fbpx
Habitica é um sistema Gamificado de gestão de hábitos, tarefas e vida.

Habitica é um sistema Gamificado de gestão de hábitos, tarefas e vida.

Hey, esse guia sobre o Habitica foi criado em 2016 e lido mais de 10 mil vezes no Medium. E ainda funciona hoje em 2019! Estou repostando ele depois de ter removido do Medium (com ajustes e atualiza√ß√Ķes). Se voc√™ ainda n√£o conhece, eu tenho um curso gratuito, expandido e completo sobre o Habitica. Dura 30 dias e vai direto no seu email.

Se quer acessar o curso de 30 dias sobre Habitica, clica aqui.

Preciso te alertar que o Habitica é difícil, então pega toda minha experiência e suga ela para você com bastante cuidado. Tenho certeza que sua vida mudará completamente. Depois desse artigo, continuei minha jornada em ajudar pessoas como você a entender completamente o Habitica e transformar a própria vida. Hoje gerencio o canal Habitica Brasil no Youtube, onde você pode aprender muito também:

Tutorial Habitica: Procrastinação, Hábitos e Gamificação | Rodrigo Nasc
Watch this video on YouTube.

PS: eu estou menos gordo hoje em 2019 (tem foto no artigo).

Tirando onda de Pet do Habitica Tiranossauro Amarelo

Tirando onda de Pet do Habitica Tiranossauro Amarelo

Dia 01‚Ää no Habitica: Criando Algumas Di√°rias

Para come√ßar sua jornada, vamos focar na parte principal dela primeiro. Di√°rias s√£o h√°bitos que voc√™ tem a obriga√ß√£o de fazer diariamente‚Ää (ou semanalmente ou a cada X dias). Para come√ßar a adicionar as suas, vamos refletir um pouco sobre o seu dia-a-dia e te dar umas ‚Äúdi√°rias gr√°tis‚ÄĚ pra come√ßar, ok? Ent√£o vamos l√°!

Ali√°s, j√° tem uma conta? E o app? T√° instalado?

As suas Di√°rias v√£o te ajudar a manter o controle de h√°bitos que voc√™ quer criar ou manter. Tamb√©m s√£o √ļteis para te lembrar de atividades que voc√™ √†s vezes esquece. Ent√£o vamos aos exemplos para ficar mais simples.

Exemplo de diária repetível na segunda, quarta e sexta.

Exemplo de diária repetível na segunda, quarta e sexta.

Vamos supor que toda segunda, quarta e sexta você precise colocar o lixo pra fora. Para remover essa tarefa da sua cabeça e não esquecer mais, basta seguir o esqueminha super bem elaborado da imagem e criar sua Diária que somente ficará ativa Segunda, Quarta e Sexta no Habitica.

O primeiro benefício é não precisar mais lembrar

Sua Diária irá sempre ficar ativa nos dias selecionados e cinza (oculta) nos outros dias. Vamos para a próxima Diária! Precisamos aumentar a motivação para abrir o Habitica diariamente, certo? Porque não adianta termos uma tarefa que nos lembra de colocar o lixo pra fora se nós não abrimos o Habitica diariamente! Para isso, vamos entender duas regrinhas que vão te ajudar não somente no Habitica, mas também na sua vida pessoal!

Terceirizando Cérebro Pro Habitica

Nosso cérebro, assim como um computador, possui uma capacidade de processamento limitada. Um modelo recomendado pelo livro Getting Things Done de reduzir a nossa carga e ter mais espaço livre para as atividades que estamos desempenhando é de não precisar lembrar de coisa alguma.

‚ÄúComo assim? Ent√£o vou esquecer tudo?!‚ÄĚ

Haha, exatamente o contrário. Seu objetivo é não precisar lembrar E, além disso, conseguir não esquecer. Ou seja, vamos fazer com que sua mente pare de perder tempo lembrando de fazer algo. Assim, terá mais tempo para estudar ou focar em algum projeto. Para isso, precisamos respeitar duas regras.

  • Colocar tudo que precisamos lembrar em um sistema (Habitica).
  • Garantir que o sistema nos lembre de tudo que colocamos.

Vamos voltar pra isso aqui nos próximos dias, por ora você só precisa entender que cada vez que você usar o Habitica pra colocar o lixo pra fora, mais seu cérebro vai confiar no Habitica. Mas cada vez que você esquecer de colocar o lixo porque esqueceu de usar o Habitica, menos seu cérebro vai confiar e mais ele vai tentar lembrar. Então o que vamos fazer agora é…

Crie H√°bitos Para Entrar Todo Dia no Habitica

Exemplos de Di√°rias Inativas Hoje

Exemplos de Di√°rias Inativas Hoje

Antes de estarmos acostumados a usar o Habitica, precisamos encaixar a nova rotina com algo que já estamos habituados a fazer, pra nosso cérebro poder começar a confiar. Resista à tentação de colocar muita coisa de cara, precisamos colocar nem pouco nem muito, mas o suficiente para começarmos a nos acostumar. Agora preciso que você abra seu celular e faça duas coisas. Você vai usar 2 despertadores, um do seu próprio celular e outro do aplicativo do Habitica para iOS ou Android.

  • Primeiro, coloque um despertador num hor√°rio da manh√£ que voc√™ estar√° um pouco livre e possa abrir o Habitica e j√° ver o que tem pra hoje.
  • Segundo, v√° em configura√ß√Ķes e configure um lembrete no aplicativo para pouco antes de dormir, para voc√™ poder marcar o que fez.

Objetivo é usar esses despertadores para acostumar.

Lembre-se que as di√°rias que pus ali s√£o somente exemplos e voc√™ pode experimentar de acordo com o que achar melhor. N√£o recomendo que coloque mais que 7 di√°rias no primeiro dia no seu Habitica. E agora, como se sente? √Č, o avan√ßo n√£o foi l√° t√£o grande, colocamos pouca coisa, afinal. Mas, sobre isso, tenho algo muito importante a te dizer: j√° vi muita gente desistir por ter colocado muita coisa e muita gente desistir por colocar pouca coisa.

Siga o plano e dar√° tudo certo.

O objetivo do Habitica √© te ajudar na sua jornada de vida e n√£o na jornada da sua semana ou dia. Ent√£o vou te dar um b√īnus bem r√°pido pra ati√ßar a curiosidade. T√° vendo a coluna ‚ÄúH√°bitos‚ÄĚ na esquerda? Crie um novo H√°bito chamado ‚ÄúAbrir Habitica‚ÄĚ e clique nele toda vez que voc√™ lembrar de abrir antes do alarme.

A crise acabou, mas troquei o Pet Camaro por um Pet Peugeot no Habitica.

