fbpx

Aprendemos por repetição ou fortes estímulos emocionais! Descubra como usar os princípios biológicos e químicos da neurociência para melhorar sua memorização!

Qual a l√≥gica da mem√≥ria? O por qu√™ que a gente decora algumas informa√ß√Ķes e outras n√£o? Vou te mostrar porque que algumas pessoas tem mais facilidade e decoram muito mais r√°pido que outras enquanto, talvez, outras s√£o o tipo de pessoa que vivem repetindo que a mem√≥ria n√£o √© boa. O maior perigo, na verdade, √© n√£o conhecer a l√≥gica da mem√≥ria e acabar usando ela contra voc√™, prejudicando seu processo de memoriza√ß√£o!

Eu costumava me desculpa o tempo todo! ‚ÄúMinha mem√≥ria √© horr√≠vel‚ÄĚ, dizia.

Se você costuma dizer que sua memória é ruim, me deixa te interromper agora mesmo e dizer que você está errado. E, como estamos falando sobre memorização, te prometo que daqui para o final do artigo você terá decorado isso. Na verdade, não vou curar sua memória em cinco minutos, mas vou te dar a oportunidade de ter o poder de mudar para sempre sua memória a partir dos cinco minutos.

Cinco minutos para decorar todo o resto da sua vida!

LTP: Potenciação de Longa Duração

Cada pensamento brilha. Ao redor, ilumina os pensamentos que s√£o conectados a ele.

Lembro de quando cursei alguns semestres de Neuroci√™ncias na UFRN. Minha nossa como eu ficava louco com as ramifica√ß√Ķes daquelas aulas! J√° viu aqueles nerds de boca aberta olhando pro professor falar o que era corrqueiro para ele? De fato, estudei com alguns dos maiores mestres do planeta dos Neurocientistas, professores do Campus do C√©rebro. Lembra do experimento do Miguel Nicolelis? Exatamente, eles eram do mesmo bando.

Um conceito do Cem Bilh√Ķes de Neur√īnios me chamou aten√ß√£o!

A tal da Long Term Potentiation (LTP), ou Potencia√ß√£o de Longa Dura√ß√£o, parecia ser o mecanismo exato e min√ļsculo que representava a cria√ß√£o e fortalecimento de mem√≥rias. Lembro de ter conversado com professores quando ergui tal informa√ß√£o. Imagine voc√™, que est√° lendo agora, de repente descobrir que todo o modo como a mem√≥ria funciona √© bem mais simples do que voc√™ imaginou.

Melhor ainda, dava para entender com um exemplo marromeno simples!!

A Potencia√ß√£o de Longa Dura√ß√£o funciona entre dois neur√īnios em seus pontos de conex√£o, que chamamos de sinapse. Quando um neur√īnio se comunica com o outro, o neur√īnio que recebe a comunica√ß√£o fica excitado. Pronto, fim, acabou a teoria e j√° podemos levantar para a pr√°tica!

Haha, deixa te explicar melhor para você saber, exatamente, como que funciona esse processo para poder utilizar no seu dia a dia. Aprendendo isto, você nunca mais terá sua memória jogada ao solo e esfregada onde pisam cavalos. Deixa que, a partir de agora, você poderá ter a chance de ser mais do que era antes!

Quanto mais um neur√īnio for ativado, mais chance ele tem de ser ativado!

Ao final deste parágrafo, vou te falar uma palavra e pedir para você pensar nas três primeiras palavras que pulam à sua mente. Esse experimento ajuda a entender e agrupar os conhecimentos sobre LTP de forma mais prática do que experimental. Ao fim, você verá o quão dominante é quem tem o poder de confrontar a própria memória.

Pense e lembre das três primeiras palavras que vierem à mente: banana

Agora que você já guardou essa informação, posso te perguntar se você pensou em algumas imagens. Se você pensou em uma árvore (não bananeira), um macaco em pé em pose de líder ou um macaco com cara de lesado, saiba que o parágrafo inteiro anterior foi estruturado para te fazer um Priming e manipular sua resposta. Isso é assunto para outro artigo, mas o mesmo conceito que é aplicado para manipular seus pensamentos é utilizado para melhorar sua memória.

