fbpx
Como treinar o cérebro de forma simples, rápida e até divertida? Vou te explicar os princípios do App Peak.

Como treinar o cérebro de forma simples, rápida e até divertida? Vou te explicar os princípios do App Peak.

Como treinar o c√©rebro da forma como treinamos os m√ļsculos? Existem v√°rias formas de entender isso, mas n√£o vou te falar sobre teoria nem dar dicas gen√©ricas. Pelo contr√°rio, voc√™ vai sair desse artigo sabendo como treinar o c√©rebro usando o App Peak diariamente e ter√° aumento em suas capacidades cognitivas ao longo do tempo!

Descubra quais áreas você poderá treinar:

  • Foco
  • Emo√ß√£o
  • Mem√≥ria
  • Racioc√≠nio
  • Linguagem
  • Coordena√ß√£o
  • Agilidade Mental

Algumas dessas áreas te interessa? Então fica comigo para saber como treinar o seu cérebro não precisa ser uma atividade entediante. Na verdade, eu vou te explicar como maximizar sua performance usando o App Peak. Entendendo o que vou te explicar, garanto que sua mente ficará (perdão pela piada) no Pico (tradução de Peak). Haha. E aí, vamos lá?

Se Não Souber Como Treinar O Cérebro, Enferruja?

Esse sou eu apontando para um cérebro bonito, treinado e poderoso (gosto dele).

Esse sou eu apontando para um cérebro bonito, treinado e poderoso (gosto dele).

Sim, enferruja. ūü§£

Funciona assim: na pr√°tica, na parte mais elementar do c√©rebro, temos as sinapses dos neur√īnios. Entender as sinapses √© uma √≥tima forma para saber como treinar o c√©rebro. Isso porque elas possuem um efeito chamado Potencia√ß√£o de Longo Termo. Esse fen√īmeno est√° associado ao aprendizado, mem√≥ria e at√© √† resili√™ncia emocional. Voc√™ pode conseguir esquecer o(a) ex facilmente entendendo o fen√īmeno.

E como isso pode ajudar em como treinar o cérebro?

Porque você irá treinar seu cérebro usando a simples repetição. Não vou entrar em ideias muito abstratas neste artigo, então vou te pedir para assistir o vídeo abaixo para entender melhor (não é necessário, mas ajuda). Entendendo esse conceito da repetição, ficará mais fácil de como treinar o cérebro porque você não irá apenas repetir o que te digo aqui, mas aprenderá como interpretar para o seu contexto.

Repetição Melhora Aprendizado
Watch this video on YouTube.

Como Treinar o C√©rebro no √Ēnibus?

Melhor que olhar pro vazio e ficar pensando na ‚Äúmorte da Cabrita‚ÄĚ, voc√™ pode usar o tempo de translado para descobrir como treinar o c√©rebro.

Melhor que olhar pro vazio e ficar pensando na ‚Äúmorte da Cabrita‚ÄĚ, voc√™ pode usar o tempo de translado para descobrir como treinar o c√©rebro.

√Č interessante que palavras cruzadas √© um √≥timo treino.

Porém, é um treino bem antigo. Muitas pessoas têm preconceito com as revistinhas de palavras cruzadas, mas a verdade é que são umas das mais poderosas formas de como treinar o cérebro. Vamos um pouco além dela, porém. Os treinos que vou te dar são totalmente focados em seu desenvolvimento pessoal diário e utilizam técnicas de jogos para poder te ajudar a continuar motivado no seu objetivo de como treinar o cérebro.

Para treinar no √īnibus, basta treinar no √īnibus!

A neur√≥bica (exerc√≠cios mentais) √© uma √°rea bem simples: basta saber que seu c√©rebro possui √°reas diversas com uma especificidade cada. Se voc√™ parar de utilizar uma determinada √°rea, seu c√©rebro reduz a carga el√©trica dela e acaba ficando mais dif√≠cil de acessar essa √°rea devido aos efeitos da Potencia√ß√£o de Longo Termo que falei agora h√° pouco. Pensa assim: cada vez que voc√™ usa uma √°rea, voc√™ imediatamente lubrifica ela. ūüí™

Não é como um carro que desgasta, é o contrário.

