fbpx
Pular de paraquedas e enfrentar uma arena ao estilo Hunger Games. Basicamente esse é o objetivo do Free Fire.

Pular de paraquedas e enfrentar uma arena ao estilo Hunger Games. Basicamente esse é o objetivo do Free Fire.

Cara, tu não tem noção do quanto esse artigo tá lôko! 😜

Pra começo de conversa, eu jogo FPS desde os tempos que rolava um CSzão na lan house com 50 nego gritando e reclamando que alguém tava de camper! Bons tempos… isso me deu a habilidade de aprender e explorar games com tanta facilidade que hoje vou te explicar duas questões ao mesmo tempo. E você nem precisa saber o que é Free Fire para ler esse artigo. Esse artigo é para você se:

  • Você quer aprender como jogar Free Fire e ganhar em 1º lugar.
  • Você quer absorver aprendizados do Free Fire para sua vida.

No primeiro caso, já vou te dizer que não tem nenhuma dica “prática” aqui, só tem o mais importante de tudo. Aqui coloquei dicas bem diretas que vão te ajudar a entender melhor como funciona a mecânica comportamental do seu aprendizado. Se você entender isso, então você se tornará um grande PRO de qualquer game. Porém, se você quiser aprender como jogar Free Fire com os aprendizados direto na vida real, chega comigo!

Upar Na Vida é usar tudo ao seu redor para atingir seus objetivos!

Mate Alguém na Sala de Espera do Free Fire

Sala de espera do Free Fire, igualzinho à vida real: tá todo mundo perdido.

Sala de espera do Free Fire, igualzinho à vida real: tá todo mundo perdido.

No Free Fire, toda partida começa numa sala de espera…

Antes da sala de espera, precisamos aprender a usar o menu principal. Se formos olhar para nossa vida, é como se não soubéssemos apertar os botões certos para fazer os movimentos funcionarem. Não sabemos nem como ir numa entrevista de emprego e muito menos qual curso devemos seguir na vida. Eu, por exemplo, depois de 8 anos em universidades e 3 cursos diferentes, acabei fazendo um curso EaD no Brasil.

Se você não sabe como jogar Free Fire, fará errado. 🤔

E tá tudo bem, sabe? Para saber como jogar Free Fire, na sala de espera, já que você não sabe como jogar Free Fire, você tentará matar alguém numa área em que não existe “dano”. Ou seja, você acreditou fielmente que o jogo já começou mas, na verdade, estará apenas esperando. E a vida da maioria das pessoas é assim. Acreditamos estar fazendo algo certo quando, na verdade, é a maior besteira que estamos fazendo.

De toda forma, cedo ou tarde o ônibus vai embora…

Descubra Como Saltar do Ônibus

Ahhh, que coisa sem lógica! 🤣

Saímos de um lugar onde achávamos que sabíamos o que estávamos fazendo para um djabo dum ônibus voador com um balão de ar. Isso não tem lógica, mas a vida é como jogar Free Fire. Nesse momento é como se você recebesse uma oportunidade para mudar algo em sua vida ao entender como jogar Free Fire no balão. Sabe, o grande problema é que faltam botões para apertar. Nós não sabemos o que fazer e procuramos, freneticamente, algo para poder fazer.

E fazemos assim que o primeiro botão aparece…

Como jogar Free Fire sem morrer?

É assim que você se imagina na primeira partida: todo poderoso e diferenciado dos outros participantes. A realidade não é bem assim…

É assim que você se imagina na primeira partida: todo poderoso e diferenciado dos outros participantes. A realidade não é bem assim…

Na primeira partida no Free Fire de qualquer pessoa existe morte.

Você não sabe como jogar Free Fire, então vai encontrar um botão que não vai dar nem tempo de ler o que tem escrito. Isso porque está desesperado em fazer algo por impaciência. Impaciência é isso mesmo, nos faz tomar decisões sem analisar o cenário inteiro. Quando você nota o que tá acontecendo, você acabou de saltar de um ônibus voador e está em queda livre pensando o que djabo tá acontecendo (de novo)…

Imagine uma demissão na vida real ou um término de namoro.