A crise acabou, mas troquei o Pet Camaro por um Pet Peugeot no Habitica.

O que você aprendeu hoje vai te ajudar a pensar melhor algumas coisas que você lembra todo dia e voltaremos a falar delas depois. Enquanto isso, recomendo que você aceite de grátis a Quest 01 do Upando Na Vida. Depois de 3 anos estudando gamificação (e usando o Habitica), criei uma jornada de desenvolvimento pessoal que vai te enfiar em 90 difíceis dias de crescimento (somente se você conseguir passar nos desafios).

Agora vamos fazer a preparação para amanhã!

Pode colocar o link nas observa√ß√Ķes! No curso gratuito de 30 dias te ensino como colocar o link direto no nome da di√°ria.

Pode colocar o link nas observa√ß√Ķes! No curso gratuito de 30 dias te ensino como colocar o link direto no nome da di√°ria.

Agora voc√™ vai criar uma nova Di√°ria para voc√™ ‚ÄúLer Dia 2 do Guia do Nasc‚ÄĚ (Nasc sou eu). Clicando nos tr√™s pontinhos da Di√°ria, voc√™ ter√° acesso √†s observa√ß√Ķes e poder√° j√° colocar o link desse artigo. Imagino que esteja ansioso para ler logo a parte 2 aqui abaixo, mas eu recomendo que aguarde. Na minha experi√™ncia, ler tudo de uma vez pode ser o que far√° voc√™ n√£o continuar no Habitica.

Então abraço e até amanhã!

Dia 02 no Habitica: Afazeres, Psicologia e Misturas

Exemplo de Mascote do Habitica: Mozilla Firefox

Exemplo de Mascote do Habitica: Mozilla Firefox

Olá! Boas vindas de volta! Vamos ao trabalho? Hoje vamos aprender como criar bons afazeres no Habitica bem como entender alguns porquês do que vamos fazer. Quer um extra de motivação para saber o quão importante o Habitica pode ser na sua vida? Corre lá e vai descobrir O Poder da Gamificação e volta aqui depois.

Criando Afazeres de Vergonha no Habitica

Vamos voltar a tocar num assunto do episódio anterior, a confiança que precisamos ter no sistema que vamos usar. Assim, não precisaremos mais lembrar de nada e faremos com que o sistema lembre para nós.

Exemplo real de Afazer. Ou lembrete. Ou cobrança.

Exemplo real de Afazer. Ou lembrete. Ou cobrança.

O que precisamos fazer agora √© come√ßar a fazer um upload de tudo que temos na mente para nosso sistema. Vamos come√ßar sabendo que os afazeres v√£o agrupar as tarefas que n√≥s fazemos de modo pontual, ou seja, uma vez s√≥ e acabou. Por exemplo, a√≠ do lado no Habitica voc√™ encontra um lembrete que coloquei para que eu pudesse enviar um boleto pra uma parceira. Nas observa√ß√Ķes, posso colocar informa√ß√Ķes relevantes. E pus um prazo. O prazo que eu colocar far√° o Afazer ficar a com a data em vermelho para chamar mais aten√ß√£o.

Pausa Para Psicologia/Neurociência

Um dos grandes motivos do Habitica funcionar √© o fato dele atacar nossos ciclos de dopamina. Diferente do modo como a vida √© estruturada, o Habitica d√° recompensas no momento exato que uma a√ß√£o sua √© tomada. ‚ÄúMas Nasc, √© s√≥ uma moeda de ouro virtual!‚ÄĚ Sim, √©. Mas por mais potente e poderoso que voc√™ ache que seu c√©rebro √©, tamb√©m preciso dizer o qu√£o est√ļpido nosso c√©rebro tamb√©m √©.

Silvanus Saurus Rex, um companheiro do meu antigo grupo.

Silvanus Saurus Rex, um companheiro do meu antigo grupo.

N√≥s estamos, literalmente, hackeando nosso c√©rebro ao usar t√©cnicas que outrora serviram para outro sentido. Por mais que as simples recompensas do Habitica sejam um pouco est√ļpidas, nosso c√©rebro n√£o entende bem isso, ele s√≥ percebe que ganhou algo e que isso foi recompensa de uma a√ß√£o que tomamos. No caso, quando terminamos de ler aquele cap√≠tulo de livro e clicamos na nossa Di√°ria correspondente no Habitica, ganhamos uma por√ß√£o de ouro, experi√™ncia e talvez algum item aleat√≥rio.

‚ÄúEnt√£o vamos usar s√≥ por culpa do ouro virtual?‚ÄĚ

Haha. Agora vem algo muito legal: conforme continuamos a usar o Habitica, nosso cérebro atrela outras recompensas ao uso dele. Recompensas que variam entre a satisfação de ler seu capítulo de livro todo dia; terminar os relatórios do trabalho sempre cedo; ter tempo pra jogar sem ficar com remorso ou o que for de teu agrado. Conforme o tempo passa, seu cérebro passa a valorizar menos as pequenas recompensas que o Habitica proveu, mas começa a dar mais valor às recompensas da vida real. Isso significa que, depois de um tempo, o Habitica passa a ser parte da sua rotina para recompensas da vida real ao invés do ouro que ele te dá, ajudando a ter mais controle da sua vida!

Agora vamos voltar pro sabendo psicologia!

Essa é uma imagem original de Junho de 2016, dá uma comparada em como o Habitica era feio!

Essa é uma imagem original de Junho de 2016, dá uma comparada em como o Habitica era feio!

Como ficaria uma lista de afazeres de uma pessoa de carne e osso? Aí ao lado você encontra minha lista de afazeres do dia 18/06/2016. Mas de que adianta ter tudo isso e esquecer de olhar a lista de afazeres? Agora você vai colocar a mão na massa: vá na coluna de Diárias e adicione 3 novas Diárias  (ou quantas achar necessárias  (com o nome Verificar Afazeres).

A ordem das Di√°rias devem refletir a ordem delas no dia.

Ent√£o ponha v√°rios Verificar Afazeres no seu Habitica ao longo do dia para lembrar sempre deles. Lembre-se que voc√™ pode colocar verificadores para te lembrar de olhar o que √© preciso fazer. Nosso objetivo √© usar cada tarefa de um modo diferente e as √ļnicas que vamos precisar olhar s√£o as Di√°rias. Os H√°bitos e Afazeres nos ser√£o lembrados pelas Di√°rias. Ou seja, 3 coelhos com uma Di√°ria s√≥!

Exemplo de como poder√° ficar sua lista de Di√°rias para o dia 03.

Exemplo de como poder√° ficar sua lista de Di√°rias para o dia 03.

