Em algum momento você já se viu impotente a algum desafio à sua frente pelo fato dele ser desafiador demais? Precisando de melhoria contínua. Sabe, o que a galera mais erra é em não errar. Digo a você que ao longo desse artigo você vai entender o quanto você pode estar perdendo por paralisar na frente dos seus próprios erros (mesmo que sejam gigantes!).
Melhoria Contínua é ser melhor hoje do que foi ontem.
A Melhoria Contínua tem uma íntima relação com o Growth Mindset. Sabe aqueles testes de QI que medem a nossa suposta inteligência? Pois bem, o Growth Mindset vai numa linha um pouco diferente. Ela entende que você pode sim desenvolver sua própria inteligência, seu próprio dom, e capacidades. Mais ainda, para cada novo desafio, mais você entende o quanto a melhoria contínua irá te ajudar a enfrentar os próximos desafios.
Will Smith é um cara que adora melhoria contínua.
Quero que você se comprometa com uma coisa. Mas calma! Não é comigo, é com você próprio. Convido você apenas a se dar uma chance nos próximos minutos. Deixe sua mente pensando em oportunidades de erro. “Oportunidades de erro? Oi?” Haha, não se preocupe que você vai entender porque os erros são importantes para sua melhoria contínua e o que Will Smith pensa sobre isso (assiste tudo, okay?).
Se eu perguntar a você agora como era sua vida ontem, você poderia dizer que era muito diferente? E se eu expandir essa pergunta e for em um mês, um ano ou dez anos atrás? O que você aprendeu nesse tempo que faz de você uma pessoa melhor agora? Algo que talvez você até já saiba, mas prefira não admitir é que os nossos maiores pontos de melhoria contínua acontecem onde mais batemos com a cara na parede.
O músculo (e você) cresce na falha muscular
Não sei o quanto você está no mundo fitness (#maromba), mas há uma incrível dica para iniciar a melhoria contínua na academia. Guarde bem essa dica e nunca mais cometa ou deixe alguém cometer esse erro. Quando você vai à academia com objetivo de crescimento muscular, é comum haver dor (até febre) após os treinos. Sabe, isso é bem simples de se explicar. A dor acontece porque você, literalmente, rasgou micro-fibras musculares.
Anti-inflamatório impede sua melhoria contínua!
Então, para crescer seu músculo, é preciso que ele continue sendo colocado em estresse (falha) de modo que o corpo possa se regenerar e deixar o músculo maior e mais resistente. Isso também é válido para erros que tentamos esconder ou simplesmente esquecer. Se você usar um anti-inflamatório, irá interromper o processo natural. Ou seja, é como se você realmente deixasse de aprender com um erro (falha muscular).
E como evitar isso na vida real?
Para que isso não aconteça na sua vida, vou apresentar aqui três passos bem simples que você pode aplicar de forma que consiga aprender de verdade com os seus erros e atingir ótima melhora contínua. Se você quiser ter muito resultado, siga direitinho as instruções e garanto que você será uma pessoa muito melhor com o passar do tempo.
Passo 1: Aceitar os Erros
A primeira etapa para aprender com os próprios erros e começar a aplicar a melhoria contínua na sua vida é aceitar seus erros. Isso não significa, claro, que você deve fazer um monte de besteira e dizer que aceita seus erros e ficar de boa com isso. Vou te explicar o que isso significa para que você possa ter um bom desenvolvimento futuro.
Aceitar é entender que foi necessário errar.
Lembra quando você começou a andar? Eu não lembro e acho que você também não (oops), mas sabemos que caímos, certo? Quando bebês, nós utilizamos a mentalidade de crescimento para desenvolver habilidades necessárias. Caímos, nos machucamos mas continuamos nessa jornada de erro. Quando bebês, simplesmente aceitamos que errar é parte do processo. Andar não é fácil.
Gerir uma empresa também não é fácil.
