fbpx

Para começar, não sou contra o Coaching, mas sou contra o charlatanismo e a lavagem cerebral que você pode ser vítima. Por isso, este artigo tem dois benefícios para você. Quero te dizer que, se você quiser me contratar, isso não será possível, tenho mais de 500 horas de atendimento mas meus valores não me permitem continuar (você entenderá). 😁

O que você aprenderá neste artigo:

  • entender o que é coaching e como esse método pode ajudar sua vida.
  • não destruir sua vida como Coach (como eu e várias pessoas fizeram).

Esse artigo também serve para dois tipos de pessoas, então você pode pular direto para a seção que mais tiver interesse. A primeira pessoa que pretendo ajudar aqui é aquela que nunca ouviu falar o que é coaching e está sendo bombardeada por informações e, quem sabe, pensando em fazer umas das formações de Coaching do país (falarei dos preços em breve).

O primeiro leitor é quem ainda não fez formação em Coaching.

Daí entra o segundo leitor. Por 1 ano e meio, fiz mais de 500 horas de atendimento como Coach e mais de 400h como monitor de formação de uma escola de Coaching. Na minha experiência, 95% dos Coaches são pilantras (mesmo sem saber). Desses pilantras, apenas 5% têm renda superior a R$2000/mês como Coach. E, dos 5% honestos que sobraram, apenas 1% tem essa mesma renda.

O segundo leitor é o Coach formado que não consegue nada.

Imagino que você possa ter achado estranho a frase acima. Como que alguém que sabe o que é coaching vai ser pilantra sem nem saber que é pilantra? Acontece assim: se você repete algo mil vezes, se torna uma mentira muito bem contada e você fica cego para a verdade. Foi assim que afundei 1 ano e meio da minha vida e presenciei dezenas de pessoas fazerem igual.

O que é Coaching, na verdade, é muito bom no fundo.

Porém, apesar de “ser bom”, neste artigo vou explorar as questões mais profundas sobre o fato de que as próprias formações de todas as instituições usam hipnose durante a formação para que você fique com a mentalidade ajustada para acreditar cegamente nas formações (por quê acha que o índice de satisfação chega a 97%? É preenchido após 2 horas de hipnose).

“Okay, e como será dividido este artigo?”

  • Fase 01: Coaching, o Processo: nessa parte vou te explicar as bases, origem de o é Coaching que, apesar de não ter muitas bases científicas (#faloMesmo), possuem incríveis resultados na sua vida e nas diversas áreas dela.
  • Fase 02: Coaching, a Profissão: se você é Coach, pule pra essa fase. Se não, é obrigatório que leia logo após a Fase 01. Essa parte do artigo tem o objetivo de prevenir você de se tornar um pilantra sem saber ou de vender seu carro para comprar a próxima formação.

Por fim, quero repetir que, se você quiser me contratar, isso será impossível. Antes do Coaching eu “brincava” de desenvolvimento humano (com um antigo blog). Hoje eu vivo de Marketing e do Upando Na Vida (hoje eu “brinco sério”) usando técnicas de jogos, Gamificação e acredito que a vida é uma Quest e que todos devem ter acesso às armas para se desenvolver.

Dramas ditos, intrigas criadas, hora da leitura!

Fase 01: Coaching, o Processo.

"O

Nesta fase vamos conversar, rapidamente, sobre os fundamentos de o que é Coaching. Dessa forma, você poderá entender, não importa o quão leigo seja, o que danado é esse troço que todo mundo tá falando. O que é coaching se não uma profissão de desempregado? Já ouvi essa piada uma vez. Confesso que fiquei meio puto na época, mas hoje tenho outras conclusões…

Porém, o Coaching mudou minha vida de uma forma incrível.

“Nasc, como que você xinga e diz que foi incrível depois, tu é bipolar?”. Haha. Olha só, existem duas faces do Coaching. Uma delas é tão boa que eu acredito valer à pena arriscar a outra. Por isso, este artigo vai te ajudar a filtrar o lado negativo e ficar somente com o positivo.

Vamos à definição de o que é Coaching!

O Que é Coaching, afinal?

Coaching é um negócio bizarro que vai levar você de onde tu tá pra onde tu não quer ir, mas vai mesmo assim porque tem um cara ajudando você a ir. Tipo isso. A analogia do ponto A ao ponto B é a mais simples de entender. Vamos supor que você quer saber o que é coaching porque está “travado” na área profissional e quer melhorar.