Se voc√™ j√° ‚Äújoga‚ÄĚ Habitica h√° algum tempo, deve ter percebido algumas coisas estranhas, mas isso √© intencional. Estou induzindo voc√™s ao erro como todo professor precisa fazer. O erro √© parte extremamente importante do aprendizado. Vamos andando pouco a pouco para deixar nosso aprendizado bem consolidado. Se j√° acha que este artigo te ajudou, manda pra um amigo.

Resumo r√°pido, √°gil e que pede um compartilhamento.

  • Afazeres s√£o tarefas que faremos apenas uma vez.
  • Nosso c√©rebro √© burro, mas √© muito inteligente.
  • Somente vamos olhar para as Di√°rias, que nos lembrar√£o do resto.
  • Compartilha com um amigo o Guia Completo do Habitica? ūüíē

Desafios e preparação pro dia 03:

Agora, querido leitor ou leitora ou lobisomem ou lobisoma, vou pedir que comece a dar seus primeiros passos. Como sou um bom pai, vou ficar aqui do teu lado pro que precisar. Pra amanhã, tenho algumas coisas pra te pedir. Antes, vou te pedir para respeitar a ordem dos dias. Resista à tentação de ler o próximo hoje, pois isso pode prejudicar sua jornada. Vamos aos desafios então!

  • Viu minha Lista no Afazeres? Tente fazer uma parecida. Falaremos dela amanh√£ pra termos uns cuidados. ūüėČ
  • ‚ÄúLer Dia 03 do Guia do Nasc‚ÄĚ ficou estranho, n√£o? Ser√° que isso deveria mesmo ser uma Di√°ria e que vamos precisar renomear todo dia? E se fosse um curso de 2 meses, como far√≠amos?

Agora vem meu muitíssimo obrigado por ter lido até aqui. Os primeiros artigos lá em 2016 bombaram loucamente e isto me deixa ainda mais motivado por saber que a mudança que o Habitica fez na minha vida possa acontecer na vida de mais pessoas! Até amanhã!

Dia 03 no Habitica: Listas, 180h e Reflex√Ķes

O maior presente que alguém pode te dar: tempo.

O maior presente que alguém pode te dar: tempo.

Era sexta-feira à noite. Ele estava cansado e estressado depois de uma semana Improdutiva. Foi ao mercado comprar alguns suprimentos pro fim de semana e um energético. Passou a noite em claro tentando resolver um problema gigante da agência onde ele trabalhara que poderia fazer com que perdesse seu emprego, mas a procrastinação o fazia trabalhar em assuntos menos importantes; a mexer no Facebook vez ou outra e a ficar paralisado toda vez que olhava para o trabalho que tinha que fazer.

‚ÄúN√£o vou conseguir!‚ÄĚ, sussurrou para si. ‚Äú√Č muita responsabilidade!‚ÄĚ.

Ele não conseguia enxergar um aspecto daquela atividade gigantesca e, por isso, sua mente não parava de pensar em como fazê-la. O aspecto é simples: todo gigante tem diversas partes que podem ser conquistadas pouco a pouco. E nós, humanos, somos burros por olhar para o gigante inteiro e trememos de medo, paralisados de corpo inteiro. A formiga, no entanto, é inteligente o bastante para atacar uma pequena parte do nosso corpo e nos fazer ficar com dor. Hoje aprenderemos a ser formigas, a fazer um trabalho pedacinho por pedacinho e a parar de ter medo dos gigantes.

‚ÄúCerto, e pra qu√™ esse drama todo?‚ÄĚ, voc√™ pergunta.

‚ÄúAdoro um drama!‚ÄĚ, eu respondo.‚̧

Este é Ildrimarck, um amigo do meu antigo grupo.

Este é Ildrimarck, um amigo do meu antigo grupo.

O Poder Da Fragmentação

A sociedade avança e nós, humanos, cada vez mais precisamos parar de usar nossos instintos e usar nossas capacidades superiores  (cognição ) para modificar nossas características. Uma delas é que o tamanho dos nossos problemas a resolver somente aumentam. Mas ainda somos seres mono tarefa, lidamos bem melhor com apenas uma pequena tarefa por vez. Para resolver este problema, precisamos fragmentar nossas atividades em pequenos pedaços no nosso Habitica.

√Č por isso que existe uma ind√ļstria anti-procrastina√ß√£o.

E por isso que existe a Quest 01, que vai acabar com tua procrastinação (e de graça, Zé). Os humanos precisam de meios para mastigar a informação até o nível que consigam lidar. Por exemplo, os diversos setores de uma empresa auxiliam na fragmentação das responsabilidades e fazem empresas como a Wayne’s Burger nascerem e conseguirem crescer tão bem: elas não enxergam uma Wayne’s gigante, eles enxergam várias formiguinhas.

Usando as Listas do Habitica para Derrotar o Gigante

O Habitica n√£o √© a melhor ferramenta de gest√£o, mas a execu√ß√£o incr√≠vel faz com que precisemos de um pouco menos de gest√£o. Hoje vamos entender como reduzir gigantes em desafios que possamos enfrentar atrav√©s do uso de Listas, que s√£o um modo arcaico mas eficaz de gest√£o. ūüėé

30 x 30 = 900 páginas por mês com uma diária no Habitica.

Hoje vamos ser um pouco mais reflexivos. Vamos lembrar que o Habitica √© uma plataforma para constru√ß√£o de H√°bitos. E h√°bitos s√£o aquelas formiguinhas que, dia a ap√≥s dia, pegam um gr√£o de areia a cada 15 minutos e formam estruturas subterr√Ęneos gigantescas para seu tamanho. √Č isso que vamos aprender hoje: formar estruturas gigantescas subterr√Ęneas.

‚ÄúOi? N√£o entendi essa.‚ÄĚ

Vamos criar estruturas, ou sejas, modos de funcionamento do nosso ser; vamos criar subterr√Ęneas, ou seja, totalmente internalizadas dentro dos confins mais remotos do nosso c√©rebro; e, principalmente, vamos criar gigantescas, h√°bitos t√£o bem fixados que v√£o durar a vida inteira. Para isso, precisamos entender um preceito que eu adoro espalhar porque √© muit√≠ssimo importante.

30 minutos por dia s√£o 180 horas por ano.

30 minutos por dia s√£o 180 horas por ano.

Se você tentar criar um hábito super simples, qualquer que seja, e dedicar apenas ínfimos 30 minutos por dia, ao final do ano você vai ter uma experiência de 180h nesse hábito. Por exemplo, se você formar o hábito da leitura apenas durante a semana, ao longo do ano você terá lido 24 livros de 300 páginas cada. Parece gigante, não é? São 7.200 páginas. Mais do que a maioria das pessoas já leu na vida. E como fazer isso? 30 minutos por dia.