É exatamente assim. A gente estava numa situação sem entender muito bem e procurando algo para fazer e descobrir como jogar Free Fire. Quando descobrimos, apertamos o primeiro botão que vemos. É como uma ação inconsciente que nos é sofrida. Durante a queda livre, porém, notamos várias pessoas iguais a nós. E, pouco a pouco, vamos identificando o que está acontecendo. Percebemos que temos um objetivo a seguir.

E seguimos. Vemos uma casa e vamos até ela. Tem uma arma lá!

Como jogar Free Fire significa se armar até os dentes numa velocidade incrível. Mas você ainda não sabe disso. Então você vai descer do seu pára quedas no lugar errado e vai observar uma porta. Talvez tente abrir essa porta que já está aberta e, enquanto espera ela abrir, você vai perceber que que não sabe como jogar Free Fire porque…

Contador de Mortes: 1. 🙈

É, a vida tem dessas. Não é porque você não sabe como jogar Free Fire que vão te perdoar ou pegar leve. Esse artigo que você está lendo, por exemplo, é uma forma de eu poder te ajudar a enxergar a sua realidade. Meu objetivo é que você saia daqui uma pessoa bem melhor do que era quando entrou. Porque surpresas virão para você sem que você esteja preparado ou saiba como jogar Free Fire.

Não importa o que você pensa, o mundo não te deve nada.

Na verdade, o mundo não tá nem aí pra você. E isso não é algo massacrante pra dizer, mas sim algo para te estimular. Quando você tem a humildade de entender que para aprender como jogar Free Fire você precisa se esforçar, então é sua única oportunidade. Se você aprende como se esforçar e decide voltar para aquela sala de espera, então agora você sabe que ela é apenas uma sala de espera.

De repente, você decide repetir.

Como Jogar Free Fire: Repita as Noobisses

Cada nova morte é apenas um estímulo negativo. Que bom que, no Free Fire, a morte nunca é o fim, mas apenas um novo aprendizado.

Cada nova morte é apenas um estímulo negativo. Que bom que, no Free Fire, a morte nunca é o fim, mas apenas um novo aprendizado.

Contador de Mortes: 4. 👀

É, sua partida deu autoplay algumas vezes enquanto você foi na cozinha comer a pizza congelada. Foi mal aí mas você ainda não sabe como jogar Free Fire nem como Upar Na Vida. Este artigo te ensina como jogar Free Fire, mas tenho uma série inteira de várias Quests com até 90 dias gratuitos de desafios para você se desenvolver como pessoa. Se você for passando nos desafios, irá desbloquear novas Quests e se tornará alguém que não morre por conta da pizza (nem na vida real).

A Quest 01 usa técnicas de Gamificação na vida real. Aceite aqui.

Mas beleza, já pegou sua pizza e voltou pro celular (que tá pegando fogo, aliás). Hora de dormir, afinal, sua bateria e energia corpórea não são infinitas. É preciso lidar com as consequências dos seus atos. Dormir, nessa nossa geração, é algo tenso de se fazer porque aprendemos a virar a noite. Por esse motivo até que tenho uma Poção de EXP depois da Quest 01 chamada (Des)virando a Noite. Mas isso não é importante agora…

O que é importante é que você vai acordar. 💪

Não sei sua idade, então talvez vá pro serviço e passe o dia pensando em como jogar Free Fire e naquele balão voador. Vai descobrir que a Raíssa, a atendente do caixa, também quer saber como jogar Free Fire e, de forma bizarra, ela joga com a avó dela (que é melhor que tu, meu parça). Passada uma semana, você repetiu os mesmos erros várias vezes e decidiu desistir “dessa porcaria de jogo que só faço morrer”. Você não sabe como jogar Free Fire. Quer o quê?

É preciso tentar de uma forma diferente…

Salte Numa Região Distante

Que mansão legal! Deve estar cheia de armas e equipamentos para te ajudar, né? E cheia de gente pra te matar. Melhor descer em outro lugar.

Que mansão legal! Deve estar cheia de armas e equipamentos para te ajudar, né? E cheia de gente pra te matar. Melhor descer em outro lugar.

Nosso ego é um troço bizarro. 😮

A gente continua lá repetindo e repetindo o mesmo erro. Se você quer aprender como jogar Free Fire, precisa ter a humildade de entender que você ainda não sabe como jogar Free Fire até saber. Ou seja, pare de bater de peito aberto com os maluco casher com roupinha chique que jogam 10 horas por dia. Sempre tem um cara desse que acaba viciando nas armadilhas dos jogos que usam técnicas de Gamificação.