Como treinar o c√©rebro √© um pouco contra intuitivo. Se voc√™ est√°, por exemplo, querendo aprender como treinar o c√©rebro para ter maior performance nas aulas de m√ļsica, ent√£o quanto mais voc√™ usar o c√©rebro para m√ļsica, mais lubrificado e r√°pido ele ficar√° em rela√ß√£o √† m√ļsica. Da mesma forma, se voc√™ parar de fazer contas matem√°ticas por muito tempo, essa √°rea vai ‚Äúenferrujar‚ÄĚ e voc√™ n√£o ter√° os mesmos resultados.

Entendendo isso, fica f√°cil saber como treinar no √īnibus.

Voc√™ precisa, apenas, esfor√ßar sua mente (ao inv√©s de ficar olhando pro vazio). Crian√ßas fazem isso com bastante presteza em viagens. Elas contam √°rvores, inventam hist√≥rias, imaginam cen√°rios e d√£o √≥timo exemplo de como treinar o c√©rebro. Uma forma simples de fazer isso diariamente, por√©m, √© utilizando exerc√≠cios de neur√≥bica. Cada exerc√≠cio pode ser espec√≠fico para uma certa √°rea, ent√£o voc√™ n√£o precisa ‚Äúinventar brincadeiras‚ÄĚ como fazem as crian√ßas.

Você usará o Peak por 10~15 minutos diariamente.

Neuróbica 15 Minutos Por Dia

Já vou te passar um teste de tempo de reação para entender como jogos podem alterar seu desempenho cerebral.

Já vou te passar um teste de tempo de reação para entender como jogos podem alterar seu desempenho cerebral.

Você pode até pensar que 15 minutos é pouco tempo.

Mas h√° quanto tempo voc√™ anda parado sem fazer exerc√≠cios para o c√©rebro? Por exemplo, diariamente eu acordo usando o Alarmy, um despertador que tem v√°rias formas de ‚Äúdesbloquear‚ÄĚ o alarme (n√£o basta clicar em desligar). Uma das formas que uso h√° bastante tempo √© a de equa√ß√Ķes matem√°ticas. Coloco apenas tr√™s equa√ß√Ķes para resolver quando acordo de forma que precise ‚Äúacordar‚ÄĚ mesmo para desligar o maldito despertador! ūüėā

25 + 78 + 40 = ???

Esse √© um exemplo de equa√ß√£o do Alarmy. Quando comecei a usar (e quando meu irm√£o come√ßou), foi nesse n√≠vel que iniciamos. Conforme os dias passam e usamos 1 minutinho para resolver essas equa√ß√Ķes, vai ficando mais f√°cil. De repente, √© poss√≠vel resolver em 10 segundos. Ent√£o podemos subir o n√≠vel das equa√ß√Ķes. E, adivinha, essa forma de como treinar o c√©rebro √© genial. De repente, ao subir o n√≠vel, voc√™ volta a demorar um pouco mais. E, a cada dia que passa, vai reduzindo o tempo e melhorando seus c√°lculos.

E esses c√°lculos servem para toda sua vida.

Isso tamb√©m funciona ao utilizar exerc√≠cios de Foco, Emo√ß√£o, Mem√≥ria, Racioc√≠nio, Linguagem, Coordena√ß√£o e Agilidade Mental no Peak. Voc√™ treina uma √°rea do c√©rebro que fica mais ‚Äúmusculosa‚ÄĚ e pode ser usada na mesma √°rea em situa√ß√Ķes da vida real. Profissionais de eSports treinam habilidades espec√≠ficas (com jogos) para usar nos seus jogos principais.

Mas ent√£o jogos s√£o bons para isso mesmo?

Jogos São Bons Para Como Treinar o Cérebro?

Xadrez, Ludo, Gamão e diversos outros jogos já treinavam o cérebro de grandes líderes na antiguidade. Hoje temos mais tecnologia e facilidades.

Xadrez, Ludo, Gamão e diversos outros jogos já treinavam o cérebro de grandes líderes na antiguidade. Hoje temos mais tecnologia e facilidades.