E, quando você utiliza o Growth Mindset, você entende que os passinhos dados errados foram necessários para se aprender a andar. Ou aprender a gerir sua empresa, negócio e até mesmo sua família. Um passinho e uma queda por vez. Não tem segredo para atingir uma boa melhoria contínua.
Mas vamos pra prática! Pega um papel!
Uma boa ideia para começar a entender e aceitar seus erros é pegar um diário (isso mesmo, aqueles que você escreve diariamente). Nesse diário, você vai dividir a folha em dois e escrever duas colunas. A primeira coluna são Erros. Nessa coluna, diariamente (afinal, é um diário) você irá anotar tudo que tiver feito no dia que tiver dado errado (exceto a falha muscular! haha).
O segundo passo vem adiante. Não faça somente o primeiro!
O segundo passo é muito mais importante que o primeiro. Na verdade, fazer apenas o primeiro pode te trazer malefícios, que fará você focar somente nos seus erros. Sim, eu estou falando que errar é importante, mas é também importante errar de forma inteligente ou não se atinge a melhoria contínua. E, segundo o Growth Mindset, conseguimos ficar inteligentes em errar!
A segunda coluna para seu diário virá no Passo 2!
Passo 2: Aprender Com Os Erros
Certa vez ouvi falar que existe uma diferença entre pessoas saudáveis (da mente) e pessoas não-saudáveis. A diferença é bem simples e está na capacidade de lembrar (ou esquecer) de eventos. Funciona assim: pessoas saudáveis esquecem eventos ruins mais facilmente e lembram eventos bons mais facilmente. Algo que percebi ao longo do tempo é que é possível forçar ter uma mente muito boa!
Focar no positivo fará você ter mais eventos positivos na vida.
Não, não é drama de auto-ajuda, e vou te explicar a prática disso daqui. A patologia da mente mais conhecida, a depressão, pode ser resumida como o reprocessamento de memórias ruins, amplificando e dando poder a elas. Ou seja, a depressão é como se fosse a incapacidade de parar de pensar num troço que faz mal. Joga esse negócio de lado e vamos entender o resto agora.
Melhoria Contínua acontece melhorando continuamente (sério!).
Quando nós acertamos, é simplesmente difícil aprender com o acerto. Sabe o pessoal de alta performance, como nadadores medalhistas? O que eles fazem para aprender com os erros é definir metas que eles ainda não conseguem alcançar. Ou seja, se você é o melhor do mundo na natação (como o Michael Phelps), não tem mais como “errar”. Porém, se você põe uma meta um pouco superior ao seu desempenho atual, então você gerará erros.
O que você pode fazer para atingir aquele milisegundo a menos?
A segunda coluna é “Aprendizado”. Ou seja, sua folha ficará assim:
Erros | Aprendizados
Abaixo de erros você colocará o que ocorrer no dia de “errado”. Para a coluna aprendizado, você irá trazer uma pequena, minúscula e simples resposta que – diariamente – fará você ter a tal da melhoria contínua. O aprendizado é uma pequena diferença do que aconteceu para o que poderia ter acontecido de diferente. Assim, você não terá errado à toa e o erro irá parar de ser algo nocivo.
Reflita bem sobre seu aprendizado.
Aqui abaixo vou ajudar você com algumas perguntas que poderão trazer boas respostas de aprendizado para seus erros. Você pode responder uma, várias ou uma pergunta personalizada sua. A importância é que o erro não seja em vão. Ao invés de lamentar sobre o ocorrido, reflita sobre ele e tome uma ação.
Perguntas Possíveis a Fazer:
- Alguém poderia fazer melhor? Como faria?
- Como poderia fazer na próxima vez?
- Foi o momento que me fez errar?
- Eu estava totalmente concentrado?
- Meus conhecimentos eram suficientes?
- Algum fator externo ao meu controle influenciou?
- Como posso controlar melhor os fatores externos?
- Seu mindset está bem alinhado com seus objetivos?