É, nem todo jogo usa técnicas de Gamificação.

Free Fire usa. E você precisa ter cuidado para não se deixar manipular por isso se quiser aprender como jogar Free Fire upando na vida real. Depois de entender que existem pessoas com níveis de habilidade diferente, você deve treinar. Às vezes isso pode significar um curso técnico de petróleo e gás no SENAC ou mesmo um curso de informática básica na escola aí do bairro.

No Free Fire significa aprender a atirar…

Aprenda a Atirar no Free Fire

Eitxa! Foco no objetivo ou atende a namorada? Difícil escolha.

Eitxa! Foco no objetivo ou atende a namorada? Difícil escolha.

Você nunca pegou numa arma e já quer matar todo mundo.

Foi mal, vai rolar não. O que tu precisa fazer é atirar num “pé de pau”, como chamamos árvore aqui no Nordeste. Vá lá pra “caixa bozó” (longe) e atire numa árvore. Só isso. Vá testando, treinando e melhorando sua técnica. Simplesmente isso. Seu objetivo é conhecer as armas e aprender a atirar com elas. Vá aumentando o nível de dificuldade e melhorando sua perícia com isso. Com o tempo, você saberá atirar melhor.

Você não precisa experimentar na vida real… 😏

E não tô falando de atirar. Sabe quantas horas um piloto de helicóptero precisa treinar para poder pilotar sozinho a máquina? Eu não sabia até ver esse vídeo aqui abaixo. Dá uma olhada no quão caro é a aula e no quão tenso é aprender a pilotar um helicóptero. Mas, o mais importante, é saber que você não precisa pilotar um helicóptero para aprender a pilotar um helicóptero.

Como "Virar" Piloto?
Watch this video on YouTube.

Então aprenda a como jogar Free Fire sem jogar Free Fire. Aprenda a viver sem viver (falo de se esforçar por algo maior). Para aprender a atirar em pessoas no game, aprenda a atirar em árvores primeiro. Para aprender a lidar com ciúmes, você não precisa ter ciúmes, mas pode simular o sentimento e ir trabalhando sem ele, de fato, existir.

Contador de Mortes: 28. Saltou muito? Você não sabe sobreviver…

Como Jogar Free Fire Sem Sobreviver?

Aprender a observar os pequenos detalhes no teu campo de visão é crucial para sobreviver.

Aprender a observar os pequenos detalhes no teu campo de visão é crucial para sobreviver.

Muitas vezes queremos jogar o jogo do autista. 🐱‍🏍

Free Fire é um jogo social e não tem como jogar sozinho. Quando você desiste de peitar os grandões e decide aprender a atirar sozinho, você às vezes esquece que não está só. Como jogar Free Fire com excelência se você só atira numa árvore? Enquanto você estiver treinando para suas habilidades pessoais e profissionais, entenda que haverão tribulações (imagine engravidar nesse período!).

Enquanto você treina, pratique na real.

Você vai aprender como jogar Free Fire quando entender que precisa ficar atento aos seus arredores, à sua concorrência e ao seu caminho. Se ficar muito lento, uma zona vermelha radioativa poderá te matar rapidão. É nessa fase onde você vai dosar teoria (atirar na árvore) com prática (se defender de invasores). É, é simples assim. Não ignore (nunca) o combate. Sua vida depende disso.

Não fuja de conflitos. Seus conflitos dependem da sua fuga.

Aprenda a Matar

A satisfação de um kill, de um trabalho bem feito, é o orgulho de saber que você está no caminho certo.

A satisfação de um kill, de um trabalho bem feito, é o orgulho de saber que você está no caminho certo.

Contador de mortes: 70. 😨

Suas primeiras partidas de Free Fire e suas primeiras práticas com um tópico novo sempre são decepcionantes. Existem algumas habilidades que nós temos uma dificuldade superior. Outras, porém, temos maior facilidade. Eu tenho facilidade em como jogar Free Fire, mas se você me der um Candy Crush, eu pulo da janela do quinto andar por tédio. Quando você aprende como jogar Free Fire após 70 mortes, você já tem tempos melhores…

Sua primeira partida durou alguns segundos.

