fbpx
O Ghost Writer tem um objetivo: deixar de ser quem é para tornar-se quem deve ser.

O Ghost Writer tem um objetivo: deixar de ser quem é para tornar-se quem deve ser.

Para come√ßar nosso papo, eu sou um Ghost Writer INICIANTE. Essa palavra em caixa alta ser√° usada durante todo este artigo e ela √© necess√°ria para tudo. Se voc√™ quer descobrir como contratar um Ghost Writer ou se quer aprender a arte do Ghostwriting, este artigo √© para voc√™. Ou mesmo que esteja com curiosidade sobre a profiss√£o, vou te explicar cada detalhe. ūüėŹ

Ghost Writers s√£o profissionais secretos e pontuais.

O Que é Um Ghost Writer?

O Ghost Writer √© o profissional que cria obras cedendo os direitos autorais ao contratante. Ou seja, se voc√™ me pede para fazer sua monografia da faculdade, sabe com quem ficar√£o os direitos autorais? N√£o √© comigo nem com voc√™, porque esse tipo de trabalho √© meio anti-√©tico! Haha. Foi mal, √© que existem quest√Ķes que precisamos respeitar nossos valores internos e existem obras que, realmente, precisam ser feitas por voc√™.

‚ÄúMas os direitos autorais da monografia ficariam comigo?‚ÄĚ

Sim. Caso voc√™ encontre um Ghost Writer topa-tudo, ent√£o ele poder√° fazer sua monografia e voc√™ ter√° todo o direito autoral sobre a obra. O motivo de eu n√£o considerar √©tico o servi√ßo para fazer monografias √© simples: o Ghost Writer possui a fun√ß√£o de absorver sua mente, experi√™ncia e forma de pensar numa profundidade que possa devolver isso em forma escrita. Ou seja, voc√™ precisa ter conte√ļdo.

Porém, como um Ghost vai te ajudar na tua monografia?

Se voc√™ passou 5 anos numa faculdade e n√£o sabe escrever, ainda poder√° pedir Ghostwriting (ou revisor) para ajustar seu texto, formatar e deixar tudo mais bonitinho. O trabalho de pesquisa, nesse caso, precisar√° ficar com voc√™ j√° que n√£o h√° o que o Ghost Writer absorver. Ahh, claro, essa √© a minha opini√£o. Gosto de usar a palavra ‚Äúabsorver‚ÄĚ porque √© um processo de destrui√ß√£o do ego at√©. Deixo de ser quem sou, removo minha ess√™ncia e assumo o papel do parceiro.

E isso nos leva ao critério afinidade… de dar match ou não.

O Que Faz Um Ghost Writer?

Se voc√™ pensou ‚Äúescrever‚ÄĚ, t√° parcialmente certo. Deixa te explicar o que faz um Ghost Writer.

Se voc√™ pensou ‚Äúescrever‚ÄĚ, t√° parcialmente certo. Deixa te explicar o que faz um Ghost Writer.

No Tinder √© bem simples. ūüĎÄ

Olhou, gostou, likou. Se n√£o likar, passa. Se os dois likarem de primeira, come√ßa o chaveco e, quem sabe, pode rolar um sequissu. Aqui vem o problema: v√™ minha escrita informal, descolada e engra√ßada? √Č, essa √© uma forma de escrever. Na verdade, essa √© minha forma de escrever. Um Ghost Writer n√£o pode ter apenas uma forma √ļnica. Um Ghost writer precisa saber as regras gramaticais com absoluta firmeza, mas deve ter em mente que n√£o precisa seguir tais regras. Ele precisa seguir a mente do parceiro que est√° contratando.

E apois, se o cabra fal√° todo coisado, como que coisa?

Ora, coisando!

  • Discurso
  • Livro Impresso
  • eBook Digital
  • Artigos de SEO
  • Copywriting de Salespage
  • Roteiro Para Youtube
  • Carta de Demiss√£o
  • Contos Er√≥tico (Ui)
  • Descri√ß√Ķes de Instagram

Tudo isso está no leque de serviços que um Ghost Writer pode fazer. Confesso que fazer contos eróticos foi uma experiência meio bizarra e parei antes do meu primeiro trabalho. Eu faço experiências antes de vender algum serviço, então minhas experiências me levaram a perceber que eu precisaria desejar a mulher de outro alguém para poder escrever. Quem contrataria isso, pelamor?

