fbpx

Eu te entendo, afinal, saber como lidar com ciúmes não é fácil. Eu tive crises enormes quando era mais jovem e aprendi (da forma difícil) como ciúmes podem destruir uma relação. Já fui ciumento e já tive namoradas ciumentas (demais). Tudo isso apenas prejudicou minhas relações. Hoje eu me sinto pleno e feliz quanto a isso. Porém, este artigo não é para te deixar pleno e incrível nem para remover seu ciúmes. O objetivo deste artigo é resolver…

sua crise de ciúmes agora! (com Quest para não repetir).

Sabe, existem alguns sintomas comuns entre pessoas que possuem ciúmes que são nocivos e precisam, mesmo, aprender como lidar com ciúmes. Eu vou te apresentar uma lista de sintomas que eu já senti e que várias pessoas já relataram. Todos esses sintomas poderão ser corrigidos nos próximos trinta minutos se você seguir o passo a passo que te darei aqui. E, repito, ao final vou te explicar o que você precisa fazer para garantir que isto não aconteça novamente.

Lista de Sintomas de Ciúmes Nocivo

  • Não tolerar os pauzinhos azuis do Zap sem resposta por 5 minutos.
  • Você até sabe que seu ciúme é nocivo, mas não sabe resolver.
  • Você precisa sempre saber onde seu parceiro(a) está.
  • Se algo sai da rotina, seu coração acelera e você trava.
  • Vocês já brigaram por culpa de alguma amiga ou amigo.
  • Seu parceiro(a) reclama que você é muito ciumento.

E aí, em quantos desses sintomas você encaixou? Eu, realmente, espero que poucos, mas você aprenderá como lidar com ciúmes de uma forma simplificada aqui. Seja qual for seu grau de ciúmes, tenho certeza que será bem fácil aprender e relaxar um bocado o seu coração. Você deve ser feliz e esse é meu objetivo aqui, te ajudar a ter mais felicidade e se livrar do ciúmes doentio.

Para começar, vamos pegando bem pesado…

1. Faça Isso Se For Traição No Ciúme…

mulher ciumenta traição

Okay, não é bem isso. Na verdade, não faça isso da foto! É uma péssima ideia bater em alguém mesmo que seu ciúme tenha causa numa traição! Calma que eu te ajudo…

Lembro da história de uma amiga que estava sendo traída…

Ela grampeou o celular do marido e tinha fotos da outra, conversas apaixonadas entre o marido e a “rapariga”, como ela chamava. Ficava se martirizando, procurando algum momento para decidir o que fazer. No caso dessa mulher, ela dependia financeiramente do marido, tinha três filhas e não tinha muita perspectiva. E, por mais que essa situação não tenha a mínima relação com a sua, eu vou dizer algo que eu disse a ela.

“É responsabilidade sua saber como lidar com ciúmes!”

Isso não é para te dizer que você está errando em ter ciúmes, mas sim que você tem a possibilidade de assumir a responsabilidade pelo próprio sentimento. É nesse momento que seu ciúme começará a desaparecer. No momento que você entender que o sentimento é seu (e não do outro), isso ficará mais fácil. Eu comecei pelo caso mais complexo por um motivo simples: se você estivesse na pele da minha amiga, você ainda teria escolha.

“Como assim eu teria escolha sendo traída?!”

Muitas pessoas ficam bisbilhotando o celular e procurando perguntar o que não encontram resposta. A verdade é que “quem procura, acha”. Isso não significa que todo mundo é promíscuo, mas sim que saber como lidar ciúmes significa que, se você estiver com ciúmes, seus pensamentos estarão alterados. Se seus pensamentos estiverem alterados, um simples “boa noite, beijo” pode ser motivo de briga e você terá “certeza” que tem um chifre na cabeça. A verdade pode não ser essa…

E se a verdade é que você tem mesmo uma traição em mãos?

Então você precisa entender algo importante. Não existe certo e errado, existem apenas contratos. Você tolera isso no seu contrato? Isso está explícito? Sua relação é aberta ou é monogâmica (apenas duas pessoas)? Se houve uma quebra de contrato e você tem certeza (mesmo!), então não há mais motivo para como lidar com ciúmes. Agora você tem uma decisão a tomar e ela é bem rápida.

Você vai acabar a relação ou vai continuar?

Se continuar, você precisa entender algo: se uma quebra de contrato foi feita, você precisa inserir uma punição. Se não fizer isso, a outra pessoa vai entender (inconscientemente) que não será punida por errar. É por isso que falamos que “traiu uma vez, trairá outra”. Uma punição de exemplo é deixar a outra pessoa um mês sem sexo. Se ela não aguentar, tenha resiliência emocional de acabar.

