sombra e enxergar bem para cada foto que vai tirar.
Lembrou do caso do email?
Exatamente! Se você, ao invés de precisar gastar algum tempo para ver se a modelo está na posição certa por culpa do sol, por que não põe um óculos de sol para ter visão contínua e incessante? Dessa forma, um simples e inocente acessório acaba te salvando bastante tempo que seria desperdiçado. Pense criativo para usar sua Produtividade! 😉
Não esqueça de agendar a leitura do próximo dia!
Dia 07 no Habitica: Produtividade, Não Morra!
Afinal, o que fará, realmente, você prosperar?
Tudo passa, exceto a própria uva-passa, que sempre é citada nessa frase clichê. Tanto se fala em produtividade, em métodos e em listas e hábitos campeões. Todos dizem que farão qualquer pessoa atingir o sucesso lendo um livro ou implementando um treinamento. Quer saber a verdade? Há um veneno escondido no folhear de cada página que você lê ou cada passada de dedo no seu celular. É um veneno sem cheiro, sem cor e sem gosto, mas mortal.
Algumas pessoas encontram paixões alucinantes…
Paixões escondidas em ramos de atuação que ninguém mais consegue ter raciocínio ou esforço suficiente para prosperar; outras superam o raciocínio através do esforço; outras mais usam o raciocínio para superar a falta de esforço. Tantos mais outros métodos e entendimentos podem ser usados, mas qual seria o fator comum que une tão singular conjunto de pessoas? O extremo conformismo com uma só verdade:
o conformismo é o pior meio para se conformar com algo.
Neste dia, abordo reflexões sobre como manter sua Produtividade sempre alinhada com objetivos que te tragam retorno. Enquanto isso, toco em alguns aspectos de implementação para o sistema que usei para gerenciar a minha Produtividade e vida: o Habitica.
Resiliência, Competência e Resistência
Resiliência é uma palavra que vem da física e da engenharia mas que está largamente utilizada nos campos do empreendedorismo. A resiliência é a capacidade que você tem ( tanto de modo físico quanto mental ) de receber estresse sem quebrar. Ou seja, uma pessoa resiliente consegue enfrentar crises usando todo o alicerce possível e necessário, podendo mudar a própria base de sustentação, mas nunca irá cair em ruína.
Competência é a ponte que une resiliência e resistência.
Competência é conhecer seu nicho; é forçar conhecer seu nicho; é usar todo o seu kit de ferramentas em prol do seu objetivo; é dar duro incansavelmente. Competência é fazer bem o que tem que ser feito. “Missão dada é missão cumprida”, diria Capitão Nascimento.
Atingir alta competência é remover todas as desculpas.
Competência significa criar um ambiente em que você obtenha sucesso. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos ao mesmo tempo que percebe cada vez mais vitórias uma forma de ser competente. A resistência, por outro lado, é a mais dual dessas características.
Resistir até certo ponto às adversidades te torna alguém resiliente.
Resistir demais te tornará ( de fato ) resistente. E por resistente existem duas interpretações: a primeira é que você, possivelmente por culpa da competência, pode estar insistindo em algo que já não trás mais valor para a maioria das pessoas, mas que você extrai até a última gota de resultado. A segunda interpretação é a de resistir até o ponto de ruptura, até onde não é mais possível voltar atrás, resistir às mudanças e não olhar para o futuro.
“Ok, mas pra quê você tá falando essas coisas, Nasc?”
É esta a relação com a Produtividade. Já imaginou se hoje você resolver focar todos seus esforços no SnapChat e apostar sua carreira inteira nele? Se você fizer isso, um dia você poderá ser o especialista número 1 sobre SnapChat, mas será que o Snapchat vingará? A relação entre as 3 palavras que citei acima são para melhor direcionar sua Produtividade porque você só é produtivo se isso colaborar com seu objetivo. Aliás, esse parágrafo acima foi escrito em 2016. Hoje, 2019, Snapchat está às moscas.
Caso contrário, você estará fazendo coisas que não se pagarão.
Imagine que você tem resiliência para superar os altos e baixos que virão, mas mesmo os altos são incrivelmente baixos e você não consegue se sustentar com isso. Daí entra a sua competência em lidar com a situação, em ser o que melhor que lida com este mercado, em se sobressair perante as adversidades. Porque, se a coisa tá ruim pra todo mundo, é melhor que você não seja todo mundo.
Precisamos estar sempre em movimento.
Analisando se precisamos resistir à situação que estamos enfrentando porque ela trará melhores frutos no futuro ao mesmo tempo que analisamos outras situações que talvez tragam melhores frutos. Mas mudar de situação o tempo todo é sempre ruim, bem como não mudar. O certo é somente o balanceamento de tudo, é tirar o melhor proveito de seja qual for a situação em que se encontre através do trabalho duro, da competência.
A Chave Para a Produtividade É:
simplesmente perseverar. O mundo muda cada vez mais rápido e você precisa ou ser o melhor no que faz ou fazer algo que quase ninguém faz. Se você tem objetivos que sabe que te trazem valor — (como ler 2 livros todo mês) não desista na primeira, segunda ou terceira queda, continue perseverando até que você obtenha o hábito. Se você acredita que ler 24 livros por ano te colocará à frente, leia-os com sabedoria e sem pressa.
PS: eu aprendo escrevendo ao invés de lendo.
Se você quer melhorar sua Produtividade com sistemas como o Habitica, Trello, Todoist, Agenda ou quaisquer outros no mercado, simplesmente não desista. Mantenha uma lista mental de coisas que você tem certeza que não vão mudar e procure criar rotas alternativas de fazê-las para ter certeza que não vão mesmo mudar. Sabe, você é especial. Muitas vezes você esquece disso, esquece do seu poder de atingir seus objetivos porque resolve focar no que não consegue fazer.
Foque nos seus erros e descobrirá quantos novos acertos você pode ter. Foque nos seus acertos e entenda quantos erros você superou.
Seja resiliente, seja resistente e, acima de tudo, seja competente!
Por fim, eu realmente espero que você não tenha entendido a mensagem que eu não quero passar, porque o entendimento não deve ser de mim para você, mas sim de você para si mesmo. Entenda quem você é nesse mundo, entenda suas virtudes e defeitos e, somente assim, poderá conquistar sua parcela do mundo! Boa jornada, caro leitor e leitora!
E, por fim, quero te desafiar…
Desafiar a ser alguém que não para de se desenvolver. Criei a Quest 01 no Upando Na Vida gratuitamente porque quero dar a chance a quem quer se desenvolver com técnicas de Gamificação. Você pode clicar e aceitar e, se estiver apto, poderá passar para os próximos níveis. Se não, te ajudarei a se desenvolver como pessoa e ir para o próximo nível. Upe Na Vida Clicando Aqui!
Obrigado pelo esforço deste textão
E aí, Bartolomeu! Brigadão pelo comentário cara, tu não imagina o quanto isso incentiva! 😍
Essa é a versão 2 do Melior do Habitica (o curso de 30 dias).
O Melior formalizou na versão 5. Cada versão foi totalmente diferente uma da outra e esse foi o primórdio do caminho atual. 😎