Existem diversos níveis de profissionais.

O especialista √© sempre o melhor. Hoje, por exemplo, minhas maiores artes s√£o em artigos de alta densidade, como livros, eBooks e artigos para internet. Para outros servi√ßos pequenos, como descri√ß√Ķes de Instagram, tudo que fa√ßo √© um artigo grande e separo em 30 pedacinhos (1 para cada dia). Por√©m, tudo que fa√ßo √© o que sou excelente: a escrita. Qual o motivo? Veja abaixo.

O Poder Do ‚ÄúN√£o‚ÄĚ | Pedro Superti
Watch this video on YouTube.

Hoje, com a internet por aí e pessoas querendo ganhar dinheiro como bico com tudo, parece que basta saber escrever que você poderá ganhar dinheiro online. Agradeço imensamente à internet pela possibilidade que me deu de trabalhar de qualquer lugar, mas preciso te alertar que encontrar um Ghost Writer bom não é tão simples. Dependendo da sua necessidade, você poderá encontrar preços muito baratos ou muito caros.

E como julgar se é barato ou caro? Olha o próximo tópico!

Como Saber Se o Ghost Writer é Bom?

J√° pensou no humor que est√° nessas linhas? A pergunta correta √©: o Ghost Writer √© bom para voc√™? √Č preciso ter um certo cuidado para avaliar.

J√° pensou no humor que est√° nessas linhas? A pergunta correta √©: o Ghost Writer √© bom para voc√™? √Č preciso ter um certo cuidado para avaliar.

Primeiro de tudo, ele n√£o pode te mostrar trabalhos anteriores!

Vou at√© rir aqui em internet√™s: kakakakakaka. ūüėā

Complexo, né? O Ghost Writer é um profissional que não possui portfólio pelo simples fato de seus serviços serem protegidos por direitos autorais e contrato de confidencialidade (já explico melhor sobre isso). Então como julgar um escrito fantasma se nem capa ele tem? Você tá lendo esse meu artigo, certo? Apesar de você, provavelmente, ser leigo em técnicas avançadas de escrita, você está lendo este artigo.

E t√° dif√≠cil ler este artigo? ūüėé

T√° dif√≠cil perceber que eu quebro palavras corretas (como ‚Äėest√°‚Äô) para facilitar sua leitura? Essa √© uma adequa√ß√£o coloquial super simples que at√© t√° virando padr√£o de internet (e os jornais da Globo tamb√©m est√£o se adequando). Mas e se o material for um discurso para um parlamentar, o que acontece? Ent√£o as severas regulamenta√ß√Ķes implicar√£o em adequada e minuciosa contextualiza√ß√£o de voc√°bulos a serem inseridos ordenadamente no ordenamento legislativo.

Vixi! Chuta que é macumba!

√Č isso a√≠. A percep√ß√£o de qualidade do Ghost Writer que voc√™ pretende contratar precisa ser dada por texto de pr√≥pria autoria. No meu caso, este √© um texto em que voc√™ consegue analisar minha adequa√ß√£o e humor. No futuro, voc√™ ter√° o meu livro do Upando Na Vida nas livrarias. O Upando Na Vida, hoje, come√ßa com a Quest 01 e tem a miss√£o de usar t√©cnicas de Gamifica√ß√£o para te ajudar a se blindar contra todas as influ√™ncias negativas da tua vida.

E o que são influências negativas?

√Č o Facebook, Whatsapp, o Free Fire e todo o arsenal que √© usado para te tirar do foco e fazer voc√™ se sentir culpado por culpa de procrastina√ß√£o. A Quest 01, hoje, cont√©m 90 dias de desafios di√°rios gratuitos que te levar√£o numa jornada de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal insanos. Gostou? Aceite a Quest 01 ent√£o.

Mas, mesmo depois de aceitar, eu poderia te ajudar?

Pergunto como Ghost Writer mesmo. Será que eu conseguiria te ajudar? A próxima dica que vou te dar (da cocaína) é fator de eliminação. Essa dica pode fazer com que, por mais que você esteja amando este artigo, seja impossível nossa parceria!