Como o que é coaching pode te ajudar a ser melhor, afinal?

Usando teorias e práticas de diversas áreas que se maturaram através das décadas, o Coach (o profissional) é o responsável por guiar seu Coachee (o cliente) para um novo estado. A forma que isso acontece é através do Questionamento Socrático. Pode parecer difícil de acreditar para quem está de fora, mas são simples perguntas.

É estranho, mas isso tem muita relação com saber ouvir.

Existem técnicas bastante avançadas no questionamento Socrático (que é usado por todos os psicólogos). Essas técnicas conseguem expandir, questionar, refletir e gerar conexões com a mente do Coachee. Então, apesar de tudo que o Coach faz ser perguntas, é o caminho que ele trilha com suas perguntas que fará você, como cliente, chegar às suas melhores respostas. Deixa te explicar as relações entre pessoas do Coaching rapidinho.

Logo depois, te falo sobre quem está apto a fazer um processo.

Coach, Coachee, Coaches, Coaching, Coaxe

Daí você fica lendo esse artigo e se perguntando “quem é quem no Jogo do Bicho?”. Entenda aqui as pequenas diferenças de nomenclatura. Essa foto aí foi de um mastermind com Coaches (e vinhos).

Daí você fica lendo esse artigo e se perguntando “quem é quem no Jogo do Bicho?”. Entenda aqui as pequenas diferenças de nomenclatura. Essa foto aí foi de um mastermind com Coaches (e vinhos).

Coach

O que é Coaching sem um Coach? O profissional, aquele que coloca fotos bonitinhas no Instagram e fala com segurança e firmeza (mesmo que não tenha). Esse é o cara que vai te ajudar a se desenvolver e que vai perguntar várias coisas a você. O Coach, então, é o profissional, é a pessoa que vive (R$) de Coaching.

Coachee

O que é coaching sem um cliente? Coachee é o cliente. Só isso. Imagine o Coachee como sendo a pessoa que será guiada pelo Coach. Ou seja, é quem paga o processo e que terá seus objetivos atingidos ao final do processo (relação contratual). Algo importante para o Coachee (você, talvez) é ter ciência da objetividade do contrato. Se o Coachee não atingir o objetivo proposto, o Coach precisa devolver o dinheiro.

Coaches e Coachees

O que é Coaching sem um monte de gente junta, feliz e tomando uns drinks? O coletivo de Coach é Coaches, enquanto que o coletivo de Coachee é Coachees. Por quê tô falando isso? Porque encarnei um dicionário aqui e quis falar sobre definição de Coaching, significado de Coaching, e outras mais coisitas tipo o conceito de coaching.

Coaching

O que é Coaching é o caminho, a verdade e a luz… não, pera. Ninguém “faz coaching”, como vejo a conjugação sendo usada. Você pode fazer um “processo de coaching” ou uma “formação em coaching”. Quando você contrata um profissional para ser seu Coach, você passa a “fazer um processo de Coaching”.

Coaxar

Isso é o que o sapo faz. Foi mal, não resisti à piada. 🤣

Mas vamos aproveitar a piada e juntar tudo numa historinha sobre o que é coaching. Um Coachee mandou Direct no Instagram para um Coach e disse: “uau, você tem muitos Coachees, será que posso fazer uma sessão grátis experimental?. O Coach, então, respondeu, “eu e meus amigos Coaches somos ótimos no Coaching, querido Coachee, então aceito seu pedido”.

Processo de Coaching VS Formação em Coaching

Para exemplificar melhor, aqui vai uma foto do fim de uma formação na qual fui monitor. Em um dos dias, acabou às 5am na praia ao lado do hotel.

Para exemplificar melhor, aqui vai uma foto do fim de uma formação na qual fui monitor. Em um dos dias, acabou às 5am na praia ao lado do hotel.

Esse é um tópico que confunde bastante a definição de Coaching…

Mas dá para facilitar para você entender o que é coaching assim: toda formação em coaching possui um processo incluído. Como assim? Um processo de Coaching é algo onde você vai até um Coach e solicita fazer sessões”, que é o nome de cada encontro que você terá com seu Coach, Enquanto isso, as formações em Coaching darão a você uma “nova profissão” (falarei MUITO disso na Fase 02). 👀

Formações em Coaching são intensas e recompensadoras.

Para o que é coaching, não importa qual escola você escolha, a formação em Coaching irá começar às 8 da manhã e terminar perto das 10 da noite por vários dias seguidos. Como monitor de várias formações e mais de 400h de acompanhamento, posso dizer com segurança que as amizades e intensidade do treinamento são algo que faz falta. Você desaparece do mundo lá fora e deixa os problemas apenas lá fora.

