fbpx

O Habitica é o sistema mais simples para começar a tomar controle da própria vida. Em muitos anos testando diversos aplicativos, ele foi para mim o melhor.

Todos já passamos por tentativas de mudança na vida.

Você sabe o que é uma tentativa de mudança? Se não, vou te explicar antes de começarmos nosso papo por aqui. Tentar não significa, necessariamente, conseguir. E, por muitas vezes, nos comprometemos a criar cenários diferentes na nossa vida para sermos quem gostaríamos de ser. Por exemplo, frases como

  • ‚ÄúVou come√ßar na academia na segunda!‚ÄĚ
  • ‚ÄúA partir de amanh√£, estudarei 8 horas por dia!‚ÄĚ
  • ‚ÄúVou parar de fumar (beber, comer porcaria) hoje!‚ÄĚ
  • ‚ÄúBasta eu dedicar uma horinha por dia e terminarei aquilo!‚ÄĚ
  • ‚ÄúVou fazer 50 quest√Ķes de concurso todos os dias at√© passar!‚ÄĚ

Essas são algumas frases que costumamos soltar no dia a dia quando decidimos que, a partir de amanhã e para sempre, iremos ser uma pessoa diferente. Já aconteceu com você de ter certeza em um dia e, conforme os dias passam, ir perdendo essa certeza e voltando à mesmice?

Te explicarei porque não é fácil formar um hábito.

Hábitos são construídos por reforço constante e cuidadoso. Não é do dia para a noite. No entanto, é preciso sim que você decida, do dia para a noite, construir um novo hábito. Nem sempre acontece por culpa de alguns pequenos detalhes que vou te mostrar.

Se você já fez 3 itens similares da lista abaixo, então você precisa ler esse artigo!

Você

( ) Parou de ir na academia depois de duas semanas por falta de resultado.

( ) Estudou 3 horas quando deveria ter sido 8. Ficou muito triste e foi pro Netflix.

( ) N√£o consegue parar de beber refrigerante, leite ou carne n√£o importa quanto tente.

( ) Passou algumas semanas com um projeto. Meses depois, lembra que parou em algum dia mas nem lembra qual.

( ) Fez 150 quest√Ķes quando deveria ter feito 50 logo no primeiro dia. E nunca mais fez quest√£o de fazer quest√Ķes.

Se você não marcou sequer um desses itens nem fez nada similar, então já pode fechar essa janela porque este artigo não é para você. Parabéns, você manda na própria vida!

  • Se voc√™ marcou 3 ou mais, continua comigo que voc√™ precisa (mesmo!) disso.
  • Se marcou 1 ou 2, ent√£o voc√™ ter√° muitos benef√≠cios removendo eles com esse artigo.

Gamificação: Um Novo Olhar Para Vícios

A Gamificação Aprendeu Com As Dezenas (centenas?) De Horas Que Você Jogou Mario World.

A Gamificação Aprendeu Com As Dezenas (centenas?) De Horas Que Você Jogou Mario World.

Termo popularizado pelo Gabe Zichermann. A Gamificação não tem nada relacionado com jogos!

A relação da Gamificação com jogos é a mesma de uma Ferrari com minério de Ferro.

A Gamificação surgiu a partir do estudos da psicologia dos jogos aplicada em ambientes que não são jogos. A Gamificação pode ser reaplicada dentro de jogos, mas suas maiores serventias acontecem em ambientes de trabalho, estudo e formação de hábitos, por exemplo. Formação de hábitos é algo que falamos muito aqui!

Jogos são feitos para te viciar. Vício nada mais é que um hábito muito fomentado!

Para fomentar teus v√≠cios de estudo, foco ou trabalho, a Gamifica√ß√£o entra auxiliando com todo o gabarito das v√°rias d√©cadas de jogos para formar comportamentos. Por exemplo, uma das bases mais simples da Gamifica√ß√£o √© o controle pontual do sistema dopamin√©rgico. Esse sistema √© respons√°vel pelo prazer e auxilia at√© na tomada de decis√Ķes.

Você pode usar a Dopamina e a Gamificação a seu favor.

