Para começar nosso papo, eu sou um Ghost Writer INICIANTE. Essa palavra em caixa alta será usada durante todo este artigo e ela é necessária para tudo. Se você quer descobrir como contratar um Ghost Writer ou se quer aprender a arte do Ghostwriting, este artigo é para você. Ou mesmo que esteja com curiosidade sobre a profissão, vou te explicar cada detalhe. 😏
Ghost Writers são profissionais secretos e pontuais.
O Que é Um Ghost Writer?
O Ghost Writer é o profissional que cria obras cedendo os direitos autorais ao contratante. Ou seja, se você me pede para fazer sua monografia da faculdade, sabe com quem ficarão os direitos autorais? Não é comigo nem com você, porque esse tipo de trabalho é meio anti-ético! Haha. Foi mal, é que existem questões que precisamos respeitar nossos valores internos e existem obras que, realmente, precisam ser feitas por você.
“Mas os direitos autorais da monografia ficariam comigo?”
Sim. Caso você encontre um Ghost Writer topa-tudo, então ele poderá fazer sua monografia e você terá todo o direito autoral sobre a obra. O motivo de eu não considerar ético o serviço para fazer monografias é simples: o Ghost Writer possui a função de absorver sua mente, experiência e forma de pensar numa profundidade que possa devolver isso em forma escrita. Ou seja, você precisa ter conteúdo.
Porém, como um Ghost vai te ajudar na tua monografia?
Se você passou 5 anos numa faculdade e não sabe escrever, ainda poderá pedir Ghostwriting (ou revisor) para ajustar seu texto, formatar e deixar tudo mais bonitinho. O trabalho de pesquisa, nesse caso, precisará ficar com você já que não há o que o Ghost Writer absorver. Ahh, claro, essa é a minha opinião. Gosto de usar a palavra “absorver” porque é um processo de destruição do ego até. Deixo de ser quem sou, removo minha essência e assumo o papel do parceiro.
E isso nos leva ao critério afinidade… de dar match ou não.
O Que Faz Um Ghost Writer?
No Tinder é bem simples. 👀
Olhou, gostou, likou. Se não likar, passa. Se os dois likarem de primeira, começa o chaveco e, quem sabe, pode rolar um sequissu. Aqui vem o problema: vê minha escrita informal, descolada e engraçada? É, essa é uma forma de escrever. Na verdade, essa é minha forma de escrever. Um Ghost Writer não pode ter apenas uma forma única. Um Ghost writer precisa saber as regras gramaticais com absoluta firmeza, mas deve ter em mente que não precisa seguir tais regras. Ele precisa seguir a mente do parceiro que está contratando.
E apois, se o cabra falá todo coisado, como que coisa?
Ora, coisando!
- Discurso
- Livro Impresso
- eBook Digital
- Artigos de SEO
- Copywriting de Salespage
- Roteiro Para Youtube
- Carta de Demissão
- Contos Erótico (Ui)
- Descrições de Instagram
Tudo isso está no leque de serviços que um Ghost Writer pode fazer. Confesso que fazer contos eróticos foi uma experiência meio bizarra e parei antes do meu primeiro trabalho. Eu faço experiências antes de vender algum serviço, então minhas experiências me levaram a perceber que eu precisaria desejar a mulher de outro alguém para poder escrever. Quem contrataria isso, pelamor?
Existem diversos níveis de profissionais.
O especialista é sempre o melhor. Hoje, por exemplo, minhas maiores artes são em artigos de alta densidade, como livros, eBooks e artigos para internet. Para outros serviços pequenos, como descrições de Instagram, tudo que faço é um artigo grande e separo em 30 pedacinhos (1 para cada dia). Porém, tudo que faço é o que sou excelente: a escrita. Qual o motivo? Veja abaixo.
Hoje, com a internet por aí e pessoas querendo ganhar dinheiro como bico com tudo, parece que basta saber escrever que você poderá ganhar dinheiro online. Agradeço imensamente à internet pela possibilidade que me deu de trabalhar de qualquer lugar, mas preciso te alertar que encontrar um Ghost Writer bom não é tão simples. Dependendo da sua necessidade, você poderá encontrar preços muito baratos ou muito caros.
