fbpx
  • Quer comprar o livro? Clica aqui (pesquisa de melhor pre√ßo).
  • Quer implementar a estrat√©gia do Oceano Azul? Continue a leitura!

Estas são minhas dicas para aplicação da estratégia do Oceano Azul direto na sua vida e desenvolvimento, seja do ponto de vista empresarial ou pessoal. Os passos a seguir vão te mostrar uma forma simples de encontrar os Oceanos Azuis na sua vida e, quem sabe, possa até te revelar Oceanos Azuis no seu comportamento e no modo como você age atualmente.

Vou te dar 3 passos para implementar, mas primeiro…

Já pensou em encontrar algo na sua vida sem concorrência? Primeiramente, pense nas diversas atividades que você já faz rotineiramente. As suas várias atividades concorrem entre si pelo seu tempo. Algumas atividades geram muitos resultados, enquanto outras são somente acessórias. Posso até dizer que um Oceano Azul na sua vida poderia ser a aplicação da Regra de Pareto. E aí, o que acha disto?

Oceano Azul pessoal ou profissional?

Normalmente, porém, o Oceano Azul é utilizado em ambientes de concorrência profissional. Oceano Azul é um modo menos agressivo e menos Oceano Vermelho de lidar com a concorrência. Schumpeter chamava de destruição criadora o que hoje chamamos de inovação. E é exatamente nisto que foca o Oceano Azul: encontrar algo que ninguém mais faz de modo que não exista concorrência.

Benefício principal: maior income financeiro

Quando você encontra um Oceano Azul, é como se desbravasse um novo cenário no qual não existem pessoas ofertando o serviço (ou produto) que você agora oferta. Ou seja, você encontra uma demanda que não estava sendo atendida. Ao atender, naturalmente você receberá um valor financeiro superior ao que é recebido nos Oceanos Vermelhos.

E como aplicar o Oceano Azul?

Se quiser saber com bastante detalhes uma empresa recente que atingiu um Oceano Azul e dominou o mercado, te deixo o vídeo abaixo para você entender o caso da Netflix. Entender a Netflix e seus movimentos vai te ajudar a perceber o grande poder do Oceano Azul (e a destruição que ele pode causar para quem não entrar).

A história da Netflix - TecMundo
Watch this video on YouTube.

Aqui, no artigo, vou te dar um passo a passo simples para voc√™ aplicar esses insights agora mesmo! Para come√ßar, vamos para a dire√ß√£o contr√°ria do que recomenda o livro…

Passo 1: Analise os Oceanos Vermelhos

Um Oceano Vermelho, para a Estrat√©gia do Oceano Azul, √© aquele onde tubar√Ķes (empreendedores violentos) derramam sangue (competi√ß√£o bruta).

Um Oceano Vermelho, para a Estrat√©gia do Oceano Azul, √© aquele onde tubar√Ķes (empreendedores violentos) derramam sangue (competi√ß√£o bruta).

O Oceano Azul te estimula a encontrar características a melhorar que seu cliente valoriza (você vai saber mais sobre isso no próximo tópico). Porém, algo importante a se fazer é perceber como que os Oceanos Vermelhos se manifestam. Deixa eu trazer um exemplo bem simples para te ajudar a compreender, tudo bem?

Um bar que vende espetinho quer aplicar o Oceano Azul.

Como √© um bar? Dependendo da regi√£o do Brasil, √© um pouco diferente, ent√£o vou te sugerir para pensar nas caracter√≠sticas que comp√Ķem um bar (ou um restaurante, se preferir). Pensa nas diversas caracter√≠sticas que s√£o comuns em v√°rios bares que voc√™ conhece ou frequenta. Perceba apenas o que √© comum, mesmo que com uma leve diferen√ßa. Pode ser a TV, os sabores do card√°pio, o pre√ßo da cerveja, a velocidade no atendimento ou o tamanho do estacionamento. Voc√™ quem escolhe.

Os Clientes também podem encontrar seus bares Oceanos Azuis!

Conseguiu identificar algo importante por aí? Percebe que esses aspectos já são normais aos estabelecimentos? São commodities do mercado de bares com espetinho (ou restaurante, se você pensou). Uma análise mais profunda pode revelar os reais modelos de negócio no seu contexto. Conforme você estuda e aprofunda, percebe diversas características que são comuns e, ainda vou além, que são obrigatórias.

Como otimizar um negócio com qualidades obrigatórias (vermelho)?

Primeiro, comece se perguntando ‚Äúo que √© t√£o comum que eu n√£o consigo nem ver?‚ÄĚ. Voc√™ sentir√° o peso das respostas quando notar que s√£o quest√Ķes simples. Por exemplo, a modifica√ß√£o da log√≠stica para melhorar o pre√ßo dos produtos √© o primeiro indicador de Oceano Vermelho. Depois, basta analisar todos os elementos comuns, como o futebol na tela ou o formato dos assentos.