Outra forma de aprender com os erros é através de técnicas de jogos vindas da Gamificação, que nos ajudam a melhorar o mindset, atingir melhoria contínua e continua em pleno desenvolvimento das diversas áreas de nossas vidas. Minha forma de fazer isso é com a Quest 01 do Upando Na Vida. O objetivo dela é, durante 90 dias, treinar você para ser uma pessoa melhor. Ahh, claro, são várias Quests e você precisa passar em uma para receber a próxima. Topa?
Mas vamos procurar achar os erros agora, show?
Passo 3: Procurar Errar Com Melhoria Contínua
O terceiro, e mais importante passo, é forçar o erro!
Agora que você já aceita seus erros como parte natural da vida e ainda tem aprendizados com os erros que comete, você tem a oportunidade de chegar no próximo nível da melhoria contínua ao criar seus próprios erros. Uma dica bastante simples para isto é utilizar ferramentas de planejamento, como a análise SWOT na sua própria vida.
A análise SWOT te ajuda a ver sua vida como uma empresa.
SWOT significa
- Strength (Forças)
- Weakness (Fraquezas)
- Opportunities (Oportunidades)
- Threats (Ameaças)
Quando você entender como usar a análise SWOT na sua vida pessoal, você poderá utilizar as áreas de Fraquezas e Ameaças para forçar o erro. Ou seja, ir direto nelas e procurar errar para conseguir os aprendizados necessários para a melhoria contínua. Deixa te dar um exemplo bem simples que vai fazer você expandir sua mente e aplicar isso ainda hoje.
Vamos supor que você é uma pessoa tímida
Então você realizou a análise SWOT em relação à sua timidez e percebeu que você tem fraquezas relacionadas à dicção, a falar bem. Da mesma forma, também percebeu que você tem muito mais dificuldade em falar quando há mais de uma pessoa com você. Ou seja, além de ter dificuldade em falar com as pessoas, você só consegue falar com uma por vez.
Já sabe o que vou sugerir, né? Exato, o erro!
Existe todo um trabalho de auto desenvolvimento até chegar no ponto de conseguir fazer algumas das ações das suas fraquezas e ameaças. Então é importante começar pelo mais simples. Por exemplo, usar o ponto de menor fraqueza para ir testando e aprendendo. Falar com amigos próximos e tentar simular estranhos ou pessoas menos próximas pode ser uma ideia que ajude. De certa forma, você simula o erro.
Com o tempo, alguns eventos podem acontecer. Você
- descobre o erro (Bebê).
- expande o erro (SWOT).
- simula o erro (Growth).
- procura o erro (Doido).
- erra (Criança).
- aprende (Adulto).
- acerta (Mestre).
Com o tempo, seus erros vão diminuindo e sua melhoria contínua vai se firmando. Preciso lembrar, porém, que acertar sempre não vai fazer você melhor. Então podemos ter um acordo de você procurar o erro a partir de hoje? No empreendedorismo, por exemplo, a melhoria contínua acontece baseada nos erros. Nos EUA, você não é empreendedor até que tenha falido uma empresa.
No Brasil nós temos medo do erro, e isso é uma oportunidade.
Enquanto todo mundo morre de medo de errar e arriscar a “própria imagem”, você pode se destacar utilizando técnicas de todos os tipos e descobrindo a melhor forma dela se encaixar na sua vida para ter melhoria contínua. Uma forma que encontrei de fazer isso na minha vida (e de quem quiser) é usando a Gamificação a meu favor.
Sabia que a Gamificação está em todo lugar?
Se você não se defender, será atacado. A única forma de viver sua vida sem ser destruído pelas sombras é sabendo absorver elas. E é isso que te ajudo a aprender nos 90 dias de melhoria contínua gratuitos do Upando Na Vida através da Quest 01. Tá pronto pra essa missão? Clica e aceita lá pra ganhar XP na vida real.
Tá justificado porque eu boto pra lascar em todo mundo! 🤪