As formações amadureceram com o tempo e se tornaram um “paraíso”.

Entenda que, durante a formação, você será solicitado a cumprir alguns desafios. Desligar celular, não reclamar, não criticar, se acalmar, tomar responsabilidade e não morrer de frio (ar condicionado no turbo 24h!) são exemplos. Tudo isso cria um ambiente totalmente lindo e diferente do que vivemos na vida aqui fora. Isso, com certeza, é algo que vale à pena viver. Mas, mesmo assim, antes de decidir, é preciso entender os problemas do Canto da Sereia.

O Que é Coaching Que Funciona Para Todos?

Coaching funciona para todas as pessoas, até mesmo para aquelas que fazem montagens mal feitas com fotos de várias pessoas

Coaching funciona para todas as pessoas, até mesmo para aquelas que fazem montagens mal feitas com fotos de várias pessoas

A definição de Coaching é clara: não existe preconceito.

Existem modalidades, como Kid Coaching e Teen Coaching que atingem faixas etárias mais baixas, mas formações padrão vão dos 18 aos 70 anos. Não existe distinção entre homem, mulher, profissão, cor nem nada parecido. A questão mais importante é que o Coaching usa bases na ciência que funcionam para qualquer pessoa que seja humana.

Coaching não tem efeito em aliens, lobisomens ou vampiros.

Se você não for nenhum desses, então tá de boa. Por exemplo, eu usei as bases neurológicas do comportamento e motivação para criar a Quest 01 do Upando Na Vida. Em resumo, essas bases significam que os 90 dias de desenvolvimento pessoal gratuitos do Upando Na Vida fazem com que suas doses de Dopamina acontecem no momento correto, criando comportamento e percepção usando técnicas da Gamificação.

Se gostou do desafio (vampiros são bem vindos), aceite a Quest 01.

E assim como os psicólogos, a definição de o que é Coaching não precisa que o profissional seja especialista na sua área, precisa apenas que ele seja especialista em explorar você. Por exemplo, seu problema pode ser com procrastinação, mas seu Coach pode ser um procrastinador e, ainda assim, conseguir te ajudar muito bem. Porém, quanto mais especialista ele for, obviamente, melhor será.

Pronto pra parte chata do artigo? Vamos pra história do Coaching…😒

Quando Começou o Coaching?

O Coaching começou em lá no século XVI.

A base do Coaching eram os Cocheiros, que usavam as Coches (carruagens chiques de dar inveja) para transportar pessoas. As famílias ricas exigiam Cocheiros de maior qualidade e, com o tempo, passaram a usar servos com alto gabarito intelectual para ler para seus filhos. Diariamente, então, o servo instruir a criança sobre algo. O que é coaching já foi definido como o cara que lê na carruagem. 👌

Então surgiram as analogias de o que é Coaching…

O Cocheiro, que se tornou Coach, tinha o objetivo de levar uma pessoa do ponto A (casa) até o ponto B (caixa bozó de longe). Durante o processo, ele questionava, instruia e gerava desafios para a pessoa de forma que ela encontrasse suas melhores respostas. Nesse momento vem algumas imagens à sua mente, como a questão do Coach ser, também, um professor. Deixa te explicar os papéis do Coach.

Coach, Mentor, Professor?

Só coloquei essa foto aqui porque esse cara tá apontando para, exatamente, lugar nenhum num quadro totalmente branco. É bom saber quem você confia para fazer um processo de Coaching porque esse cara aí tá perdidinho, meu Deus!

O Coach se abstém de quem ele é. Um Coach nunca irá te dizer o que fazer. Ao invés disso, usará suas perguntas e técnicas para te ajudar a encontrar a própria solução. É uma espécie de auto empoderamento, digamos, afinal, você precisará assumir todas as decisões e respostas a serem tomadas. O Coach serve para você quando você quer saber e usar o que é coaching para sua própria vida e objetivos (mesmo que sejam profissionais).

O Professor, por outro lado, apenas te passa conhecimento.

O Professor é simples de entender, afinal, todos nós passamos por um em nossas vidas. O Professor possui conhecimento teórico (nem sempre possui prático) sobre um tópico e vai te ensinar a fazer algo que você deseja. O Professor é o inverso do Coach. Ao invés de fazer perguntas, ele responde perguntas e dá instrução.