Exemplo de Lista no Habitica usando Etiquetas: Power On.

Exemplo de Lista no Habitica usando Etiquetas: Power On.

Ainda parece difícil? Não se preocupe, vamos tratar sobre Hábitos grandes com cuidado depois. Por hoje, vamos adicionar mais coisas das nossas vidas no Habitica usando listas. Se você não imaginou nada, pegue a lista acima como exemplo, é uma base da minha rotina matinal diária. Você pode usar listas para capítulos de livro, para fases de um projeto pequeno, para organizar suas contas a pagar ou até mesmo pra juntar a receita de alguma coisa. Aí é com você e com o próximo capítulo.

Próximo Capítulo: O Habitica foi feito pra você e não o contrário.

Uma coisa importante que você não pode esquecer é que o Habitica foi feito para se adaptar a você e não o contrário. Ou seja, não ache que existem regras aqui que não possam ser quebradas, mas não esqueça de respeitar as regras que você escolher.

Produtividade num Porco Rosa Voador. J√° pensou?!

Produtividade num Porco Rosa Voador. J√° pensou?!

O que eu estou tentando fazer aqui é te dar o conhecimento inicial necessário para conseguir enganar seu cérebro e fazê-lo gostar das bonitinhas recompensas que o Habitica dá, mas meu intuito não é te fazer ter um porco rosa voador, mas sim sua jornada a longo prazo: quero fazer com que você seja uma pessoa melhor ao usar ao Habitica e, mesmo que o Habitica um dia venha a morrer, você leve consigo os ensinamentos que vierem.

Reflex√£o Final e Metas Para Amanh√£

Agora vamos começar a criar tarefas loucamente  (nem tanto). Não se preocupe se você não tiver muitas ideias, o ideal é exatamente tanto quanto você conseguir colocar no Habitica. Por ora, o importante é colocar pelo menos 1 novo hábito hoje e começar a usar os Afazeres como lembrete, por exemplo.

Depois vamos aprender modelos para situa√ß√Ķes diferenciadas.

Com o tempo, o Habitica vai começar a te lembrar e te ajudar com coisas que você não fazia ideia que eram possíveis. Depois dessa série de 7 dias, tenho certeza que servirá para você continuar na Quest 01, você poderá até adaptar os desafios de lá e conseguir se desenvolver ainda mais!

Por ora, quero dar-te meus parabéns por ter chegado até aqui. As poucas pessoas que entram na jornada vão muito longe. E você é uma delas. Vamos às metas para amanhã e o resumo de hoje?

  • Pense no longo prazo. A formiguinha faz o trabalho gr√£o por gr√£o.
  • Reflita sobre projetos pequenos e lembretes para por nos Afazeres.
  • Comece a pensar em algumas Di√°rias que voc√™ precisa lembrar.
  • Explore mais as tarefas. Clique nos pontinhos. V√™ a op√ß√£o ‚ÄúRepete‚ÄĚ e ‚ÄúA Cada‚ÄĚ? Que tal testar o que fazem? ūüėä

Dia 04 no Habitica: Rotinas da Manh√£, Tarde, Noite e Fim.

Começando um Bom Dia com um Baita Café

Começando um Bom Dia com um Baita Café

Hoje teremos um dia mais light, vamos apenas aprender algumas pequenas coisinhas para ajudar a manter nosso dia bem organizado e sem ficar com medo de uma pilha enorme com 30 hábitos aparecendo duma vez. Ou melhor, vamos reduzir a poluição visual do Habitica usando Etiquetas (Tags) e ajudaremos, novamente, a reduzir o tamanho do gigante pra poder conquistar mais facilmente e com maiores incentivos pro nosso cérebro.

Etiquetas s√£o como separadores de projetos.

Começando pelo Fim

Essas s√£o as tags que usei por muito tempo no Habitica.

Essas s√£o as tags que usei por muito tempo no Habitica.

O primeiro modo de reduzir o tamanho do gigante será com um aspecto técnico do Habitica, usando as tags que ficam no meio da página de tarefas. Lá você pode criar, editar e excluir suas tags. Eu recomendo que você decida entre 2 modos diferentes: ou usa o padrão de manhã, tarde, noite e fim ou modifica para suas necessidades. No meu caso, costumo acordar às 4:29 da manhã, então minhas tags são separadas em 4 períodos que independem de horário

Tem hor√°rio fixo? Coloca tag pra manh√£, tarde, noite e fim.

Exemplo de Atividades Para o Fim do Dia no Habitica

Exemplo de Atividades Para o Fim do Dia no Habitica

As tags manh√£, tarde e noite s√£o mais intuitivas, ent√£o me deixa come√ßar com o Fim. Existe um tipo de Di√°ria que voc√™ pode criar para verificar se cumpriu algum requisito ao longo do dia. N√£o faz sentido que fiquem l√° aparecendo o tempo todo. Para esse tipo de tarefa, vamos colocar a tag ‚Äúfim‚ÄĚ para representar o fim do dia. No caso da foto acima, se eu N√£o tiver jogado, marco como feito. Aqui √© bom por somente o que n√£o √© pra ser feito.

Ou para atividades que precisam de uma rápida verificação.

Manh√£

Quais seus maiores objetivos para hoje? Coloque no Habitica.

O período da manhã  (o começo do seu dia ) deve ser usado para direcionar as velas do seu navio ou a direção da sua lancha. Então aqui preciso que você pense sobre seu dia e elenque as 3 prioridades, isso significa que você terá que anotar num papel, num vídeo ou em algum lugar o que hoje vai te trazer mais valor. Atenção aqui: normalmente, o que trará mais valor é o que possui também mais resistência.

Tarde

Neste segundo momento, somos executores com café no olho e sangue no copo! Nesse momento você não pode pensar ou planejar coisa alguma que não esteja no cronograma, esse momento é reservado para você simplesmente pisar no acelerador. Sabe quando você está viajando numa estrada cheia de curvas? Esse não é o caso, estamos numa estrada reta, coloque 140km/h e vamos com força. E só. Faça o que tem que fazer de bico calado. Ponto. Final.

Noite

Uma coisa que pouca gente percebe que traz problemas à Produtividade é a falta de momentos improdutivos, mais especificamente metas no Habitica. Se você quer produzir mesmo após um dia inteiro de trabalho, produzir às cegas vai te fazer ocupar todo o tempo que você tem para fazer o que tem que fazer.

Mascotes do Habitica do Robson, meu irmão, à esquerda. Silvano, um amigo, à direita.