E como julgar se é barato ou caro? Olha o próximo tópico!
Como Saber Se o Ghost Writer é Bom?
Primeiro de tudo, ele não pode te mostrar trabalhos anteriores!
Vou até rir aqui em internetês: kakakakakaka. 😂
Complexo, né? O Ghost Writer é um profissional que não possui portfólio pelo simples fato de seus serviços serem protegidos por direitos autorais e contrato de confidencialidade (já explico melhor sobre isso). Então como julgar um escrito fantasma se nem capa ele tem? Você tá lendo esse meu artigo, certo? Apesar de você, provavelmente, ser leigo em técnicas avançadas de escrita, você está lendo este artigo.
E tá difícil ler este artigo? 😎
Tá difícil perceber que eu quebro palavras corretas (como ‘está’) para facilitar sua leitura? Essa é uma adequação coloquial super simples que até tá virando padrão de internet (e os jornais da Globo também estão se adequando). Mas e se o material for um discurso para um parlamentar, o que acontece? Então as severas regulamentações implicarão em adequada e minuciosa contextualização de vocábulos a serem inseridos ordenadamente no ordenamento legislativo.
Vixi! Chuta que é macumba!
É isso aí. A percepção de qualidade do Ghost Writer que você pretende contratar precisa ser dada por texto de própria autoria. No meu caso, este é um texto em que você consegue analisar minha adequação e humor. No futuro, você terá o meu livro do Upando Na Vida nas livrarias. O Upando Na Vida, hoje, começa com a Quest 01 e tem a missão de usar técnicas de Gamificação para te ajudar a se blindar contra todas as influências negativas da tua vida.
E o que são influências negativas?
É o Facebook, Whatsapp, o Free Fire e todo o arsenal que é usado para te tirar do foco e fazer você se sentir culpado por culpa de procrastinação. A Quest 01, hoje, contém 90 dias de desafios diários gratuitos que te levarão numa jornada de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal insanos. Gostou? Aceite a Quest 01 então.
Mas, mesmo depois de aceitar, eu poderia te ajudar?
Pergunto como Ghost Writer mesmo. Será que eu conseguiria te ajudar? A próxima dica que vou te dar (da cocaína) é fator de eliminação. Essa dica pode fazer com que, por mais que você esteja amando este artigo, seja impossível nossa parceria!
Veganos Não Fazem Churrasco
Eu me intitulo como Artista Textual (vídeo no final).
Gosto desse nome porque, um certo dia, resolvi testar o efeito da cerveja na depressão do sistema nervoso central e consequente aumento do poder criativo do modo difuso cerebral (what?). Em curtas palavras, fui tumá uma pra ver ser ficava mais solto. Mais tranquilo. Isso deu tão certo que, quando o bloqueio criativo (algo comum) me trava por mais de 2 dias, sempre recorro a uma dose de Vodka (conforme relato no meu Instagram).
Qual a relação disso com a cocaína?
Nenhuma, mas quis quebrar o gelo antes de te dar uma má notícia. Isso aconteceu em Novembro de 2018. Estava confeccionando artigos para blogs de dois clientes. Um deles era uma agência de consultoria empresarial com público muito formal e palavras rebuscadas. O outro cliente tinha um público jovem de gamers e pedia uma linguagem ainda mais informal e largadona do quê o que você vê aqui (perceba que coloco acento onde não tem só pra facilitar sua leitura).
Daí veio um grande problema que nunca mais cometi…
Na época, estava entregando o serviço diariamente a cada um dos clientes. Foi quando notei um problema: não conseguia ser formal o suficiente com os consultores empresarias e não conseguia ser informal o suficiente com o público de gamers. Resultado: foram dois trabalhos que me exigiram muito esforço porque eu precisava oscilar de um tom textual pro outro o tempo todo.
Um redator que está escrevendo algo sobre veganos…
… nunca no Brasil vai conseguir escrever algo sobre churrascos. Isso porque a mente do Ghost Writer é inundada por pensamentos do que está escrevendo. Lembra que falei da essência? No começo era super estranho pra mim pensar que eu precisava deixar de ser quem sou para me tornar quem devo ser (o parceiro, no caso). E cada parceria, pra mim, é uma paixão diferente, é uma pessoa que preciso ser.