Suas partidas conseguintes duraram… well, não vamos comentar. Mas, nesse momento, você já leva em média uns 10 minutos por partida. Isso quer dizer que você já tem mais de 10 horas de jogo. Você provavelmente já ganhou alguma partida em primeiro lugar por pura carga da bem pesada. Nesse momento você ainda procura se afastar do centro. Talvez não se considere digno, talvez não se sinta confiante ou, pior de tudo…

tenha medo. 😥

Ganhe em 1º Lugar

O prazer da vitória!

O prazer da vitória!

“Eu sou o mais forte desta bagaça!”

Escreve isso aí no teu antebraço e posta no Instagram. Duvido! Mas é isso, para ganhar em primeiro você deve se livrar das carga da pesada. Você precisa assumir e se orgulhar de quem você se tornou. Não foram poucos minutos nem pouca dor que te levou a chegar até aí. Quantas tentativas suas que você estava plenamente confiante acabaram junto com a bateria?

Quantas vezes você aprendeu a lidar com erros?

Quantos erros você cometeu até aprender que erros são somente caminhos para aprender a acertar com maior precisão? Aliás, você tem acompanhado suas métricas? Talvez seja até bizarro dizer isso, mas aprender como escrever um diário pode ser uma ótima ideia para se tornar um PRO seja lá no que você estiver fazendo. A vida, diferente do jogo… não, pera… a vida é igual ao jogo. Os profissionais medem seu desempenho para se tornarem melhores a cada novo jogo.

E você não precisa se tornar um profissional para melhorar.

Basta apenas dizer “Eu sou o melhor dessa bagaça!”. E sabe de algo bizarro? Eu costumo fazer esses artigos com dois objetivos. Um deles é te ajudar com algo pontual (como essa conexão de como jogar Free Fire com tua vida real). O outro objetivo é te convidar para a Quest 01, onde você aprenderá muito mais. Mas ao invés de te pedir para aceitar a Quest 01 (vou nem colocar o link de novo), eu vou te pedir para me mostrar que entendeu a importância de confiar em você. Para ganhar em 1º lugar, tudo que você precisa e tudo que eu peço é que…

comente aqui embaixo “Eu sou o melhor nessa bagaça!” do seu jeito.

😎

 


Rodrigo Nask

Sou Pó de Estrela que Bebe Pó de Café com Água.

9 comentários

Solismar Duarte Pereira · 11 de julho de 2020 às 14:27

O artigo é muito bem elaborado, acredito que quanto lendo ele mais de uma vez, mais aprendizado, de como upar com excelência, absorveremos.

    Rodrigo Nask · 20 de julho de 2020 às 22:11

    Hey, Solismar! Foi um imenso prazer escrever este artigo. Fico muito feliz que ele tenha sido útil para você.

Graziele David Batista · 5 de maio de 2019 às 01:26

Muito bem construido, Nasc! Um texto que merece ser lido mais de uma vez.

    Rodrigo Nasc · 6 de maio de 2019 às 20:14

    Adoro esse artigo… acho que também porque muitas pessoas tem falado bem dele. É um estilo de “viajada na maionese” que sou louco para trazer mais vezes aqui no blog. 🙂

Sofia · 4 de maio de 2019 às 22:37

Não jogo nada, mas consegui entender muito bem as comparações!

    Rodrigo Nasc · 6 de maio de 2019 às 20:12

    Haha. Fico bem feliz com isso, Sofia! Fiz com bastante cuidado para deixar bem conectado com quem joga mas levemente facilitado para quem não é totalmente imergido no mundo dos games. 🙂

Luiz Carvalho · 4 de maio de 2019 às 17:16

Gostei das analogias. Parabéns.

    Rodrigo Nasc · 4 de maio de 2019 às 18:58

    Obrigado, obrigado. Espero conseguir reproduzir isso em todos os próximos da série! 😀

Rodrigo Nasc · 25 de abril de 2019 às 16:36

Raaaaapaaaz, eu só não boto minhas próprias prints porque estou num dos meus períodos sem jogar (se não, não conseguia publicar tanto artigo aqui). De 01/04/2019 até 01/Julho ficarei sem jogar nadinha…

então tô pensando em abrir minha agenda pros x1 depois dessa data. E aí, topa?

Noob. 👀

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.