Mascotes do Habitica do Robson, meu irmão, à esquerda. Silvano, um amigo, à direita.

Mas se auto impor uma meta pode mudar isso. √Č dif√≠cil manter o foco quando chegamos em casa porque n√£o tem algu√©m para nos impor o que fazer. O que te sugiro √© que tente com todas as for√ßas cumprir uma meta simples. 2h de Produtividade podem demorar 6h livres que voc√™ tem no dia se voc√™ n√£o sentar para fazer o que tem que fazer no momento certo.

Ao chegar em casa cansado, se enfie no chuveiro.

Tome um banho e v√° fazer o que tem que fazer porque agora voc√™ ter√° uma meta! Agora voc√™ tem que ter terminado tudo at√© as 21h! E o que acontece √†s 21h? A√≠ voc√™ decide. Aqui voc√™ pode marcar que seu dia foi incr√≠vel e que voc√™ bateu todas suas metas obrigat√≥rias e opcionais. Agora voc√™ pode ir assistir Game of Thrones sem remorso ou continuar estudando, mas √© com voc√™! ‚̧

E aí, vamos misturar tudo agora no Habitica?

  • Manh√£: planejamento inicial, direcionamento de objetivos.
  • Tarde: execu√ß√£o. E caf√©. Muito caf√©.
  • Noite: metas auto impostas e foco.
  • Fim: checagem das m√©tricas do dia.

Lembrem-se que o Manhã, Tarde, Noite e Fim podem ser modificados e não precisam acontecer de acordo com o período do dia. Pro Habitica, preciso que vocês reflitam bastante sobre esses quesitos e encaixar em cada tag que vocês vão criar.

No próximo artigo, te falo sobre classes no Habitica!

PS: no Upando Na Vida voc√™ far√° um teste de classe (ou ‚Äúarqu√©tipo‚ÄĚ) e aprender√° sobre o seu arqu√©tipo orientador, podendo invocar ele para te ajudar durante seu dia. Animou? Esse teste s√≥ vem depois que voc√™ vencer a Quest 01.

Dia 05 No Habitica: Classes e Atributos, Mas √Č Proibido Jogar.

Imagem meramente ilustrativa e excessivamente dram√°tica do Guerreiro do Habitica.

Imagem meramente ilustrativa e excessivamente dram√°tica do Guerreiro do Habitica.

Este artigo é mais recomendado apenas para quem já usa o Habitica para ser mais produtivo, pois focará mais nos aspectos de jogo que de Produtividade. Então, se você ainda não o usa ou quer avançar o seu nível rapidamente (como pessoa e player), acesse meu curso gratuito de trinta dias, o Melior do Habitica. Nesse artigo vamos falar sobre 2 aspectos técnicos do jogo e, no fim do artigo, uma mensagem super importante para refletirmos.

Classes

Ent√£o voc√™ est√° no Habitica e n√£o sabe bem se sua classe √© a melhor pra voc√™ ou sequer escolheu ainda a sua classe! Eis que aparece um wild Rodrigo Nasc para te ajudar! Vamos aprender, neste artigo, as caracter√≠sticas gerais de cada classe. N√£o vou explicar que nem a Wiki dizendo que ‚Äújogadores auto disciplinados se dar√£o melhor com classe X‚ÄĚ porque n√£o acredito muito nisso. Todas as classes servem para procrastinadores se tornarem produtivos. Vou ignorar algumas habilidades in√ļteis e detalhes exagerados. Vamos l√°?

Classe Guerreiro (Força)

O Guerreiro que tá anêmico

O Guerreiro que tá anêmico

  • D√° alt√≠ssimo dano nas miss√Ķes, √© vital e necess√°rio.
  • Aumenta um pouco o dano dos companheiros de grupo.

Classe Gatuno (Percepção)

O Gatuno que parece uma Aranha

O Gatuno que parece uma Aranha

  • Ganha MUITO ouro.
  • Ganha muito ouro e Exp.
  • Faz grupo ganhar MUITO ouro.
  • Ignora Di√°rias esquecidas.

Classe Mago (Inteligência)

O Mago que parece uma Maga de barba

O Mago que parece uma Maga de barba

  • Sobe de n√≠vel mais r√°pido.
  • D√° bom dano nas miss√Ķes.
  • Cura mana e aumenta intelig√™ncia do grupo.

Classe Curandeira (Inteligência)

O Curandeiro que tem força pra segurar o bastão

O Curandeiro que tem força pra segurar o bastão

  • Cura a vida do grupo.
  • Cura pr√≥pria vida.
  • Reduz parte do dano que os membros do grupo levam.
  • Vital para grupos grandes (20+).

Atributos

Existem 4 atributos no Habitica: Força (FOR), Percepção (PER), Inteligência (INT) e Constituição (CON). Vou ser bem breve aqui também, omitindo o desnecessário e pondo somente as partes importantes.

For√ßa ūüí™

Aumenta chance de crítico ao terminar tarefas em 3% para cada 100 pontos. Todos começam com 3%. Com 200 pontos, a chance é de 9%.

Aumenta b√īnus do cr√≠tico. Ao dar um cr√≠tico no Habitica, o ouro, experi√™ncia e mana padr√£o receber√£o um b√īnus que pode chegar a 4x o normal com 200 de For√ßa.

Aumenta um pouquinho o dano nas miss√Ķes.

Percep√ß√£o ūüí≤

  • Aumenta o ouro ganho em 2% por ponto. 2 Ladinos no grupo podem aumentar os pontos de cada membro do grupo em mais de 1000, o que pode desbalancear o jogo e torn√°-lo desmotivador.
  • Aumenta chance de conseguir itens ao finalizar tarefas.

Intelig√™ncia ūüėé

  • Aumenta total de mana em 2 pontos e regenera√ß√£o de mana em 2%.
  • Aumenta experi√™ncia ganha em 2,5% por ponto.
  • Aumenta a frequ√™ncia de uso das habilidades por ter mais mana e regen.

Constitui√ß√£o ūüėĀ

  • Reduz o dano recebido ao fim do dia de Di√°rias Esquecidas
  • Reduz o dano de h√°bitos negativos clicados
  • N√£o reduz dano recebido de origem de membros do grupo

Recomenda√ß√Ķes

Ao menos 50% de INT para Guerreiro e Ladino. Dessa forma, por mais que os efeitos das habilidades sejam reduzidos, a frequência que você poderá usar aumenta devido à quantidade de mana e à regeneração.

100% de INT para Mago e Curandeiro.

Não Joguem o Habitica pois ele não é um jogo!

Personalização no Habitica. Super Sayajin de chifres adaptado.