Se escrevo sobre veganismo e churrasco ao mesmo tempo,
certamente irei derramar uma gota de sangue e uma gordurinha fervente na berinjela do vegano, por mais que seja uma berinjela assada na brasa. Percebe o quão perigoso é isso? Devido a este problema, você precisa ter cuidado com a mente do Ghost Writer ao contratar. É preferível alocar tempo exclusivo para dedicação integral. Dessa forma, você irá garantir que pode ter a mente dele totalmente focada em seu projeto.
A gota de sangue na berinjela lembrou dos direitos autorais…
Com Quem Ficam os Direitos Autorais do Ghostwriting?
Quando perco minha essência, acabo me tornando quem não sou.
Mas existem duas formas de se perder a essência. A primeira delas é generalizando (algo como a perda de sotaque de jornalistas). O sotaque dos jornalistas nacionais é “removido” para que possa atingir todo mundo. Dessa forma, a conexão com o público que o Bonner consegue é completa, mas com pouca profundidade. Assim, ele remove a própria essência para não prejudicar a comunicação.
Mas existe outra etapa para a essência do Ghost Writer.
Ao remover a própria essência, o profissional Ghost Writer recebe a possibilidade de conseguir abster-se de julgamentos e inserir, dentro do seu próprio ser vazio, uma nova essência que a ele não pertence e possui caráter temporário mas com importância significativa do trabalho a ser desempenhado no futuro vindouro. Estranho esse parágrafo, né? É, até pra escrever como “eu mesmo”, preciso me abster de “mim mesmo”.
No parágrafo anterior, usei essências misturadas. 🤔
Ou seja, não usei estilo nenhum e usei vários estilos ao mesmo tempo. Um artigo inteiro igual o parágrafo anterior seria terrível de se ler, mas cá estou eu de volta com minha voz e tom textual. É assim que funciona: o Ghost Writer não “vende” os direitos autorais. O único objetivo do Ghost Writer é absorver a essência do seu parceiro e, depois disso, usar todo o conhecimento e técnicas que possui para escrever.
“Escrito a 4 mãos” será o trabalho final?
Eu prefiro dizer que não. A analogia é que, você pode até pensar que vai contratar um Ghost Writer para escrever por você ou para você. A verdade é que você contratará um Ghost Writer para escrever através de você. Isso é um bocado diferente porque, no final, o texto escrito não se parecerá com o Ghost Writer, mas sim com você. Por esse motivo, o texto é sempre escrito a duas mãos e uma mente.
As mãos do Ghost e a mente do contratante.
E é por esse motivo que você precisa ter afinidade de ideologias com o Ghost Writer que vai contratar. Por exemplo, aqui no blog você entenderá bastante os vários temas que eu amo e tenho bastante afinidade, como Gamificação, Branding e questões de Coaching. Se você me pedir para escrever sobre cachorrinhos e seus alimentos favoritos, o que você acha que vou escrever? Escreverei com as melhores técnicas, mas não com todo o conhecimento
Daí você pagará caro. Funciona? Sim, mas é menos eficaz.
Como Contratar Um Escritor Fantasma?
Vou ser sincero contigo, é difícil.
Já ouviu falar da curva do S do empreendedorismo? A depender do estágio de carreira, ou o Ghost Writer será muito caro ou será muito custoso. Caro gera valor, mas cobra caro. Custoso não gera valor e cobra barato mas acaba saindo caro. Como assim? Hoje escrevo cerca de 4~8 horas todos os dias e reviso por mais 2~6 horas. E não consigo nem imaginar o quanto de diferente minha escrita é de um ano atrás. Um exemplo extremo é esse artigo de 3 anos atrás (sobre o Habitica em 2016).
Para contratar, você precisa avaliar, mas como?
A dica aqui é fazer uma prévia. Você quer fazer um livro de 200 páginas? Perfeito, então comece pedindo um roteiro para um vídeo no Youtube de 5 minutos. Isso pode acabar sendo algo entre R$25~150. Diferentes os preços, certo? No próximo tópico te explico porque são tão distintos. Mas com esse teste inicial você começará a entender como diversos profissionais funcionam.
Dica final: contrate entre 5 e 10 profissionais para teste.