A dica é: encontre tudo que é comum e se pergunte como melhorar

Depois que você souber tudo que é comum, você poderá ir para o Passo 2. No passo 2, eu te explico como que melhorar esses aspectos poderá te lançar num Oceano Azul (inovador). Agora, quero te falar algo importante para você (que vai ao bar com espetinho), de modo que encontre um Oceano Azul, ou seja, um bom lugar legal e de ótimo valor. Primeiro é preciso saber que, ao inovar (passo 3), o empreendimento entra na Curva S do Empreendedorismo.

A Curva S é o sinal de que o Oceano Azul está formando.

√Č comum (para empresas e pessoas) rejeitar lugares, produtos e oportunidades que possuem poucas pessoas, afinal, a aprova√ß√£o de muitas pessoas deve significar que funciona, correto? Corret√≠ssimo! O grande catch est√° no fato de que, ao encontrar uma oportunidade j√° aceita, o Oceano come√ßa a ficar Vermelho. Voltando ao nosso exemplo do restaurante/bar – para o cliente – um Oceano Azul √© aquele lugar onde voc√™ √© super bem atendido, os pedidos chegam r√°pido e est√° sempre ‚Äúmeio cheio‚ÄĚ.

Um oceano vermelho é quando tem fila de espera…

‚ÄúO Senhor pode esperar nesses bancos? H√° apenas 7 mesas na sua frente‚ÄĚ

Eu j√° estive num restaurante incr√≠vel em que o modelo dele era um pouco ‚Äúdiferente‚ÄĚ. Lembro quando era vazio, os pre√ßos eram bons e tudo era incr√≠vel. Conforme o tempo passou e a melhoria cont√≠nua come√ßou a funcionar, ele passou a abaixar a qualidade. E √© nesse momento que voc√™ precisa se atentar para as melhorias do Oceano Vermelho…

Vou te falar sobre essas melhorias agora!

Passo 2: Descubra Como Melhorar

Lembra da hist√≥ria da ‚Äú√ļltima Coca no deserto‚ÄĚ? Que tal vender coquet√©is numa lagoa (ou praia) semi-deserta com alto fluxo de turistas?

Lembra da hist√≥ria da ‚Äú√ļltima Coca no deserto‚ÄĚ? Que tal vender coquet√©is numa lagoa (ou praia) semi-deserta com alto fluxo de turistas?

Para melhorar seu atual ambiente, uma dica mega valiosa do Oceano Azul √© se atentar para o desnecess√°rio. O √ļnico modo de pensar nisso, como empresa, √© pensando no que √© realmente importante para o cliente. Ou seja, perguntando, investigando e analisando corretamente. Do ponto de vista do cliente, para encontrar um bom neg√≥cio (restaurante), voc√™ pode simplesmente pensar nas mesmas caracter√≠sticas da empresa.

O que n√£o for essencial, jogue fora e reinvente

Por exemplo, alguns lugares tentam recriar e unir ambientes. Podemos ver bares que se tornam casas de show (com muito sertanejo e pista de dança). Isso pode acontecer ao perceber a necessidade e valores de um grupo de clientes por esse tipo de serviço. Talvez os clientes valorizem a dança, mas gostariam da mistura com um ambiente de bar. Aqui você pode começar a pensar no que é, realmente, essencial.

Mantenha-se competitivo no Oceano Vermelho.

Sabe as caracter√≠sticas essenciais? Elas s√£o, simplesmente, essenciais. Enquanto seu modelo de neg√≥cios ou sua sa√≠da ao restaurante tiverem caracter√≠sticas essenciais, respeite-as. Por exemplo, sabe quando voc√™ chama os amigos para ir a algum lugar e eles n√£o veem ‚Äútanta gra√ßa assim‚ÄĚ? Entenda que, se voc√™ alterar alguma caracter√≠stica do seu neg√≥cio sem atingir um Oceano Azul, ent√£o √© assim que seus clientes poder√£o te enxergar.

Faça testes, pesquisas, e modifique variáveis.

Talvez apenas um dos critérios essenciais possa ser substituído ou evoluído de modo que se torne a ponte para seu Oceano Azul. Enquanto isso, vá testando (de bar em bar, de mesa em mesa) até encontrar a combinação de produto e serviço perfeita.

Passo 3: N√£o Melhore, Inove

Existe um Oceano Azul na palma das nossas m√£os, basta apenas descobrir como agarrar.

Existe um Oceano Azul na palma das nossas m√£os, basta apenas descobrir como agarrar.