Personalização no Habitica. Super Sayajin de chifres adaptado.

Vou lhes lembrar de novo, outra vez, novamente que o Habitica √© um sistema adaptativo √† voc√™s. O que significa que, por culpa da liberdade que temos, alguns problemas podem surgir, como a habilidade de Ladino que multiplica ganhos de ouro em 20x. Para isso, preciso alertar para tomarem cuidado e lembrar que, diferente de ‚Äújogos normais‚ÄĚ, se voc√™ achar um meio de ‚Äúburlar‚ÄĚ o sistema, o que estar√° sendo burlado √© voc√™ pr√≥prio. Dessa forma, n√£o use a habilidade de Ladino para ganhar 20x mais ou voc√™ ir√° quebrar todos os objetivos financeiros do Habitica.

Por mais que os elementos de jogo percam o seu sentido com o tempo,

se voc√™ adiantar muito isso, talvez n√£o d√™ tempo de voc√™ perceber o real valor do Habitica n√£o como um jogo, mas como um sistema de gest√£o de h√°bitos. Lembro quando comecei a usar, entrei num grupo com uns gringos e sa√≠ dentro de uma semana porque eles pareciam estar ‚Äėjogando‚Äô o Habitica, se importando somente com moedas de ouro virtuais e matar monstros de mentira. Eu, por outro lado, estava mais interessado em matar monstros da minha vida e conseguir ganhar dinheiro de verdade pra minha vida!

Sabe o que houve com eles?

Eram uns 10 viciados reclamando o tempo todo no chat do grupo e, 1 mês depois, fui olhar o perfil deles e todos haviam parado. Eles chegaram no nível 70 dez vezes mais rápido que eu, mas eu estou chegando no nível 100, coisa que não farão porque não perceberam o real valor do Habitica.

Não Joguem o Habitica pois ele não é um jogo!

Dia 06 no Habitica: Grupos e Motiva√ß√£o, Metas e Miss√Ķes

Conheça os equipamentos para a produtividade.

Conheça os equipamentos para a produtividade.

O que você usa para ser produtivo?

Já pensou que um óculos de sol pode melhorar sua produtividade? Para você que lê e para mim, a área da produtividade é magnífica porque basta termos um pouco de criatividade e poderemos utilizar quaisquer pequenas coisas que nos rodeiam para criarmos um novo ambiente mais rápido, produtivo e prazeroso.

E vamos misturar tudo isto neste dia no Habitica.

Neste artigo abordaremos os equipamentos que podemos utilizar para acompanhar nossa produtividade bem como a import√Ęncia da motiva√ß√£o trazida pela competi√ß√£o e coopera√ß√£o dos grupos e, por fim, vamos entender um pouco sobre metas e miss√Ķes que nos ajudar√£o a trilhar esse caminho.

E aqui estou eu a trazer a Produtividade através do Habitica.

Aqui estou eu sem Equipamentos de Produtividade

Aqui estou eu sem Equipamentos de Produtividade

Vamos começar nossa conversa com minha figura acima, somente de roupas simples, barba cheia e nada mais. Posso ser Produtivo sem usar métodos? Vou te falar algo que vai parecer prepotente mas você vai concordar: não, você não pode sem um método. Sempre que você começa uma atividade nova, você tem alguns caminhos que pode seguir. Você pode resolver aprender, estruturar e formalizar um método para fazer essa atividade.

Ou pode continuar fazendo aleatoriamente.

Os Equipamentos te ajudam a atingir tal m√©todo, seja com um grampeador de papel ou um sistema para gerenciar toda sua vida. No curso Aprendendo a Aprender do Coursera, eu finalmente entendi porque os professores criavam tantas frases est√ļpidas e pediam que decor√°ssemos: as frases eram Equipamentos da Aprendizagem. No caso da mem√≥ria humana, √© mais f√°cil tentar inserir 3 coisas juntas do que 1 sozinha.

Para a Produtividade, os acessórios nos trazerem valor.

Isso reduz o tempo aumentando o retorno e, para isso, nós precisamos ter atenção a alguns fatos. Enquanto exercemos nossas atividades, um dos fatos que mais drena a produtividade é o tempo necessário para iniciar e finalizar essa atividade. Por exemplo, vamos supor que você responde 20 emails por dia e que ela leva 1 minuto para abrir o email e mais 2 minutos para voltar à atividade que fazia. Vamos imaginar dois cenários.

Esquerda: Equipamentos Suficientes. Direita: Exagero e Ilus√£o.

Esquerda: Equipamentos Suficientes. Direita: Exagero e Ilus√£o.

No primeiro cen√°rio, temos uma pessoa que v√™ todos seus emails assim que chegam, ou seja, ela leva (1+2) x 20 minutos todo dia para se preparar para responder emails. Por outro lado, a pessoa que s√≥ v√™ uma vez por dia e responde todos de uma vez gastar√° uma √ļnica vez 1 minuto para abrir e mais 2 para voltar √† sua atividade.

Uma analogia à isso seria de dois Guerreiros.

O primeiro com Equipamentos suficientes para atacar seus objetivos; o segundo usando tudo que tem para ser produtivo. O segundo exemplo atingiria a ilus√£o da produtividade, que √© um est√°gio problem√°tico de muitas pessoas que chegam a falar a famosa frase ‚Äúestou sem tempo‚ÄĚ. Se um dia voc√™ falar isso, tenha certeza que h√° algo errado e que voc√™ precisa rever suas rotinas.

No Habitica, os Equipamentos te ajudam a ganhar recompensas.

Assim é possível atingir mais fácil alguns objetivos. E, claro, são um ótimo meio de deixar seu personagem bonito  (até usando um exagero de equipamentos).

Grupos do Habitica e Motivação

Uma m√£o lava a outra e as duas lavam o rosto.

Uma m√£o lava a outra e as duas lavam o rosto.

O Habitica é um sistema Gamificado, ou seja, também tem muito gabarito da psicologia consigo. Um dos aspectos da Gamificação que mais criam engajamento e motivação é a formação de grupos para dois principais objetivos:

competição e cooperação.

Unindo competição e cooperação, ativamos este princípio básico da humanidade para fazer com que uma pequena equipe coopere entre seus membros. Daí essa mesma equipe irá competir com outras pequenas. Por fim, um grupo de equipes pequenas que competem entre si acabam formando uma grande equipe de cooperação.

Competição gera cooperação.

O modo como a motiva√ß√£o interna de uma pequena equipe funciona √© atrav√©s do sentimento de fazer parte de algo maior; de saber que as suas a√ß√Ķes podem ajudar ou prejudicar seus companheiros; de perceber que, se voc√™ deixar de fazer uma Tarefa, seus companheiros de equipe receber√£o dano ao fim do dia; de entender que h√° algu√©m ali pra te ajudar caso voc√™ precise.