Veganos N√£o Fazem Churrasco

Espetinho de tofu. Não vou julgar porque nunca comi, me deu até uma curiosidade aqui.

Espetinho de tofu. Não vou julgar porque nunca comi, me deu até uma curiosidade aqui.

Eu me intitulo como Artista Textual (vídeo no final).

Gosto desse nome porque, um certo dia, resolvi testar o efeito da cerveja na depress√£o do sistema nervoso central e consequente aumento do poder criativo do modo difuso cerebral (what?). Em curtas palavras, fui tum√° uma pra ver ser ficava mais solto. Mais tranquilo. Isso deu t√£o certo que, quando o bloqueio criativo (algo comum) me trava por mais de 2 dias, sempre recorro a uma dose de Vodka (conforme relato no meu Instagram).

Qual a relação disso com a cocaína?

Nenhuma, mas quis quebrar o gelo antes de te dar uma m√° not√≠cia. Isso aconteceu em Novembro de 2018. Estava confeccionando artigos para blogs de dois clientes. Um deles era uma ag√™ncia de consultoria empresarial com p√ļblico muito formal e palavras rebuscadas. O outro cliente tinha um p√ļblico jovem de gamers e pedia uma linguagem ainda mais informal e largadona do qu√™ o que voc√™ v√™ aqui (perceba que coloco acento onde n√£o tem s√≥ pra facilitar sua leitura).

Daí veio um grande problema que nunca mais cometi…

Na √©poca, estava entregando o servi√ßo diariamente a cada um dos clientes. Foi quando notei um problema: n√£o conseguia ser formal o suficiente com os consultores empresarias e n√£o conseguia ser informal o suficiente com o p√ļblico de gamers. Resultado: foram dois trabalhos que me exigiram muito esfor√ßo porque eu precisava oscilar de um tom textual pro outro o tempo todo.

Um redator que está escrevendo algo sobre veganos…

… nunca no Brasil vai conseguir escrever algo sobre churrascos. Isso porque a mente do Ghost Writer é inundada por pensamentos do que está escrevendo. Lembra que falei da essência? No começo era super estranho pra mim pensar que eu precisava deixar de ser quem sou para me tornar quem devo ser (o parceiro, no caso). E cada parceria, pra mim, é uma paixão diferente, é uma pessoa que preciso ser.

Se escrevo sobre veganismo e churrasco ao mesmo tempo,

certamente irei derramar uma gota de sangue e uma gordurinha fervente na berinjela do vegano, por mais que seja uma berinjela assada na brasa. Percebe o qu√£o perigoso √© isso? Devido a este problema, voc√™ precisa ter cuidado com a mente do Ghost Writer ao contratar. √Č prefer√≠vel alocar tempo exclusivo para dedica√ß√£o integral. Dessa forma, voc√™ ir√° garantir que pode ter a mente dele totalmente focada em seu projeto.

A gota de sangue na berinjela lembrou dos direitos autorais…

Com Quem Ficam os Direitos Autorais do Ghostwriting?

√Č um sentimento estranho. N√£o posso me envolver com os textos e preciso sempre me divorciar deles nas rela√ß√Ķes de Ghostwriting. Ainda assim, √© muito prazeroso!

√Č um sentimento estranho. N√£o posso me envolver com os textos e preciso sempre me divorciar deles nas rela√ß√Ķes de Ghostwriting. Ainda assim, √© muito prazeroso!

Quando perco minha essência, acabo me tornando quem não sou.

Mas existem duas formas de se perder a ess√™ncia. A primeira delas √© generalizando (algo como a perda de sotaque de jornalistas). O sotaque dos jornalistas nacionais √© ‚Äúremovido‚ÄĚ para que possa atingir todo mundo. Dessa forma, a conex√£o com o p√ļblico que o Bonner consegue √© completa, mas com pouca profundidade. Assim, ele remove a pr√≥pria ess√™ncia para n√£o prejudicar a comunica√ß√£o.

Mas existe outra etapa para a essência do Ghost Writer.