Entra o meio termo: o Mentor.

O Mentor, diferente do professor, não precisa ter conhecimento teórico, mas sim experiência prática. Se você quer se tornar um cantor, existem três caminhos a seguir. Procurando um Coach, ele te ajudará a encontrar os caminhos que você acredita serem os mais úteis para iniciar na sua jornada como cantor (por exemplo, mudar de cidade ou fazer aulas virtuais e gargarejar limão com azeite). Lembrando que as respostas são suas, não do Coach.

Daí você começa numa profissão e se sente perdido…

Procurando um Mentor, ele fará uma extensiva série de perguntas com você. O maior objetivo dele não é que você obtenha as próprias respostas, mas que ele entenda onde você está em relação à jornada dele. A partir disso, devido ao alto gabarito de experiência prática, ele vai te orientar em qual caminho tomar respeitando sua individualidade. Por exemplo, talvez ele recomende gargarejar limão com azeite e sal do Himalaia (sei lá porque, só pensei nisso).

Show, agora vamos aos benefícios principais do Coaching.

“Quais os Benefícios do Coaching?”

A definição de Coaching explica que os benefícios vão desde melhora na auto estima até destruição da disfunção erétil (uau, né?). A verdade é que eu posso criar uma lista insana de tipos de Coaching e seus benefícios, mas isso não vai te ajudar em nada. O que eu te recomendo é procurar Coaches no Instagram e solicitar a primeira sessão gratuita. Faça apenas a primeira sessão com três Coaches (PS: pergunta a eles o que é coaching que vão responder “o que é coaching para você?”)

Um bom Coach fará você entender os benefícios em uma sessão.

E, se você fizer as três e não tiver resultados, então você encontrou três Coaches pilantras. Entenda que, se bem aplicado, o processo de Coaching vai ser um complemento aos seus pensamentos. Ou seja, é como se você unisse sua mente à do Coach e orientasse tudo para a ação. Quando eu ainda atuava, tinham três “precursores da mudança” que identificava nos Coachees: medo, nervosismo e ansiedade.

Isso misturado com choro e riso descontrolado iniciam a mudança.

É, é bizarro mas tenho certeza que todas as pessoas se beneficiariam de um processo de Coaching. E, como o modelo de negócios deles permite que você faça uma “sessão zero” ou “sessão experimental” totalmente gratuita, vou te lançar esse desafio. Dentro de o que é coaching, você quer mesmo saber quais os benefícios do Coaching? Pause sua leitura por 5 minutos, vá no Instagram e procure “coach <CIDADE>” bastando trocar o nome cidade por onde você mora.

Mande “Oi, posso fazer uma sessão experimental?” para 5 Coaches.

Só isso. Depois que o fizer, basta marcar pelo menos três sessões e tirar suas próprias conclusões. Tenho certeza que este experimento irá tirar todas suas dúvidas sobre o Coaching e até mesmo sobre os Coaches. Mas, se você gostar tanto e quiser fazer uma formação (ou processo), deixa te dar minha recomendação (junto com preços) para irmos para a Fase 02.

“Nasc, Recomenda Alguma Instituição?”

Hoje, 2019, existem escolas gigantescas e minúsculas espalhadas pelo Brasil. O preço de um pode ser 20x maior que do outro, a qualidade pode não acompanhar. Deixa te explicar como escolher.

Hoje, 2019, existem escolas gigantescas e minúsculas espalhadas pelo Brasil. O preço de um pode ser 20x maior que do outro, a qualidade pode não acompanhar. Deixa te explicar como escolher.

Recomendo todas e nenhuma.

Porém, recomendo preços. Existem instituições que cobram entre R$300~R$1000 (até o SEBRAE entrou nessa). Para respeitar seu orçamento, procure uma formação simples ou um Group Coaching (processo em grupo). Isso vai te dar uma visão completa do curso de formação em Coaching antes de precisar desembolsar o valor completo.

E quanto custa uma formação completa de Coaching?

Isso varia entre R$5.000 e R$15.000. É, você não leu errado. Porém, uma dica preciso te dar. As instituições usarão técnicas de vendas extremamente avançadas, então você precisará tomar cuidado em manter o controle da negociação se quiser saber o que é coaching respeitando seu orçamento. Não importa o quanto você queira fazer a formação, minha dica é não comprar sem antes ter um desconto de 30~50%.

Todas as instituições tem algo diferente e bom a ensinar.