E se não for? Se for só da sua cabeça, olha só a próxima medida…

2. Entenda Como Acalmar o Coração em 10min

homem agressivo murro na parede de ciúmes

Já fui muito estressado e dava murro na parede (sozinho) para desestressar. Não era muito saudável e, depois de quebrar um osso numa queda, nunca mais consegui. Agradeço por isso. Tô falando isso para te dizer: não se luta com fogo usando fogo.

Haha, esse tópico é até engraçado de falar…

É a mesma coisa de perguntar para alguém “onde você perdeu?” depois dela dizer que perdeu as chaves. Mas vai fazer sentido conforme você dá uma lida, beleza? O que vou te explicar aqui é como se acalmar no meio desse turbilhão de pensamentos, estresses, cabelos arrancados e, quem sabe, lágrimas caídas. Não se preocupe, eu já passei por isso e sei o quão complicado é. Mas, com o devido treino, nunca mais acontecerá.

Você sabia que sua mente tem um “limite de processamento”?

É engraçado falar isso, mas é igual a um processador do seu computador. Sabe quando seu computador fica lento? Tem como fazer isso com sua mente também. E, nesse momento, você está num modo de funcionamento totalmente acelerado com um único objetivo: maltratar você mesmo. É triste esse modo. Não devia nem existir, mas a real função é de proteção. Nosso objetivo é estourar o limite de processamento, liberando espaço na nossa mente e aprendendo a como lidar com ciúmes.

Saber como lidar com ciúmes é como deixar sua mente lenta.

De forma simples, seu cérebro possui duas formas de pensamento. Um é o modo difuso e, o outro, o modo focado. Cada modo tem sua função e, nesse momento, você está com total sintonia no modo focado tentando destruir sua própria mente. Existem algumas técnicas que você poderá usar para poder relaxar. Elas são usadas, também, para quem quer relaxar depois de algum estresse.

Vou te apresentar três níveis dessa técnica de “desvio mental”.

O primeiro nível (fácil) precisará desviar sua atenção plenamente. Provavelmente você já faz isso quando se enfia no Netflix, corre pro shopping com os amigos ou fica zanzando de um lado pro outro focando em outro pensamento. O segundo nível (médio) precisará de uma análise do próprio pensamento (ciúmes) para entender como lidar com ciúmes. Ou seja, você enfrentará sua própria mente. O nível difícil é o mais eficaz, mas o mais fácil de tirar você do eixo.

Agora você vai decidir qual nível vai praticar.

O nível fácil e médio podem demorar bastante, o difícil levará apenas 10 minutos. Para o fácil, basta escolher algo entre músicas, filmes, amigos, saídas e até comida (sorvete!). Para o médio, você precisará sentar sem fazer mais nada e observar o pensamento. Vá dialogando consigo para encontrar as respostas que você precisa (falo disso no próximo tópico). E, por fim, o nível difícil é colocar um cronômetro com 10 minutos de tempo.

Concentre sua atenção na respiração e respire por 10 minutos.

E isso é uma técnica de respiração de como lidar com ciúmes. Esse é o método difícil porque a maioria das pessoas descontroladas vão perder a mente aqui dentro e vão piorar ainda mais a própria situação. Porém, se você conseguir seguir a meditação por 10 minutos, seu corpo voltará muito mais tranquilo e sua mente poderá focar em outras coisas. Para te ajudar, vou deixar uma meditação guiada em vídeo aqui embaixo.

MEDITAÇÃO GUIADA 15 MINUTOS PARA RELAXAR E SE ACALMAR ( MEDITAR )
Watch this video on YouTube.

3. Vamos Aprender a Pensar Racionalmente

programador morto de ciúmes trabalhando

O pior é quando o ciúmes nos ataca no trabalho. Ele ataca nossa vida e envenena nossas relações. Saber como lidar com ciúmes é importantíssimo para sua saúde mental.

Perfeito, no tópico anterior você aprendeu a ocupar sua mente…

Agora vamos fazer o contrário. Ao invés de ocupar com outras coisas, vamos ocupar com como lidar com ciúmes para aprender a lidar com ele. Esse é um estágio que será necessário em alguma etapa da sua vida para saber como lidar com ciúmes. Se você estiver em crise, pode até ser difícil, mas você precisará passar por isso.

Sabe, a dor que você deixa para depois sempre volta mais forte.

Então você pode decidir sentir a dor agora ou esperar que amanhã ela volte (quem sabe) com o fim do namoro. É, é difícil, eu sei. O objetivo deste tópico é fazer um auto diagnóstico. Você aprenderá a brigar com sua própria mente. Você possui uma mente racional e outra emocional. Essas duas brigam o tempo todo. Nesse momento precisamos usar nossa mente racional (que é quem está causando o problema).

“Como assim a mente racional está causando o problema?!”

Estranho, né? Deveria ser a emocional. Na verdade, a mente racional é aquela que possui nossos “sistemas de defesa”. Reações espontâneas como essa são apenas mecanismos de defesa exagerados que precisam ser explorados e desativados. A sua mente emocional, por outro lado, não tem esse tipo de medo ou sentimento, ela apenas é feliz com o que tem e não possui apego nem esse ego forte (que é a causa do ciúmes).