Vamos começar com jogos simples, como damas e xadrez.

Existem infinitos jogos mais complexos que podem trazer muitos benefícios para como treinar o cérebro, mas vou te explicar de forma simples para que você compreenda e possamos passar para a próxima etapa. Aliás, eu uso técnicas de jogos para ajudar no seu desenvolvimento pessoal na Quest 01 do Upando Na Vida. Lá você tem direito a até 90 dias gratuitos de desafios diários que farão de você uma pessoa muito mais preparada para como treinar o cérebro diariamente.

Se isso te interessou, clique para aceitar a Quest 01.

√Č interessante que jogos n√£o servem apenas para como treinar o c√©rebro, mas para tudo. Por exemplo, xadrez √© um jogo extremamente estrat√©gico que ensina os seus jogadores a necessidade de planejar seus passos e fazer sacrif√≠cios estrat√©gicos em prol de um objetivo superior. A vida √© recriada, em micro etapas, dentro de um jogo (que √© um conjunto de regras a seguir). Ent√£o, quando voc√™ analisa os micro elementos dos jogos, consegue perceber o quanto s√£o benef√≠cios para como treinar o c√©rebro. ‚öĒ

Não importa o motivo que você tenha em mente.

Um RTS (estrat√©gia em tempo real), vai te ajudar com racioc√≠nio l√≥gico e a trabalhar sob press√£o. Um MOBA te ajudar√° a entender coopera√ß√£o, comunica√ß√£o com o time e uso estrat√©gico de recursos. Por√©m, n√£o estou aqui para falar sobre nenhum jogo ‚Äúdivertido‚ÄĚ. A verdade √© que eu odeio o Peak. O Peak √© o app que vou te mostrar em breve. E eu odeio por um motivo bem simples.

O Peak √© sempre dif√≠cil de ‚Äújogar‚ÄĚ.

Isso porque, na verdade, ele não é um jogo como qualquer outro. O Peak é um aplicativo de treino cerebral disfarçado de jogo. Dessa forma, são simples atividades onde foram inseridos elementos de jogos para incentivar que você continue treinando. Então você sentirá um certo divertimento, mas não pela atividade em si, mas pelas técnicas de jogos e Gamificação utilizados no treino cerebral.

J√° jogou Xadrez ou Damas com um iniciante? ūü§Ē

Ou talvez você tenha sido o iniciante. Quando jogamos com outra pessoa, precisamos de um nível de desafio igualitário. Vencer sempre ou perder sempre é desmotivador, então é aí que o Peak entra: ele sempre ajusta a dificuldade de forma que seja sempre difícil o suficiente para você não atingir o que quer várias vezes, mas fácil o suficiente para você perceber que está avançando pouco a pouco e vai conseguir atingir o que quer.

Esse é o poder das técnicas de jogos e Gamificação.

Peak: Treino Cerebral

Sua pontuação vai, gradualmente, subindo conforme você continua a usar o seu cérebro.

Sua pontuação vai, gradualmente, subindo conforme você continua a usar o seu cérebro.

Sou usu√°rio do Peak desde 2015 e adoro os resultados.

O Peak é o novo palavras cruzadas e terá efeitos incríveis na forma como você aprende a como treinar o cérebro. O app é baseado em estudos científicos que colaboram com a neuróbica. Entender que seu progresso irá crescer diariamente (mesmo um pouquinho) é crucial para que seu treino cerebral seja realizado com sucesso.

O Peak possui competição com amigos e gráficos de análise.

Em especial, meu irm√£o se esfor√ßou bastante para melhorar o pr√≥prio racioc√≠nio l√≥gico no jogo Pixel Logic por v√°rios meses at√© chegar ao meu placar. Depois disso, ele disparou e possui uma nota bem mais alta que a minha. Agora eu tento, dia a dia, superar o placar dele. √Č incr√≠vel o qu√£o r√°pidas e complexas nossas mentes se tornam com um m√≠nimo esfor√ßo di√°rio.