  • SEBRAE: baixo custo e aperitivo interessante.
  • IBC: Coaching com alma usando teorias de Carl Jung.
  • FEBRACIS: Coaching faca na caveira do autor do Poder da Ação.
  • SLAC: Coaching tradicional com ferramentas bem validadas.
  • MENTHES: do Augusto Cury e voltada à inteligência emocional.

Se precisar escolher, pode até chutar (coloquei acima apenas as que conheço muito bem). Mas, antes de escolher, vamos para a parte mais importante desse artigo sobre o que é coaching. Vamos falar sobre Coaching como profissão e como você pode se livrar das armadilhas que destroem a vida, profissão e mente de milhares de pessoas mensalmente aqui no Brasil (trago dados do exterior que colaboram com isso).

Morra mas não perca a vida ao ler a Fase 02 e saber o que é coaching!

Fase 02: Coaching, a Profissão

"Esse

Apesar de ter tido bastante trabalho descobrindo o que é coaching e em aumentar minha qualidade como profissional, esta Fase 02 não tem o mínimo objetivo de te ajudar a ser melhor, mas apenas a garantir que você possa não cair nas principais armadilhas do Coaching. Tudo aqui estará embasado com minha experiência, de companheiros e de pesquisas extensas que fiz.

Nos EUA o Coaching está muito mais mal falado.

No Brasil ainda estamos maturando e conhecendo o que é coaching, mas as tendências parecem mostrar que seguiremos o modelo americano e a Bolha do Coaching irá explodir da mesma forma. Algo que decidi fazer neste artigo, porém, é quebrar ele em duas etapas e dois artigos. Faço isso porque percebi que ele ficou, simplesmente, gigantesco e não será fácil de acompanhar por qualquer pessoa.

Quer conhecer o Lado Negro do Coaching? Antes, veja esse vídeo:

💰 A NOVA MALUQUICE DOS COACH: PAGAR PRA TRABALHAR
Watch this video on YouTube.

Se quer experimentar técnicas Coaching, vou te dar duas opções. O que é coaching pode ser usado para vários objetivos. Eu, por exemplo, criei a Quest 01, um desafio do Upando Na Vida que fará você modificar a forma como vive e se relaciona consigo mesmo. Lá, durante uns 90 dias gratuitos, você receberá desafios diários que irão virar sua vida ao avesso. Será difícil, mas será bom. Essa é a primeira forma de descobrir o que é Coaching (e gratuitamente).

A segunda forma é lendo minha recomendação secreta no meio do artigo!


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

5 comentários

Luiz Carvalho · 23 de abril de 2019 às 23:49

Muito esclarecedor. Um dia eu pensei em fazer a formação. As ferramentas e estratégias ainda me parecem ingressantes, porém não vejo como uma profissão.

    Rodrigo Nasc · 24 de abril de 2019 às 11:34

    Pois é, cara. Acredito que, no futuro, depois que rolarem umas mortes por suicídio (não tô brincando) devido a Coaches despreparados, a profissão será restrita a quem tem gabarito. Por exemplo, as abordagens de Consultor (mentor) e Professor (treinador) não possuem essa fortíssima introspecção que o Coach acaba gerando. A onda do Coaching vem com algo positivo, porém. A psicologia, no Brasil, está se movimentando devido à ameaça e, espero eu, que ela se desenvolva para o lado da alta performance (amplificação do ser) e pare de ficar nos bastidores das psicopatologias.

    É aquele negócio: a psicologia se negou a atender uma demanda, daí surgiu o Coach. E quando falo psicologia, falo dos Conselhos regionais e nacional. Existem proibições que fazem com que o psicólogo sequer consiga concorrer por não poder se vender.

Paulo Roberto · 10 de abril de 2019 às 19:44

Amigo!!!!!! Vc foi simplesmente FOOODAAAAAAA. Amei sei artigo. Tem muita gente bosta querendo levar os outros a um sucesso que eles mesmos não possuem. Coach financeiro que anda num carro velho! Coach de carreira que não tem carreira nenhuma! Coach e negócio que não tem nenhum negócio próprio e por aí vai! Parabéns!!!! Tenho vontade de fazer uma live com o título: “o sucesso do seu coach é maior que o seu?” Acho que ia dar o q falar! Enfim. Vc foi fooodaaaaaaa!

Rodrigo Nasc · 10 de abril de 2019 às 08:59

Esse artigo foi escrito no modo turbo! 😁

Faltou algo ou tem dúvida? Conversa aqui que terei prazer em adicionar na postagem.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.