Para confrontar sua mente racional, pergunte-se:

  • De onde vem esse sentimento?
  • Isso que estou pensando é verdade?
  • O que posso fazer para me sentir bem?
  • Qual o custo, na minha vida, em me sentir assim?
  • Qual será a importância disso em 5 horas? E 5 anos?
  • Se <alguém> estivesse na minha mente, o que pensaria?
  • Eu continuarei sentindo isso quando estiver perto do parceiro(a)?
  • Quando isso começou? Por qual motivo isso começou? Como parar?

Excelente! Essas perguntas serão um guia para seu auto diálogo. Confronte seus pensamentos e encontre uma verdade aí. Seu objetivo aqui não é ficar mais com mais tensão, mas sim saber como lidar com ciúmes de forma efetiva. Se você for ficando pior, pode pausar essa medida e tentar o próximo tópico. Uma ótima ideia para conseguir colocar isso tudo em prática e ocupar mais sua mente é anotar. Exato, no papel!

Agora vamos para uma dúvida comum…

4. Não Fale Com a Pessoa! (Ou fale?)

homem morrendo de ciúmes sem saber lidar

Não sei porque teimamos em acreditar que vamos resolver os ciúmes conversando com a outra pessoa. Essa é, normalmente, uma das piores formas porque nos faz dependentes do outro para resolver algo que criamos dentro de nós mesmos.

Certo, você está com ciúmes. Já mandou um Zap desesperado?

Se não, então continua aqui comigo. Se mandou, então você tem obrigação de continuar (porque fez besteira, viu?). Haha. Esse tópico serve para te dizer que você é auto suficiente. Sim, por mais que nós estejamos aqui na Terra para nos unir com os outros, nós somos autossuficientes. Entender como lidar com ciúmes é importante para ter relações mais sadias

Já pensou que suas relações possam ser ruins por sua culpa?

E, calma, isso apenas significa que você possa precisar subir para um novo estágio de evolução (que pode estar próximo ou distante). Você sabe o que significa falar com a pessoa enquanto você está numa crise de ciúmes? Significa que você deixou um sentimento corrosivo sair de dentro de você e atacar o outro. Vocês são parceiros e incentivam o diálogo? Aqui vem um ponto importante…

Falar com o outro fará mal, mas poderá vir pro bem.

Eu não vou dar uma resposta correta, mas vou te mostrar como decidir qual é a resposta correta para você sobre como lidar com ciúmes nessa situação. Entenda que sua abordagem, ao falar com o outro, não pode ser algo como “você está fazendo algo errado!”. Ela precisa ser amigável (porque o ciúme está na sua cabeça, não dá outra pessoa). Então tenha sinceridade e fale “estou com ciúmes. Por favor, leve a sério, precisamos conversar.”

Se você pedir “conversas”, a relação pode perder pontos.

Mas se sua intenção for apenas colocar o outro na parede, acusar, reclamar, brigar e mostrar que quem está correto é você, então te digo que seu relacionamento acabou de perder muitos pontos. Como lidar com ciúmes se você ataca quem você “ama”? É preciso sim ter resiliência e aprender a lidar com conflitos corretamente. Então qual será sua decisão? Vai falar com o outro? Se dói demais, talvez seja melhor, mas cuidado para não machucar.

Depois de uma conversa, tudo poderá ficar melhor (ou pior).

5. Como Lidar Com Ciúmes na Próxima Crise

Leu tudo isso e, ainda assim, tá na sua crise e ainda querendo saber como lidar com ciúmes? É, preciso então repetir e repetir que a resposta está bem dentro de você. Peço perdão por não ter te ajudado (ou fico mega feliz se tiver – comenta abaixo). Seja qual for sua resposta, saiba que foi com muito carinho e pensando na dor que você está sentindo que fiz este artigo para você.

Como lidar com ciúmes não acontece da noite pro dia…

E, por isso, quero terminar este artigo com algo que não acontece da noite pro dia. Para você aprender como lidar com ciúmes e desenvolver uma maior resiliência emocional através de técnicas psicológicas de jogos, te convido para participar da Quest 01 do Upando na Vida. Lá vou te mandar dicas valiosas (como este artigo) e você poderá se tornar a pessoa que sempre quis ser (livre de ciúmes).

 


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

2 comentários

fernado · 14 de maio de 2019 às 12:10

Muito bom seus artigos parabens pelos conteudo

Rodrigo Nasc · 1 de abril de 2019 às 22:13

Rapaz, não é porque eu quem fiz, mas gostei desse artigo! E tu? Melhor comentar aqui do que ficar bizoiando o celular do namorado, visse, essa menina? Ou menino, não te virei do avesso pra saber o sexo… 🤣

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.