Depois disso você terá gabarito suficiente para poder medir qual profissional mais se aproxima do padrão que você precisa. Alguns serão, simplesmente, diferentes de você e não servirão para o trabalho. Outros não terão técnica suficiente e não servirão. Por fim, alguns serão caros demais e também não servirão.
Ao final, você terá o Ghost Writer perfeito!
Já falei tanto sobre o Ghost Writer mas há duas perguntas que deixei para o final apenas para exemplificar melhor. Alguém, ao ler este artigo, pode amar a profissão e querer saber três questões. Quais são os requisitos iniciais (o que também ajuda a contratar) e o quanto ganha e como se tornar um Ghost Writer.
E é isso que te respondo agora…
Qual Piso Salarial do Ghost Writer?
Eu odeio essa pergunta, pra ser sincero.
Meus primeiros trabalhos como “redator freelancer” na Workana Brasil foram para escrever vários artigos sobre “como aumentar seu peniscilina”. Na época, precisei cobrar tão pouco quanto era necessário para ter meu primeiro cliente e aquilo custou R$6,00 por mil palavras ao cliente. Dentro de um ano, esse preço aumentou em mais de 1000% e continua a subir pelos incríveis feedbacks de clientes. Nessa jornada aprendi muita coisa importante. Uma delas é que haverão pessoas sem experiência querendo te vender algo sem ter…
Cometi esse erro uma vez com um cliente e foi terrível.
Tentei fazer anúncios, artes do Instagram, gerenciar comentários, redes sociais e tudo mais que ele tinha. Eu, simplesmente, não tinha capacidade. E ainda não tenho, mas decidi focar no que sou, verdadeiramente, bom: escrever. Então, com bastante autoridade, posso dizer que seu Ghost Writer pode ser barato demais por ainda estar no início da carreira (independente do quão bom ele seja). Ou também pode ser barato pelo fato de ser barato mesmo e fazer um monte de texto de peniscilina por aí. 🤐
Quer Ser Ou Contratar Ghostwriting? Veja Aqui…
O primeiro passo é escrever (veja o vídeo acima).
Conto um pouco da minha história quando falo sobre o Ghostwriting Para Carta de Vendas e algo que digo lá é que escrever é minha paixão. Demorei muito para descobrir apesar de sempre escrever (desde os 7 anos). E, mesmo assim, levei mais de um ano e o equivalente a mais de 2000 páginas de livro escritas para começar a me considerar “bom”. É assim que se começa algo, simplesmente fazendo. Para encontrar trabalho (ou um Ghost Writer), tenho duas recomendações.
Se você for preguiçoso, acesse plataformas de freelancers.
Nessas plataformas existem profissionais com gabaritos diversos. Normalmente, 99% são profissionais de baixo nível com preços bastante acessíveis. Se você quiser algo de maior qualidade (como o que expliquei aqui), sua opção é procurar no Google e Instagram. Dessa forma você terá uma amostragem melhor e poderá contar com profissionais superiores. Uma dica final é que posso te abrir um horário de 30 minutos para conversar sobre suas necessidades.
Dessa forma, posso te recomendar o melhor profissional.
E, se você quiser ganhar dinheiro como Ghost Writer, não importa seu nível. Pode falar comigo também. Gosto de ajudar e tenho horários reservados para isso. Basta deixar um comentário aqui abaixo ou me mandar mensagem direto no Zap falando a respeito. Por último, cada Ghost Writer possui uma espécie de obra prima que sumariza tudo que ele tem afinidade. Muitos escrevem livros e isso é algo que também farei.
Por enquanto, você pode sentir como escrevo noutro lugar…
Hoje eu tenho a Quest 01 do Upando Na Vida, um projeto ambicioso cujo objetivo é usar a Gamificação para ajudar pessoas a lidarem melhor com a vida, autoconhecimento e produtividade. Sabe, temos muitos estímulos comportamentais que nos prejudicam a viciar em apps como o Facebook. Chegou a hora de revidar e aprender a controlar a própria vida e tirar um sorriso do próprio rosto.
Aceite os desafios da Quest 01 (90 desafios diários gratuitos).
Se eu faço Ghostwriting pra mim mesmo, com quem ficam os direitos autorais? 😱