Ao remover a pr√≥pria ess√™ncia, o profissional Ghost Writer recebe a possibilidade de conseguir abster-se de julgamentos e inserir, dentro do seu pr√≥prio ser vazio, uma nova ess√™ncia que a ele n√£o pertence e possui car√°ter tempor√°rio mas com import√Ęncia significativa do trabalho a ser desempenhado no futuro vindouro. Estranho esse par√°grafo, n√©? √Č, at√© pra escrever como ‚Äúeu mesmo‚ÄĚ, preciso me abster de ‚Äúmim mesmo‚ÄĚ.

No par√°grafo anterior, usei ess√™ncias misturadas. ūü§Ē

Ou seja, n√£o usei estilo nenhum e usei v√°rios estilos ao mesmo tempo. Um artigo inteiro igual o par√°grafo anterior seria terr√≠vel de se ler, mas c√° estou eu de volta com minha voz e tom textual. √Č assim que funciona: o Ghost Writer n√£o ‚Äúvende‚ÄĚ os direitos autorais. O √ļnico objetivo do Ghost Writer √© absorver a ess√™ncia do seu parceiro e, depois disso, usar todo o conhecimento e t√©cnicas que possui para escrever.

‚ÄúEscrito a 4 m√£os‚ÄĚ ser√° o trabalho final?

Eu prefiro dizer que não. A analogia é que, você pode até pensar que vai contratar um Ghost Writer para escrever por você ou para você. A verdade é que você contratará um Ghost Writer para escrever através de você. Isso é um bocado diferente porque, no final, o texto escrito não se parecerá com o Ghost Writer, mas sim com você. Por esse motivo, o texto é sempre escrito a duas mãos e uma mente.

As m√£os do Ghost e a mente do contratante.

E √© por esse motivo que voc√™ precisa ter afinidade de ideologias com o Ghost Writer que vai contratar. Por exemplo, aqui no blog voc√™ entender√° bastante os v√°rios temas que eu amo e tenho bastante afinidade, como Gamifica√ß√£o, Branding e quest√Ķes de Coaching. Se voc√™ me pedir para escrever sobre cachorrinhos e seus alimentos favoritos, o que voc√™ acha que vou escrever? Escreverei com as melhores t√©cnicas, mas n√£o com todo o conhecimento

Daí você pagará caro. Funciona? Sim, mas é menos eficaz.

Como Contratar Um Escritor Fantasma?

Ghost Writers aceitam ouro, diamantes, cart√£o e boleto. Haha

Ghost Writers aceitam ouro, diamantes, cart√£o e boleto. Haha

Vou ser sincero contigo, é difícil.

Já ouviu falar da curva do S do empreendedorismo? A depender do estágio de carreira, ou o Ghost Writer será muito caro ou será muito custoso. Caro gera valor, mas cobra caro. Custoso não gera valor e cobra barato mas acaba saindo caro. Como assim? Hoje escrevo cerca de 4~8 horas todos os dias e reviso por mais 2~6 horas. E não consigo nem imaginar o quanto de diferente minha escrita é de um ano atrás. Um exemplo extremo é esse artigo de 3 anos atrás (sobre o Habitica em 2016).

Para contratar, você precisa avaliar, mas como?

A dica aqui é fazer uma prévia. Você quer fazer um livro de 200 páginas? Perfeito, então comece pedindo um roteiro para um vídeo no Youtube de 5 minutos. Isso pode acabar sendo algo entre R$25~150. Diferentes os preços, certo? No próximo tópico te explico porque são tão distintos. Mas com esse teste inicial você começará a entender como diversos profissionais funcionam.

Dica final: contrate entre 5 e 10 profissionais para teste.

Depois disso você terá gabarito suficiente para poder medir qual profissional mais se aproxima do padrão que você precisa. Alguns serão, simplesmente, diferentes de você e não servirão para o trabalho. Outros não terão técnica suficiente e não servirão. Por fim, alguns serão caros demais e também não servirão.

Ao final, você terá o Ghost Writer perfeito!

J√° falei tanto sobre o Ghost Writer mas h√° duas perguntas que deixei para o final apenas para exemplificar melhor. Algu√©m, ao ler este artigo, pode amar a profiss√£o e querer saber tr√™s quest√Ķes. Quais s√£o os requisitos iniciais (o que tamb√©m ajuda a contratar) e o quanto ganha e como se tornar um Ghost Writer.

E √© isso que te respondo agora…

Qual Piso Salarial do Ghost Writer?

Eu odeio essa pergunta, pra ser sincero.

