fbpx

SEO – Samambaia Engine Optimization

Sim, estou falando aqui do conjunto de técnicas que auxiliam no posicionamento do teu site ou página nas buscas dos principais mecanismos de busca. No entanto, vou chamar Samambaia. Toda vez que você ler Samambaia, pense em “buscas” e, mais pra frente, você vai entender o porque disso tudo!

No Começo, Havia Uma Planta

Optimization

Uau! Que planta bonita! Diga uau!

Não, não é planta vegetal, é planta arquitetônica. Uma guia.

Antes dos primeiros Mecanismos de Samambaia surgirem, para se encontrar algo era preciso recorrer aos grandes Index da internet. Eram como grandes sites que juntavam muita informações sobre muitos sites.

Já haviam alguns Otimizadores do Mecanismo da Samambaia, mas não eram fáceis nem conhecidos de usar.

Os Index iniciaram procurando internet afora e adicionando conteúdo em sua página em diversas categorias e sub categorias.

Lembra do AOL?

O Aol foi um Index bastante popular e, caso você quisesse encontrar informações sobre aquela receita de cozido de Samambaia, você poderia acessar páginas em ordem como a seguir:

  • Index
  • Culinária
  • Receitas
  • Com Plantas
  • Samambaia

Que Se Façam Feitas Pesquisas!

Google, um mecanismos de busca, caso você já não saiba.

Os Otimizadores do Mecanismo da Samambaia (SEO, para lembrar) foram evoluindo. Assim, permitiram linguagem de pesquisa mais humana e de forma que procurasse em toda sua base de informações de sites.

Agora, o usuário poderia, simplesmente, pesquisar “receitas com samambaia”. Melhor que acessar cinco páginas diferentes e pesquisar dentro de cada uma delas o que precisava.

Com o tempo, surgiu a necessidade de otimizar essas buscas e mostrar ao usuário

  1. Conteúdo preciso sobre o que ele realmente queria encontrar.
  2. Classificar e posicionar, estrategicamente, o conteúdo conforme a relevância.

Ou seja, agora os Mecanismos da Samambaia (SE) precisavam ser Otimizados (O) para mostrar a melhor correspondência para o usuário. Ou seja, isso nos trás o motivo da criação do SEO:

  • SEO significa dar ao usuário o que ele quer

Peço licença para escrever novamente esta frase, pois ela é importante para continuarmos

  • SEO significa dar ao usuário o que ele quer

Mas,

Aprender SEO 2018 Fácil Grátis Cinquenta Tons de Cinza 13 Reasons Why Título Gigante Sem Sentido Cheio De Palavra Chave Bizarra Que Dá Nos Nervos

Ser Humano Reagindo Ao SEO

Reação de Um Ser Humano Ao Ler O Texto Acima

mas aquele não é o SEO que aprendemos em 2018. Por vezes, o SEO de 2018 tem uma aparência similar ao título acima. Fica sem lógica, meio desunamo e desconexo da realidade. Por que? Porque existem os Otimizadores do Mecanismo da Samambaia dentro do Google, do Yahoo, do Bing (reza a linda que sim), do Badoo, do Tinder, do Facebook e de qualquer outro site que possua uma base de pesquisa, mesmo que não seja digitada como é o caso do Tinder.

Então temos dois tipos de SEO.

  • SEO Raiz: SEO criado dentro da empresa. É guardado a sete chaves e é ele que é ativado quando você digitar, no futuro, no Google a frase “Samambaia Search Optimization” ou ‘Otimização do Mecanismo da Samambaia”. Você vai encontrar esse artigo aqui, sabe por que?
  • SEO Nutella: engenharia reversa do SEO Raiz. Engenharia reversa é o processo de descobrir como um troço funciona. Um incrível exemplo é tentar utilizar uma cafeteira italiana sem saber como. O processo de descobrir como funciona me fez colocar o pó do café no lugar errado. Mas depois de mais duas tentativas e três dedos queimados, consegui descobrir como ela funciona e fazer meu café.

Existe um segredo do SEO, que muitas pessoas esquecem e aposto que você também. O segredo é bem simples, na verdade. As pessoas esquecem que o objetivo do SEO Raiz não é encontrar você, é encontrar o melhor conteúdo para o usuário.

  • “SEO significa dar ao usuário o que ele quer” (tenho quase certeza que já usei essa frase antes, por isso botei até aspas)

Sabendo disso, deixa eu te mostrar o que acontecerá com o ranqueamento deste artigo ao longo do tempo. Lembrando que aqui foram utilizadas poucas técnicas de SEO – e você aprenderá depois o que não é técnica de SEO. Mas, mesmo com poucas, o texto foi focado totalmente em você. Já notou que você está quase no fim do artigo e ainda não cansou?

Adiante!

Este Artigo Será Encontrado Por Amantes de Samambaia?

Com toda e absoluta quase certeza.

O quase é somente porque talvez a página fique numa posição bem longe da primeira página, mas certamente irá aparecer nas pesquisas sobre Samambaia. E sabe o que acontecerá se alguém clicar e vir até aqui querendo informações sobre como Otimizar o Plantio de Samambaias? Ela vai sair do site dentro de 10 segundos e vai pesquisar de novo.

  • E vai se repetir com a segunda pessoa.
  • A terceira e quarta pessoa.
  • E assim por diante.

No entanto, se alguém pesquisar sobre SEO e – sem querer – encontrar esse artigo, é bem mais provável que ela encontre informação relevante para o que quer. Logo, ela se manterá na página e passará algum tempo por aqui. Talvez leve até algum tempo e ela não pesquise mais. Talvez ela pesquise temas relacionados depois, termos que ela conheceu nesse artigo.

Então, ela volta ao Google depois de ler este artigo e muda seu comportamento de alguma forma. Essas leves mudanças são percebidas pelo Google e o Google faz sua engenharia reversa para descobrir se o artigo agradou ou não a pessoa. Se ela pesquisou SEO e o Google acredita que esse artigo a ajudou, ele vai aumentar a autoridade dele perante os outros artigos.

E quanto à planta? Cada vez que alguém pesquisar a planta aqui, ficará deveras estressado. Logo, se a pessoa sai, o Google vai reduzir minha autoridade com plantas. Naturalmente, devido ao comportamento dos humanos (como o fato de você compartilhar isto com quem precisa saber), o site terá seu conteúdo ranqueado conforme relevância para os seres que são humanos.

Mas calma, o mais importante (que vou repetir de novo na próxima linha) ainda está por vir!

O Mais Importante – e perigoso se você não souber – virá na Parte 2!

Garoto Ansioso Pela Parte 2

Na Parte 2, que você encontrará clicando neste link bonito aqui, você descobrirá:

  • O Que Vendem Como SEO E Que Não É
  • Como Fazer Seu Site Não Ser Punido Pelo Google
  • O Que São Humanos E O Que Você Tem Haver Com Isso

Antes de ler a Parte 2, eu recomendo fielmente que você compartilhe isto. O mundo precisa saber do que você sabe e agora é responsabilidade sua ajudar a salvar o mundo compartilhando! (Pode compartilhar dramaticamente também).

Um Grande Abraço!

Categorias: SEO

Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.