fbpx

Ser derrubado e destruído pelo sofrimento já aconteceu com você? Essa foi uma importante analogia que descobri que serve para todos os casos. Seu incluso.

Todos vivemos nossas vidas como bem queremos, mas algo que nenhum de nós parece gostar é a obrigatoriedade do sofrimento fazer parte da nossa vida. No entanto, vivendo com ele como vivemos diariamente, muitas vezes temos momentos em que queríamos ter forças para poder suportar ou anular totalmente um determinado sofrer.

Eliminar um sofrimento não dá felicidade, mas alivia muito a dor.

Essa simples definição técnicas é algo que uso para lidar com os meus maiores problemas emocionais e de sofrimento. Em especial, é uma excelente técnica para lidar com relacionamentos amorosos e descobrir como esquecer alguém definitivamente. Parece até um hack a se usar quando esse é o assunto. Como que do dia para a noite, ele te dá forças para enfrentar grandes problemas.

Outro uso magnífico é o de mudança. Começar coisas novas.

Já utilizei esse método para aprender a dançar, por exemplo. Um dos usos mais impactantes que já fiz dele foi de perder – totalmente – a vergonha em falar com pessoas estranhas, desconhecidas. Com o uso ao longo de alguns meses (meses! Isso não é o pó mágico de pirlimpimpim), eu consegui atingir resultados incríveis. Sabe no quê mais eu utilizei este método de lidar com sofrimento?

Aprendi a fazer Instagram Stories sem vergonha de “falar sozinho” na rua.

“Nasc, o que fazer Stories no Instagram tem haver com esquecer alguém?”

Imagine sofrimento como sendo tudo que te impede de fazer algo, que te prende e te gera um medo. Sabe, temos muitas respostas vindas do nosso inconsciente que sequer fazem parte do que realmente acreditamos. Nós temos tendência a nos esquivar do sofrimento, então contamos muitas historinhas para poder não fazer alguma ação. As aplicações são diversas e falarei um pouco das minhas.

Você poderá usar como bem entender e sei que seu foco talvez seja, somente, acalentar seu coração dolorido!

Como Esquecer Alguém Definitivamente (Corpo Fechado)

Corpo Fechado pode ser visto como uma parede intransponível. Nada entra ou sai, nem mesmo pensamentos.

Para começar nossa conversa sobre esse tópico, posso te dizer que você conseguirá lidar com a falta que o outro faz, mas não existe tal coisa de como esquecer alguém definitivamente sem que você tenha reais danos no cérebro. Sim! O que você precisa é resiliência emocional para lidar com a situação que passa. Vou te ajudar a “esquecer” alguém neste tópico, mas saiba que será temporário e o próximo tópico (corpo translúcido) será necessário para resolver completamente seu problema.

Neurociência da memória te ajudará muito a esquecer a pessoa amada!

O Corpo Fechado é algo simples de implementar, mas eu duvido que você tenha essa coragem nesse momento que lê este texto. Não te preocupa, eu também demorei a juntar coragem suficiente, mas descobri uma forma simples de ter coragem. Enquanto você ouvir as várias desculpas da sua cabeça, não terá coragem suficiente. O que vamos fazer é criar uma voz ainda mais poderosa que te fará ter coragem de aplicar o Corpo Fechado.

Corpo Fechado significa, simplesmente, ignorar totalmente a pessoa amada.

No entanto, sei que você sabe que nem sempre isso é simples. Muitas vezes repetimos para nós mesmos que “podemos suportar” e que sair de perto pode ser prejudicial e até pode reduzir nossas chances de voltar para quem amamos. No entanto, sabe aquela voz que diz o tempo todo que você só está se machucando e precisa ir para longe? É ela que vamos usar para poder gritar alto na sua cabeça e usar o Corpo Fechado.

Vamos amplificar a voz da razão para que ela te ajude a se prevenir!

Certa vez, ouvi uma amiga psicóloga falando sobre transtornos mentais. Ela disse que dá para sumarizar qualquer transtorno com uma frase. Essa frase, se você for uma pessoa sã, e mesmo que esteja com depressão, pode ser a saída que você tanto procurava para poder se livrar da dor que já não aguenta mais. Essa frase pode ser simples, mas vai te mostrar que sua mente está limpa, plena e, por culpa da saúde dela, você está numa prisão!

“Uma mente saudável é diferente de uma mente doente em um detalhe apenas: a mente saudável lembra do que é bom e esquece o que é ruim. A doente faz o contrário!”