A competição traz um outro elemento…

Combinado com o primeiro, potencializa a a√ß√£o. Imagina que voc√™ faz parte de um grupo e que, quando voc√™ ajuda seu grupo, voc√™ n√£o somente ajuda os membros dele, mas faz com que seu grupo‚Ää (como unidade) seja ‚Äėmelhor‚Äô que outro grupo. Isso cria um outro sentimento: compromisso, responsabilidade, cobran√ßa e refor√ßa a coopera√ß√£o.

Quando você une os dois aspectos, cooperar internamente.

E ao competir com outras equipes em prol de um bem maior, algumas coisas insanas passam a acontecer. ‚ÄúVamos destruir aquela equipe‚ÄĚ pode ser uma frase usada para dizer que sua equipe de doadores de sangue ser√° a que mais pontuar√°, ganhando da outra equipe mas ajudando com um objetivo maior.

No Habitica, não existe competição entre equipes.

Mas o fator cooperação interna é muito amplificado porque sua ajuda atinge, diretamente, as metas do grupo e o não cumprimento de suas próprias metas fará com que cada membro do grupo sinta um pouco a sua dor perdendo um pouco de vida.

Metas e Miss√Ķes

Metas e Miss√Ķes: prepare seu caminho a seguir.

Metas e Miss√Ķes: prepare seu caminho a seguir.

Come√ßou a popularizar a alguns anos frases como ‚Äúviva o agora‚ÄĚ, ‚Äúsinta-se no presente‚ÄĚ e similares. Frases assim ressaltam o estado de esp√≠rito que n√≥s precisamos ter para cumprir nossos objetivos e, principalmente, nos mantermos em bom n√≠vel de felicidade. Mas o que acontece quando esse tipo de comportamento se estende para outras √°reas da vida, como a profissional?

‚ÄúO homem faz o trabalho no tempo que lhe for dado‚ÄĚ.

N√≥s, humanos burros, precisamos de definidas metas para poder dar o passo na velocidade exata. N√≥s n√£o conseguimos dar nosso m√°ximo sem que haja algo que exija aquele m√°ximo. Se voc√™ est√° estudando para um concurso sem edital e n√£o tem data para ‚Äėterminar‚Äô suas revis√Ķes, invente uma. Se voc√™ quer ter o objetivo de ler todos os dias, comece por fazer uma lista objetiva de todos os livros que voc√™ quer ler at√© o fim do ano. ūüėé

‚ÄúNasc, vou ficar perdido com tantos livros e nem vou come√ßar!‚ÄĚ

Ehhh‚Ķ n√£o! Voc√™ acaba de criar sua Meta‚Ää (um n√≠vel alt√≠ssimo do seu objetivo‚Ää (e agora voc√™ precisa de Miss√Ķes! Miss√Ķes te ajudar√£o a quebrar seu objetivo em partes menores. Miss√Ķes em grupo, obviamente, devem ser mais Produtivas que individuais. √Č aquela coisa de que…

o todo é maior que a soma das partes.

Se voc√™ estiver com frustra√ß√Ķes por n√£o conseguir fazer algo, que tal tentar criar uma meta pra esse algo? Ser√° que seu c√©rebro n√£o come√ßou a tentar trabalhar por que ele n√£o v√™ um caminho a seguir?. Coloque sua grande Meta no papel e comece a tra√ßar suas Miss√Ķes!

No Habitica, há um oculto sistema estatístico adaptativo.

Isso √© feito para garantir que voc√™ sempre tenha uma meta a alcan√ßar no jogo e, por consequ√™ncia, precise ser mais Produtivo na sua vida para conseguir atingi-la. Al√©m disso, o Habitica proporciona diversas miss√Ķes para te auxiliar a atingir tais metas.

Ahhh, lembra √ďculos de Sol e Produtividade?

Deixa eu te trazer um cenário. Imagine que você é fotógrafo e que costuma tirar fotos num local ensolarado, mas o sol prejudica sua visão do cenário  (uma modelo, por exemplo ) então você precisa se afastar um pouco da cena e por a mão no rosto para fazer uma sombra e enxergar bem para cada foto que vai tirar.

Lembrou do caso do email?

Exatamente! Se voc√™, ao inv√©s de precisar gastar algum tempo para ver se a modelo est√° na posi√ß√£o certa por culpa do sol, por que n√£o p√Ķe um √≥culos de sol para ter vis√£o cont√≠nua e incessante? Dessa forma, um simples e inocente acess√≥rio acaba te salvando bastante tempo que seria desperdi√ßado. Pense criativo para usar sua Produtividade! ūüėČ

Não esqueça de agendar a leitura do próximo dia!

Dia 07 no Habitica: Produtividade, N√£o Morra!

A Produtividade passa. A Cabine fica. Mas até quando?

A Produtividade passa. A Cabine fica. Mas até quando?

Afinal, o que fará, realmente, você prosperar?

Tudo passa, exceto a pr√≥pria uva-passa, que sempre √© citada nessa frase clich√™. Tanto se fala em produtividade, em m√©todos e em listas e h√°bitos campe√Ķes. Todos dizem que far√£o qualquer pessoa atingir o sucesso lendo um livro ou implementando um treinamento. Quer saber a verdade? H√° um veneno escondido no folhear de cada p√°gina que voc√™ l√™ ou cada passada de dedo no seu celular. √Č um veneno sem cheiro, sem cor e sem gosto, mas mortal.

Algumas pessoas encontram paix√Ķes alucinantes‚Ķ

Paix√Ķes escondidas em ramos de atua√ß√£o que ningu√©m mais consegue ter racioc√≠nio ou esfor√ßo suficiente para prosperar; outras superam o racioc√≠nio atrav√©s do esfor√ßo; outras mais usam o racioc√≠nio para superar a falta de esfor√ßo. Tantos mais outros m√©todos e entendimentos podem ser usados, mas qual seria o fator comum que une t√£o singular conjunto de pessoas? O extremo conformismo com uma s√≥ verdade:

o conformismo é o pior meio para se conformar com algo.

Neste dia, abordo reflex√Ķes sobre como manter sua Produtividade sempre alinhada com objetivos que te tragam retorno. Enquanto isso, toco em alguns aspectos de implementa√ß√£o para o sistema que usei para gerenciar a minha Produtividade e vida: o Habitica.