A competitividade do Oceano Vermelho pode apertar.

Há um momento em que é preciso dar um salto e partir para algo mais profundo, completo e largar o que te prende ao modelo anterior. Nesse momento, você entrará no início da Curva do S (falado lá em cima) e seu objetivo será aumentar a velocidade em que seu negócio (ou vida) chega numa boa velocidade de expansão. Pensa nisso como o lugar que você convida os amigos e que eles começam, pouco a pouco, a gostar do lugar.

Uma lagoa deserta tem tudo, inclusive nada.

Um exemplo simples de como encontrar um Oceano Azul para cliente e produtor é em lugares desertos, com poucas pessoas. Uma lagoa, por exemplo (Lagoa Azul?), com incrível paisagem onde muita gente vai apenas pela foto pro Instagram pode se tornar um roteiro de viajantes. Com o aumento do fluxo, alguém pode abrir uma pequena tenda e, com qualidade, servir um simples almoço ou petiscos pelo preço justo (que será bem alto).

Conforme mais pessoas vêm, maior é o lucro do restaurante.

Percebe que, ao notar o fluxo, novas pessoas abrir√£o neg√≥cios e passar√£o a competir com o primeiro? E, conforme o fluxo de pessoas aumenta, o lugar se torna ‚Äúapenas mais um lugar‚ÄĚ bem conhecido e bastante lotado? Seu objetivo √© de encontrar essas lagoas procurando apenas o essencial.

E pronto, boas vindas à Lagoa Azul!

Existe Estratégia do Oceano Azul Pra Vida?

Sabe o que é bizarro? Tu tá aí lendo um artigo enquanto tem um pinguim procurando um Oceano Azul. Promete pra mim que você consegue repetir os passos do pinguim?

Sabe o que é bizarro? Tu tá aí lendo um artigo enquanto tem um pinguim procurando um Oceano Azul. Promete pra mim que você consegue repetir os passos do pinguim?

Oceanos Azuis não são simples de encontrar, mas você pode se ajudar a encontrar simplesmente procurando por eles. Fazer as mesmas atividades irá sempre te colocar num Oceano Vermelho. Para aqueles que querem mais (pagando menos), a busca pelos Oceanos Azuis é constante.

Por exemplo, hoje vivemos numa revolução rápida.

Cada vez mais, mais informação chega e mais necessidades acontecem. A idade média dos trabalhadores com maior salário vai caindo enquanto que a demanda se torna cada vez maior da nova força de trabalho. Nesse novo mundo acelerado, como encontrar um Oceano Azul? Por exemplo, preciso te alertar que fazer faculdade (nível superior) é um grande oceano vermelho.

N√≠vel Superior j√° √© ‚Äúcomum‚ÄĚ e deixou de ser diferencial.

Eita, bizarro, né? Tem gente que fica chateado em ler algo assim, afinal, a faculdade é algo que costumamos investir bastante tempo e esforço para conseguir chegar no final e esperar que tenhamos um bom emprego. A verdade é que, pelo fato de ser um caminho obrigatório e todo mundo possuir essa mão de obra, ele deixa imediatamente de ser obrigatório.

Lembra da Curva do S?

Ela possui alguns momentos. Primeiro existe altíssimo risco e altíssima possibilidade de retorno (ou perda). Quando acontece uma pré-maturação, a dificuldade é alta mas os retornos são muito altos (como é o caso do marketing digital hoje). Porém, depois da maturação e da certeza do sucesso, a roda é invertida. O risco se torna baixíssimo e a chance de retorno igualmente.

Se você tiver um filho, pensa nesse Oceano Azul…

Ou se for fazer faculdade. Qual o sentido de você seguir um caminho que possui quase 50% de chance de não ter sucesso? Hoje, então, levando em conta produtividade, autoconhecimento e diferentes Oceanos Azuis, eu investiria em aprender a ter velocidade. Na verdade, eu invisto nisso diariamente.

Decidi beber do veneno e ser imune a ele.

Fa√ßo isso na Quest01 do Upando Na Vida (e te convido a fazer igual), onde trago diversos desafios para te levar a teus extremos (um passo de cada vez) e te ajudar a encontrar Oceanos Azuis e, sinceramente, deixar de tomar decis√Ķes est√ļpidas em Oceanos Vermelhos.

Você pode achar que Oceano Azul é teoria… mas é lifestyle.

 


Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

1 coment√°rio

Rodrigo Nasc · 5 de abril de 2019 √†s 03:23

Uma viradinha de noite e adiantei alguns artigos que tavam abandonados… agora pegar a estrada que amanh√£ encontro a mul√© h√° 500km de dist√Ęncia! ūüėÄ

Quero um oceano azul pra tum√° um banho.

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.