Se você está sofrendo porque faz falta a pessoa amada, então saiba que sua mente lembra do que é bom e sente falta disso, mas esquece tudo de ruim que pode ter acontecido. Se eu te pedir para lembrar de algo ruim que havia (ou há) entre você e a pessoa que não é mais sua parceira, você lembraria? Se eu te pedir para lembrar o que não lembrava, o quê de novo virá à sua mente? Novo não, peço perdão!

O quê de velho (e ruim) vem à sua mente quando tenta lembrar de algo ruim?

E aqui trago sua solução! Todos os dias você irá – a partir de hoje – usar um diário. Esse diário será baseado nas suas experiências atuais (apenas atuais!) com a pessoa que você ama e quer do seu lado. Você irá listar 7 motivos que te fizeram mal em relação ao contato com essa pessoa hoje. Irá listar, também, 3 motivos positivos. Ahh, uma dica: você pode e deve manipular os resultados para que o saldo sempre seja (de modo subjetivo) negativo.

“Nasc, mas qual o objetivo disso? Eu vou ficar mais triste ainda!”

Você quer saber como esquecer alguém definitivamente, certo? Então é isto que vou te ajudar a fazer. O Corpo Fechado te ajudará a bloquear os pensamentos nessa pessoa, mas não basta apenas querer, é preciso que você esteja convencido de que isto funciona não por culpa da neurociência da memorização, mas porque você sentiu na pele que precisa tomar a decisão de começar a ter o Corpo Fechado.

Mais à frente, após o Translúcido, vou te mostrar os efeitos a longo prazo de cada um deles.

Quando você tiver feito isso dia após dia, é bem provável que em duas semanas você já tenha um caderninho bem cheio e possa consultar (parte mais importante) as memórias ruins que esquece todos os dias. Vamos simular uma mente que lembra do que é ruim, porque talvez a sua mente saudável esteja apenas lembrando do que é bom e te colocando na escravidão de uma realidade que não existe!

Como Esquecer Alguém Definitivamente (Corpo Translúcido)

Corpo Translúcido é como mergulhar direto nas suas dores. Totalmente em exposição e com cuidado, o sofrimento te fará crescer.

O Corpo Fechado soluciona um problema que talvez você crie se estiver fazendo o Corpo Translúcido (mesmo sem saber!). Você sabia que podemos nos colocar em depressão e estados terríveis da mente quando focamos demais em algo nocivo como o sofrimento de um relacionamento? Se suas dores são fortes demais, é possível que você esteja em Corpo Translúcido sem suportar.

Descubra Como Ter Forças Para Lidar Com a Dor da Tristeza

O Corpo Translúcido significa, simplesmente, banhar-se na dor. Ou seja, supondo a pessoa amada, você deve, cada vez mais, aumentar o contato com essa pessoa e ficar percebendo que, afinal, não faz mal estar ao lado dela e que você já está forte o suficiente para que não te faça mais mal do que faz bem.

Corpo translúcido significa mandar “Bom dia” no Whatsapp e não ficar mal com o “Online” sem resposta.

De forma bem simples, essa é uma situação comum de muitos de nós aqui. O pedido de atenção – demonstrado através de uma mensagem – pode se tornar numa dor tremenda para quem não tem resiliência emocional naquele dado momento. É como se você pusesse a importância do outro acima da sua própria. E isto gera desconforto, gera dor. No entanto, conforme o tempo passa, o medo do passado pode fazer sua relação desaparecer.

Voltar a ter contato (ou intensificar) é uma forma de saber que você superou.

Enquanto você estiver separado de alguém (Corpo Fechado), sua mente não pensará naquela pessoa e você continuará com o mesmo tipo de pensamento sobre sua relação. Por exemplo, anos depois de perder contato, você talvez ainda ache ser nocivo falar alguém. Talvez seja, mas talvez não. Voltar o contato é uma forma de “testar” se você agora suporta a dor.

Basicamente, você reprograma seu cérebro com um novo pensamento.

Sabe quando você vai jogar, brincar, tocar ou comer algo que só o fez na sua infância? Sabe aquela sensação horrível de “era melhor quando eu era menor”? Por exemplo, um biscoito de chocolate coberto que eu comia quando era pequeno mudou totalmente na minha mente. Quando comi mais velho, pensei “era mais gostoso comer quando era menor”. E isso pode acontecer com seus ex (até com a mesma analogia). O que antes era gostoso, talvez nem seja tanto mais.