World Wide Web Neuronal

Imagine uma teia de aranha de neur√īnios. Todos interconectados em v√°rios n√≠veis diferentes. Quando voc√™ toca em uma teia, as teias ao redor s√£o afetadas.

Quando pensamos em algo, os neur√īnios que possuem tal pensamento recebem um impulso el√©trico quando ‚Äúacessados‚ÄĚ. Nesse momento, existem diversos neur√īnios conectados uns aos outros atrav√©s de sinapses. Quando um neur√īnio recebe uma excita√ß√£o el√©trica (pensamento), um resqu√≠cio dessa carga passa para as sinapses vizinhas.

Por√©m, cada neur√īnio tem seu potencial de ativa√ß√£o el√©trico.

Saiba que esse potencial de ativa√ß√£o el√©trico acontece atrav√©s da deposi√ß√£o de neurotransmissores nas pontas de contato entre dois neur√īnios. Quanto mais ativa√ß√Ķes uma sinapse receber, menor ser√° esse potencial e mais f√°cil ser√° se ativar. E, quanto mais forte for um pensamento (como trauma emocional), mais potencial ter√° e mais neurotransmissores passam.

Sabe quando você se depara com algo e várias memórias ruins aparecem?

Imagine que um grupo de neur√īnios teve, em algum momento, um grande refor√ßo de ativa√ß√Ķes e, no momento do trauma, tudo que estava ao redor (conectado), recebeu uma carga forte de neurotransmissores. Quando isso aconteceu, a sinapse ficou mais propensa a ser ativada no futuro. Entenda que, quanto mais voc√™ pensa em algo, mais voc√™ usa uma sinapse e quanto mais voc√™ usa uma sinapse, mais f√°cil ela √© usada.

‚ÄúNasc, t√ī entendendo mais nada! Me d√° algo pr√°tico!‚ÄĚ

Imagine uma teia de aranha de neur√īnios, igual da imagem acima. No centro est√° um pensamento – como seu ou sua ex. Ao redor de sua ex est√£o v√°rias conex√Ķes. Cada conex√£o dessa acessa uma mem√≥ria. Quando voc√™ pensa na ex, fica mais f√°cil lembrar daquela viagem que voc√™s fizeram do que se eu te pedir para pensar em uma banana (ao menos eu espero). Faz sentido? Pensar na ex aumenta a chance de lembrar de outras rela√ß√Ķes com a ex.

Já trocou o nome de alguém? Mesmo conceito, mas com reação sobreposta.

Quando duas pessoas representam coisas similares na nossa vida, é possível que um pensamento traga as duas pessoas ao mesmo tempo. Deixa te dar um exemplo bem comum de relacionamentos. Quando você está conversando com alguém ao mesmo tempo que está preocupado com algo que aconteceu com outra pessoa (como uma cirurgia), é comum que essa sinapse esteja com ativação muito fácil, então qualquer pensamento pode desencadear ela e sua reação seja sobreposta, trocando o nome de alguém.

Da mesma forma que pensar aumenta a chance, deixar de pensar reduz!

Quanto mais voc√™ pensa em algo, mais neurotransmissores ficam depositados nessa sinapse, reduzindo o potencial de ativa√ß√£o e aumentando a chance da sinapse ser ativada e o neur√īnio ser acessado. Da mesma forma, quando voc√™ ignora uma sinapse, ela come√ßa a enferrujar e ficar menos propensa a ser ativada. Todo esse processo √© lento e alguns autores consideram tudo isto plasticidade sin√°ptica, ou a habilidade do c√©rebro se reconstruir e modificar sua estrutura.

Em suma: pensar em algo aumenta a chance de pensar nesse algo no futuro.