Resiliência, Competência e Resistência

Resiliência é uma palavra que vem da física e da engenharia mas que está largamente utilizada nos campos do empreendedorismo. A resiliência é a capacidade que você tem  ( tanto de modo físico quanto mental )  de receber estresse sem quebrar. Ou seja, uma pessoa resiliente consegue enfrentar crises usando todo o alicerce possível e necessário, podendo mudar a própria base de sustentação, mas nunca irá cair em ruína.

Competência é a ponte que une resiliência e resistência.

Compet√™ncia √© conhecer seu nicho; √© for√ßar conhecer seu nicho; √© usar todo o seu kit de ferramentas em prol do seu objetivo; √© dar duro incansavelmente. Compet√™ncia √© fazer bem o que tem que ser feito. ‚ÄúMiss√£o dada √© miss√£o cumprida‚ÄĚ, diria Capit√£o Nascimento.

Atingir alta competência é remover todas as desculpas.

Competência significa criar um ambiente em que você obtenha sucesso. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos ao mesmo tempo que percebe cada vez mais vitórias uma forma de ser competente. A resistência, por outro lado, é a mais dual dessas características.

Resistir até certo ponto às adversidades te torna alguém resiliente.

Resistir demais te tornar√°‚Ää (‚Ääde fato‚Ää) ‚Ääresistente. E por resistente existem duas interpreta√ß√Ķes: a primeira √© que voc√™, possivelmente por culpa da compet√™ncia, pode estar insistindo em algo que j√° n√£o tr√°s mais valor para a maioria das pessoas, mas que voc√™ extrai at√© a √ļltima gota de resultado. A segunda interpreta√ß√£o √© a de resistir at√© o ponto de ruptura, at√© onde n√£o √© mais poss√≠vel voltar atr√°s, resistir √†s mudan√ßas e n√£o olhar para o futuro.

‚ÄúOk, mas pra qu√™ voc√™ t√° falando essas coisas, Nasc?‚ÄĚ

‚ÄúTanto andou que ningu√©m mais poder√° encontr√°-la‚ÄĚ

‚ÄúTanto andou que ningu√©m mais poder√° encontr√°-la‚ÄĚ

√Č esta a rela√ß√£o com a Produtividade. J√° imaginou se hoje voc√™ resolver focar todos seus esfor√ßos no SnapChat e apostar sua carreira inteira nele? Se voc√™ fizer isso, um dia voc√™ poder√° ser o especialista n√ļmero 1 sobre SnapChat, mas ser√° que o Snapchat vingar√°? A rela√ß√£o entre as 3 palavras que citei acima s√£o para melhor direcionar sua Produtividade porque voc√™ s√≥ √© produtivo se isso colaborar com seu objetivo. Ali√°s, esse par√°grafo acima foi escrito em 2016. Hoje, 2019, Snapchat est√° √†s moscas.

Caso contrário, você estará fazendo coisas que não se pagarão.

Imagine que você tem resiliência para superar os altos e baixos que virão, mas mesmo os altos são incrivelmente baixos e você não consegue se sustentar com isso. Daí entra a sua competência em lidar com a situação, em ser o que melhor que lida com este mercado, em se sobressair perante as adversidades. Porque, se a coisa tá ruim pra todo mundo, é melhor que você não seja todo mundo.

Precisamos estar sempre em movimento.

Analisando se precisamos resistir √† situa√ß√£o que estamos enfrentando porque ela trar√° melhores frutos no futuro ao mesmo tempo que analisamos outras situa√ß√Ķes que talvez tragam melhores frutos. Mas mudar de situa√ß√£o o tempo todo √© sempre ruim, bem como n√£o mudar. O certo √© somente o balanceamento de tudo, √© tirar o melhor proveito de seja qual for a situa√ß√£o em que se encontre atrav√©s do trabalho duro, da compet√™ncia.

A Chave Para a Produtividade √Č:

simplesmente perseverar. O mundo muda cada vez mais r√°pido e voc√™ precisa ou ser o melhor no que faz ou fazer algo que quase ningu√©m faz. Se voc√™ tem objetivos que sabe que te trazem valor‚Ää‚ÄĒ (como ler 2 livros todo m√™s) n√£o desista na primeira, segunda ou terceira queda, continue perseverando at√© que voc√™ obtenha o h√°bito. Se voc√™ acredita que ler 24 livros por ano te colocar√° √† frente, leia-os com sabedoria e sem pressa.

PS: eu aprendo escrevendo ao invés de lendo.

Se você quer melhorar sua Produtividade com sistemas como o Habitica, Trello, Todoist, Agenda ou quaisquer outros no mercado, simplesmente não desista. Mantenha uma lista mental de coisas que você tem certeza que não vão mudar e procure criar rotas alternativas de fazê-las para ter certeza que não vão mesmo mudar. Sabe, você é especial. Muitas vezes você esquece disso, esquece do seu poder de atingir seus objetivos porque resolve focar no que não consegue fazer.

Foque nos seus erros e descobrirá quantos novos acertos você pode ter. Foque nos seus acertos e entenda quantos erros você superou.

Seja resiliente, seja resistente e, acima de tudo, seja competente!

Cora√ß√Ķeszinhos de obrigado por ler este guia sobre o Habitica meio monstro.

Cora√ß√Ķeszinhos de obrigado por ler este guia sobre o Habitica meio monstro.

Por fim, eu realmente espero que você não tenha entendido a mensagem que eu não quero passar, porque o entendimento não deve ser de mim para você, mas sim de você para si mesmo. Entenda quem você é nesse mundo, entenda suas virtudes e defeitos e, somente assim, poderá conquistar sua parcela do mundo! Boa jornada, caro leitor e leitora!

E, por fim, quero te desafiar…

Desafiar a ser alguém que não para de se desenvolver. Criei a Quest 01 no Upando Na Vida gratuitamente porque quero dar a chance a quem quer se desenvolver com técnicas de Gamificação. Você pode clicar e aceitar e, se estiver apto, poderá passar para os próximos níveis. Se não, te ajudarei a se desenvolver como pessoa e ir para o próximo nível. Upe Na Vida Clicando Aqui!

Categorias: Habitica

Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

3 coment√°rios

Bartolomeu · 10 de setembro de 2019 √†s 09:04

Obrigado pelo esforço deste textão

    Rodrigo Nask · 19 de setembro de 2019 √†s 10:20

    E a√≠, Bartolomeu! Brigad√£o pelo coment√°rio cara, tu n√£o imagina o quanto isso incentiva! ūüėć

Rodrigo Nasc · 15 de abril de 2019 √†s 20:52

Essa é a versão 2 do Melior do Habitica (o curso de 30 dias).
O Melior formalizou na vers√£o 5. Cada vers√£o foi totalmente diferente uma da outra e esse foi o prim√≥rdio do caminho atual. ūüėé

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.