Meus primeiros trabalhos como ‚Äúredator freelancer‚ÄĚ na Workana Brasil foram para escrever v√°rios artigos sobre ‚Äúcomo aumentar seu peniscilina‚ÄĚ. Na √©poca, precisei cobrar t√£o pouco quanto era necess√°rio para ter meu primeiro cliente e aquilo custou R$6,00 por mil palavras ao cliente. Dentro de um ano, esse pre√ßo aumentou em mais de 1000% e continua a subir pelos incr√≠veis feedbacks de clientes. Nessa jornada aprendi muita coisa importante. Uma delas √© que haver√£o pessoas sem experi√™ncia querendo te vender algo sem ter‚Ķ

Cometi esse erro uma vez com um cliente e foi terrível.

Tentei fazer an√ļncios, artes do Instagram, gerenciar coment√°rios, redes sociais e tudo mais que ele tinha. Eu, simplesmente, n√£o tinha capacidade. E ainda n√£o tenho, mas decidi focar no que sou, verdadeiramente, bom: escrever. Ent√£o, com bastante autoridade, posso dizer que seu Ghost Writer pode ser barato demais por ainda estar no in√≠cio da carreira (independente do qu√£o bom ele seja). Ou tamb√©m pode ser barato pelo fato de ser barato mesmo e fazer um monte de texto de peniscilina por a√≠. ūü§ź

Quer Ser Ou Contratar Ghostwriting? Veja Aqui…

Moulin Rouge - Amor Em Vermelho (LEG)
Watch this video on YouTube.

O primeiro passo é escrever (veja o vídeo acima).

Conto um pouco da minha hist√≥ria quando falo sobre o Ghostwriting Para Carta de Vendas e algo que digo l√° √© que escrever √© minha paix√£o. Demorei muito para descobrir apesar de sempre escrever (desde os 7 anos). E, mesmo assim, levei mais de um ano e o equivalente a mais de 2000 p√°ginas de livro escritas para come√ßar a me considerar ‚Äúbom‚ÄĚ. √Č assim que se come√ßa algo, simplesmente fazendo. Para encontrar trabalho (ou um Ghost Writer), tenho duas recomenda√ß√Ķes.

Se você for preguiçoso, acesse plataformas de freelancers.

Nessas plataformas existem profissionais com gabaritos diversos. Normalmente, 99% são profissionais de baixo nível com preços bastante acessíveis. Se você quiser algo de maior qualidade (como o que expliquei aqui), sua opção é procurar no Google e Instagram. Dessa forma você terá uma amostragem melhor e poderá contar com profissionais superiores. Uma dica final é que posso te abrir um horário de 30 minutos para conversar sobre suas necessidades.

Dessa forma, posso te recomendar o melhor profissional.

E, se voc√™ quiser ganhar dinheiro como Ghost Writer, n√£o importa seu n√≠vel. Pode falar comigo tamb√©m. Gosto de ajudar e tenho hor√°rios reservados para isso. Basta deixar um coment√°rio aqui abaixo ou me mandar mensagem direto no Zap falando a respeito. Por √ļltimo, cada Ghost Writer possui uma esp√©cie de obra prima que sumariza tudo que ele tem afinidade. Muitos escrevem livros e isso √© algo que tamb√©m farei.

Por enquanto, você pode sentir como escrevo noutro lugar…

Hoje eu tenho a Quest 01 do Upando Na Vida, um projeto ambicioso cujo objetivo é usar a Gamificação para ajudar pessoas a lidarem melhor com a vida, autoconhecimento e produtividade. Sabe, temos muitos estímulos comportamentais que nos prejudicam a viciar em apps como o Facebook. Chegou a hora de revidar e aprender a controlar a própria vida e tirar um sorriso do próprio rosto.

Aceite os desafios da Quest 01 (90 desafios di√°rios gratuitos).

Categorias: Marketing

Rodrigo Nask

Sou P√≥ de Estrela que Bebe P√≥ de Caf√© com √Āgua.

1 coment√°rio

Rodrigo Nasc · 25 de abril de 2019 √†s 17:38

Se eu fa√ßo Ghostwriting pra mim mesmo, com quem ficam os direitos autorais? ūüėĪ

Deixe um coment√°rio

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.