Por mais simples que seja, a Gamifica√ß√£o usa pequenas recompensas baseadas em diversos estudos sobre concentra√ß√Ķes de dopamina no c√©rebro, de modo a criar um ambiente que seja recompensador e gratificante. Por exemplo, uma das t√©cnicas simples da Gamifica√ß√£o √© que voc√™ possa receber feedback imediato, ou seja, possa saber que aquele relat√≥rio de 100 p√°ginas est√° avan√ßando uma p√°gina por vez e ficar feliz com isso.

O Habitica é um dos maiores exemplos de uso da Gamificação

√Č Poss√≠vel Fazer Grupos Para Matar Chef√Ķes. Ahh, quanto mais produtividade voc√™ tiver, mais dano conseguir√° fazer!

√Č Poss√≠vel Fazer Grupos Para Matar Chef√Ķes. Ahh, quanto mais produtividade voc√™ tiver, mais dano conseguir√° fazer!

Utilizo o Habitica h√° tr√™s anos e j√° testei dezenas de sistemas diferentes. Por exemplo, o Wunderlist √© um sistema magn√≠fico e super similar ao Habitica. A √ļnica diferen√ßa entre os dois √© que o Habitica √© Gamificado. Deixa eu te explicar como isso altera o resultado final de gerenciar sua vida e h√°bitos no Habitica ou no Wunderlist.

Você cresce (e percebe isso!) no Habitica. No Wunderlist não.

Vamos supor dois projetos iguais no Wunderlist e Habitica. No primeiro, você fará etapa por etapa e ficará feliz quando terminar cada etapa. Pronto. No Habitica, a cada etapa você ganhará uma pequena recompensa além do prazer de fazer a atividade. Quanto mais atividades você faz, maiores são as recompensas e que te dão direito a fazer algo ainda maior do que antes. Ou seja, no Wunderlist você terá a recompensa final como uma lista de tarefas vazia. E isso é bom.

No Habitica, a recompensa é juntar dinheiro virtual para comprar uma super espada!

Sim, uma espada! Para cada ato seu na vida real, você recebe uma recompensa do Habitica em formato de dinheiro virtual. Conforme você avança na vida real, mais dinheiro para comprar itens ainda mais poderosos você recebe.

Pode parecer est√ļpido, mas ganhar dinheiro virtual te motiva.

O p√ļblico do Habitica n√£o √© de adolescentes nem crian√ßas, mas serve para todos os p√ļblicos, isso porque o c√©rebro funciona de forma bem igual entre todas as faixas et√°rias. Com o tempo, o Habitica faz uma terceiriza√ß√£o de suas recompensas intr√≠nsecas e troca pelas extr√≠nsecas do pr√≥prio sistema. Isso √© bom ou ruim? Alguns psic√≥logos justificam que isto √© ruim porque remove sua motiva√ß√£o natural, outros alegam ser excelente porque te d√° for√ßa para fazer algo que, normalmente, n√£o faria.

Ahh, o p√ļblico do Habitica est√° distribu√≠do entre 25 e 40 anos, em sua maior parte.

Como Começar no Habitica

Já foi bastante teoria aqui, né? Deixa te falar um jeito bem fácil de começar.

Basta assistir o vídeo abaixo e já criar sua conta no site do Habitica.

Tutorial Habitica: Procrastinação, Hábitos e Gamificação | Rodrigo Nasc
Watch this video on YouTube.

Ahhh, depois de ver o v√≠deo e entender como funciona, talvez voc√™ se sinta um pouco cheio de informa√ß√Ķes para aprender e, por esse motivo, criei uma s√©rie de 30 emails que ser√£o enviados um por dia e te acompanhar√£o nesse primeiro m√™s.

Sabe, o Habitica foi o sistema que mais me trouxe valor e melhorou minha gest√£o pessoal. Eu pude, finalmente, ter controle sobre a minha vida. E, por esse motivo, criei esta lista e muitos outros conte√ļdos totalmente gratuitos para te ajudar a ter resultados similares aos meus.

Para voc√™, gratuitamente, come√ßar sua jornada com um Coaching de Habitica, basta colocar seu email e se preparar. Existem alguns b√īnus ao longo das semanas que voc√™ vai adorar!

 

 


Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

0 coment√°rio

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.