Sobre preço, o Peak é um app Freemium, porém…

parece que se você usar o App por um mês, diariamente, receberá uma promoção logo no fim do mês com 80% de desconto (e pode continuar usando gratuitamente). No meu caso, paguei a assinatura mensal do Peak e, em um dia feliz, recebi a oportunidade de comprar a assinatura vitalícia até 2115 com 90% de desconto (algo como R$25). Depois disso, tenho acesso a todos os modos de como treinar o cérebro usando o App Peak.

Para você, tenho uma mensagem importante: não pare.

O App Peak irá te notificar diariamente, lembrando de que você deve voltar ao seu treino cerebral rápido (e personalizado para suas necessidades). No início pode parecer um pouco difícil ou chato, mas lembre-se que ele é um treino adaptativo, então ele vai entender qual seu nível e vai ajustar de acordo para maximizar seu aprendizado e sua própria forma de como treinar o cérebro.

No fim, √© como escrever artigos (l√° vem a viagem!) ūüĎÄ

A minha velocidade de escrita e revisão completa dos artigos foi aumentando conforme eu recebia mais clientes. Isso porque a criação do hábito foi sendo formada e eu pude aprender novas formas de otimizar minhas habilidades. Hoje, por exemplo, depois de escrever o equivalente a, pelo menos, 5 livros em um ano, consigo escrever bastante dia após dia. E o que eu faço para saber como treinar o cérebro? Tentativa e erro.

No App Peak é mais fácil, mas na realidade…

Como Saber Se Funcionou na Sua Vida?

Você não tem como saber diretamente.

Por exemplo, algo que eu aprendi depois de escrever tanto e revisar textos de outras pessoas √© que n√≥s deixamos nossas emo√ß√Ķes nos textos que criamos. Se voc√™ me enviar um texto sobre a Revolta da Vacina, √© bem prov√°vel que eu descubra se voc√™ estava triste, feliz, ansioso ou com raiva de pesquisar sobre a Revolta da Vacina. Isso √© um resultado esperado de quem escreve muito? De jeito nenhum!

A forma como treinar seu c√©rebro √© √ļnica para voc√™.

O que voc√™ precisa saber √© somente se encaixou em voc√™. Por exemplo, o treino de Agilidade Mental pode acabar ajudando voc√™ a entrar, de carro, naquela via movimentada que voc√™ odeia entrar porque fica preso j√° que ‚ÄúNingu√©m te deixa entrar‚ÄĚ. Por√©m, para outra pessoa, o mesmo exerc√≠cio pode fazer com que ela tome decis√Ķes mais assertivas no trabalho. N√≥s temos v√°rias formas de como treinar o c√©rebro que s√£o a base de tudo, mas elas se modificam e se adaptam ao seu ser.

Ent√£o entenda a comprova√ß√£o cient√≠fica. ūüďĖ

Voc√™ vai sim melhorar sua performance cerebral ao utilizar t√©cnicas de jogos em treinos cerebrais. Mas os efeitos adversos ser√£o muito melhores do que, simplesmente, ‚Äúmelhorar no pr√≥prio jogo‚ÄĚ. Prepare-se para ganhar algo que voc√™ nem espera porque voc√™ vai lubrificar uma √°rea do seu c√©rebro que estava precisando de um pouco mais de aten√ß√£o. Foque no que √© importante e v√° em dire√ß√£o aos seus objetivos com melhoria cont√≠nua!

Ahhh, e se gostou desse método de como treinar o cérebro…

Tenho certeza que gostará da Quest 01, ela foi feita pensando exatamente nessas pequenas nuances que existem. Os pesquisadores do Peak estudaram os mesmos tópicos que eu e criaram um App de Treinos Cerebrais (Android | iOS). Enquanto isso, eu criei 90 dias de desafios diários gratuitos para seu desenvolvimento como pessoa, passando por autoconhecimento, produtividade e autoaceitação. Se isso te interessa, assim como o Peak,

aceite o Desafio da Quest 01 do Upando Na Vida. ūüĎĎ

Categorias: Aprendizado

Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

1 coment√°rio

Rodrigo Nasc · 25 de abril de 2019 √†s 17:37

Juro que ainda vou conseguir passar da pontua√ß√£o do meu irm√£o no Pixel Logic! ūüí™

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.