O que você sente do outro é uma projeção e talvez nem represente mais a realidade.

A sua realidade é sua, mas você muda, certo? Talvez, algum tempo depois, você e a pessoa que era de total amor verdadeiro já não seja mais o tipo de pessoa com os tipos de hábitos que você gostaria. Talvez você tenha mudado também. No entanto, o que guardamos é o sentimento do último contato. Quando você se expõe e coloca seus sentimentos à prova e abre a ferida, é possível que descubra que nem ferida existe mais.

Corpo Translúcido significa, então, abrir-se à dor e sentí-la para que pare de doer.

Corpo Fechado ou Translúcido Para Esquecer Alguém?

O quão perto você consegue ficar de alguém que ama verdadeiramente mas que não é “sua pessoa”?

Se quiser respirar um pouco, tudo bem. Sei que esses conceitos são um pouco demais dolorosos para se lidar assim, mas sei que será bom para ti aprendê-los para usar quando precisar. Afinal, é bom quando temos o controle de quem somos e nos sentimos bem com isso.

Vou te resumir o que é Corpo Fechado e Corpo Translúcido no modo de como esquecer alguém definitivamente.

Corpo Fechado é ignorar, totalmente, a pessoa que você ama. De acordo com as bases neurais da memória, sua mente começará a dissipar o pensamento naquela pessoa. Cada vez menos pensamentos virão. Use o Corpo Fechado quando a dor for forte demais e você não conseguir suportar ela. Ignorar não significa ser mal educado, mas evitar tudo que existe em relação a pensar na pessoa. Obviamente, o modo mais simples é cortar contato, mas sua mente poderá continuar pensando. Corpo Fechado significa cortar tudo, até seus pensamentos.

Corpo Translúcido significa se fortalecer através da dor. Significa testar seus limites no quanto suporta estar ao lado de alguém que não seja “a sua pessoa”, mas apenas uma pessoa qualquer. Um dos maiores testes é ver a outra pessoa amando outro alguém. Ficar exposto à dor aumentará sua resiliência com o tempo. Sofrer te deixará mais forte, mas é preciso que você saiba como ter forças para lidar com a dor e se a dor é alta demais para você suportar.

Qual Corpo escolher então?

Os dois. O melhor caminho de desenvolvimento é aquele que é seu, que é contextual. O que significa para você corpo fechado quando você precisa trabalhar dia a dia com quem ama e que não está mais contigo? O que significa corpo translúcido quando a pessoa se mudou para algum lugar que você não tem acesso? Como você lida com as memórias em fotos, vídeos e mensagens? Elas te afetam, elas doem ou trazem prazer?

Em geral, se algo te dá prazer do passado, então você pode optar pelo Corpo Translúcido.

Em geral, se algo te dá muita dor do passado, então Corpo Fechado é a nova pedida.

E o segredo habita em revezar entre os dois lados. Normalmente, assim que acabamos, é bom usar o Corpo Fechado pelo tempo que for necessário da dor desaparecer. Para garantir que aquela voz de “já estou bem” não fale mentiras, defina um tempo real para estar em total Corpo Fechado e ponha na agenda. “Zero contato”, “zero pensamentos” por quanto tempo? Um mês, dois meses, seis meses?

Quando puder, poderá restaurar a amizade (ou tentar de novo). Você tem forças pra isso?

Se a pessoa mudou (e você mudou), então é preciso que uma nova realidade seja estabelecida. Sua mente ainda está nos velhos padrões, nos velhos lugares que visitavam e nos gostinhos de ficar juntinhos à noite no fim de semana? Se você ainda quer a mesma pessoa de tempos atrás, talvez esteja procurando a pessoa errada e vocês não sejam mais os pares perfeitos. Porém, se quiser descobrir se isso é realmente verdade, decida ser Corpo Translúcido.

Até onde você pode ir na própria dor? Responda isto e saberá qual Corpo usar.

Fica em paz e um grande abraço.

 


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

2 comentários

Beto · 7 de maio de 2020 às 00:06

Gostei muito, eu precisava ler isso. Parabéns… gostaria de saber mais, de praticar.

    Rodrigo Nask · 2 de julho de 2020 às 21:13

    Hey, Beto, segue a dor e não foge dela. Se fugir, ela volta.

    Encare e ficará mais forte.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.