Como Melhorar Sua Memória Com LTP

Dizem que elefantes tem uma boa memória e eu não sei porque, mas coloquei essa imagem aqui mesmo assim porque já repetiram muito isso. haha.

Agora que você já sabe como funciona a LTP, vamos para atividades práticas!

Quanto mais sinapses (associa√ß√Ķes) voc√™ tiver ligando determinado neur√īnio e quanto mais voc√™ usar determinado neur√īnio, maiores as chances dele ser ativado. Ou seja, quanto mais associa√ß√Ķes voc√™ fizer com alguma mem√≥ria e quanto mais vezes voc√™ acessar essa mem√≥ria, mais f√°cil ser√° lembrar dela. Mem√≥ria perp√©tua!

Para garantir que n√£o ir√° esquecer, fa√ßa muitas associa√ß√Ķes e repita!

Sim, a t√©cnica de repetir o nome da pessoa funciona sim, mas isoladamente ela poder√° se perder. Quando conhecer algu√©m novo, tente repetir mentalmente o nome da pessoa com algumas associa√ß√Ķes. Por exemplo

Bruno médico. Bruno tradutor. Bruno vó brasília.

Um segredo que a maioria das pessoas n√£o sabe √© que √© mais dif√≠cil lembrar somente do primeiro nome do que de mais de um nome da pessoa. Entenda que tentar memorizar dois nomes da pessoa far√° com que seu c√©rebro encontre mais associa√ß√Ķes com o nome dela. S√£o quest√Ķes simples como o Azevedo do sobrenome de algu√©m que voc√™ acabou de conhecer se conectar a uma mem√≥ria que voc√™ tem de cinco anos atr√°s de algu√©m falando algo sobre ‚Äúos Azevedo‚ÄĚ. Ahhh, mas n√£o tente decorar o nome da rainha Elizabeth. Decorar um sobrenome aumenta as associa√ß√Ķes, mas √© mais uma informa√ß√£o a decorar tamb√©m.

Encontre rela√ß√Ķes e padronize informa√ß√Ķes para memorizar.

Seguindo a l√≥gica de associa√ß√Ķes, podemos utilizar padr√Ķes para auxiliar na memoriza√ß√£o de informa√ß√Ķes. Existem diversas t√©cnicas mais avan√ßadas e existentes muito antes da palavra neuroci√™ncia existir. Mas para este tipo de uso, focarei apenas na aplica√ß√£o b√°sica. Um exemplo comum √© o novo padr√£o de n√ļmeros de telefones brasileiros.

Meu n√ļmero √© 996 774 996.

Meu n√ļmero teve uma correla√ß√£o bem simples e de f√°cil memoriza√ß√£o, mas ainda o seu que n√£o tenha repeti√ß√£o de 3 d√≠gitos pode ser mais facilmente decorado se separado em tr√™s porque as associa√ß√Ķes ser√£o de tr√™s grupos de tr√™s ao inv√©s de um de cinco e outro de quatro.

LTP: Na Pr√°tica, No Imperativo e No Rei Le√£o

  1. Quanto mais intenso ou repetido for um pensamento, mais fácil de virar uma memória de longo prazo.
  2. Quanto mais repetido ou mais associa√ß√Ķes tiver um pensamento, mais f√°cil ser√° de ser acessado.

Por fim, eu vou repetir uma informação para que você decore: repetir uma informação para que você decore re-estimula o circuito neuronal responsável e aumenta a chance da informação ser acessada.

Informa√ß√Ķes de grande impacto (emocional, por exemplo), tem grande descarga el√©trica e, portanto, conseguem relacionar muitas mem√≥rias que tenham potencial de ativa√ß√£o alto (dificuldade de acesso).

Repetir uma informação para que você decore e dar uma paulada na sua cabeça enquanto repito a informação diversas vezes e passo o filme do Rei Leão te fará lembrar por repetição e por impacto. Talvez seja uma espécie de trauma, mas será lembrado!

Imagens Usadas: [1][2][3]

Categorias: Aprendizado

Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

3 coment√°rios

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.