fbpx

O Habitica é o sistema mais simples para começar a tomar controle da própria vida. Em muitos anos testando diversos aplicativos, ele foi para mim o melhor.

Todos já passamos por tentativas de mudança na vida.

Você sabe o que é uma tentativa de mudança? Se não, vou te explicar antes de começarmos nosso papo por aqui. Tentar não significa, necessariamente, conseguir. E, por muitas vezes, nos comprometemos a criar cenários diferentes na nossa vida para sermos quem gostaríamos de ser. Por exemplo, frases como

  • “Vou começar na academia na segunda!”
  • “A partir de amanhã, estudarei 8 horas por dia!”
  • “Vou parar de fumar (beber, comer porcaria) hoje!”
  • “Basta eu dedicar uma horinha por dia e terminarei aquilo!”
  • “Vou fazer 50 questões de concurso todos os dias até passar!”

Essas são algumas frases que costumamos soltar no dia a dia quando decidimos que, a partir de amanhã e para sempre, iremos ser uma pessoa diferente. Já aconteceu com você de ter certeza em um dia e, conforme os dias passam, ir perdendo essa certeza e voltando à mesmice?

Te explicarei porque não é fácil formar um hábito.

Hábitos são construídos por reforço constante e cuidadoso. Não é do dia para a noite. No entanto, é preciso sim que você decida, do dia para a noite, construir um novo hábito. Nem sempre acontece por culpa de alguns pequenos detalhes que vou te mostrar.

Se você já fez 3 itens similares da lista abaixo, então você precisa ler esse artigo!

Você

( ) Parou de ir na academia depois de duas semanas por falta de resultado.

( ) Estudou 3 horas quando deveria ter sido 8. Ficou muito triste e foi pro Netflix.

( ) Não consegue parar de beber refrigerante, leite ou carne não importa quanto tente.

( ) Passou algumas semanas com um projeto. Meses depois, lembra que parou em algum dia mas nem lembra qual.

( ) Fez 150 questões quando deveria ter feito 50 logo no primeiro dia. E nunca mais fez questão de fazer questões.

Se você não marcou sequer um desses itens nem fez nada similar, então já pode fechar essa janela porque este artigo não é para você. Parabéns, você manda na própria vida!

  • Se você marcou 3 ou mais, continua comigo que você precisa (mesmo!) disso.
  • Se marcou 1 ou 2, então você terá muitos benefícios removendo eles com esse artigo.

Gamificação: Um Novo Olhar Para Vícios

A Gamificação Aprendeu Com As Dezenas (centenas?) De Horas Que Você Jogou Mario World.
A Gamificação Aprendeu Com As Dezenas (centenas?) De Horas Que Você Jogou Mario World.

Termo popularizado pelo Gabe Zichermann. A Gamificação não tem nada relacionado com jogos!

A relação da Gamificação com jogos é a mesma de uma Ferrari com minério de Ferro.

A Gamificação surgiu a partir do estudos da psicologia dos jogos aplicada em ambientes que não são jogos. A Gamificação pode ser reaplicada dentro de jogos, mas suas maiores serventias acontecem em ambientes de trabalho, estudo e formação de hábitos, por exemplo. Formação de hábitos é algo que falamos muito aqui!

Jogos são feitos para te viciar. Vício nada mais é que um hábito muito fomentado!

Para fomentar teus vícios de estudo, foco ou trabalho, a Gamificação entra auxiliando com todo o gabarito das várias décadas de jogos para formar comportamentos. Por exemplo, uma das bases mais simples da Gamificação é o controle pontual do sistema dopaminérgico. Esse sistema é responsável pelo prazer e auxilia até na tomada de decisões.

Você pode usar a Dopamina e a Gamificação a seu favor.

Por mais simples que seja, a Gamificação usa pequenas recompensas baseadas em diversos estudos sobre concentrações de dopamina no cérebro, de modo a criar um ambiente que seja recompensador e gratificante. Por exemplo, uma das técnicas simples da Gamificação é que você possa receber feedback imediato, ou seja, possa saber que aquele relatório de 100 páginas está avançando uma página por vez e ficar feliz com isso.

O Habitica é um dos maiores exemplos de uso da Gamificação

É Possível Fazer Grupos Para Matar Chefões. Ahh, quanto mais produtividade você tiver, mais dano conseguirá fazer!
É Possível Fazer Grupos Para Matar Chefões. Ahh, quanto mais produtividade você tiver, mais dano conseguirá fazer!

Utilizo o Habitica há três anos e já testei dezenas de sistemas diferentes. Por exemplo, o Wunderlist é um sistema magnífico e super similar ao Habitica. A única diferença entre os dois é que o Habitica é Gamificado. Deixa eu te explicar como isso altera o resultado final de gerenciar sua vida e hábitos no Habitica ou no Wunderlist.

Você cresce (e percebe isso!) no Habitica. No Wunderlist não.

Vamos supor dois projetos iguais no Wunderlist e Habitica. No primeiro, você fará etapa por etapa e ficará feliz quando terminar cada etapa. Pronto. No Habitica, a cada etapa você ganhará uma pequena recompensa além do prazer de fazer a atividade. Quanto mais atividades você faz, maiores são as recompensas e que te dão direito a fazer algo ainda maior do que antes. Ou seja, no Wunderlist você terá a recompensa final como uma lista de tarefas vazia. E isso é bom.

No Habitica, a recompensa é juntar dinheiro virtual para comprar uma super espada!

Sim, uma espada! Para cada ato seu na vida real, você recebe uma recompensa do Habitica em formato de dinheiro virtual. Conforme você avança na vida real, mais dinheiro para comprar itens ainda mais poderosos você recebe.

Pode parecer estúpido, mas ganhar dinheiro virtual te motiva.

O público do Habitica não é de adolescentes nem crianças, mas serve para todos os públicos, isso porque o cérebro funciona de forma bem igual entre todas as faixas etárias. Com o tempo, o Habitica faz uma terceirização de suas recompensas intrínsecas e troca pelas extrínsecas do próprio sistema. Isso é bom ou ruim? Alguns psicólogos justificam que isto é ruim porque remove sua motivação natural, outros alegam ser excelente porque te dá força para fazer algo que, normalmente, não faria.

Ahh, o público do Habitica está distribuído entre 25 e 40 anos, em sua maior parte.

Como Começar no Habitica

Já foi bastante teoria aqui, né? Deixa te falar um jeito bem fácil de começar.

Basta assistir o vídeo abaixo e já criar sua conta no site do Habitica.

Ahhh, depois de ver o vídeo e entender como funciona, talvez você se sinta um pouco cheio de informações para aprender e, por esse motivo, criei uma série de 30 emails que serão enviados um por dia e te acompanharão nesse primeiro mês.

Sabe, o Habitica foi o sistema que mais me trouxe valor e melhorou minha gestão pessoal. Eu pude, finalmente, ter controle sobre a minha vida. E, por esse motivo, criei esta lista e muitos outros conteúdos totalmente gratuitos para te ajudar a ter resultados similares aos meus.

Para você, gratuitamente, começar sua jornada com um Coaching de Habitica, basta colocar seu email e se preparar. Existem alguns bônus ao longo das semanas que você vai adorar!


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *